segunda-feira, 12 de maio de 2014

O treinador do Sporting é Leonardo Jardim

                                                                                                                           
O facto de os três jornais darem em primeira página a notícia que Leonardo Jardim está de saída para o Mónaco é sinal de que se tratará de uma notícia com algum fundamento. O facto de os três jornais apresentarem relevarem pormenores do contrato que não coincidem entre si é sinal que o que quer que se esteja a passar ainda não está fechado.



Leonardo Jardim

É normal que qualquer profissional se sinta tentado por um projeto em que lhe darão um salário bastante superior, e num clube com muito dinheiro para gastar em jogadores que será um candidato ao título num campeonato com maior visibilidade que o nosso.

No entanto, Leonardo Jardim apenas cumpriu um ano do contrato que tem com o Sporting, que nem sequer é particularmente longo. O treinador tem 39 anos, tem uma carreira muito longa pela frente, e terá várias oportunidades de conseguir um contrato milionário se mantiver a competência que tem demonstrado até aqui. 

As declarações públicas que teve até agora sobre o assunto não são de todo indicadoras de que a saída é inevitável. Relembrou que está no meio do contrato, e é natural que diga que a alteração das diretrizes do projeto está dependente das condições que lhe derem. É justo que não queira assumir uma candidatura ao título da próxima época se sentir que não lhe estão a dar os meios necessários para lá chegar. E não nos podemos esquecer que, de facto, ninguém falou que o objetivo deste projeto de dois anos seria a conquista de um campeonato nacional.

No entanto, a verificar-se a saída, estará a dar razão aos que duvidam do seu caráter por nunca ter conseguido levar um contrato até ao fim.


Sporting

Os contratos são para se cumprir. Se a direção está satisfeita com o trabalho de Leonardo Jardim, então deve fazer os possíveis para o manter. 

Mesmo sendo possível que Leonardo Jardim queira sair, e se o Sporting forçar a sua continuidade sem renovação do contrato, não acredito que o treinador não faça o melhor que sabe e que não defenda os interesses do Sporting na época que aí vem.

Deixar sair Leonardo Jardim só porque há a oportunidade de irmos buscar Marco Silva ou outro treinador qualquer, será um erro. Se as coisas correrem bem, daqui a um ano será mais que provável que estejamos envolvidos novamente numa novela deste tipo, com a agravante de que os potenciais interessados já saberão que a direção não é inflexível na defesa da cláusula de rescisão do treinador.

Para mim, a direção do Sporting deve fazer os possíveis para chegar a um entendimento sobre os objetivos para a próxima época, mesmo que isso possa envolver a "retirada" da candidatura ao título que Bruno de Carvalho anunciou numa entrevista à TVI24. Não estou com isto a dizer que deve ser o treinador a definir o rumo do clube, mas a verdade é que o renascimento do Sporting também está ligado ao excelente trabalho de Leonardo Jardim, pelo que a sua palavra também tem peso em relação às metas a traçar para 2014/15.

Quanto ao facto de Bruno de Carvalho poder ter que voltar com a palavra atrás, não seria nenhum drama. Há várias formas de o fazer sem perder a face. 


Adeptos

Não temos alternativa senão aguardar que ambas as partes se pronunciem sobre o assunto. No entanto, parece-me completamente descabido já estarmos a dar as boas-vindas a Marco Silva. Nem sabemos se Jardim vai mesmo sair, nem se a direção do Sporting está a pensar nele para o substituir, nem se Marco Silva não preferirá outros destinos.

No meu caso em particular, Leonardo Jardim é o único treinador que me interessa. Não quero outro. Se se confirmar a sua saída, logo falaremos sobre o assunto.