quinta-feira, 22 de maio de 2014

The king is dead, long live the king!

Ninguém tem a capacidade de prever como será o futuro, mas não posso mentir: estou perfeitamente convencido que o Sporting contratou o melhor treinador disponível no mercado.

Tenho muita confiança em como Marco Silva tem a competência, ambição, e postura necessárias que o enquadrarão na perfeição no projeto do Sporting. A direção certamente que acredita fortemente nisso, tal como o contrato de quatro anos o comprova. E Marco Silva acredita no projeto que lhe apresentaram, caso contrário não teria aceite um contrato tão prolongado.

Foi-nos apresentado um treinador jovem, com muita vontade de vencer, e que na conferência de imprensa demonstrou perceber as expetativas dos adeptos: no Sporting, querer ser campeão é algo natural. É uma loucura estarmos a exigir um campeonato a Marco Silva no próximo ano, mas após a excelente época que agora acabou, não fazia sentido não nos assumirmos como candidatos na época que aí vem. 

Somos os principais favoritos? Não. Mas isso não quer dizer que não tenhamos as nossas hipóteses. Se o Sporting continuar a fazer o seu trabalho de forma competente, pode efetivamente ambicionar mais do que conseguiu este ano no caso de o Benfica não conseguir apresentar a mesma força da época que terminou e se o Porto não conseguir uma recuperação competitiva milagrosa. E neste momento acredito sinceramente que o Benfica não estará tão forte no próximo ano e que o Porto continuará bastante abaixo daquilo que habituou os seus adeptos.

Mais: ao concretizar-se a contratação de Marco Silva tenho a certeza que até ao final do mandato de Bruno de Carvalho seremos campeões. Os mais ambiciosos podem não achar isto suficiente, mas para mim é algo que não sentia desde o início do século. Eu já vejo a luz ao fundo do túnel e não são os faróis de um comboio em sentido contrário. A seca de títulos está a acabar.

Bem-vindo, Marco!