terça-feira, 10 de junho de 2014

34 / 35

Os canais do nosso contentamento                                                                                    
Já só faltam 3 semanas para a concretização de um sonho: a 1 de julho arrancam finalmente as emissões da Sporting TV.

Gradualmente vão sendo divulgados pormenores sobre o funcionamento de um meio importantíssimo para fomentar a ligação do clube com os seus adeptos. Há dois dias ficámos a saber que os canais do nosso contentamento serão o 34 e o 35 (HD), quer na MEO quer na NOS.

Parece evidente que o modelo escolhido será completamente diferente do escolhido por Benfica e Porto. Enquanto que o Benfica apostou num modelo comercial com canais premium, centrado na transmissão dos jogos da equipa em casa e em ligas estrangeiras, o Porto optou por transmitir um canal generalista de cariz regional, em que os conteúdos relativos ao clube são apenas uma pequena parcela da programação.

Ao que parece, a Sporting TV será um canal completamente virado para os sportinguistas, em que os jogos das modalidades, da equipa B e das camadas jovens serão o prato principal das emissões -- à imagem dos primeiros anos da Benfica TV.

Espero que os responsáveis pela Sporting TV saibam aproveitar a experiência dos nossos rivais, aprendendo com aquilo que foi bem feito e evitando os erros que foram cometidos.

Por exemplo, dispenso um canal com demasiados espaços de opinião. A haver programas de debate e discussão, gostaria que fossem preenchidos por sportinguistas ilustres que tenham liberdade para dizer aquilo que pensam. O nível de alinhamento com a direção não pode ser um requisito, caso contrário não passará de propaganda pura. Não gostaria de ver uma Sporting TV com um Pedro Guerra de serviço, que cada vez que abre a boca está a insultar a inteligência dos adeptos do seu clube que têm a capacidade de pensar pela própria cabeça.

Dispenso também enlatados que sirvam apenas para preencher slots de programação. Se não tiverem nada para dar, mais vale repetir jogos. A vida do Sporting será sempre o melhor conteúdo possível, mesmo que requentado. Para ver reportagens ou programas sobre outros assuntos já existem dezenas de outros canais.

Um ou outro espaço de notícias, um ou outro espaço de debate e opinião, mas acima de tudo, muito futebol, muito andebol, muito futsal, muito hóquei, muito basquetebol, muito râguebi, muito ténis de mesa, seniores ou camadas jovens, serão o suficiente para tornar este projeto num enorme sucesso. Mal posso esperar por dia 1.