terça-feira, 24 de junho de 2014

A alma gémea de Paulo Bento

                                                                                                                                         
Nota prévia: este post não é uma crítica ao visado pela opinião que deu. Longe de mim estar a criticar os comentadores que dão as suas opiniões ANTES dos jogos começarem, mesmo que tenham falhado redondamente nas suas previsões. Prefiro esses aos que ganham a vida fazendo prognósticos de totobola à segunda-feira nos nossos jornais e televisões. Os jornalistas e comentadores de hoje preferem refugiar-se nos lugares comuns e alinhar pelo diapasão de quem manda, sendo cada vez menos aqueles que arriscam dar as suas verdadeiras opiniões antes do facto consumado.

O programa Contragolpe deste domingo foi para o ar pouco antes do início do EUA - Portugal. Após se conhecer o onze que Paulo Bento iria utilizar, a maior parte dos comentadores do programa (goste-se ou não, é um programa que efetivamente tem pessoas ligadas ao jornalismo que são independentes e dizem o que pensam) não compreendeu algumas das apostas de Paulo Bento. Por exemplo, a aposta em Postiga e o facto de William ficar no banco.

Todos os comentadores? Nem todos. Existe um irredutível comentador que continua a estar numa perfeita sintonia com as opções e ideias de Paulo Bento:


As opiniões de Rui Pedro Braz são legítimas (apesar de altamente discutíveis), mas agora que sabemos como se passou, olhar para isto só dá uma enorme vontade de rir (ou de chorar).

"Postiga deve ter crescido fisicamente neste estágio"

"Os EUA vão oferecer todo o controlo à seleção portuguesa (...) por aí explica-se a presença de Miguel Veloso no onze, vai ser muito importante Portugal ter boa circulação de bola em zonas mais próximas da área adversária"

Enfim, embirrações minhas que vêm desde o momento em que este mesmo senhor disse isto:


39 comentários :

  1. Este gajo é um benfiquista doente doente. De independente tem zero, apenas mais um fanático encoberto pelo manto da independência jornalística.

    Bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, quando me falo em "independente" refiro-me a gente que não têm nenhuma ligação às direções dos seus clubes. Por exemplo, Manuel Serrão, Eládio Paramés, Pedro Sousa, não são fantoches das direções de Porto, Benfica e Sporting.

      No caso de Rui Pedro Braz, acredito que seja independente da direção do Benfica, mas isso não invalida o facto de ser um fanático que geralmente só vê vermelho à frente.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Mesmo antes de ir ver quem é a besta.... só pela arrogância demonstrada.....o gajo parece-me mais um nojento armado em doutor de futebolês...depois de ir investigar !!!!foda se que é mais um atrasado mental doente e faccioso com tempo na tv para dar total liberdade à estupidez doentia da sua clubite. Coisa boa para mim, lembrar me que que os programas da tv têm as portas abertas a gentalha deste nível, e por isso não perco tempo a ver estes programas !!!! Como se aguenta um gajo quase em bicos de pés e a transpirara arrogância durante todo um programa , sem ter de ir vomitar ??? Este também tem lugar na Benfica TV......garantido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que me irrita mais nele, a forma arrogante como expõe as suas ideias, como se fossem dogmas.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Sou benfiquista e não conhecia este comentador. Não engana, é benfiquista. Realmente o Simões consegue ser mais independente que ele. Aliás, o Manuel Fernandes também é muito mais independente nas análises do que a maioria dos comentadores sportinguistas que se dizem independentes. Esta falta de isenção jornalística acontece no futebol como acontece na política. Também o jornalismo está nas ruas da amargura.

    Quanto ao facto de Adrian ir ou não à selecção: ele poderia ir como poderia não ir, É um jogador que não entra nos melhores 15, mas está ali entre o 16 e o 40. Desse lote, qualquer um pode ser chamado. Admito que os sportinguistas o achem um futebolista fantástico, mas os adeptos de outros clubes podem achar que ele é apenas bonzito. Se eu fosse seleccionador, convocava certamente o Patrício e o William Carvalho, mas também teria dúvidas em relação ao Adrian. Desculpem vir aqui comentar a um sítio sportinguistas mas acredito que alguns sportinguistas poderão gostar de ouvir outras opiniões num tema que é sobre a selecção nacional. Claro que outros sportinguistas reagirão dizendo: "jumento asqueroso, vai lá comentar nos blogs lamps".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo! Palavras isentas e justas são sempre escutadas...e sem gritar :-).
      Sobre o Adrian Silva.,, apenas comento isto.
      É sempre muito importante manter dentro das selecções o maior numero de jogadores do mesmo clube, já que esses treinam juntos durante todo o ano e serão os mais rotinados para essas posições e entre si . E parece me que tem sido por aí que a nossa selecção tem tido algum brilhantismo nos períodos de que temos melhores recordações.
      Em Inglaterra a espinha dorsal foi do Benfica. Em 1984 e mais recente foi o Porto a fornecer mais jogadores. Até o Filipão no Euro 2004 começou a perder com a Grecia, e alterou a seleção a tempo (com mais jogadores do Porto) de nos levar à final. Isto para dizer o quê ? O Benfica e o Porto infelizmente não têm apostado em jogadores portugueses, o que dificulta e muito ao leque de opções do selecionador. Se a isto somar mos a pressão de distribuir equitativamente o numero de selecionados pelos 3 grandes, ficamos com o atual panorama. Ou seja, ter de levar ao Mundial alguns jogadores do Benfica e do Porto MESMO que não tenha rodagem anual em detrimento de outros ( até podem ser piores !!!! ) mas que jogaram 30 jogos...entre si...e com mecanismos automáticos e grande disponibilidade física e tactica. E digo mais: não é as camisolas dos clubes que jogam na seleção.....e muito menos os nomes dos jogadores. Mas ter de fazer una lista de convocados que, entre as estrelas (rotos ou em más condições) os muito bons e desiquilibradores ( com falta de jogos nas pernas) os supra sumos (mesmo que venham lesionados como o CR/) não se me augurou (desde o inicio) nada de bom para o nosso grupo. Que acho o Amorim um grande jogador ?? SIM. Excelente jogador e um gajo inteligente. Que garante mais automatismos num meio campo onde estivesse Adriam William e Moutinho do que Adrian ??? Duvido. Mas a verdade é que treina no Benfica e é Português, mesmo tendo poucos jogos, o Amorim é um dos poucos selecionáveis que dá garantias sempre, Já para o lado esquerdo, entre Almeida (1/2 duzia jogos) e o Antunes (quase 30 jogos) ..não consigo perceber.
      A não ser a minha teoria inicial: há que equilibrar o nº de selecionados dos 3 grandes. E se do Benfica e Porto só lá jogam 2 Portugueses...então do Sporting só podem vir 2 !!!
      Mesmo que o nosso meio campo (e Adrian ) tenha sido o pulmão da equipa durante o campeonato!!!
      Mais vale uma equipa de jogadores bons e saudáveis do que uma cheia de fora de serie mas todos rotos.
      PS: Continuo à espera de perceber o porquê das dificuldades físicas da nossa seleção.
      Será que vai haver responsáveis ou será mais um tabu que fica por explicar ?

      Eliminar
    2. Obrigado pelas palavras simpáticas.
      Penso que aos mundiais se terá levado sempre pelo menos um par de jogadores de cada um dos 3 maiores clubes portugueses. E isso não deixa de ser uma estratégia respeitável para garantir um apoio mais alargado à selecção. Os jogadores que estamos aqui a discutir, em condições normais nunca chegariam a jogar. O problema é que houve um conjunto de lesões completamente anormal. Foi isso que correu mal e não a ausência do Adrian ou do Antunes. As ausências mais importantes terão sido as do Tiago ou do Danny.

      Eliminar
    3. Caro anónimo das 11.26,Não concordo consigo sobre o facto de as ausências + importantes terem sido as de Tiago e Danny,em vez de Adrien e Antunes;à priori esses mesmos jogadores estavam fora do baralho, um por opção própria(Tiago) e outro por incompatibilidade com P.B.(Danny).Por isto mesmo, sou de opinião que o que o caro anónimo está a fazer, é a tentativa de branquear estes erros todos do selecionador,que quis lebar os "amigos dele e do Mendes.

      Eliminar
    4. Apontando para as ausências do Tiago e do Danny não se está a branquear os erros de PB, antes pelo contrário. Eu acredito que com outro seleccionador teria sido possível levá-los. E teriam sido bem úteis. Quando se diz que o número de lesões foi anormalmente alto, também não se está a ilibar o treinador de responsabilidades. E já agora, convém recordar que o Adrien e o Antunes são agenciados pelo Jorge Mendes.
      Mantenho que a raíz do problema não esteve nos convocados mas sim no trabalho que se fez com esses mesmos convocados, incluindo os locais escolhidos para os estágios.

      Eliminar
    5. Caro anónimo das 09:41, na minha opinião o Adrien tinha lugar no onze titular, neste sistema. Joga muito mais do que o atual Meireles. Dentro dos jogadores que estão no Brasil, penso que aquele lugar no onze devia ser de Amorim.

      Um abraço.

      Eliminar
    6. Caro anónimo das 10:22, faz aí referência a um ponto interessante: parece de facto haver um historial de chamadas de jogadores do Benfica só para cumprir uma quota. Foi o Nelson Oliveira há dois anos, este ano foi o André Almeida. Não faz sentido, não acredito que os benfiquistas deixem de apoiar a seleção apenas porque têm menos jogadores nos convocados.

      Um abraço.

      Eliminar
    7. Compreendo que Paulo Bento não tenha convocado Danny e Tiago. O 1º nunca pareceu aceitar bem a pouca utilização, gerando os tais problemas de que se fala, e Tiago abdicou. Na minha opinião seria um tiro no pé no espírito de balneário se Paulo Bento os convocasse - e um perigoso precedente para o futuro.

      Eliminar
  4. O espelho fiel do que é o jornalismo actual, gente fanática a comentar futebol sob a capa da isenção que um jornalista devia vestir.

    Sobral, Manha e muitos mais são a fiel representação da merda em que o futebol português está cada vez mais atascado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo e agora que Portugal está quase a fazer as malas deste período de férias no Brasil ,já se começam a vislumbrar algumas ténues criticas às escolhas de P.B. e aos critérios dessas mesmas escolhas,sendo que quem bajulava e apoiava toda essa vergonhas deste mundial,começa agora a querer abandonar o barco.Viva o SORTING CLUBE DE PORTUGAL

      Eliminar
    2. Sem dúvida, finalmente começam a ouvir-se críticas às opções tomadas. Infelizmente agora já não servirá de grande coisa...

      Eliminar
  5. Este Rui Braz tem uma agenda benfiquista e nota-se bem mas só manda uns bitaites no contra-golpe. Pior muito pior é o jornal de maior tiragem nacional o CM e o seu braço desportivo o Record terem uma agenda assumidamente benfiquista e o que é pior anti-Sporting e porto, liderada pelo João da Manha.

    Embora o Record com essa linha tenha vindo a perder leitores. É que para ler odes ao benfica já basta a bola, pelo menos é o original, para quê ler a cópia imperfeita.

    No entanto, honra seja feita que a bola é benfiquista mas não é tão fanática e anti-Sporting e porto como o Recors e CM.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente com tudo o que escreveste, Green Lantern. Um abraço.

      Eliminar
  6. Mestre, uma sugestão. Faça um post destes às boquinhas tolas de QI muito discutível do Pedro Sousa nesse programa? Vale?



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, que boquinhas tolas? Costumo concordar com as opiniões de Pedro Sousa. De vez em quando tenho posições diferentes sobre alguns temas, mas não o vejo a fazer figuras como as de RPB.

      Claro que podem ser as minhas lentes verdes a fazer um filtro demasiado benevolente para uns e demasiado críticos para outros, mas conscientemente acho que Pedro Sousa é um comentador perfeitamente equilibrado (não esquecendo que tem as suas preferências clubísticas bem definidas).

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Mestre, o problema é mesmo das lentes não me leve a mal. O Pedro Sousa passa o tempo com piadas sobre o André Almeida (é uma constante). Tem esse direito. Mas manifestamente quando o faz de forma repetida está a colocar as preferências clubísticas acima da racionalidade.

      Que ele o faça naquele programa de semi-humor onde entra com o Paramés e com o Sinel de Cordes até se entende.

      Que o faça repetidamente no programa de comentário ao mundial é mais discutível.

      Bem haja,

      Eliminar
    3. Claro que não levo a mal. Confesso que não reparei, mas também só costumo vê-lo no Contragolpe... Mas acredito que seja verdade. Vejo muitos comentadores a colocar responsabilidades a André Almeida que ele não merece. Um abraço.

      Eliminar
  7. Esse gajo é tão doente e faccioso que cada vez que comenta activo logo o filtro anti-Benfica. Tudo o que diz tem de se dar o devido desconto.
    Estão nesse programa pra dar as suas opiniões imparciais independentes mas tudo o que ele faz é ir na corrente não acrescentando mais valia ou algum agregado à discussão, subvertendo a lógica desse programa reduzindo o ao nível dos outros na nossa tv. Até o lampião disfarçado de braguinha do Parames às vezes è mais fácil de aturar. Este senhor tem Benfica na sua página não engana ninguém podia era não ser tão evidente por ser um passa palavra que apenas está no programa pura dizer aquilo que fica bem ou que lhe disseram pura dizer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, creio que a linha do Contragolpe é ter gente independente, bem informada, e que não tenha papas na língua, de forma a ter um debate animado e com algumas inside informations para apimentar. Nesse sentido acho que se trata de um programa bem melhor que os Trios de Ataque e Dias Seguintes.

      No meio de todos os comentadores do programa, RPB destaca-se claramente dos demais pela negativa.

      Um abraço.

      Eliminar
  8. A parte melhor dos programas com esse tipo, é quando o Dani olha para ele com ar incrédulo...

    Já nem os colegas de programa o levam a sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me parece que os colegas já não o levam muito a sério... Um abraço.

      Eliminar
  9. OFF-TOPIC

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=485411

    Carlos Vela renova até 2018

    O avançado Carlos Vela vai continuar ao serviço da Real Sociedad, com o clube a anunciar a compra da percentagem do passe que ainda era pertença do Arsenal.

    O anterior contrato era válido até 2016, mas o jogador renovou até 2018, tendo os bascos anunciado em comunicado a compra dos 50% do passe que pertenciam ao Arsenal.

    O jogador marcou 21 vezes na temporada passada e fez 13 assistências, destaca o jornal AS. Desde 2011, altura em que chegou aos bascos, Vela soma 126 jogos oficiais, nos quais conseguiu 47 golos. 10:57 - 24-06-2014

    ---------------------------------------
    ---------------------------------------

    Carlos Vela viu os seus esforços darem fruto com renovação contratual ainda antes do fim do anterior com melhoria salarial.

    Carlos Vela renunciou à participação no TORNEIO DE VERÃO Brasil2014 e tem-se valorizado consistentemente.
    Este é mais um exemplo que se enquadra na minha teoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e o Hector Herrera, Superleão? Também está a desvalorizar com os jogos que tem feito no mundial, depois da época que fez no Porto? :)

      Eliminar
    2. Profundamente, Mestre de Cerimónias.

      A minha teoria é consistente porque é geral, ou seja, aplica-se a todos os casos sem excepções.

      Eliminar
  10. Os Tugas sao fodidos !!!!! Quando vao entender que o intersse nacional deve e tem que estar acima de tudo e todos.........Na hora de Selecao, discute-se Sporting, Benfica ou Porto.

    Jamais mas, mesmo jamais Portugal ganhará alguma. Com muita tristeza digo isto.........Se tendo Eusébio e companhia só saiu um apuaramento. Tendo uma geracao de ouro, saiu nada de especial, tendo um C.Ronaldo e co. quase nada.....

    Tenham vergonha Tuguinhas... teem que andar sempre as cavalitas de extranjeiros... Otto Glória, Felipe Scolari e C.Queiroz (mocambicano, culturalmente nao é bem o portugues típico)....

    O D.Afonso Henriques, o D.Joao II, o Infante D. Henrique e outros que tal. Estes, até os seus esqueletos choram.

    Portugal nao é pequeno ou pequenino, as mentalidades de alguns (mioria) é que sao pequeninas.

    Tristeza, por favor vai embora..



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esqueceste de tomar os comprimidos ???? ou isto costuma dar te mais vezes ???

      Eliminar
    2. Típica resposta dum tuguinha.......desviar a discussao para a sarjeta..... Quando nao se tem argumentos... é a assim que respondem. Mentalidade de pequenino. Comporta-te como um homem, com argumentos, sem insulto, sem insunuacoes..

      Sim, estou triste. Sou um portugues com orgulho

      Eliminar
    3. Vou responder a este BURRO24 de junho de 2014 às 14:05

      Ó meu bezeguimbra das 12.35,que é que ganhámos com o Eusébio?3º no C.M. em Inglaterra?e com as novas gerações em Portugal?tanta coisa a começar por 2 campeonatos do mundo de juniores,4º lugar C.M.na Alemanha,2º lugar C.E.2004...queres mais?isto só foi possível enquanto não houve os esquemas para levar certos jogadores "amigos,coxos,rotos e vermelhos"que mal jogaram no ano passado.Vai-te tratar filho de uma nota de 20€.

      Eliminar
    4. Mais um tuguinha. Sem insultos nao conseguem dizer nada.. Mentalidade mais que pequenina. Sabea ler?? Sabes mesmo ler?? Entao volta a ler ou queres que te telefone e explique com detalhe.. e deixa a tua mama em paz.. És mesmo um sem vergonha

      Eliminar
    5. Portugal nunca ganhará nada porque é um país com apenas 10 milhões de pessoas, pobre (em comparação com outros países europeus), desorganizado, em que existem pressões que colocam o interesse nacional em 2º plano perante outros interesses.

      Tivemos algumas gerações de jogadores fenomenais que desafiaram todas as probabilidades e levaram um país pequeno até ao topo do futebol mundial.

      Infelizmente, hoje dorme-se à sombra da bananeira, e não se faz NADA para proteger os jogadores portugueses. Temos os campeões dos últimos 12 anos a apostarem quase exclusivamente em jogadores estrangeiros, ignorando as jovens promessas que andam a desenvolver durante anos nas suas formações. Temos um clube que aposta de forma consistente em jovens portugueses a ser constantemente desprezado pelos responsáveis federativos.

      Este ano, as convocatórias de Paulo Bento demonstraram uma inequívoca má vontade em relação a jogadores do Sporting.

      É uma questão clubística, que não posso ignorar, mas que nunca colocou em causa a minha vontade de que a seleção vá o mais longe possível.

      Infelizmente as coisas estão a correr mal, é natural que se peçam responsabilidades. Não é por ser sportinguista que estou a criticar. É por ser um português que se preocupa com a sua seleção.

      Eliminar
    6. E pedir responsabilidades não é, nem pode ser crime. Doa a quem doer, quero saber o que se passou para haver tantas lesões. Sobre a convocatória não é preciso dizer muito mais .... o Mestre já disse tudo. ou quase tudo. Parece que o Sporting a apostar em jogadores portugueses não interessa e até abafa a imagem dos outros clubes ditos grandes, que só apostam em jogadores estrangeiros, aqueles que dá mais comissões.. Olhando para esta seleção da me um gozo do caraças ver que apesar de apenas termos 2 jogadores do SCP atual, vermos a grande lista de jogadores que esteve em tempos ligada ao Sporting. E isso é o garante de que sempre estivemos no caminho certo :
      Lista de jogadores que são ou passaram pelo SCP : Patrício, Beto, William Carvalho, C Ronaldo, Nani, Veloso, Moutinho, João Pereira, Postigo, e Varela.
      Se fosse o Adrian seriam 11 ....e até o André Almeida em tempos foi leão !!!

      Eliminar
    7. Mestre, no geral estou de acordo.. mas, tipos como esse do video sao mesmo pequeninos.

      Só um reparo, pequeno país??? Nao!!! Mentalidades, sim. Holanda, por exemplo...
      10 milhoes mais os 5 ou 6 que vivem fora do país.. ..também sao portugueses e por conseguinte uma fonte de recrutamento..

      Como disse, no resto estou de acordo... Com querer, noçao de uniao e nacionalidade.. chegariamos mais longe. Como bem disseste, ...organizaçao.

      Por ultimo, quero ver muito desses, pseudo jornalistas quando Portugal nao se apure para as finais.. vai ser um chora, chora.. quero dizer, nao haverá tanto trabalho, dinheiro

      Acho que me compreendes, Abraço

      Eliminar
  11. Mestre,

    Rui Pedro Braz, Sobral, Manha, Leonor "Cinzeiro Humano" Pinhão, Gobern, Rui Gosma da Silva, Cervan, Pedro Guerra, e outros afins que gravitam na "comunicação social" desportiva não são benfiquistas, são lampiões (o que é muito diferente).

    Este doente, que aparece neste post, já deu vários episódios onde demonstra o seu facciosismo, má educação, arrogância, falta de respeito pelos restantes membros do programa e egocentrismo (ele não ouve ninguém e mostra a sua opinião através do grito, o que a mim incomoda bastante). Gente desta não devia ter espaço ou interessar. Mas continuam lá, infelizmente.

    Esse vídeo foi antes do jogo. Mas depois do jogo virei para lá e só por lá me mantive durante poucos minutos. Pedro Sousa estava a repisar o tema da convocatória. O Braz ripostava dizendo que concordava com a convocatória e opções de Bento (uma espécie de Ministro da Informação do Iraque que afirmava que as tropas fieis a Saddam estavam a ganhar, enquanto as tropas americanas apareciam atrás de si a tomar Bagdad).
    Pedro Sousa, já meio farto de falar para quem não ouve ou não gosta de ouvir verdades, afirma que Portugal só conseguiu ir ao Mundial porque o Ronaldo fez 2 jogos enormes contra a Suécia, no play-off. Rui Braz não perdeu a oportunidade e respondeu:

    "Se o Rui Patrício não tivesse feito o que fez com Israel, tal como fez contra a Alemanha, nem tínhamos precisado de ir ao play-off, ficando em 1º do grupo" (se não exactamente assim que disse, este é o sentido).

    Este é o comportamento deste asco, tendencioso e claramente ajustado a um adepto faccioso e não comentador/jornalista desportivo.

    Seria importante ver como foram os golos que Portugal falhou e sofreu durante toda a fase de qualificação para o Mundial de 2014, para perceber se foi mesmo o golo do empate contra Israel que nos privou de 2 pontos fundamentais, como este milhafre acabou de vomitar.

    É óbvio que desliguei a Tv, não irritado, mas feliz por não pertencer à mesma casta que ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incrível, Cantinho. Não vi o programa depois do jogo. É realmente uma vergonha...

      Eliminar
    2. O porco deve andar á procura de tacho na BenficaTV. Por lá dão muito valor á capacidade de mexer no lodo e chafurdar na trampa!!!

      Eliminar