sábado, 21 de junho de 2014

A tecnologia da linha de golo

                                                                                                                                 
Este mundial tem sido positivamente marcado pelo excelente futebol praticado. Será natural, com o avançar da competição e entrando na fase do mata-mata, que as cautelas dos treinadores regressem em força, dando lugar a jogos mais fechados. E é melhor nem pensarmos na diferença qualitativa que nos espera quando virarmos as atenções para o campeonato português. Desfrutemos enquanto dura.

Mas existe um outro fator que marca este campeonato do mundo que representa um grande avanço na transparência do jogo e que, felizmente, perdurará: falo da tecnologia da linha de golo.

Já tivemos alguns lances que, noutros anos, poderiam ser alvo de enorme discussão caso as imagens televisivas não fossem totalmente esclarecedoras. Mesmo dentro de campo a pressão sobre o árbitro desaparece no julgamento deste tipo de lances. Um pequeno passo tecnológico, um grande salto para o jogo.


Curiosamente, ainda não me apercebi de qualquer discussão ou proposta para a liga portuguesa adotar esta tecnologia já na próxima época. Seria bom que todos aqueles que andam ocupados com os jogos de cadeiras de poder do nosso futebol concentrassem os seus esforços para adotarem esta inovação para as nossas competições profissionais. Querem credibilizar o nosso futebol? Podem começar por aqui. É instantâneo, rápido, e provavelmente nem será muito caro.