segunda-feira, 16 de junho de 2014

Balanço de 2013/14: Avançados


Montero (**)

Extraordinária primeira metade de época. Incrivelmente eficaz na finalização, mas aquilo que deu ao jogo do Sporting foi muito mais do que isso. A seca de golos acabaria por aparecer e com isso os seus níveis de confiança caíram a pique. Desejamos todos que tenha sido a falta de férias que tenha causado isso, e que o Montero das primeiras jornadas regresse em força. Se isso acontecer, será um grande reforço.

Slimani (**)

Começou por ser utilizado como suplente, no famoso plano B. Nos primeiros jogos as coisas não lhe correram bem, mas Slimani acabou por se transformar numa arma importantíssima. A sua entrada em campo era suficiente para intimidar os defesas adversários, e muitas vezes acabou por resolver jogos que pareciam encalhados. Acabou por conquistar a titularidade e justificou essa aposta de Leonardo Jardim, continuando a marcar vários golos que valeram bastantes pontos ao Sporting.

Capel (*)

Longe da influência dos anos anteriores. Foram poucos os jogos bem conseguidos. A sua utilidade praticamente que se limitou a sacar amarelos aos adversários.

Carrillo (**)

Extremamente inconsistente, mas continua a ser o extremo mais desequilibrador que o Sporting tem. Nos dias bons resolveu jogos, mas infelizmente os dias maus apareceram em maior número. Não merece o tratamento que grande parte dos sportinguistas lhe está a dar.

Heldon (*)

Veio para o Sporting no mercado de inverno, conquistou de imediato a titularidade, mas nunca justificou essa aposta. Infelizmente foram poucos os jogos em que foi um fator desequilibrador, e não foi por falta de oportunidades. Esperamos todos mais dele na próxima época.

Wilson Eduardo (**)

Bom início de época. Foi sempre um jogador útil e disponível, mas acabou por se eclipsar à medida que os adversários aprenderam a bloquear os caminhos da baliza ao Sporting.

Carlos Mané (**)

Começou a época na equipa B. Gradualmente foi ganhando o seu espaço nas convocatórias, minutos de jogo, e acabou por ser dos avançados mais utilizados na segunda volta. Mais a extremo, mas também demonstrou ser muito útil no centro do terreno. Imenso potencial, é um jogador de quem os sportinguistas esperam muito.

Cissé (-)

Uma contratação falhada, que nem sequer no Arouca se conseguiu impôr. Dificilmente fará parte do plantel do próximo ano.

13 comentários :

  1. Por o Wilson ao mesmo nível do Mané, é um crime. lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike, o Wilson teve um excelente início de época e acabou por ter um papel importante no excelente arranque que a equipa teve. Um abraço.

      Eliminar
  2. Não acho. Os números do Wilson (Golos e assistências) são provavelmente superiores aos do Mané, Carrilho e Capel...

    Z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que talvez os 3 juntos tenham tantos golos e assistências como o Eilson que praticamente não jogou no ultimo terço do campeonato.

      Se alguém tiver os números oficiais do Sporting com golos assistências e minutos avise por favor.

      Eliminar
    2. Onde está Eilson, por favor leiam Wilson....

      Eliminar
  3. O Montero foi vítima do sistema, melhor, foi o sujeito das emboscadas do sistema, pois continuou a marcar, a assistir e a jogar futebol; deixaram é de valer para o SCP.
    O Wilson foi a seguir ao Montero e ao Slimani o melhor avançado; quando deixou de jogar a equipa passou a render muito menos golos. O Cissé não rendeu mas vale o que investimos. O Heldon se tivesse rendido o que rendeu no Marítimo tínhamos sido campeões, e custou mais de um milhão! Carrillo e Capel: obrigado e felicidades. Mané: excelente surpresa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo sistema que permitiu a marcação de sucessivos golos em fora de jogo e na sequência de jogadas irregulares? Esse sistema também conta? Ou essa parte do sistema é para varrer para debaixo do tapete, assobiar para o lado e reescrever a história só com o que convém? Mais um exemplo desta nova vaga de pretensos historiadores e cronistas mas que não são mais do que escritores de ficção do género fantástico.

      Mas o expoente máximo destes pseudo historiadores é o clister do futebol português! As pedradas nas autoestradas, as bolas de golfe em campo, os autocarros atacados, os adeptos agredidos, etc... tudo apenas manobras de diversão para esconder uma maquiavélica aliança entre o Benfica e o Porto!

      A sério? Esta "narrativa" até fazia corar de vergonha Fernão Mendes Pinto (aka "Fernão mentes? Minto")! Há, de facto, quem acredite nisto?

      Pois...Parece que há! LOLOLOLOLOL

      Lá vai a carneirada acéfala e seguidista sem ideias próprias, sem espírito crítico e sem memória na sua "Peregrinação" atrás de uma voz emanada do intestino grosso! Atiram-lhes uma cenoura e lá vão eles atrás com as palinhas nos olhos.

      By the way... O tão aclamado presidente do Sporting e tão consensual no universo sportinguista, o Sr. João Rocha disse a 15 de Fevereiro de 2006:"Havia um projecto com o FC Porto que era muito prejudicial para o Sporting. Era mesmo inqualificável. Insurgi-me num Conselho Leonino e numa assembleia geral. Era um projecto gravíssimo que só podia sair da cabeça de um indivíduo sem responsabilidades. José Roquette dizia que era um projecto válido, porque era a única maneira de Sporting e FC Porto estarem sempre representados na Liga dos Campeões". Pode ler aqui

      O quê, Sr. João Rocha? O Sporting e o Porto tinham uma aliança?

      LLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL

      Que grande e sonora gargalhada!

      Eliminar
    2. Concordo, sócio. Não fossem os golos mal anulados a Montero, e poderíamos ter um jogador mais moralizado na fase final do campeonato.

      Eliminar
  4. o comentador de cima deve estar a referir se aos inúmeros golos em fora de jogo do lima...e já que fala em varrer para baixo da tapete diga me...este ano já não houve sistema?ou o sistema só existe quando o seu benfica não é campeão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sistema? Mas qual dos sistemas?
      O sistema preconizado pelo o clister do futebol português (o actual presidente do Sporting Clister de Portugal)? Aquele em que o Porto e o Benfica têm uma aliança que já dura 12 anos?
      Ou o sistema preconizado pelo "presidente dos presidentes", o Sr. João Rocha? Aquele em que Porto e Sporting se aliam para estarem sempre representados na Liga dos Campeões?
      De qual é que está a falar?

      "Havia um projecto com o FC Porto que era muito prejudicial para o Sporting. Era mesmo inqualificável. Insurgi-me num Conselho Leonino e numa assembleia geral. Era um projecto gravíssimo que só podia sair da cabeça de um indivíduo sem responsabilidades. José Roquette dizia que era um projecto válido, porque era a única maneira de Sporting e FC Porto estarem sempre representados na Liga dos Campeões". Pode ler aqui

      Lamento mas errou no alvo caro Fernando. Nunca me queixo de arbitragens. Não foi pelo árbitro que Portugal levou 4 da Alemanha (como já ouvi). Também não foi pelo árbitro que o Benfica não ganhou a final da Liga Europa. Também não foi pelo Proença validar o golo do Maicon que o Benfica perdeu um campeonato.
      Cresci num ambiente de auto-exigência e sou o primeiro a apontar os erros à minha equipa e a exigir mais da minha equipa. Quando se aponta o dedo a terceiros em vez de se olhar para dentro, está-se a alimentar uma cultura de desculpabilização própria, baixando os critérios de exigência e passando uma mensagem à equipa que estiveram bem quando na verdade podiam ter feito melhor. Não se pode sempre fazer melhor? Pois que façam o suficiente para se porem a salvo de eventuais erros dos outros intervenientes humanos do jogo. É esse o meu "sistema".

      Eliminar
    2. Será que este lãmpiãozeco acéfalo é o mesmo que ali em cima entra a matar e diz "O mesmo sistema que permitiu a marcação de sucessivos golos em fora de jogo e na sequência de jogadas irregulares?" e depois neste comentário conclui "Nunca me queixo de arbitragens".

      Não pode ser o mesmo, era demasiada estupidez mesmo para um lampião.

      Se forem pessoas diferentes, peço desculpa e pergunto ao primeiro lãmpião que enumere e concretize quais os "golos sucessivos golos em fora de jogo e na sequência de jogadas irregulares".
      É só para ver se essa auto exigência (LOL) o inibe de inventar factos que depois não consegue justificar.

      Eliminar
    3. Respondendo aqui ao pedido expresso por mais uma triste personagem de memória curta:

      "enumere e concretize quais os "golos sucessivos golos em fora de jogo e na sequência de jogadas irregulares"
      (LOLOLOL "golos sucessivos golos"?! Onde foi buscar isso? Mas nem copiar sabe? LOLOLOLOL Já a minha professora primária dizia que não havia ninguém mais burro do que aqueles que nem copiar sabiam...)

      Pois aqui estão uns singelos exemplos e para que não corra o risco de, tal como essa triste personagem de memória curta disse, "inventar factos", vou recorrer apenas aos comentários aqui do nosso anfitrião que julgo ser sportinguista e colocar o respetivo URL para que possa confirmar:
      "41' - Golo de Rojo para o 0-2 - decisão errada, pois há fora-de-jogo de Montero; é uma jogada em que a bola a bate em vários jogadores"
      in http://oartistadodia.blogspot.pt/2013/08/balanco-das-arbitragens-2-jornada.html

      "10' - Fora-de-jogo de Montero ao receber a bola de Carrillo, no princípio do lance para o 1-0 - decisão errada, Montero está adiantado em relação à defesa do Benfica"
      in http://oartistadodia.blogspot.pt/2013/09/balanco-das-arbitragens-3-jornada.html

      "51' - Golo de Montero que dá o 0-1 é marcado em posição de fora-de-jogo - decisão errada, Montero está adiantado no momento em que André Martins bate o livre"
      in http://oartistadodia.blogspot.pt/2013/09/balanco-das-arbitragens-4-jornada.html

      "Inventar factos"? LOLOLOLOL Oh Mestre, anda a inventar factos? LOLOLOLOL

      A triste personagem de memória curta já se recorda desses FACTOS? Não adianta espernear, chorar, insultar, não o leva a lado nenhum...esta é a realidade. Aqui o Mestre (um sportinguista) fez questão de as identificar ao longo da época. Se não gosta da realidade tal como ela de facto é, pode continuar a fazer como até agora, a reconstruir o Mundo a seu bel-prazer e a distorcer a realidade. Se isso o faz sentir melhor quem sou eu para o contrariar! É um mecanismo de defesa já bem documentado na comunidade científica. Eu vou continuar a rir-me e a desmascarar e identificar os idiotas como este que só vêm o que lhes interessa.

      E já que tocou na "auto exigência", vou pegar num dos exemplos acima referidos, o do golo do Montero mal validado ao Benfica. Para mim o resultado justo seria, independentemente do único golo do Sporting ter sido mal validado, a vitória do Sporting. Sim, leu bem, do Sporting. Produziu mais e melhor futebol que o Benfica ao longo dos 90 minutos e para mim é isso que conta. A que melhor futebol pratica e a que mais luta pela vitória.

      E só para terminar...esta sua frase:
      "é o mesmo que ali em cima entra a matar e diz "O mesmo sistema que permitiu a marcação de sucessivos golos em fora de jogo e na sequência de jogadas irregulares?" e depois neste comentário conclui "Nunca me queixo de arbitragens"
      mostra toda a sua ignorância e capacidade de interpretação. Infelizmente devia ter percebido que a primeira citação tem uma figura de estilo subjacente, a ironia. Parti do princípio que já saberia o que é uma "ironia", o clister do futebol português já a usou no seu discurso ("Claro que não houve nenhum telefonema. Estávamos os dois a ironizar") mas aqui o erro foi meu. De facto não podia partir do princípio que sabe o que é uma "ironia" visto que o meu caro interlocutor é uma pessoa que...nem copiar sabe...

      Eliminar
  5. Epá LOL, deixa-te estar, não te enterres mais, começas a dar pena... :)

    Mas existe ironia superior do que um lãmpiãozeco ressabiado "auto-exigente"(LOL) e que "nunca se desculpa com os árbitros" (LOL) vir a um blog do SPORTING num post sobre avançados do SPORTING queixar-se de dos "sucessivos golos em fora de jogo e na sequência de jogadas irregulares"? The irony is on you, sucker!

    A sério que estás a tentar pegar por ter copiado mal uma citação tua? Os teus "argumentos" já vão nas capacidades de copy paste? Estás muita forte lãmp!

    E depois,espremido, os "sucessivos golos em fora de jogo e na sequência de jogadas irregulares", resumem-se a três lances! Olha lá lerdo, a auto exigência não te deu para aprenderes a contar até três?

    Quantifica lá estes lances de golos em fora de jogo do boifica para nos rirmos um bocado:
    - Cardozo ao Sporting, (taça de portugal, resultado final 4-3);
    - Lima ao Olhanense, (campeonato, resultado final 2-3);
    - Rodrigo ao Marítimo, (campeonato, resultado final 2-0);
    - Suljemani ao Penafiel, (taça de portugal, resultado final 0-1)

    E repara que nem me dei ao trabalho de procurar golos "na sequência de jogadas irregulares" para não te cansares a contar. LOL

    Vê lá se moderas o cinismo bacoco senão daqui a pouco estás a dizer que o SCP merecia ser campeão!

    E claro, este ano, todos os lãmpiões, sem excepção, se tornaram em tipos que nunca se queixam dos árbitros. O sistema, o apito dourado, as proençadas, os dvds, o choro, o fazer as coisas por outro lado, são tudo fruto da nossa imaginação que magicamente deixaram de existir dum ano para o outro. Basófias de barriga cheia, só sai poia...

    É um fenómeno conhecido, hoje não se encontra um lãmp que tenha apoiado ou votado no Vale e Azevedo como daqui a uns tempos será extremamente raro conseguir localizar um lãmp que tenha votado ou apoiado o Orelhas... Em Alverca também se diz que nunca ninguém votou nele...

    Para o ano tens um ano típico à boifica e voltas para o buraco de onde saíste. Típico dos adeptos basófias da nádega esquerda. Só sai merda!

    ResponderEliminar