quarta-feira, 11 de junho de 2014

Bom ensaio

Conclusões do Portugal - Irlanda                                                                                             
Foi bom ver a seleção de novo arrumada e com todos os jogadores disponíveis. A equipa levou o jogo com a Irlanda a sério e conseguiu um resultado moralizador que nos aumenta as esperanças numa boa participação no mundial.

Foram vários os bons indicadores que este jogo nos deu. O primeiro de todos, claro, foi ver Cristiano Ronaldo novamente em campo. Não fez uma grande exibição, mas esteve diretamente envolvido em dois golos e ainda mandou uma bola ao poste na marcação de um livre. Ainda assustou quando ficou caído agarrado ao joelho, mas tratou-se apenas de um falso alarme.

Também foi muito bom ver Nani entrar e partir a louça toda. Grande domínio de bola no lance em que assiste Vieirinha para o 4º golo, assistência para Coentrão no 5º golo, e uma jogada magnífica que terminou com um golaço, infelizmente anulado por fora-de-jogo. Um Nani perto do seu melhor nível será um reforço tremendo de qualidade para uma equipa que tem uma grande falta de elementos desequilibradores.

É certo que o adversário ajudou à festa, realizando um jogo fraquinho, e apenas marcando graças a uma enorme falha de concentração coletiva portuguesa. Os irlandeses pareceram já estar a pensar nas férias, e estão bastantes furos abaixo de qualquer adversário que defrontaremos na fase final do mundial. Esta goleada não justifica grandes euforias à volta daquilo que a seleção conseguirá fazer.

Independentemente do nível do adversário, o balanço deste jogo foi muito positivo. Ninguém se lesionou, bom futebol, golos, jogadores focados, uma experiência bem sucedida (Amorim a defesa direito), e outros jogadores a demonstrarem um bom nível agora que regressaram às posições em que mais rendem (Coentrão, William, Moutinho).

O bom ensaio desta madrugada dá-nos motivos para estarmos otimistas. Não só pelo nível que alguns jogadores estão já a demonstrar, mas também porque ainda há tempo para que os jogadores com falta de jogos nas pernas (Nani, Vieirinha, Veloso, Coentrão, Meireles, Éder, Postiga) possam evoluir ao longo da próxima semana e mesmo pela competição fora. Se a sorte estiver do nosso lado, teremos a seleção no ponto quando chegar o momento das grandes decisões.