domingo, 8 de junho de 2014

Capas que não fizeram história, nº 38: Dediquem-se à pesca

                                                                                                                                          
Parece haver uma profunda crise na relação entre Porto e Benfica com os jornais que sempre lhes foram mais próximos.

O mês de maio começou com o Porto a dar uma bordoada pública no jornal O Jogo, devido a um alegado interesse do clube azul e branco no jogador Ali Ghazal. O clube de Pinto da Costa não foi de modas, acusando o jornal de estar a mentir de forma a servir certos interesses que, infelizmente, não foram especificados.

Na última semana foi a vez de Benfica e A Bola protagonizarem não uma, mas duas situações semelhantes. Primeiro, devido a uma capa do jornal de Vítor Serpa que indicava o interesse dos encarnados em Van Wolfswinkel. Depois, graças a outra capa que dizia que o alemão Kramer era alvo do Benfica. Em ambas as ocasiões, o clube emitiu um comunicado a desmentir a notícia.

Perante estas prontas reações, parece que o Benfica está a recomendar ao jornal A Bola que se dedique antes à pesca, ou então que cumpra uma outra função que se enquadre melhor na estratégia de comunicação do clube:
  • Apresentação de reforços --> Benfica TV
  • Entrevistas com presidente --> RTP
  • Ventoinha para espalhar tramp.... perdão, cocó --> Correio da Manhã
  • Exclusivos do centro de estágio do Seixal e lançamento de jovens na equipa principal --> Record
  • Assuntos de finanças e pedidos de investigação à CMVM --> JQM e PSG
  • Louvores e encómios ao grande líder --> CM TV
  • Teorias da conspiração sobre a vida dos rivais --> SIC Notícias
  • Social (vulgo imprensa cor-de-rosa) --> A Bola

É que nisto do fenómeno socialite do futebol, não há na comunicação social portuguesa quem tenha tanto talento como A Bola. Lembro-me, por exemplo, de várias capas com Tamara Gorro, seja com declarações públicas de amor ou simplesmente fotografias mais ousadas para lavar os olhos do público masculino, mas também de outras sobre a mudança de visual dos jogadores encarnados. Como esta:

Dezembro de 2003

Simão volta a surpreender com nova imagem. É este tipo de notícias que Serpa, Delgado e Guerra devem começar a perseguir. Eduardo Barroso, Miguel Sousa Tavares e Fernando Seara que se cuidem. Qualquer dia serão substituídos por Cláudio Ramos, José Castelo Branco e Lili Caneças.

(obrigado pela capa, @pedrobrandao)