sábado, 14 de junho de 2014

Nós vamos à bola

                                                                                                                                                     
Muitos dos que estão a ler este post certamente que já conhecem o canal de Youtube LionHeartsTV. Trata-se de um espaço onde se pode encontrar a série de vídeos Nós vamos à bola, que mostra como se vivem os jogos na curva sul do Estádio de Alvalade.

O conceito é simples mas extremamente interessante: um grupo de sportinguistas leva uma câmara para as bancadas, filma o jogo e edita-o com os momentos mais importantes da partida, sejam bons ou maus para o Sporting. O resultado final é cativante: cada jogo é encapsulado num vídeo que dura entre 8 e 15 minutos, onde podemos ver uma espécie de resumo do jogo a partir de um ângulo diferente e voltar a sentir como foram vividos no estádio. Os únicos comentários são as reações espontâneas das pessoas mais próximas da câmera, o que necessariamente implica uma certa dose de palavreado menos apropriado para criancinhas que nunca foram ver um jogo ao vivo.

Normalmente estes vídeos são publicados poucos dias após o jogo.

O equipamento não é profissional, algumas vezes há "incidentes" que impediram os LionHearts filmarem momentos importantes de alguns jogos (sendo que os incidentes mais frequentes são... falta de bateria da câmera e bandeiras a tapar a filmagem), mas a ideia, o esforço e a concretização são de louvar e resultaram extremamente bem.

Não sei se tencionam continuar a fazer esta série de vídeos para o ano, mas espero que sim. Não sei se será possível à Sporting TV passar estes vídeos (não sei se há questões de direitos de imagem dos jogos que possam ser impeditivas), mas certamente que conseguiriam prender os sportinguistas ao televisor. E será uma grande publicidade para levar as pessoas a deixarem o sofá e assistirem o jogo em Alvalade.

Para quem não conhece, aqui fica o Nós vamos à bola relativo à 1ª jornada do campeonato contra o Arouca.