sábado, 14 de junho de 2014

Nós vamos à bola

                                                                                                                                                     
Muitos dos que estão a ler este post certamente que já conhecem o canal de Youtube LionHeartsTV. Trata-se de um espaço onde se pode encontrar a série de vídeos Nós vamos à bola, que mostra como se vivem os jogos na curva sul do Estádio de Alvalade.

O conceito é simples mas extremamente interessante: um grupo de sportinguistas leva uma câmara para as bancadas, filma o jogo e edita-o com os momentos mais importantes da partida, sejam bons ou maus para o Sporting. O resultado final é cativante: cada jogo é encapsulado num vídeo que dura entre 8 e 15 minutos, onde podemos ver uma espécie de resumo do jogo a partir de um ângulo diferente e voltar a sentir como foram vividos no estádio. Os únicos comentários são as reações espontâneas das pessoas mais próximas da câmera, o que necessariamente implica uma certa dose de palavreado menos apropriado para criancinhas que nunca foram ver um jogo ao vivo.

Normalmente estes vídeos são publicados poucos dias após o jogo.

O equipamento não é profissional, algumas vezes há "incidentes" que impediram os LionHearts filmarem momentos importantes de alguns jogos (sendo que os incidentes mais frequentes são... falta de bateria da câmera e bandeiras a tapar a filmagem), mas a ideia, o esforço e a concretização são de louvar e resultaram extremamente bem.

Não sei se tencionam continuar a fazer esta série de vídeos para o ano, mas espero que sim. Não sei se será possível à Sporting TV passar estes vídeos (não sei se há questões de direitos de imagem dos jogos que possam ser impeditivas), mas certamente que conseguiriam prender os sportinguistas ao televisor. E será uma grande publicidade para levar as pessoas a deixarem o sofá e assistirem o jogo em Alvalade.

Para quem não conhece, aqui fica o Nós vamos à bola relativo à 1ª jornada do campeonato contra o Arouca.

4 comentários :

  1. Mestre, creio que sim, que a Sporting TV pode dar esses vídeos, desde que tenha autorização dos seus autores, e interesse nisso, claro. É interessante mostrar a perspectiva do adeptos na bancada.

    Não sei estás ao corrente da polémica sobre o vídeo de promoção à Sporting TV que surgiu no site do clube. De facto, o trabalho não me parece bem conseguido. Não é preciso ser especialista para ver que se podia fazer melhor, pois mesmo amadores conseguem fazer um trabalho superior ao que foi apresentado ontem, e de que nem sabemos de quem é a autoria. De qualquer modo, há tempo para corrigir.

    No entanto, é preciso alterar que não se deve projectar a realidade de outros canais já estabelecidos com o que vai ser o canal do Sporting nos primeiros tempos. A prioridade será a informação e a transmissão de jogos. Duvido que vamos ter documentários sobre a história do Sporting e personalidades conhecidas a fazer programação no canal tão cedo, porque com o orçamento que se perspectiva não há dinheiro para isso. Se a Sporting TV for um sucesso e der lucro haverá possibilidade de investir para diversificar e enriquecer a programação. Já me darei por muito feliz se os jogos em Alcochete da equipa B e camadas jovens forem todos transmitidos, assim como o futsal, o andebol, o hóquei em patins, o basquetebol, o râguebi, o ténis de mesa, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, estive de férias mas tive oportunidade de ver o teaser... muito mau. Esperemos que as reações dos sportinguistas sirvam de alerta para os responsáveis. Um abraço.

      Eliminar
  2. Só hoje tivemos conhecimento desta página e deste artigo. Estamos sem palavras! A sério. Já tínhamos recebido opiniões ou comentários sobre o "Nós vamos à bola", mas foi a primeira vez que vimos uma "review" do nosso trabalho e acho que dificilmente conseguiríamos uma melhor do que esta. Podemos desde já adiantar que a 2ª temporada do NVB já está a ser tratada, teremos algumas novidades que queremos implementar, mas tudo dependerá do nosso tempo livre visto que realizamos esta série com o nosso tempo, dinheiro e esforço.
    Queremos agradecer o texto do Mestre de Cerimónias e desejar-lhe as maiores felicidades para o seu blogue que iremos seguir com atenção a partir de hoje.

    Com os melhores cumprimentos,
    LionHearts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meus caros, quem vos agradece sou eu por terem feito tão bons vídeos ao longo da época. E fico muito contente por saber que vamos ter direito a mais um ano de "Nós vamos à bola". Já subscrevi o vosso canal de Youtube há vários meses, portanto serei um fiel espectador daquilo que publicarem - e se forem recheadas de vitórias do nosso Sporting será ouro sobre azul! Um abraço.

      Eliminar