segunda-feira, 9 de junho de 2014

O que representa a lista de Seara para a Benfica TV?

                                                                                                                                  
1. Basta ler artigos escritos por algumas Vieirettes e desabafos facebookianos de um certo dirigente benfiquista que se sente sozinho como nunca, para perceber que Seara avançou para a presidência da Liga com o apoio do Benfica.

2. Atendendo às declarações de guerra de Rui Alves às duas nádegas e ao histórico dos ataques a Mário Figueiredo, parece razoável assumir que o Porto também apoia Fernando Seara.

3. António Oliveira disse ontem, no programa Playoff, que a lista de Seara está totalmente alinhada com a Olivedesportos, que quer retomar o poder perdido nos últimos anos.

4. O ponto 1 do programa eleitoral de Fernando Seara é:
CENTRALIZAÇÃO DOS DIREITOS TELEVISIVOS

Afirmamos, sem rodeios: defendemos a centralização dos direitos televisivos. Este é um modelo de sucesso comprovado a nível europeu! Junto com os clubes e em diálogo com instituições públicas e privadas, longe do ruído mediático, iremos discutir uma questão que entendemos decisiva no futuro do Futebol Profissional em Portugal.

Atendendo aos pontos acima indicados, faz-me uma enorme confusão o apoio do Benfica a Fernando Seara. Se a centralização dos direitos televisivos se concretizasse, isso significaria que: (a) a Benfica TV quer atacar os direitos televisivos de toda a Liga; (b) a Benfica TV deixa de existir como canal premium a transmitir os seus próprios jogos.

Não acredito na primeira hipótese: não só o Benfica não tem disponibilidade financeira para comprar os direitos televisivos da Liga, como não estou a ver a maior parte dos clubes aceitarem a transmissão dos seus jogos por um clube rival.

Sobra a segunda hipótese, que me parece mais provável. O Benfica sentiu o pulso ao que realmente valem os direitos de transmissão dos seus jogos, e não deve estar eufórico com os resultados financeiros. Numa época de grande sucesso desportivo, é indesmentível que o lucro da Benfica TV será inferior ao que o clube receberia da Sport TV. Para além disso, isto significa que o Benfica está demasiado exposto financeiramente a uma má época desportiva: num ano mau é normal que caiam as receitas de bilheteira, os prémios de participação nas competições europeias, mas agora também o encaixe com a transmissão dos jogos.

Junte-se a isto uma relevante mudança de estratégia da Benfica TV de um ano para o outro. O Benfica, há um ano, atacou todos os direitos televisivos disponíveis, incluindo os de outros clubes portugueses (Farense). Este ano já não está interessado, conforme disse Vieira sobre os direitos do Boavista.

Não são certamente as questões éticas que estão a travar o presidente do Benfica. A explicação que me parece mais lógica é que o Benfica pode estar a pensar em voltar a negociar a cedência dos seus jogos à Olivedesportos (em alta, porque a Sport TV sofreu com a concorrência da Benfica TV), e a candidatura de Seara pode ser o argumento perfeito para justificar essas negociações junto dos sócios e adeptos benfiquistas. E isso também ajudaria a explicar as simpáticas palavras que Vieira dirigiu a Joaquim Oliveira na recente entrevista à RTP.

Há uma terceira hipótese: o Benfica apoia Seara apenas para estar representado com mais alguns cargos nas instituições, tentando minar por dentro a tal luta pela centralização dos direitos televisivos - tarefa que não me parece nada complicada. Mas isso seria estarem a dar razão total a Bruno de Carvalho.

37 comentários :

  1. MdC

    Ficarei bastante admirado se o Benfica apoiar o Fernado Seara porque ele é visto como um aliado da Olivedesportos o que cai bastante mal na maioria dos benfiquistas.

    De qualquer das formas se isso acontecer é porque afinal o projecto da Benfica TV anda bastante tremido e a confirmação de que os lucros ficaram aquém das expectativas.

    Centralização implica alguém negociar em pacote os direitos de transmissão de todos os clubes.Nesse caso o Benfica também estaria icluido o que me parece bastante difícil.Depois da eleição do novo líder da liga saberemos então com o que contar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, a forma como o Fernando Guerra elogia Seara, e a forma com Rui Gomes da Silva se queixa de estar sozinho contra Seara, tiram-me as dúvidas: Seara é o candidato apoiado pelo Benfica.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Bem então se isso acontecer a célebre frase do Pimenta Machado "O que hoje é verdade,amanhã é mentira " nunca esteve tão actualizada !...O nosso futebol é pródigo em malabarismos basta ver as críticas feitas por Rui Rangel ao Fernando Seara !...o que era para ser uma lista,afinal apareceu outra !...

      Abraço

      Eliminar

  2. A terceira hipótese é a mais viável. No entanto isso não dá razão ao Bruno de Carvalho porque ele disse que o Benfica e o Porto tinham uma aliança escondida de 12 anos. Isto é falso. Bastaria ouvir algumas gravações do apito dourado para notar o nível de antagonismo que existe entre os 2 clubes. Obviamente, sempre se disse que, entre segundas linhas, o Benfica e o Porto conseguiam negociar e fazer acordos no interesse de ambas as partes. Uma coisa é fazerem-se acordos pontuais, outra é terem uma aliança escondida. E oa acordos fazem-se com o Porto, com o Sporting ou com outro clube qualquer. Certamente se farão menos com o Porto do que com outro qualquer clube. Parece óbvio que neste caso das eleições da Liga o Bruno de Carvalho não conseguiu o que queria nas negociações, mas será que ele não teve culpa? A reacção que teve era perfeitamente escusada. Na minha opinião dar-lhe-á menos poder negocial em negociações futuras.Poder-se-ia dizer que ele terá agradado aos sportinguistas por falar assim grosso e porcamente, mas nem sei se terá sido assim tão vantajoso em relação a esse aspecto.
    Parece-me também exagerado dizer-se que o Benfica estará pouco eufórico com os resultados da Benfica TV. A Benfica TV ultrapassou todas as expectativas. No primeiro ano talvez dê um lucro inferior ao que receberia da Sport TV, mas a partir do primeiro ano o lucro será sempre superior. Ainda ontem o Oliveira disse que o Benfica já estava fora da discussão dos direitos televisivos. O Benfica conseguiu tornar-se independente em relação a esse assunto. O Oliveira acrescentou que o Benfica não teria muito a ganhar ou a perder com esta eleição.
    Esta tática do Bruno de Carvalho do "orgulhadamente sós" (onde é que já ouvi isto?) pode não ser muito inteligente, sobretudo quando não se tem dinheiro.

    Saudações desportistas de um benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que você deveria estar a pensar é porquê a aflição do Benfica e do Porto para se unirem e isolar o Sporting. O estilo "grosso" ou "fino" do Bruno de Carvalho não interessa para nada.

      Fala-se, fala-se, fala-se mas não se fazem as perguntas certas...

      Tudo o que está a acontecer é um desastre de relações públicas para a Liga e para o clubes mais expostos. É só comparar as anteriores eleições para os órgãos do futebol com este acto eleitoral para se ver a diferença. Pensar que o Sporting está muito enfraquecido e que os rivais é que estão fortes é não estar a ver o panorama todo. Estão fortes em quê, quando a imagem do futebol português está na lama? Acho é que a casa ainda vem abaixo...

      Eliminar
    2. Caro anónimo, é possível que dois clubes que têm interesses antagónicos utilizem o seu poder de forma tácita de forma a prejudicar um terceiro clube. Creio que é a isso que Bruno de Carvalho se refere.

      E a verdade é que Vieira sempre prefiriu atacar o Sporting ao Porto. Ainda no ano passado, nas vésperas do Sporting - Porto (a meio da 2ª volta), Vieira atacou violentamente o Sporting, mesmo sabendo que o Sporting podia roubar pontos ao seu principal rival.

      Na entrevista da RTP, foram só palavras simpáticas para Pinto da Costa e Joaquim Oliveira, e em relação ao Sporting foram boatos e acusar o presidente de mentiroso.

      Quando falo em euforias relativamente à Benfica TV, refiro-me obviamente às declarações dos responsáveis benfiquistas que teimam em dizer que a aposta é compensadora financeiramente. Fora isso, estou de acordo que do ponto de vista estratégico, a Benfica TV foi uma aposta claramente vencedora -- e financeiramente compensa largamente o anterior contrato com a Sport TV. Duvido que a Benfica TV continue a aumentar os assinantes daqui para a frente. Quem quer assinar já o fez por esta altura -- a não ser que haja um grande aumento de poder de compra no país, coisa que não se prevê possível.

      Quanto ao "orgulhosamente sós", concordo que não é a estratégia mais inteligente. O Sporting deve prosseguir o seu caminho separado de Benfica e Porto, mas tem que procurar estabelecer pontes com os outros clubes.

      Um abraço.

      Eliminar

    3. Caro Mestre de Cerimónias:

      Tal como a Sport TV teve um aumento progressivo de assinantes nos primeiros anos, também a Benfica TV o terá. Quem olha atentamente para os números facilmente chega à conclusão de que no final do periodo de 5 anos, esta aposta da Benfica TV será claramente superior à oferta da Sport TV.

      Começar com a Sporting TV será a melhor aposta do Sporting para o futuro. Não duvide disso.

      Saudações desportistas de um benfiquista.

      Eliminar
    4. Caro anónimo, não sou um especialista na matéria, mas creio que a grande maioria dos benfiquistas com capacidade de assinar a Benfica TV já o terá feito por esta altura.

      Claro que à medida que o desemprego for descendo e houver mais dinheiro disponível, que se consiga aumentar o número de assinantes, mas isso será um percurso muito gradual.

      A Sport TV teve um problema nos seus primeiros anos de atividade que a Benfica TV não teve: hoje em dia praticamente todos os portugueses têm a possibilidade de acesso à televisão por cabo. Quando a Sport TV começou a operar, havia uma grande parte do país que não tinha acesso.

      Um abraço.

      Eliminar
    5. MdC: Embora os lucros da BTV não tenham muito mais por onde aumentar porque o seu público alvo tem um limite máximo, também nuca irão cair devido aos espaços públicos que quase obrigatoriamente têm de manter a subscrição. Além disso o investimento inicial é superior ao subsequente. Se há coisa que se aproveita desse programa de ontem é a negação total da relação entre Porto e Benfica e a clara assunção de que o candidato mais favorável ao Benfica é Mário Figueiredo, que de resto sempre contou com o apoio do Benfica devido a sua luta com a Olivedesportos.

      Eliminar
    6. E também existem muitos adeptos fiéis que continuarão sempre a assinar o canal independentemente dos resultados. Um abraço.

      Eliminar
    7. Em relação à lista que o Benfica apoia, não tenho dúvidas que no que dependesse de Vieira, Mário Figueiredo continuaria. Mas perante uma oposição tão grande, o Benfica mexeu-se para preparar uma lista alternativa onde pudesse manter a sua representação no poder. Portanto, na prática, 2 das 3 listas serão apoiadas pelo Benfica.

      Agora é apenas uma... que caos...

      Eliminar
    8. O que eu acho é que apesar do publicitado, os lucros da Benfica TV ficam aquém do valor oferecido pelo Oliveira e aí o Vieira tem uma justificação para dar aos adeptos e voltar aos contratos com a olivedesportos. "Ah, e tal, éramos independentes mas o sistema não permitiu que continuássemos!"

      É o chamado álibi perfeito.

      Eliminar
  3. A tática do Sporting nada tem de "orgulhosamente só". É antes de mais nada uma afirmação de que o clube não pactua com estes arranjinhos, que para uns é "política" mas que na verdade não passam de reles guerras de alecrim e manjerona, bem portuguesinhas e bem medíocres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não podemos ficar sozinhos nesta luta para sempre, Chirola. A diplomacia é um jogo de muita paciência e temos que ir construindo apoios. Podemos denunciar, chamar a atenção para a pouca vergonha, mas na real politik isso só funciona até um determinado ponto.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. O Sporting não tem táctica de orgulhosamente só ou afirmação de posição nenhuma... simplesmente não teve apoio de ninguém e está a queixar-se de ninguém entrar na luta pelas suas ideias.

      Eliminar
  4. iguais ou semelhantes ás de Fifaa, uefas, comissões europeias e Bces

    medíocre concordo, mas é a vida , agora isto é do mais global que pode existir

    ResponderEliminar
  5. Não é de admirar que o LFV se esteja a preparar para mudar de estratégia com o benficaTV, pois segundo foi anunciado pela CS, tiveram apenas 11 milhões de euros de receita e depois de reduzidos 5 milhões de despesas, ficaram com 6M€ líquidos, que é muito inferior àquilo que a Olivedesportos lhes dava, para os seus jogos passarem na SportTV.

    A gabarolice e a arrogância têm sempre um custo...



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, acredito que a receita tenha sido bem superior a isso. O administrador do Benfica para a área financeira disse que a Benfica TV tem custos anuais de €9M.

      Acho normal que o lucro supere o contrato anterior que tinham com a Olivedesportos, mas não compensa a última oferta que tiveram (€110M para um contrato de 5 anos).

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Acho que não foram 11M foi 1,1M.... você viu mal!
      MdC: Mesmo que não faça um lucro de 21M por ano não deve ficar longe, e tem de contar a vantagem politica de não depender de dinheiro de terceiros e a vantagem de por o FCP a negociar pelo seu valor real e não por estar indexado ao valor do Benfica.

      Eliminar
    3. Eu li aquilo que escreveu a CS favorável ao benfica e que disse na altura, o que vinha no balanço: receitas de 11 milhões e despesas de 5M€, que deduzidos dá o lucro de 6M€.

      Os 11 milhões provam que afinal os tais mais de 300 mil assinantes são estórias para os pacóvios acreditarem, pois se isso fosse verdade, (300.000x10€=3M€ mensais) faria cerca de 36M€ brutos anuais, muito longe dos ditos 11 milhões, anunciados pela CS.

      Enfim! Acredita quem quiser. Eu não...

      Eliminar
    4. Então está explicado. A arrogância e a gabarolice tem um custo mas a ignorância tem um maior. Você viu os lucros para 2 trimestres e não soube fazer a matemática que 2 trimestres não correspondem a 1ano está explicado.

      Eliminar
    5. Sim, concordo que este ano o lucro não deverá ficar muito longe da proposta da Sport TV. Mas lá está, foi um ano de grande sucesso desportivo. O próximo ano também começará bem de certeza, ainda a reboque do final da época que terminou.

      Eliminar
  6. A receita de TV no terceiro trimestre já ia em 20,2 e ainda faltavam 3 meses que o LFV projectou que chegasse a 30, a negação não costuma ser boa politica , mas estejam à vontade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a ver como possam chegar aos €30M, caro anónimo. Faltam €10M. Em três meses (Abril, Maio e Junho) com futebol a meio gás, 300.000 assinantes dariam €9M. Não sei se os conseguem manter, e para além disso tem que se tirar o IVA e as comissões dos operadores, suponho.

      Lá está, de qualquer forma é bem melhor que o contrato anterior.

      Um abraço.

      Eliminar
  7. Oops... Este prefere ficar no "colosso" Colónia, clube recém promovido à Bundesliga, a vir para o enfique. O outro ficou contente para ir para o "grande" Atleti. Sinais, sinais...

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/06/09/gerhardt-prefere-col-nia-ao-benfica

    ResponderEliminar

  8. Já não falta muito para se dizer que afinal a Benfica TV dá prejuízo. Cada um convence-se do que quizer. Atenção que há contas públicas. A comunicação social está muito "controlada" e é de uma incompetência atroz.

    Concordo que existem uma reles guerras de alecrim e manjerona, mas dizer que o Sporting não pactua com elas, não me parece real. O que aconteceu foi que o BC não conseguiu aquilo que queria e agora diz que o Sporting está acima destas guerras. Também só acredita quem quer. Quando se negoceia, às vezes não obtemos aquilo que aspiramos. É a vida!

    Saudações desportistas de um benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dificilmente alguma vez chegará ao ponto de dar prejuízo, mesmo no pior dos anos. Suponho que a continuidade da Benfica TV nestes moldes dependa sobretudo de duas coisas: (1) continuar a trazer um retorno considerado aceitável em função das vantagens estratégicas que traz para o Benfica; (2) o Benfica é um clube desportivo e uma iniciativa da dimensão da Benfica TV obriga a desviar bastantes atenções daquilo que é essencial

      Um abraço.

      Eliminar
  9. E esta hein?!?

    Pois é Mestre, começo com a célebre tirada do saudoso Fernando Peça, porque o que se tem passado desde a semana passada no futebol português é pior do que 'trampa'... Desculpem lá, mas isto parece merda, cheira a merda então é porque é mesmo MERDA!!!

    Amanhã entram as 'providências cautelares' para impedir a eleição, as conferências de imprensa... etc, etc...

    Se isto não é a prova provada daquilo que o NOSSO Presidente Bruno de Carvalho fala, então eu já nem sei mais nada... Está mais que provado que sem a intervenção do Estado isto continua a rebaldaria que tem sido.

    Que belo tiro no porta-aviões (como dizia o António Oliveira ontem) que o Bruno de Carvalho deu nesta gentalha... O Rui Alves demitiu-se de Presidente do Nacional a pensar que eram favas contadas e... agora vai intentar uma providência cautelar... O Seara, bem o Seara não só perdeu a credibilidade que ainda podia ter como se tivesse vergonha tão depressa não aparecia em programa nenhum... É que, se for verdade o que o rui 'caracolinhos' santos disse ontem sobre o Seara ter ido ao porto falar com o pinto da costa, acho que o Seara vai mas é fazer de 'eminência parda' na benfica tv...

    E NÓS, orgulhosamente sós continuamos a combater este nojento e bafiento "eixo do mal" que se apelida comummente de 'Sistema'...

    SL

    P.S. - E lá apresentámos mais um jogador que ninguém desta comunicação social suspeitava... Um defesa direito com 23 anos português que foi internacional sub-21. Bem vindo André Geraldes!!!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. No tempo do Dias da Cunha o Sporting foi o primeiro a dar luta ao sistema. Quando o Benfica se juntou ao Sporting, o Dias da Cunha foi empurrado borda fora e o Benfica ficou sozinho nessa luta. O Benfica concluiu que o sistema só se conseguia combater por via económica. Conseguiu a independência através dos direitos televisivos e agora é a grande força de combate ao sistema. Entretanto o BC chega a presidente do Sporting e conclui que o Sporting não ganha nada em estar ligado ao Porto. O BC afasta o Sporting outra vez do Porto e faz muito barulho a ver se lhe cai alguma coisa no colo. Não é tido como uma ameaça séria pelo Porto. O LFV vê nele um possível aliado. Já soubémos que talvez tivesse havido alguma ajuda do LFV para o BC conseguir contratar o Leonardo Jardim (que estaria encaminhado para ir para o Porto). Também sabemos que, numa das últimas reuniões da Liga, o BC e o LFV abandonaram a reunião e o LFV disse que nada no futebol português se resolvia com o Benfica e o Sporting de fora. Depois disso houve aparentemente um distanciamento entre o LFV e o BC. E agora houve este desfecho em relação às eleições da Liga. O Figueiredo é contra a Olivedesportos e o Sporting vai iniciar a Sporting TV. Será que não terá havido aqui uma peça de teatro do BC e do LFV dentro da linha do que aconteceu no ano passado em relação aos treinadores?

      Eliminar
    2. O único teatro que aqui houve foi tão somente que ao Seara "correu-lhe mal a colheita"...

      Quando você, Anónimo, refere essa do "Já soubémos que talvez tivesse havido alguma ajuda do LFV para o BC conseguir contratar o Leonardo Jardim (que estaria encaminhado para ir para o Porto)." ... O quê??????? Ajuda??? Olhe a Ajuda é em Lisboa, a seguir ao Calvário... Esses tempos verbais... o "...talvez tivesse havido...", uiiiii, é do mais forte que há... Eu também gostava de ter havido uma 3ª ou uma 6ª feiras em que tivesse vencido o euromilhões...

      Mas o anonimo deve ser 'arraçado' de comediante, pois a seguir atira "Também sabemos que, numa das últimas reuniões da Liga, o BC e o LFV abandonaram a reunião e o LFV disse que nada no futebol português se resolvia com o Benfica e o Sporting de fora." ... Sabemos??? O primeiro a abandonar a Liga foi o Bruno de Carvalho e só passado algum tempo saiu o Orelhas...

      Teatro, teatro era no parque mayer...

      Eliminar
    3. YaZalde, isto parece uma anedota de mau gosto. Por acaso já me tinha ocorrido que poderia haver uma mãozinha do presidente da AG da Liga para tentar excluir candidatos, mas nunca imaginei que pudesse afastar TODOS os opositores a Mário Figueiredo!

      É o futebol português no seu pior.

      Em relação a este aparente afastamento entre BdC e LFV ser teatro, não acredito nisso. E a teoria de que Vieira ajudou BdC a contratar Leonardo Jardim não faz muito sentido, atendendo que na altura ainda Vieira andava a batalhar pela renovação de Jesus.

      Eliminar
    4. E, já agora, mesmo que o Benfica tivesse o assunto do treinador fechado, desde quando é que ajudaria o Sporting a encontrar um bom treinador?

      Eliminar
    5. YaZalde, em relação a André Geraldes parece-me mais uma boa aposta. E mais uma vez foi uma transação que só foi divulgada no próprio dia. Tivesse estado Bruno de Carvalho em Portugal na semana passada, e provavelmente os jornais só teriam descoberto quando o jogador estivesse a fazer testes médicos.

      A nossa estrutura tem trabalhado muito bem. Um abraço.

      Eliminar
    6. Caro Mestre de Cerimónias,
      O Leonardo Jardim estava apalavrado pelo PC para ir para o Porto. Entretanto o PC ficou com esperança em contratar o Jesus e foi adiando a contratação do Leonardo Jardim. Isso deu tempo para o BC contratar o Leonardo Jardim, A motivação do Benfica não era ajudar o Sporting, mas evitar que o Porto conseguisse um bom treinador. O LFV terá atrasado um pouco o anúncio do contrato com o Jesus para dar tempo que o BC "roubasse" o Leonardo ao Porto. Isto foi comentado há uns 3-4 meses.

      Eliminar
    7. O jesus andou foi a fazer jogo. Sacou os 4 milhões por ano porque o Orelhas não queria que ele fosse para o porto e os andardes quando foram a ver já tinham perdido o LJ. Mas essa de tentar fazer crer que foi o benfica que atrasou o porto é de génio...

      Eliminar
    8. 19/05/2013 - Último jogo da época: Maira Mar 1-4 Sporting. Jesualdo Ferreira sai do Sporting

      20/05/2013 - Apresentação de Leonardo Jardim como treinador do Sporting.

      26/05/2013 - Final da Taça de Portugal. benfica perde com o Guimarães.

      10/06/2013: Paulo Fonseca é o novo treinador do porto.

      Portanto... Leonardo Jardim já estava contratado antes de Jesus perder a Taça e se começar a questionar se saía ou não. Só depois de conseguir sacar os 4M/ época é que o porto teve de desenrascar.

      Eliminar
  10. YaZalde, para o anónimo o beifica é omnisciente e omnipotente. O beifica "sabe" sempre tudo, e se não fez podia ter feito. Até ajudava o Sporting a contratar o Jardim! LOL Este é só mais um que sofre da síndrome "delirium lampionicus".

    ResponderEliminar