segunda-feira, 9 de junho de 2014

O que representa a lista de Seara para a Benfica TV?

                                                                                                                                  
1. Basta ler artigos escritos por algumas Vieirettes e desabafos facebookianos de um certo dirigente benfiquista que se sente sozinho como nunca, para perceber que Seara avançou para a presidência da Liga com o apoio do Benfica.

2. Atendendo às declarações de guerra de Rui Alves às duas nádegas e ao histórico dos ataques a Mário Figueiredo, parece razoável assumir que o Porto também apoia Fernando Seara.

3. António Oliveira disse ontem, no programa Playoff, que a lista de Seara está totalmente alinhada com a Olivedesportos, que quer retomar o poder perdido nos últimos anos.

4. O ponto 1 do programa eleitoral de Fernando Seara é:
CENTRALIZAÇÃO DOS DIREITOS TELEVISIVOS

Afirmamos, sem rodeios: defendemos a centralização dos direitos televisivos. Este é um modelo de sucesso comprovado a nível europeu! Junto com os clubes e em diálogo com instituições públicas e privadas, longe do ruído mediático, iremos discutir uma questão que entendemos decisiva no futuro do Futebol Profissional em Portugal.

Atendendo aos pontos acima indicados, faz-me uma enorme confusão o apoio do Benfica a Fernando Seara. Se a centralização dos direitos televisivos se concretizasse, isso significaria que: (a) a Benfica TV quer atacar os direitos televisivos de toda a Liga; (b) a Benfica TV deixa de existir como canal premium a transmitir os seus próprios jogos.

Não acredito na primeira hipótese: não só o Benfica não tem disponibilidade financeira para comprar os direitos televisivos da Liga, como não estou a ver a maior parte dos clubes aceitarem a transmissão dos seus jogos por um clube rival.

Sobra a segunda hipótese, que me parece mais provável. O Benfica sentiu o pulso ao que realmente valem os direitos de transmissão dos seus jogos, e não deve estar eufórico com os resultados financeiros. Numa época de grande sucesso desportivo, é indesmentível que o lucro da Benfica TV será inferior ao que o clube receberia da Sport TV. Para além disso, isto significa que o Benfica está demasiado exposto financeiramente a uma má época desportiva: num ano mau é normal que caiam as receitas de bilheteira, os prémios de participação nas competições europeias, mas agora também o encaixe com a transmissão dos jogos.

Junte-se a isto uma relevante mudança de estratégia da Benfica TV de um ano para o outro. O Benfica, há um ano, atacou todos os direitos televisivos disponíveis, incluindo os de outros clubes portugueses (Farense). Este ano já não está interessado, conforme disse Vieira sobre os direitos do Boavista.

Não são certamente as questões éticas que estão a travar o presidente do Benfica. A explicação que me parece mais lógica é que o Benfica pode estar a pensar em voltar a negociar a cedência dos seus jogos à Olivedesportos (em alta, porque a Sport TV sofreu com a concorrência da Benfica TV), e a candidatura de Seara pode ser o argumento perfeito para justificar essas negociações junto dos sócios e adeptos benfiquistas. E isso também ajudaria a explicar as simpáticas palavras que Vieira dirigiu a Joaquim Oliveira na recente entrevista à RTP.

Há uma terceira hipótese: o Benfica apoia Seara apenas para estar representado com mais alguns cargos nas instituições, tentando minar por dentro a tal luta pela centralização dos direitos televisivos - tarefa que não me parece nada complicada. Mas isso seria estarem a dar razão total a Bruno de Carvalho.