quarta-feira, 4 de junho de 2014

O trampionismo está bem e recomenda-se

                                                                                                                                       
Para começar, para quem não sabe o que significa trampionismo, aqui fica a definição do termo trampião:
                                                                                                                                               

Interessante o comentário de Manuel Serrão sobre as declarações que Vieira fez a atacar o Sporting na entrevista da semana passada à RTP:


Nessa entrevista foi evidente para todos a preocupação do presidente do Benfica em atacar o Sporting (recorde-se que acusou Bruno de Carvalho de ser mentiroso, e fez as famosas insinuações sobre o passivo do Sporting), ao mesmo tempo que revelou que Benfica e Porto trabalham em conjunto sempre que há necessidade e temas comuns a tratar.

Manuel Serrão vê nisto aquilo que a maior parte dos sportinguistas já se apercebeu: é do maior interesse para Benfica e Porto que o Sporting não concretize a sua recuperação, pois põe em causa o conforto que ambos os clubes tinham ao saber que, na pior das hipóteses, a qualificação direta para a Liga dos Campeões estava garantida.

Interessante, no entanto, como dois clubes com adeptos que não se suportam parecem conseguir arranjar vários pontos de entendimento para concretizar a bipolarização do futebol português. Nada que nos deva surpreender: é claro para todos que pela forma de estar no futebol são muito mais as coisas que aproximam as direções de ambos os clubes, do que aquilo que as separa.

57 comentários :

  1. Mestre, só uma sugestão muito pessoal, acho que "lampieiro" dava um nome mais pomposo e que fica mais indicado à definição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há lugar para vários sinónimos, Metralha... "lampieiro" também se aplica bem. :)

      Eliminar
    2. que tal calimero? ah espera, calimero ja tem dono! sao os condes falidos!
      ouvi a pouco as declarações do burro de carvalho a chegada aos açores..uma conversa de nadegas, anus etc....uma classe como é habitual no comandante dos falidos!

      Eliminar
    3. Calimeros? Chorões? Não faço ideia quem sejam. Vou perguntar ao treinador da Juventus e depois respondo...

      Que moral tem um falido para falar dos outros?

      Eliminar
    4. Bruno de Carvalho, quando se dirige aos nossos rivais, tem que usar um palavreado que eles percebam. :)

      Eliminar
  2. PdC e LFV são e sempre foram grandes amigos. Os ceguinhos habituais é que gostam de pensar que eles se odeiam e, a eles, essa mentira dá um jeitaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Tiago. Um foi aprendiz do outro, em que andavam de braço dado... é bem provável que falem mais vezes do que deixam a entender... Um abraço.

      Eliminar
  3. Só para corrigir...
    O LFV não falou especificamente no Sporting, respondeu à afirmação de que a Benfica sad tinha o maior passivo do futebol português dizendo que havia um clube com passivo maior (o que se mostrou correto, pois as contas do Benfica incluem empresas do grupo e as do Sporting excluem essas empresas).
    Depois referiu que bruno de carvalho mentiu sobre o telefonema e BC confirmou isso mesmo embora com a desculpa esfarrapada de ser uma ironia (mas os sportinguistas enguliram tal como engoliram a desculpa do depósito na conta do árbitro).
    Se há ou houve algum acordo entre 2 grandes para prejudicar um terceiro foi o projecto roquete...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, é evidente que Vieira se referia ao passivo do Sporting. Era impossível que fosse o do Porto, que tem uma passivo imensamente inferior e apresenta contas consolidadas.

      Os jornalistas mais amigos vieram logo em auxílio de Vieira, concretizando aquilo que queria dizer, falando em dados que não eram de conhecimento público e chegando ao ponto de pedir uma investigação da CMVM.

      Vieira SEMPRE se atirou ao Sporting com muito mais vontade do que se atirou ao Porto.

      Quanto ao facto de ter chamado mentiroso a Bruno de Carvalho, só não percebe quem não quer que aquilo foi ironia. Alguém no seu perfeito juízo pensou que Bruno de Carvalho estava a falar a sério quando disse que Vieira lhe tinha falado no reforço que eram as nomeações de árbitro? Na altura ninguém levou isso a sério, porque os jornalistas perceberam o contexto do que foi dito. Se tivesse sido levado a sério teria sido manchete em todos os jornais desportivos. Toda a gente percebeu que era ironia.

      Em relação a PPC, digo apenas isto: passado um mês estava fora do Sporting. Outros presidentes que andam a escolher árbitros em escutas já foram reeleitos várias vezes.

      E quanto ao projeto Roquete, era uma boa ideia (não perfeita) que foi terrivelmente mal executado. Mas nós admitimos os nossos erros. Benfica e Porto é que são os clubes dos infalíveis.

      Eliminar
    2. Anónimo subscreve anónimo (mas não são o mesmo) :)

      "Se há ou houve algum acordo entre 2 grandes para prejudicar um terceiro foi o projecto roquete.."

      Acho que os sportinguistas deviam ter algum pudor neste tema. Entre algo que foi publicamente explicitado pelo Dr. João Rocha, que o terá ouvido em reuniões com o presidente em exercício do SCP (Roquette) e este vídeo que expressa uma "tese", "ideia", "bitaite" de um paineleiro na TV vai um mundo de distância.

      Eliminar
    3. O Portonão tem as contas consolidadas.

      Eliminar
    4. Gandaia, já me penitenciei desse erro noutro comentário mais abaixo... :)

      Eliminar
  4. Continuação.. Esse gordo mal formado só vem com essa teoria porque tenta facilitar o jogo normal do seu presidente "dividir para reinar".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o gordo vem com essa conversa nesse progrma pra apoiar e credibilizar a candidatura do seara aos clubes amigos azuis ou indecisos que possam não ter percebido a mensagem. Ve la se o outro se queixou. "alvo a abater tudo o que mexe verde e branco"

      Eliminar
  5. mestre é ouvir a entrevista do LFV em que as mulhere e ex do outro se falavam e as miudas brincavam chegando a fazer ferias em conjunto. Achar que os dois estão agora de costas voltados por tricas da bola, quando ganham muito com as negociatas do imobiliario e a venda de jogadores atraves do agente comum é achar que agua e azeite neste caso não casam!! CASAM porque não é agua é banha + azeite que se trata!! Agua, clarinha clarinho é este Sporting que nasceu um dia há 1 ano atras!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois casam, Ricardo... O Vieira só critica o Porto quando as coisas assumem tais dimensões que lhe ficaria explicar o silêncio aos sócios. Um abraço.

      Eliminar
    2. e que pelas contas que vem a publico nao devera ter uma vida muito longa!!! ah ah ah...calimeros e falidos! que tristes!

      Eliminar
  6. ainda há malta a dizer que o projecto rocket era uma boa ideia? , lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho o comunismo, em teoria, uma boa ideia... a parte de levar as ideias à prática é que acaba por estragar tudo... :)

      Eliminar
  7. Caro Mc,

    o porto tem contas consolidadas? Explique onde as contas do estádio no r&c sff.

    há declarações públicas de há muito tempo,de vários quadrantes, que as sads dos 3 grandes reunem para tratar de questões comerciais. nada de novo...

    A propósito, já entrou o dinheiro dos russos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este trampião ainda vive em 2011.

      A SAD do Alverca também tinha contas consolidadas?

      Eliminar
    2. João, tenho que me retratar em relação às contas do Porto. As contas consolidadas não incluem o clube, a EuroAntas (estádio) e a Fundação Porto / Gaia (centro de estágios). Pior, a EuroAntas paga todos os anos uma verba à SAD. A SAD paga uma renda que corresponde aos juros dos empréstimos bancários da construção do estádio, mas a EuroAntas tem que entregar à SAD todos os lucros da exploração do estádio.

      Já tinha ouvido de vários quadrantes que o Porto tinha todas as empresas do grupo no âmbito da consolidação, mas de facto fui agora ver com mais atenção e isso não parece corresponder à verdade.

      Quanto ao dinheiro dos russos, o candidato não ganhou as eleições quando fez essa promessa. Esse mesmo candidato não repetiu a promessa nas eleições que viria a vencer 2 anos mais tarde.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Mc,

      Nesse caso, erro meu, fiz confusão nas campanhas! Obrigado pelo esclarecimento.

      Tenho para mim, que LFV, não se estava a referir ao Sporting na questão do passivo...

      um abraço

      Eliminar
    4. João, entretanto tenho estado a tentar procurar informação sobre as contas consolidadas do Porto. Em outubro saiu uma notícia em que o Porto tinha feito as contas consolidadas com todas as empresas do grupo, incluindo clube e euroantas.

      Na altura Angelino Ferreira deu uma entrevista ao jornal O Jogo dizendo os resultados (320M de ativos, 258M de passivo). O curioso é que não encontro essas contas em lado nenhum, nem sequer no site do clube. É fácil chegar aos R&C's da SAD (individuais e consolidados sem clube e Euroantas) mas ao relatório de todo o grupo não encontro nada.

      Acho curioso também que o passivo de clube e euroantas só acrescente cerca de 40 ou 50 milhões ao passivo, quando há a dívida bancária do estádio para pagar...

      Um abraço.

      Eliminar
  8. Que grande moral. Passam anos a fazer de alcova e agora acordam todos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo das 16:54
      Essa sua teoria da alcova aplica-se que nem uma luva ao Orelhas! Desde o tempo do Alverca que era visto vezes bem superiores nas Antas,aquelas que ía ao campo da Lã pelo sares;amizades familiares e interesses comuns em várias áreas;sócios do porco, e condenações na justiça;apanhados ambos nas escutas a pedirem(eu diria exigirem)favores;falências fraudulentas em empresas de que eram gerentes,Etc,Etc,Etc. Há muito que os sportinguistas vos toparam e até fizeram trabalho de casa(ex. Dias da Cunha)que o seu bigodudo "prosedente"aproveitou para se auto proclamar "paladino da justiça". Tento na cabeça e calma nas palavras que aqui se alguém anda a dormir não somos nós sportinguistas,de certeza absoluta!!!

      Eliminar
    2. Realmente este anónimo tem piada. É certo que entre benfiquistas e portistas vale tudo desde pedradas a carros em auto-estradas a pegar fogo em autocarros, mas nos camarotes é tudo bem mais cordial.

      Eliminar
    3. Não foi no nosso estadio que o macaco teve escolta VIP. Não foi o nosso roupeiro que foi insultado nem o era do Benfica o "cavalo branco" que ficou de mão estendida...

      Eliminar
    4. São coisas que me envergonham enquanto sportinguista. Nunca me revi perante esse tratamento reservado aos maiores inimigos da verdade desportiva. Este ano as coisas já correram melhor. Não precisam de ser maltratados (coisa que não foram), mas gosto que se sintam desconfortáveis quando visitam o nosso estádio. Malta daquela não merece mais.

      Eliminar
    5. Quanto às bocas que os outros mandam (a do Paulinho) ou às atitudes que tomam (deixar alguém de mão estendida), é algo que não podemos controlar. Da mesma forma que vocês não controlam os pedregulhos que voam na direção do carro do vosso presidente na auto-estrada, ou o cartaz que uma determinada acompanhante do papa levou para o vosso estádio para insultar o vosso presidente.

      Eliminar
  9. Caro Mestre, parece que vamos ter explicações da questão do passivo na próxima edição do jornal Sporting.

    http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=45&did=151042

    Será que o ROC ao menos lê o jornal Sporting?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sar, vou aguardar com expetativa a edição de amanhã do jornal. Um abraço.

      Eliminar
  10. OFF-TOPIC

    http://www.ojogo.pt/Internacional/Portugueses/interior.aspx?content_id=3953382

    Paulo Machado, 28 anos, vai ser jogador do Dínamo Zagreb durante as próximas três temporadas. O emblema croata anunciou a contratação do português, que deixou o Olympiakos a troco de 4,5 milhões de euros.

    ---------------------------------
    ---------------------------------

    Paulo Machado é mais um jogador que não foi ao TORNEIO DE VERÃO Brasil2014 e que se valoriza, contudo, Paulo Machado acredito que Paulo Machado se tivesse renunciado à selecção, poderia estar avaliado entre 6 a 8 M€.

    Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

    ResponderEliminar
  11. Caro Mestre, há anos que sabemos que é assim que os nossos rivais procedem, a diferença é que é a primeira vez que um adepto conhecido de um nosso rival o admite, pois normalmente o que fazem é desqualificar o Sporting e elevar o braguita aos píncaros, mas nós (nós os que temos três dedos de testa) sempre soubemos que o Sporting é que é a verdadeira ameaça à bipolarização.

    O braga é um satélite do porto que foi útil para relegar o Sporting para fora da Liga dos Campeões, porque aquela direcção de incompetentes (e quem sabe algo mais) deixou, pois nem o 3º lugar conseguiram assegurar, depois de gastarem 40 milhões numa época. Uma mesma tralha que andou a dizer que eles é que tinham condições de governar o clube, porque eles é que conseguiam financiamento e meter os árbitros na ordem, blah, blah, blah. Pá, foram a maior banha da cobra que já se viu neste clube. Quem quis lixar o Sporting naqueles dois anos conseguiu.

    Só mais uma achega, o Sporting é a maior ameaça ao porto e ao beifica porque se ficar muito forte, pode relegar um dos outros dois grandes para baixo, e forçar uma nova bipolarização, pois tem escala para isso. Saibamos nós mobilizar-nos em torno desse desígnio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, a tentativa de promoção do Braga para o nível do Sporting foi mais uma faceta dessa campanha de bipolarização. Verdade seja dita que nos pusemos a jeito. Tempos, que esperemos, não voltem a acontecer. Um abraço.

      Eliminar
  12. Caro MdC, estou a ler o jornal do Sporting (não sabia que a edição online saía tão cedo!) e a explicação da reserva está de acordo com as explicações de Paulo de Andrade, Ferreira da Silva e as que o MdC foi averiguando. Anunciam que as contas consolidadas do Sporting Clube de Portugal serão anunciadas brevemente numa Assembleia Geral, algo que os outros não
    fazem.

    E como o MdC verificou que no Porto: «É fácil chegar aos R&C's da SAD (individuais e consolidados sem clube e Euroantas) mas ao relatório de todo o grupo não encontro nada.», a mesma coisa se passa no Benfica e o jornal do Sporting nota isso mesmo!

    O Benfica tem relatórios consolidados do Grupo Sport Lisboa e Benfica SAD dos quais fazem parte:
    -Benfica Estádio
    -Benfica TV
    -Clínica Benfica
    -Benfica StarsFund
    -Benfica Seguros

    Nos relatórios consolidados públicos não estão incluídos a Benfica SGPS e o Clube!!! E esta hein!

    O SCP tem os relatórios de contas do Clube auditado e dísponivel para consulta. No site do slb parece-me que só podem consultar os sócios!

    Está boa!
    Querem ver que os rumores de reservas e auditorias secretas, ROCs que se demitiram e directores financeiros que fugiram afinal são noutros lados...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive agora a ler o jornal, Sar. Boas notícias em relação à proximidade da apresentação das contas consolidadas, e muito bem a apontar o dedo aos paladinos da transparência contabilística, que afinal também não têm as contas do clube disponíveis.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. * "afinal também não têm" --> o "também" está a mais, já que o Sporting é o único clube que tem as contas acessíveis a todos.

      Eliminar
  13. Off Topic. Não me revejo nas palavras hoje ditas por BdC. A denuncia que efectua do status do nosso futebol,e que todos sabemos que é verdade,deveria ter merecido outra linguagem. Nunca levará a água ao seu moinho com afirmações próprias dum carroceiro,mas não de um presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim até porque o futebol português está cheio de cavalheiros.

      Gostava especialmente daquele senhor que disse que veio para elevar o nível do futebol português enquanto lhe chamavam nomes.

      Fartos de copos de leite andamos nos há que partir a loiça.

      Sl

      Eliminar
    2. Eu também não aprecio este tipo de linguagem. De facto não fica bem ao presidente de uma instituição como o Sporting utilizar este tipo de palavreado.

      De qualquer maneira, sou uma pessoa que dá mais importância ao conteúdo do que à forma, pelo que se tiver que optar por um presidente que fica calado perante as imundice que vai acontecendo à volta do clube, e um presidente que manda os recados que tem para mandar recorrendo a vernáculo de gosto duvidoso, venha o segundo!

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Note-se no entanto que não é pelos destinatários do recado que me desagradam as expressões que Bruno de Carvalho usou. Para se dirigir a algumas dessas figuras acho as palavras perfeitamente adequadas. Tenho pena só por terem saído da boca do meu presidente. Para todos os efeitos é o nosso representante, e o clube e os seus adeptos acabam por ficar inevitavelmente colados ao que foi dito.

      Se tivesse sido dito por um comentador das nossas cores, aplaudiria de pé.

      Eliminar
    4. Uma coisa é certa, só desta forma as declarações terão eco na comunicação social. Se fossem empregues termos como "lodaçal", "antro de interesses" ou "corrupção", as declarações não teriam nem um terço da exposição mediática.

      Eliminar
    5. Nuno, todos menos o Maisfutebol, que é demasiado fino para este tipo de conversas. Luís Sobral já pôs Bruno de Carvalho no "desce" por causa destas palavras, mas nem se dá ao trabalho de comentar... :)

      Eliminar
  14. Green Lantern: um adepto comum, numa qualquer tasca deste país poderá utilizar tal linguagem:Um presidente do nosso clube nunca!A linguagem utilizada virá mais tarde a virar-se contra o nosso clube e a chacota do peidoso já o prenuncia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chacota de quem? Daquele senhor de 75 anos que se casou com uma rapariga brasileira de 30 anos por amor? Que levou uma alternadeira a beijar o anel do papa João Paulo segundo? Aquele senhor presidente de um clube condenado por corrupção tendo perdido 6 pontos? Ah um modelo de virtudes.

      Ou o outro de bigode? Que destruiu um clube como o alverca? Que tem cadastro tendo sido condenado por roubo? Aquele que escolhia árbitros? E que disse que era mais importante controlar a liga que comprar jogadores?

      Bruno de Carvalho foi duro na forma mas correcto no conteúdo, oxalá houvessem mais pessoas assim e que vejo muita gente a expressar se de forma redonda com palavra bonitas e pouco sumo. Recomendo por exemplo atentar as palavras de Fernando seara mestre em falar muito e dizer pouco.

      Sl

      Eliminar
    2. O problema,Green Lantern,é que como hoje se verifica toda gente NÃO fala no conteúdo da mensagem que se queria fazer passar,mas sim a forma (linguagem)utilizada. Discute-se sómente o acessório e esquece-se o que realmente era e é importante.

      Eliminar
  15. O bruninho está em grande forma. Um trolha da Areosa não diria melhor. Ele já estava com saudades das atenções mediáticas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo, também não gosto dos termos empregues, mas em termos de conteúdo concordo com o que foi dito. Um abraço.

      Eliminar
    2. Mestre, qual conteúdo?!!? Que um rabo tem 2 nádegas e que serve para "vento de mau cheiro" ou para "deitar trampa"?

      Há alguém que discorde disso? ´São factos.

      Não acrescenta é propriamente grande valor a qualquer discussão...

      Eliminar
    3. Caro anónimo, referia-me ao que BdC disse sobre os arranjinhos para apoiar candidatos da liga. Um abraço.

      Eliminar
  16. Carissimo Mestre,

    Permita-me elucidar alguns galináceos que por aqui passem sobre a verdadeira índole do presidente que gere o clube de carnide ... "Dívida de 17 milhões de euros passou para a Parvalorem, avança o "Diário de Notícias".

    O presidente do Benfica e um sócio estão há quatro anos a ser investigados acerca do seu alegado envolvimento num esquema fraudulento que prejudicou o BPN. Mas os prejuízos da operação, avaliados em 17 milhões de euros, já foram transferidos para o Estado, que arcará com eles. Segundo a edição desta quinta-feira do “Diário de Notícias”, o Estado, através da Parvalorem (empresa que gere os créditos do BPN), herdou uma dívida de 17 milhões de euros dos empresários ao banco. Esta dívida poderá ter sido gerada por uma burla orquestrada por Luís Filipe Vieira e o seu sócio Almerindo de Sousa Duarte, uma situação que ainda está sob investigação e da qual o "DN" dá alguns pormenores. O crédito estava colocado no BPN IFI em Cabo Verde mas, segundo relata o jornal, o BIC, liderado por Mira Amaral, recusou-se a herdá-lo, pelo que o encargo ficará à responsabilidade da Parvalorem."

    Isto é uma notícia verdadeira, não é como aquelas mentiras que contadas muitas vezes passam a verdades...

    Sobre o outro, o amigo do "orelhas", o 'corrupto mor', acho que não é necessário noticiar nada... É que a máfia executada nos últimos 30 anso fala por ele...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. YaZalde, é verdade. Essa notícia praticamente passou despercebida. Cometer fraudes que prejudicam o Estado, tudo bem. Falar em ânus e nádegas, valha-nos Santa Engrácia, que crime! Um abraço.

      Eliminar
  17. Mestre,

    E que tal actualizar a definição de trampião?

    Foi ontem descoberto cientificamente o habitat onde o bicho se reproduz e as metamorfoses por que passa.

    O trampião, ou lampieiro como é conhecido em algumas regiões do país, nasce num orifício localizado entre duas nádegas, os primeiro sinais de vida aparecem na forma de fluxos de gases mal cheirosos, transforma-se depois em matéria fecal e por fim metamorfoseia-se em trampião.

    PS - Se não brincarmos na silly season, quando é que o faremos? Tenham todos um bom dia (e vocês também, trampiões)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Migas, a priberam tem que atualizar a sua definição de Trampião, de facto... :) Um abraço.

      Eliminar
    2. O Sporting como dono do maior WC em Portugal é o maior especialista em trampa e ventos malcheirosos do nosso país.
      Se alguma vez houve associação de 2 clubes para prejudicar um 3º foi o projecto Roquette e toda a gente sabe contra quem foi...
      Acordaram há um ano, e não andam de mão dada com eles há UM ano e já querem dizer que andam todos contra o Sporting? Tenham juízo! Se houve alguém que lutou contra o FCP e o sistema foi o Benfica.

      Eliminar
    3. Caro anónimo, essas afirmações não poderiam estar mais longe da verdade. Já outros leitores desmancharam esse argumento na caixa de comentários do post sobre as declarações de Bruno de Carvalho.

      Eliminar