segunda-feira, 23 de junho de 2014

Os números não mentem

A condição física da nossa seleção                                                                                        
O site squawka.com tem uma série de estatísticas interessantíssimas sobre os jogos do campeonato do mundo. Estive a olhar para o grupo de estatística Duels, que basicamente mostra o sucesso que os jogadores de cada seleção têm nas situações de confronto físico com os adversários.

Existem estatísticas de três categorias:

  • Tackle (disputa de bola pelo chão)
  • Take Ons (quando um jogador tenta ultrapassar um adversário no um contra um)
  • Aerial (disputa de bolas aéreas)


Ao nível dos Take Ons, estamos ao nível das melhores, graças sobretudo às ações individuais de Nani (que nos dois jogos conseguiu 6 ações em 8).


Ao nível dos Tackles, os números portugueses já não são tão lisonjeiros, correspondendo à 26ª posição com apenas 37% de bolas ganhas.


No jogo aéreo, os números são assustadores: somos a 2ª pior equipa do mundial.


Na soma destas três categorias, ficamos no 26º lugar.


Como é evidente, há vários fatores que são determinantes para a má prestação da seleção até agora, mas a componente física tem sido seguramente uma delas.

12 comentários :

  1. A pouco e pouco o deficiente jogo de Portugal vai ficando à vista de todos.

    Estou muito curioso sobre o que vai acontecer depois do jogo do Gana, onde o mais provável é virmos para casa com o rabinho entre as pernas.

    Se ainda houver vergonha ou algum tipo de espinha dorsal entre 'quem nos representa' haverá despedimentos, demissões e renuncias à selecção. Esta é a minha esperança.

    É urgente que se contrate um treinador a sério com capacidade de renovar a selecção sem ceder a pressões. Vamos ver a vontade dos responsáveis federativos para que isto aconteça.

    Seja como for, desconfio que não se vai passar nada disto, vai-se dizer que é uma pena, mais uma série de baboseiras para encher os ouvidos ao povo, e no fim, continua o bentolas a fazer das dele e Mendes & amigos todos contentes...

    Nunca pensei dizer isto, mas tenho saudades do Queirós!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, infelizmente não me parece que alguma coisa mude. O povo teve o seu folclore, a FPF encheu os cofres, alguns jogadores tiveram a experiência das suas vidas, e a vida continuará para a equipa técnica e dirigentes da federação.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. OFF-TOPIC

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=485266

    Carriço confirmado até 2018

    O Sevilha confirmou esta terça-feira no seu site oficial ter exercido o direito de opção sobre Daniel Carriço, que tinha sido emprestado ao clube andaluz pelos ingleses do Reading na última temporada.

    O defesa português, de 25 anos, assinou pelo conjunto sevilhano por mais quatro épocas e terá custado 1,8 milhões de euros.

    -----------------------------
    -----------------------------

    Carriço era mais um jogador que brincava muito nas selecções jovens, por isso, nunca conseguiu ter muito sucesso no Sporting, mas agora que passou da idade de brincar nas selecções, concentrou-se exclusivamente nos clubes por onde passou e tornou-se titular indiscutível no Sevilha e já ganhou uma Liga Europa, tornado-se cada vez mais valorizado.

    Ainda assim para dissipar quaisquer tipo de dúvidas para não ser chamado à selecção e assim ir brincar neste TORNEIO DE VERÃO Brasil2014, deu uma de panilas na final da Liga Europa e Paulo Bento não o convocou. Está agora a descansar e deverá chegar bem fresco para a preparação da próxima temporada.

    Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

    ResponderEliminar
  3. Reparem nas declaraçoes de ronaldo hoje e fica tudo explicado relativamente ao que aconteceu a portugal neste mundial e o que voltará a acontecer se mativermos paulo bento e se nada for feito no futebol portugues.
    Essas estatisticas sao prova daquilo que portugal fez,muito pouco.
    Aquilo que ronaldo disse eu entendo desta maneira,deixem-se de merdas,nao temos selecçao,o que temos é o melhor jogador do mundo,ou seja o ronaldo é uma pedra o resto sao lapas arragadas a ele.
    No entanto acho que se poderia ter disfarçado melhor estas falencias que equipa tem,se por exemplo PB tivesse levado os melhores.
    Com isto tudo BDC prova mais uma vez que o futebol portugues esta muito mal de saude.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paulo Bento levou os melhores. Jogadores de topo só temos o Ronaldo, o Coentrão, o Pepe e... sendo benévolo, o Nani. Todos os outros são medianos. Portanto ele levou os melhores e em relação aos medianos tanto fazia levar uns como outros. Podiamos pensar no Adrian, no Antunes, no Bebé ou noutro qualquer. O resultado seria o mesmo.

      Eliminar
    2. Paulo Bento não levou os 23 melhores. Aceito que se diga que os nossos jogadores de topo estão lá, mas a verdade é que é bem possível que fizéssemos melhor figura (e quem sabe ganhar aos EUA) se as alternativas de banco fossem outras que ficaram em Portugal.

      Eliminar
    3. Será que a Costa Rica, Chile, Mexico, USA,Colombia, etc,etc.... teem melhores jogadores que Portugal???? Pensem bem !!!

      Eles nao se amedrontam com ninguem... Dá o mesmo igual se jogam contra alemaes ou ingleses..

      Boa condicao física, boa tática e mentalidade ganhadora. Querer é poder !!!!

      Dito isto, só vejo um problema......Paulo Bento----- Veem os jornalistas a bater nele?? Nada como sempre... Escondem-se atrás do C.Ronaldo
      Lembram-se o que fizeram com o C.Queiroz????

      Eliminar
    4. Caro anónimo, é indesmentível que existem seleções que chegaram ao mundial em MUITO melhores condições. E essas seleções também têm muitos jogadores desgastados após uma longa época.

      Nós não temos a qualidade que tínhamos há alguns anos, mas ainda temos matéria-prima suficiente para passar aos oitavos sem grandes dificuldades.

      Ainda não quero entrar diretamente no jogo das culpas enquanto tivermos hipóteses de seguir em frente. Há que esgotar as possibilidades...

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Paulo Bento, inventaste nos jogos de preparacao... Irlanda e México. Diferentes táticas... por se acaso, disseste tu !!! Porque mudaste tudo na hora da verdade, sabendo que o Patrício, Moutinho, Meireles, H.Almeida,Postiga,Pepe,Coentrao,C.Ronaldo estavam lesionados ou mal físicamente..Onde ficaram os teus "tomates" ????

    Pelos jogos que vi na televisao, vou dar-te uma dica--

    EDUARDO Ele é que jogou (Beto?? 1 mes sem jogar) J.PEREIRA, PEPE, NETO (B.Alves tá lesionado, correto?) AMORIM (nao há outro. Que ganda cagada fizeste com o miudo Almeida,Vergonha) NANI, W.CARVALHO, M.VELOSO, VARELA....C.RONALDO e ÉDER

    4-4-2 Ainda ficas com o VIEIRINHA, R.COSTA, RAFA, B.ALVES (meio lesionado) e MOUTINHO (fora de forma,Flop do ano na Franca)

    A ganhar pelo amor à Pátria mas, nao por o milagre de eventualmente chegar aos oitavos....Isso já acabou..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, não sei o que está a planear PB para o Gana, mas Ronaldo tem que ser o 9. Já que não defende, ao menos que se deixe as alas para quem venha atrás.

      Um abraço.

      Eliminar
  5. Carissimo Mestre,

    Permita-me colocar o 'link' de uma notícia veiculada no site do SCP, que resulta do esforço desta NOVA Direcção LEonina em procurar renovar este futebol português cheio de compadrios, esquemas e sistemas... http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_comunicado_230614_129342.asp ...

    Sobre a "equipa de amigos do mendes & bentolas" já nada me apraz dizer, a não ser que a esse BURRO teimoso, e a toda a 'entourage' da federação portuguesa de futebol espero uma recepção no aeroporto condigna com a dimensão da vergonha que nos ofereceram !!! Quase que aposto que não aterram todos na Portela...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. YaZalde, é um passo importantíssimo para o financiamento do futebol português, nomeadamente dos clubes de dimensão mais pequena. Aqui se vê mais um exemplo de uma medida proposta pelo Sporting em que os principais beneficiados até serão outros.

      Um abraço.

      Eliminar