quinta-feira, 26 de junho de 2014

Portugal - Gana: à espera de um milagre

                                                                                                                                         
Há pouco mais de duas semanas, após a vitória categórica contra a Irlanda, estava longe de imaginar que chegariamos à 3ª jornada da fase de grupos numa situação tão delicada como aquela em que estamos metidos hoje.

A palavra milagre tem sido referida por jogadores, jornalistas e adeptos a um ritmo que nos faz pensar que estamos a falar das aparições em Fátima, e não de um jogo de futebol. Mas é mesmo de um milagre que precisamos. Aliás, de dois milagres: uma vitória nossa contra o Gana  e outra da Alemanha aos EUA com números que nos permitam recuperar o abismo de diferença de golos que nos separa dos americanos.

O pior é que, olhando para o percurso dos várias equipas intervenientes, o milagre mais complicado parece ser a nossa vitória. Acredito mais que a Alemanha consiga vencer por 3 golos, do que nós por 2 golos o Gana.

Infelizmente os nossos jogadores parece que também já atiraram a toalha ao chão. Ronaldo demonstrou mais uma vez não saber lidar bem com o fracasso, fazendo declarações que não lhe ficam nada bem após o jogo com os EUA - ainda mais sendo o capitão de equipa. Essa falta de confiança também ficou bem evidente nas palavras de João Pereira, Ricardo Costa e Pepe, os jogadores que entretanto falaram para os jornalistas.

Em relação ao onze, parece-me que se justifica que Paulo Bento faça as seguintes alterações:

  • Colocar Ronaldo a ponta-de-lança, de forma a que joguem dois extremos que desçam a apoiar o lateral. Não é admissível que voltemos a jogar num esquema tão desequilibrado como aquele que vimos no jogo passado. Assim como assim, Hélder Postiga e Hugo Almeida não devem estar aptos, e Éder mostrou muito pouco contra os EUA, pelo que Ronaldo acaba por ser a única opção para o centro do ataque.
  • Retirar os jogadores em pior forma, dando oportunidades a outros que têm demonstrado estar melhor: William Carvalho, Ricardo Costa, Rúben Amorim devem jogar nos lugares de Miguel Veloso, Bruno Alves e Raúl Meireles.
  • A defesa esquerdo, confesso que estou indeciso sobre quem será a melhor opção entre André Almeida e Miguel Veloso. Talvez apostasse em Almeida, apesar de haver dúvidas sobre se estará em condições para jogar.

Independentemente de quem jogue, espero que tentem aproveitar esta oportunidade para deixar uma imagem um pouco mais positiva. Que joguem como se o apuramento estivesse exclusivamente dependendo de nós, indo à procura do golo desde cedo, mandando no jogo e demonstrando um pouco da qualidade que celebrizou o futebol português nestas grandes competições nos últimos dez anos. Qualquer coisa que nos tire parte deste intenso sabor a amargo que as exibições feitas até agora nos deixaram.