quarta-feira, 18 de junho de 2014

Preparação minuciosa?

Sobre a estratégia delineada pela FPF para preparar o mundial                                                  
A propósito das lesões musculares que assolam a nossa seleção, a SIC apresentou ontem um quadro com o que se deve fazer para ambientar uma equipa a um clima diferente.

Na coluna esquerda está Portugal. Na coluna direita a Alemanha.


Portugal chegou ao Brasil no dia 11, cinco dias antes do seu primeiro jogo, estagiando num local que não tem quaisquer semelhanças climatéricas com Salvador e Manaus. A Alemanha estagia desde o dia 8 na Bahia, precisamente no Estado onde realizou o jogo com Portugal.

Media Guide da FPF

A seleção entretanto voltou para Campinas, para um ambiente que não tem nada a ver com o que vai encontrar em Manaus, para onde viajará no final da tarde de 6ª feira. Na noite de domingo, após o jogo com os EUA (a 22 de junho), a equipa regressará novamente a Campinas e no dia 24 viaja para Brasília.

Círculo verde: local de estágio; Círculos vermelhos: locais dos jogos

Não sou ninguém para estar a mandar bitaites sobre este tipo de assunto, mas espero que os profissionais da FPF saibam realmente o que estão a fazer. Admito que não será fácil encontrar as condições ideais de adaptação quando os locais dos jogos são tão diversificados. 

No entanto, todo o folclore de mediatismo à volta da seleção (que começa a ser uma tradição), a oportunidade da tournée aos EUA em vésperas de uma competição importantíssima e um centro de operações tão deslocado de todos os locais dos jogos tornam legítimas as dúvidas sobre se as questões desportivas terão sido intransigentemente defendidas por quem manda na FPF.

16 comentários :

  1. Mestre de Cerimónias.
    Este tema não tem interesse nenhum. Sugiro aqui outros tipos de temas com mais interesse:
    1- Porque razão uma adepta brasileira só conseguiu abraçar o Ronaldo quando vestiu uma camisola que dizia Sagres?
    2- Porque razão o Rui Patricio tropeçou num garrafão de shampoo para a barba?
    3- Porque razão, quando escolheu campo, o Ronaldo preferiu o lado com mais sombra?
    4- Porque razão a selecção não joga com triplo pivô duplo torcido?
    5- Porque razão a Merkel anda a ver jogos no Brasil; só em Portugal existe um Primeiro que trabalha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos discuti-los, então... :)

      1 - Tinha? Não sabia...
      2 - Desde que seja Linic não há problema, já que o Ronaldo é a imagem da marca
      3 - Essa é fácil: é para ver se passa despercebido
      4 - Porque o Freitas Lobo ainda não é o selecionador
      5 - Deve gostar de olhar para as pernas dos jogadores que estão lá em baixo a correr

      Eliminar
  2. É mais giro fazer tournées e cobrar para ver os treinos, ganhar dinheiro à custa da preparação para um mundial (coisa pouca) cuja maior parte dos custos são suportados pelos contribuintes. Mas uma chico-espertice tuga, engendrada por um capo do pinto da costa que tirou o curso nas antas e trabalhou arduamente no dragão....
    Já não bastava a política, agora levámos com estes "tecnocratas" no futebol.
    O futebol deve ser gerido por pessoal que vive para o futebol, não quem vive e se aproveita do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Karl, segundo o Fernando Gomes, os custos de preparação não vão custar um cêntimo ao Estado. Acredito nisso, o que é discutível é que se tente lucrar com algo que não foi feito para dar lucro.

      O futebol devia ser a 1ª prioridade, e não os interesses comerciais.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Olhando para o mapa, também me pergunto quais os critérios que nortearam a escolha de Campinas (São Paulo) para quartel general da nossa seleção. Aliás esta pergunta devia ser colocada aos responsáveis máximos da "nossa " seleção- Porque, a não ser por Campinas ter um clima mais parecido como de Portugal Continental e por isso ser mais agradável para quem "tenciona estar de férias". À parte disso só se os bilhetes de ida e volta forem mais baratos !!!! ou maior numero de voos diretos Brasil Portugal justificam tal escolha, por forma a permitir maior numero de visitas do Jorge Mendes aos seus jogadores. Espero ver satisfeita no futuro a minha curiosidade sobre esta questão...e não acho que seja o Paulo Bento a responder, mas sim alguém com conhecimentos científicos sobre fisiologia do corpo humano de dentro da estrutura da Federação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e se alguém puder ver as imagens da nossa selecção cantando o hino no estádio em Salvador dá para ver as caras "brilhantes" (o suor já a correr???)

      Eliminar
    2. Suponho que seja uma decisão tomada ao nível da direção (Fernando Gomes e Humberto Coelho), porque envolve questões logísticas e financeiras muito relevantes. As equipas técnica e médica devem ser consultadas, mas só isso. Um abraço.

      Eliminar
  4. Este aspecto da preparação é tão ridiculo de ser salientado. O facto de o clima ser mais agradável tem grandes vantagens no treino, se a adaptação fosse assim tão importante quando as equipas vão á russia deviam treinar no congelador. Então e a Holanda? Que ficou no meio da confusão... mas ganhou e já está certo? Há diferentes formas de abordagem á preparação, cada uma com vantagens e desvantagens. Se fissem para lá com 15 dias e chagaseem aos jogos rebentados era porque não deviam sofrer o desgta do clima todos os dias..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Este aspecto da preparação é tão ridiculo de ser salientado."

      A sério?

      http://www.sporttechie.com/2014/06/15/germany-built-their-own-base-camp-in-brazil-for-the-world-cup/

      Eliminar
    2. O link que o anónimo das 15h54 colocou diz tudo. Excelente.

      Eliminar
  5. Mestre, já agora aqui fica um mapa com os climas do Brasil. Muito complexo... A Alemanha teve claramente a tarefa facilitada e, aliás, esta é uma das queixas que se podem fazer da organização, pelo modo como nestas coisas favoreceu os cabeças de série. E estes prepararam-se muito bem, até porque foram ao Brasil para tentar vencer o Mundial. Já Portugal não percebo bem o que foi para lá fazer...

    E só para acabar, já se falava que a FPF iria escolher Campinas antes de se saber os locais onde Portugal iria jogar. Isto é público. Mas pronto, Deus queira que não seja nada e a gente limpe os americanos e o Gana.

    http://www.estudopratico.com.br/climas-do-brasil-tipos-e-mapa/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não tenha sido um jeito ao dono do resort, que é português... :)

      Mas de facto é complicado arranjar um bom local de estágio para jogos em climas tão diferentes.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Em relação ao estágio nos EUA com a realização de dois jogos contra o México e Irlanda trata-se essencialmente de obter receitas para a FPF (e outras Federações) sem grandes custos pois ficam com os jogadores cedidos pelos clubes ao preço da chuva e ainda conseguem dificultar que os clubes possam jogar jogos particulares neste período.

    Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade, é sempre a encher os bolsos da federação. E a indemnização que os clubes recebem é paga diretamente pela FIFA.

      Eliminar
  7. Caro Mestre,

    Toda esta preparação para o Mundial está 'inquinada', desde o inicio... Começando na convocatória, passando pelo estágio no EUA e terminando com a escolha de Campinas, foi tudo, mas tudo uma teia de interesses que está a dar os resultados que todos observamos.

    E atenção, que Domingo há mais... Caso tenham que fazer as malas (como a Espanha), preparem-se que vão ter uma recepção "calorosa" no Aeroporto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente começo a ficar cada vez mais convencido disso, YaZalde. Vamos ver se os jogadores conseguem tranquilizar os nossos espíritos com uma boa exibição contra os EUA.

      Eliminar