quarta-feira, 18 de junho de 2014

Preparação minuciosa?

Sobre a estratégia delineada pela FPF para preparar o mundial                                                  
A propósito das lesões musculares que assolam a nossa seleção, a SIC apresentou ontem um quadro com o que se deve fazer para ambientar uma equipa a um clima diferente.

Na coluna esquerda está Portugal. Na coluna direita a Alemanha.


Portugal chegou ao Brasil no dia 11, cinco dias antes do seu primeiro jogo, estagiando num local que não tem quaisquer semelhanças climatéricas com Salvador e Manaus. A Alemanha estagia desde o dia 8 na Bahia, precisamente no Estado onde realizou o jogo com Portugal.

Media Guide da FPF

A seleção entretanto voltou para Campinas, para um ambiente que não tem nada a ver com o que vai encontrar em Manaus, para onde viajará no final da tarde de 6ª feira. Na noite de domingo, após o jogo com os EUA (a 22 de junho), a equipa regressará novamente a Campinas e no dia 24 viaja para Brasília.

Círculo verde: local de estágio; Círculos vermelhos: locais dos jogos

Não sou ninguém para estar a mandar bitaites sobre este tipo de assunto, mas espero que os profissionais da FPF saibam realmente o que estão a fazer. Admito que não será fácil encontrar as condições ideais de adaptação quando os locais dos jogos são tão diversificados. 

No entanto, todo o folclore de mediatismo à volta da seleção (que começa a ser uma tradição), a oportunidade da tournée aos EUA em vésperas de uma competição importantíssima e um centro de operações tão deslocado de todos os locais dos jogos tornam legítimas as dúvidas sobre se as questões desportivas terão sido intransigentemente defendidas por quem manda na FPF.