sábado, 28 de junho de 2014

Solavancos no arranque da Sporting TV

                                                                                                                                  
Parece que a Sporting TV já não pode ir para o ar a 1 de julho. Desconheço totalmente quais as regras que têm que ser cumpridas para que seja aprovado o lançamento do canal, pelo que também não faço ideia se a responsabilidade do atraso será do Sporting ou da ERC.

O que acho estranho é que numa altura em que qualquer cliente de televisão por cabo tem acesso a canais generalistas e temáticos de toda a espécie e feitio (alguns dos quais exploram de uma forma degradante as manias mais bizarras de pessoas nitidamente desequilibradas), um projeto como a Sporting TV (ou outro canal de efetivo interesse público) tenha que se sujeitar a algo que não é mais que um mero passo burocrático que não traz qualquer valor acrescentado para a sociedade.

Mais ridícula se torna esta situação quando a própria Meo tem um serviço que permite a QUALQUER pessoa tenha o seu próprio canal - que fica disponível para todos os clientes da operadora numa questão de minutos.


Será portanto absurdo que a Sporting TV não comece a transmitir por faltar cumprir um procedimento caduco sem qualquer utilidade aparente.

No entanto, isto não invalida que existam algumas coisas que não me agradam no processo da formação da Sporting TV:
  • O logo do canal: também não gostei do primeiro logotipo que foi divulgado. Os sportinguistas deram a sua opinião nos meios que tinham ao seu alcance e a direção acabou por solicitar a sua alteração. Tudo bem até aqui. Não gostei foi que, no comunicado que anunciou o novo logotipo, a direção referisse que "o produto final apresentado não correspondeu às expectativas do Conselho Directivo". A direção do Sporting será sempre a primeira responsável por todas as áreas do clube, e se o logotipo foi divulgado terá sido certamente com a sua aprovação. É normal que o Conselho Diretivo não seja composto por especialistas em design e imagem, e que aceitem a sugestão dos especialistas na matéria que trabalham para o clube. Foi um tiro ao lado? Foi, e felizmente foi a tempo de se corrigir. Mas aquele comentário no comunicado era completamente desnecessário. Não gosto que a direção do meu clube tente sacudir a água do capote de assuntos pelos quais é responsável.
  • Benfiquistas na Sporting TV: ao ser divulgada a equipa da Sporting TV, ficou-se a saber que alguns dos funcionário do canal são adeptos benfiquistas. Sinceramente, a mim não me incomoda nada. O ideal seria que todos fossem sportinguistas e competentes. Não sendo possível, venham pessoas que sejam benfiquistas (ou de outro clube) e competentes. Prefiro-as a sportinguistas que não tenham jeito para essas funções. O que não faz sentido são discursos como os que foram feitos na altura da re-estruturação do jornal, em que foi referido que todos os novos funcionários subcontratados tinham que ser sócios do Sporting. Isso sim, é populismo. Diz-se que Marco Silva é benfiquista. Isto significa que não serve para o Sporting? Com certeza que não.


De qualquer forma, nada disto deve ser encarado com dramatismo. A Sporting TV é uma experiência nova para o clube, vão haver certamente algumas coisas que não correrão bem ao princípio, e haverão muitos ajustes a fazer ao longo do caminho. O importante é que haja competência para identificar os problemas realmente relevantes e encontrar soluções para que o canal possa servir os sportinguistas da forma que todos desejamos.