quinta-feira, 31 de julho de 2014

A César o que é de Garay

                                                                                                                                         

É jovem, tem potencial, está a adaptar-se a um país novo, a um clube novo, a um treinador novo e a colegas novos... aceito e compreendo isso tudo. Mas será que se o mesmo se passasse com um jogador de qualquer outro clube português, não seria olhado de imediato com uma enorme desconfiança pelos especialistas da nossa praça? Lembram-se do que se dizia de Maurício - também proveniente da segunda divisão brasileira - há um ano atrás, apesar de ter bons desempenhos durante os jogos de preparação?

Mas não, temos que ouvir e ler 1001 atenuantes para os erros que César vai cometendo. Afinal, estamos na presença do novo David Luiz (falo do bom David Luiz, quando ainda equipava de vermelho, considerado pelos nossos jornalistas como um fantástico central - curiosamente, agora alguns desses mesmos jornalistas já acham que é pouco mais do que um cepo), e é importante que o processo de metamorfose de César num craque de nível mundial não seja perturbado por coisas menores como responsabilidades diretas em golos adversários.

(créditos ao blogue Com quem é que joga o Sporting?, por quem soube deste comentário)

35 comentários :

  1. Os assobios seriam para quem?...a lavagem continua dos jornaleiros amestrados.

    ResponderEliminar
  2. Como se chama este funcionário do Benfas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O jornalista chama-se Luís Francisco. Para ser honesto nunca o ouvi com grande atenção no passado, pelo que não sei se este tipo de reflexões é comum nele.

      Eliminar
  3. Ora aí está a "máquina de propaganda lampiónica" a tentar (qual OmO ou Tide) lavar mais branco, isto é, a tentar disfarçar o indisfarçável...

    Então quando este "cão com penas" diz que "...já vimos Eliseu, Bébé...", parece que está a falar de Bale ou mesmo Ronaldo... Enfim, questões de perspectiva... Diria que, muito provavelmente, este Luis Francisco, ou o "Chico" ou quiçá o "Franchico", necessita urgentemente de verificar a graduação das lentes, e, definitivamente, retirar os 'filtros encarniçados' que lhe toldam a visão...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Mais um dia , mais 200 analises artísticas sobre o Benfica , estes antis são completamente obcecados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha que este post é anti-Benfica, caro anónimo? Leia com mais atenção.

      Eliminar
    2. Caro Mestre, boa tarde. Não sou o anónimo das 09:40 e não acho, de forma alguma que o post seja anti o que quer que seja.

      Permita-me, no entanto, concordar que a quantidade de textos sobre contratações do SLB (muitas delas miúdos de 21/22 anos) são,. a meu ver, exageradas e até extemporâneas.

      Sugiro a estes Gestapos da internet que comecem a ouvir o PEdro SOusa na Tvi e coloquem aqui algumas das pérolas do indíviduo (wait...esse é dos "sérios"...)

      Saudações e continue o excelente blog que aqui tem.
      Não partilhando a sua filiação clubísitca partilho certamente o prazer pelo futebol, pelo respeito e pela saudável troca de opiniões.

      Eliminar
    3. Caro anónimo, eu gosto de ouvir o Pedro Sousa, por razões que se compreendem. :) Mas tentando pôr de lado as lentes verdes, acho o Pedro Sousa muito mais isento do que Rui Pedro Braz e Manuel Queiroz, outros dos participantes no mesmo programa.

      Percebo que os sucessivos posts que tenho feito sobre César, Luís Felipe e Bebé, (estes dois últimos mais em tom de brincadeira) possam parecer uma perseguição às contratações do Benfica, mas no caso de César a crítica é dirigida à comunicação social.

      Tirando o Sporting - Benfica para a Taça de Honra não vi mais nenhum jogo do Benfica, pelo que não posso em consciência fazer qualquer tipo de apreciação sobre a qualidade dos jogadores do Benfica. Posso mandar aquelas bocas de que um ou outro pode ser um cepo, mas será mais em jeito de provocar os rivais do que uma avaliação séria.

      De qualquer forma, aceito todos os reparos que os adeptos de outros clubes possam fazer sobre o que escrevo. Ninguém está livre de ser criticado, muito menos alguém como eu que frequentemente escrevo a criticar os outros.

      A rivalidade entre clubes e adeptos dá muito mais interesse a tudo isto, desde que se mantenha o respeito mútuo enquanto debatemos e contrapomos os nossos diferentes pontos de vista.

      Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar
  5. Estes gajos são os maiores!! Apesar de tudo dá para divertir porque levar isto a sério é ser mais idiota do que estes gajos :)

    ResponderEliminar
  6. Mas ele até se justificou: "Eu gosto do César"!
    E até cometeu um erro que podia ter acontecido ao Garay... Mesmo que nunca tenha acontecido!

    Já o Maurício é feio, porco e mau, não tem amigos e os erros que comete só acontecem a jogadores de 2ª divisão...

    É um fartote!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sar, andámos durante meses a ouvir as sinceras preocupações da maior parte dos jornalistas sobre a mais que provável falta de qualidade de Maurício - porque vinha da 2ª divisão brasileira. Um abraço.

      Eliminar
  7. E as laudas ao bebé, nos jornais de hoje, após uma exibição sofrível da nova esperança de 24 anos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dash, é preciso subir o moral, como escreveu o Record na primeira página. :) Até fiquei admirado pelo facto de A Bola ter referido que o Sion poupou jogadores. (tanto quanto ouvi só jogaram com 2 dos habituais titulares - Sion que foi 8º classificado num campeonato com 10 equipas). Por outro lado, a preparação dos suiços está mais adiantada, o campeonato já começou. Um abraço.

      Eliminar
    2. Caro Dash, e as laudas ao Junya Tasubasa Tanaka, essa "esperança" de 27 anos?

      Não acha que esses comentários são, simplesmente, por ter as suas lentes verdes (para usar uma expressão do Mestre) colocadas?
      O próprio Rossell, o trinco do SCP, ao fim de 45'' já lhe choviam elogios.

      Acho que por vezes, muitas, há uma tendência natural para se olhar em excesso para o lado. Esses exageros da imprensa também acontecem no caso do SCP.

      Vidé o ano passado, a título de exemplo o absoluto exagero de comentários com o Freddy Montero face à real valia do jogador (usando palavras suas, trata-se de uma descoberta nova...uma "esperança" de 27 anos)

      Eliminar
    3. O nosso trinco chama-se Rosell

      Eliminar
    4. A diferença é que Rosell realmente mostrou qualidade, que já era esperada, logo no 1o jogo.
      O Bebé, por outro lado, demonstrou mediocridade, que também se esperava, mas que foi mascarada pelos comentadores.

      Eliminar
    5. "iferença é que Rosell realmente mostrou qualidade, que já era esperada, logo no 1o jogo."

      Claro FC, a diferença é mesmo só essa.
      No fundo no fundo os adeptos são é todos iguais...

      Eliminar
  8. Caro Mestre de Cerimónias,
    Concordo consigo que os jornalistas são exagerados, ora em sentido positivo, ora em sentido negativo. Não concordo que sejam benévolos com jogadores de Benfica e desconfiados com jogadores do Sporting. Há jogadores que têm uma "boa imprensa" e há outros que têm azar neste aspecto, independentemente do clube. Por exemplo, no Benfica: o André Almeida é um jogador "banal", mas o Nélson Oliveira já é um "craque" que merecia mais minutos. Outro exemplo, o João Pereira, sempre teve uma "boa Imprensa", jogasse ele no Benfica, no Braga ou no Sporting. outro exemplo, agora do Sporting: o Montero sempre teve muito mais elogios que o Slimani. Só recentemente isto se alterou e foi preciso o Slimani ganhar reconhecimento internacional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, na minha opinião os jogadores do Sporting têm sempre que provar muito mais do que os jogadores do Benfica para poderem receber o mesmo nível de elogios.

      Fala de Montero, mas os elogios só começaram a aparecer depois de marcar 5 ou 6 golos no campeonato. Até após o hat-trick na jornada inaugural com o Arouca, a tendência dos comentários era para dizer que tinha sido um acidente de percurso.

      Admito que as minhas lentes verdes possam ignorar alguns casos em que isto não se passe, mas estou perfeitamente convicto que a tal boa imprensa aparece com maior facilidade para jogadores benfiquistas.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Caro Mestre de Cerimónias,
      São mesmo as suas lentes verdes, o que não tem mal nenhum. Repare que ainda há pouco tempo veio um jogador para o Sporting que foi apelidado pela imprensa de "Novo Messi". Não foi certamente para o desqualificar.

      Eliminar
    3. Essa alcunha não foi colocado pela nossa imprensa, já vinha lá de fora...

      Eliminar
    4. Cada jogador tem várias alcunhas "lá fora". A escolha da alcunha certa foi feita "cá dentro".

      Já agora, a propósito do Montero, fui fazer uma pesquisa. No dia 23/7/2013 foi anunciado que ele viria para o Sporting. No dia 1 de Agosto terá feito o primeiro jogo. O Jornal "A Bola" de 2/8/2013 faz a primeira página com uma grande foto do Montero, que tiunha marcado 1 golo e acrescenta os seguintes títulos: "Aí está Montero"; "Colombiano já marca e dá vitória aos leões"; "foi titular pela primeira vez e chegou ao golo ao fim de 8 minutos"; "Movimentação oportunista para desviar remate de Chaby". Isto prova que os elogios ao Montero surgiram logo ao fim do primeiro jogo. E também prova que o Mestre tem os olhos verdes, o que não tem nada de mal, como eu disse antes.

      Eliminar
    5. Caro anónimo, continuo a pensar de forma diferente. A apreciação generalizada que se fazia não era muito positiva (o que se compreende, pq a pré-época de Montero não foi extraordinária). Um abraço.

      Eliminar
  9. Caro Mestre,
    Anda toda a gente preocupada com o preço do Gauld mas quantas vezes ouvimos dizer que esta estrela custou 3 M €?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-visto, Férenc. O Sporting deve estar proibido de comprar jogadores por mais de 300 mil euros... tudo o que fica acima disso tem as mesmas responsabilidades que os jogadores dos rivais que custam milhões... Um abraço.

      Eliminar
    2. Caro Férenc, são as mesmas pessoas que já andam a opinar em definitivo sobre um miudo como o Talisca que custou 4M de euros e que tem apenas e ano e meio a mais que esse Mini-Messi.

      Lameento, mas não se pode só querer ser sério a falar do SCP e depois limitarem-se a ser quase acríticos quando se colocam nomes do SLB à frente.
      O próprio César, tem 21 anos e custou esses mesmos 3M.

      E ninguém, incluindo o Mestre, se coíbe de comentar como se falasse de gente com 27/28 anso a jogar há meia década na Europa.

      Eliminar
    3. Sabes que isto, no fundo, não tem a ver com jogadores, tem a ver com crítica ou bajulação aos clubes e às direcções, certo?

      Então vamos lá: O Talisca, o melhor jogador da taça de Honra (!) e que fez primeiras páginas ao primeiro jogo? É exactamente isso. Não é preciso que pintem os jogadores do Sporting de ouro se não o são. Gostava apenas, ingenuamente bem sei, que, para a CS, os jogadores do Sporting tenham o mesmo tratamento que taliscas, césares ou luises filipes que custam 2M € e nem ao jogo de apresentação vão. E objectivamente, jogadores do Benfica e do Sporting não têm o mesmo tratamento por parte da CS. O César 'está em processo de adaptação', já o Gauld 'está com dificuldades de adaptação pois só jogou ainda meia duzia de minutos na pré-época'. Queres mais exemplos? Faz scroll neste blog...

      Eliminar
    4. E podíamos falar também em Enzo Peréz, o melhor jogador da liga 2013/14 que nunca foi o melhor jogador do mês.

      Eliminar
    5. É ver a capa da Bola de hoje 1 de agosto e os tais "logios" ao Junya Tanaka.
      Se fizesse isto ao Talisca era mais uma dúzia de comentários.

      Eliminar
  10. Mestre,acho que exagera um pouco. Quanto ao David Luiz, salvo opiniões mais extremadas, que as há em tudo, o consenso é de que é um central muito bom, com aptidões físicas e técnicas de eleição (isso parece-me absolutamente evidente). Os defeitos que lhe apontam, para se ser honesto, já lhe eram apontados quando jogava no SLB: demasiado impetuoso, saídas de bola extemporâneas e por vezes desmedidas.

    Mas é um central que continua referenciado pela 1ª linha do futebol mundial,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não falo da minha opinião de David Luiz, falo de muitos jornalistas que comentaram durante o mundial de que David Luiz é um central banal. E da forma que falaram não se referiam apenas à sua prestação no mundial. As mesmas pessoas que há anos só lhe teciam elogios. Fica aqui um exemplo:

      https://twitter.com/Luis_Sobral/status/488122747164585984

      Um abraço.

      Eliminar
    2. O que eu vejo desse comentário é algo que, genericamente, é da opinião geral. O David Luiz não fez um bom Mundial.
      Mas não acho que a maioria das pessoas tenham globalmente mudado de opinião sobre os seus defeitos e virtudes.

      Eliminar
  11. "Raramente veríamos um lance destes com Garay" palavras dela.....está tudo dito! Mas ele diz...!poderia acontecer " porra que para encaixar a sua visão ele parte de um pressuposto . Grande capacidade de recriar a realidade de forma a poder encaixar nela uma ficção da sua cabeça !!!!Até uma mulher consegue analisar melhor um lance de futebol do que o convidado. Que grande capacidade de analise....depois quando lemos as cronicas do menino, até duvidamos que seja o mesmo jogo que vimos !!!! Haja paciência.

    ResponderEliminar
  12. Mestre, é verdade que as análises pela CS e comentadores, ao desempenho dos jogadores do Benfica e do Sporting são diferentes, com prejuízo para o Sporting. Exemplos: «Carrillo, nunca mais "explode". Quantas épocas demorou (com complacência da CS) Di Maria para "explodir". Defendi, e defendo a inclusão do Bebé nos convocados do Paulo Bento, de certeza que o Bebé não precisa de fazer tantos golos, que fez ao serviço do Paços de Ferreira, para ser convocado, vai uma aposta? Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Pais, basta que Bebé faça 30 minutos em jogos oficiais que estará batido na próxima convocatória da seleção. Também acho que já merecia uma oportunidade para mostrar o que valia antes do mundial, mas as camisolas de facto pesam nas escolhas de Paulo Bento.

      Bom exemplo o de Carrillo e Di Maria. Um abraço.

      Eliminar