segunda-feira, 7 de julho de 2014

A explicação da vitória de Enzo, por Cantinho do Morais

                                                                                                                                      
(retirado da caixa de comentários do post sobre a eleição de Enzo Perez como melhor jogador da liga)

Este prémio ao Enzo Perez faz lembrar uma Volta em Bicicleta. Não é preciso ganhar nenhuma Etapa para se ganhar a Volta. 

Tendo em conta os meses (etapas) disputados, o Enzo (com excepção das etapas Janeiro/Fevereiro e Abril, onde fez 3º e 2º respectivamente) deve ter feito excelentes 4º lugares, chegando sempre à meta envolvido no pelotão, com chegadas ao sprint e fazendo o mesmo tempo (pontuação) que o vencedor da etapa (bem como os 2ºs e 3ºs lugares). 

Nas etapas Janeiro/Fevereiro e Abril, embora não vencendo nenhuma, os 3 primeiros chegaram isolados, envolvidos numa grande fuga, deixando os concorrentes mais directos bem longe, garantindo uma "almofada" pontual (e como o Benfica 2013/2014 necessitou de almofadas pontuais...), que lhe permitiu gerir a corrida, vencendo a Volta. Digamos que estas etapas (Janeiro/Fevereiro e Abril) devem ter sido de Montanha, mais puxadas e dadas a fugas. 

O William, bem, coitado, que nem Candido Barbosa, venceu muitas etapas mas todas ao sprint, a sua especialidade, andando muito tempo com a camisola amarela, mas sem conseguir distanciar-se dos restantes adversários. Nas etapas de montanha, onde se decide a Volta, não teve pedalada e perdeu demasiado tempo para quem é realmente bom, Enzo, Lima e Markovic (especialmente os 2 últimos, a fazerem um excelente trabalho ao "carregar" o seu chefe de fila, o Enzo Perez, rumo à vitória na Volta).  
Há uns anos a Fórmula 1 também era assim. Agora mudou. Vencer Grandes Prémios é fundamental para ganhar o Campeonato. Pode ser que os prémios da Liga também mudem, um dia...