quinta-feira, 24 de julho de 2014

A renovação de Fokobo

                                                                                                                                     
Confesso que fiquei surpreendido pela notícia que o Sporting renovou contrato com Fokobo. O contrato do camaronês já tinha terminado em junho, e parecia mais ou menos inevitável a saída do jogador após um longo impasse nas negociações. Na época passada, o camaronês foi opção regular até janeiro na equipa B mas deixou de ser opção - presume-se que o afastamento se deve à recusa em estender a ligação ao clube.

Olhando concretamente para este braço de ferro entre Fokobo e o Sporting, não se pode dizer que alguém tenha saído diretamente vencedor. O clube encostou Fokobo durante meio ano, não podendo tirar proveito desportivo dele e, pior, atrasando a evolução do jogador numa altura da carreira em que uma utilização contínua é fundamental. 

No entanto, numa perspetiva de médio / longo prazo esta renovação é um sinal muito positivo para evitar outras situações idênticas no futuro. Como é evidente, parto do princípio que o Sporting não cedeu às pretensões iniciais do jogador e propôs um contrato dentro da política salarial praticada os restantes jovens da academia.

Não quero dizer com isto que ache que as condições propostas aos jogadores formados pelo clube sejam rígidas. Cada caso é um caso e a política salarial deve prever exceções para jogadores com potencial e talento extraordinário, mas como é evidente dentro de limites razoáveis. Os jogadores têm que compreender que ainda não são um produto acabado, que num prazo relativamente curto poderão ver os seus vencimentos substancialmente aumentados, e que o clube que mais probabilidades lhes dará para lá chegarem é precisamente o Sporting. Mantenha o clube a coerência no rumo e certamente que as situações de rotura com jovens da academia acabarão por ser cada vez menos.

Daí ser, a meu ver, particularmente importante a decisão de se levar uma série de jovens da equipa B para o estágio da Holanda. É fácil perceber que existirão sempre muitos clubes que a qualquer altura podem propor salários muito superiores aos nossos jovens, pelo que o Sporting não pode menosprezar a importância de os manter motivados, fazendo-os saber que a qualquer momento pode chegar a sua oportunidade para subir ao plantel principal - na prática, aquilo que o Sporting sempre soube fazer, que faz parte da nossa cultura, e que nos distingue dos restantes clubes em Portugal.