segunda-feira, 21 de julho de 2014

A transmissão da BTV do Sporting - Benfica

                                                                                                                                      
Não sou nem de perto nem de longe um espectador assíduo da Benfica TV. Até hoje assisti a pouquíssimos jogos transmitidos pelo canal e, tanto quanto me lembro, os comentadores desses jogos foram sempre a dupla Hélder Conduto / Toni, pelo que ainda não tinha tido a oportunidade de ouvir nem Valdemar Duarte nem Calado.

Em relação a Valdemar Duarte, sempre gostei de o ouvir na RR, TSF e TVI. Antes de ter sido contratado pela Benfica TV nunca me apercebi das suas preferências clubistas. Ontem, ao serviço da Benfica TV, pareceu-me que fez um bom trabalho - não totalmente isento, mas num nível perfeitamente aceitável atendendo à matriz do canal. Até dispensou, aqui e ali, elogios a ações de jogadores do Sporting.

Devo dizer que preferia ouvir um jogo narrado pela dupla Valdemar Duarte / Toni do que pela esmagadora maioria dos comentadores que os restantes canais têm.

Agora, se a ideia da mudança de nome de Benfica TV para BTV é para tentar fazer cair a imagem de um canal associado a um clube, é melhor que arranjem alguém menos faccioso e lambe-botista que o Calado para comentar os jogos. Foi um festival de disparates, exageros e distorções da realidade que chegam a ser confrangedores até para mim, que não sou benfiquista.

A minha caladesque preferida foi disparada por volta dos 93 minutos e 20 segundos de jogo (a 40 segundos do final dos descontos, portanto), em que disse qualquer coisa parecida com isto: 

"O Sporting não está a conseguir assentar jogo porque o Benfica está a pressionar muito alto."

Repito, isto foi dito a 40 segundos do fim, quando o Sporting já só estava preocupado em afastar a bola para o mais longe possível da sua área para queimar tempo, enquanto que o Benfica arriscava tudo para tentar chegar à igualdade.

No quadro de honra fica também outra observação que fez a cerca de 5 / 10 minutos do final, em que disse que o Benfica estava a fazer tudo bem e que era uma questão de tempo até conseguir marcar golo - quando era evidente que o Sporting tinha o jogo controlado e até acabou por dispôr de melhores ocasiões para dilatar a vantagem.

Patético.

Na flash interview tudo decorreu de uma forma muito profissional.

Para o fim ficou reservada uma surpresa desagradável: é triste e um sinal de pequenez que não tenham mostrado a entrega do troféu. Se tivesse sido o Benfica a ganhar fariam o mesmo? É que sendo responsáveis pela transmissão de toda a competição, não deviam interromper a emissão antes desse momento. Estão a defraudar as expetativas dos 2 ou 3 clientes sportinguistas que assinaram o canal por não conseguirem encontrar um stream decente (não foi o meu caso, consegui ver o jogo num stream muito bom). Salvaguardando as devidas distâncias, acham que seria normal se a televisão brasileira não mostrasse a entrega das medalhas à Holanda após terem derrotado o Brasil no jogo para definição do 3º e 4º classificado do mundial?

29 comentários :

  1. Transmissão da entrega da taça!? Boa comparação com a copa do mundo sim senhor... LOOOL!!! Devem julgar que ganharam champions ou a taça da liga!

    O Calado também falou dos dois penalties não assinalados e do vermelho por mostrar a um jogador do Sporting? Ou sobre isso não há nada a dizer? É que parece que não foi só Sporting que apareceu em campo numa fase de preparação... adiantada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, não acho que a competição seja importante, daí o "Salvaguardando as devidas distâncias".

      Que dois penáltis não assinalados? Vi apenas o Gaitan a tentar fazer mergulhos artísticos, isso sim. E que vermelho? O do Bernardo Silva?

      Eliminar
    2. O Anónimo é burro. És burro, anónimo. És um benfiquista burro. Engoles tudo o que o Calado te dá e gostas de engolir.

      Eliminar
    3. Quando a galinhola refere " É que parece que não foi só Sporting que apareceu em campo numa fase de preparação... adiantada.", estará, porventura a referir-se ao árbitro?!?! ahahahahah, só pode ser piada de galináceo...

      Se o SCP parece que está numa fase mais avançada, isso significa que estão a ser mais competentes nos treinos, pois as galinhas, mesmo 'escondidas' num galinheiro ali pros lados do Seixal, encontram-se a treinar exactmente ao mesmo tempo do SCP...

      E o Melão continua a inchar!!!

      Eliminar
    4. A cotovelada do Jefferson não foi agressão? Eh pá... que parcialidade! Se fosse o Maxi a fazer isto pediam logo para ser irradiado...

      O Bernardo Silva é um exemplo de fair play, depois desse lance infeliz teve a decência de se desculpar ao adversário, e voltou a fazê-lo no fim do jogo. Merece mais consideração da sua parte.

      Mergulhos artísticos, está bem. Estou para a ver como vão avaliar casos idênticos a favor do Sporting ao longo da época.

      Eliminar
    5. @YaZalde, obviamente que é ao árbitro! Bem sei que tem motivos para sorrir depois de um jogo onde TODOS os lances divididos foram decididos a favor do Sporting. Se isto não é já um estado adiantado de preparação da arbitragem não percebo como é que o juiz da partida foi tão constante neste critério.

      Eliminar
    6. Preocupem-se é que equipa vão vocês ter... O colinho da época passada já tá esquecido?

      Preocupem-se com as 'negociatas' do vosso presidente no seio do clube, é que afinal o maior passivo ainda é o vosso, e com as 'papoilas' a voarem dali para fora a um ritmo alucinante, e a preços de saldo, isso indica que que o desespero é grande...

      Andam a molhar-lhes o bico com aguardente...

      Eliminar
    7. @YaZalde, também estou preocupado com isso tudo e estou muito pessimista quanto às conquistas deste ano. Acho que está a ser tudo feito para o porto passear neste campeonato, mas vocês guardem lá a taça de honra (com direito a festejos de champions) no vosso museu e depois continuem a dedicar o vosso tempo a atacar o benfica.

      Eliminar
    8. Talisca andou a distribuir pancada o jogo td, sem um único cartão. Tudo normal, é jogo de pré-época, certo?
      Bernardo Silva teve uma entrada a matar sobre Heldon, mas como é bom rapaz deve ser desculpado.

      Do outro lado, foi realmente falta do jefferson sobre o Lima, mas para vermelho? LOL, entradas desta tem o maxi em tds os jogos (e não estou a exagerar). As expulsões que lhe são perdoadas são por comportamentos mais violentos, e igualmente regulares...

      Não tirem as palas não. O Jesus já se começou a queixar da falta de qualidade. Quando começar a correr mal, já tem desculpa para se pôr a andar para o Valência ou assim.

      Eliminar
    9. Oh caro anónimo, o facto de ser bom rapaz não apaga o facto de ter entrado com os pitons à perna de um adversário. Isso não faz dele um rufia, mas era falta para cartão vermelho.

      Quanto à falta do Jefferson, acho que merecia amarelo. Comparar o Jefferson com o Maxi é absurdo: o Maxi é um jogador maldoso, ao Jefferson nunca vi no ano passado uma falta maldosa - foi no entanto dos jogadores mais castigados pelos adversários, muitas delas sem sequer um cartão.

      Eliminar
  2. Mestre, a btv é um aborto. Se dúvidas houvesse - e não havia NENHUMAS - jamais o Sporting ia vender os seus direitos de transmissão a essa estação, quando o actual contrato terminar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, o Benfica teve uma decisão corajosa ao passar a transmitir os seus jogos. Eticamente é duvidoso, mas politicamente foi uma aposta ganha. Enquanto continuarem a ser um canal declaradamente benfiquista vejo-os com tanta legitimidade como o nosso canal (apesar de achar que os sócios e adeptos benfiquistas estão pior servidos porque têm que pagar para ver jogos das modalidades, equipa B e camadas jovens).

      Quererem ser mais do que um canal de clube parece-me absurdo... mas parece ser esse o rumo que vão seguir.

      Como é evidente, o Sporting nunca venderá os seus direitos ao Benfica. Seria contra-natura e absurdo.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. O corte da transmissão foi uma coisa muito simples, que é agradar ao cliente. Não é sério, mas é popular, e isto é precisamente aquilo que caracteriza o benfica: não é sério, mas é popular. Portanto, foi uma decisão coerente.

    ResponderEliminar
  4. Mestre, por acaso também registei o comentário dos 93 minutos e 20 segundos de jogo... lá em casa desatámos todos à gargalhada......Acho que se tratou apenas de um manobra de branqueamento da (má) exibição., tom não adotado pelo J Jesus que disse com as letrinhas todas e para quem quis perceber as indiretas : " fez se o que se pode fazer, porque não está disponível qualidade para mais" (não foi bem isto, mas era o que queria dizer em Jesuês).
    Também acho que deviam ter dado a entrega do trofeu, não o fizeram porque não quiseram . Bastava interromper o programa em estúdio durante 1 minuto...mas acho que os Benfas não tinham Kompensans disponível em quantidade suficiente eheh. Mais uma razão para as Televisão de alguns clubes não fazerem cobertura de qualquer prova. Só faltou irem apagar as luzes e ligar a relva (onde é que já vi isto ?) Bom jogo do Sporting, a mostrar que continuamos no bom caminho. E pró Calado ....CALADO ÈS UM POETA .
    AF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AF, de facto não lhes cairiam os parentes na lama por mostrarem durante um ou dois minutos a entrega do troféu. Lamentável.

      Em relação aos comentários do Calado, nem sequer os benfiquistas estão para aturar aquilo.

      Um abraço.

      Eliminar
  5. Os lampiões não tiveram uma oportunidade de golo! Não deram luta.Eles deviam era preocupar-se com a venda do galinheiro ao desbarato! Pois é, o Bes (de outrora) faz-vos muita muita falta...E nós é que estávamos falidos,ha,ha,ha. A não transmissão da entrega da Taça deve servir de aviso e lição: benfica tv, nunca mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, Nuno Lobo pareceu muito satisfeito com a forma como tudo correu. Pena apenas que tenha sido o Sporting a vencer a prova e Marcelo ser o melhor GR...

      Eliminar
  6. "Talisca apresenta muito desgaste porque já jogou mais de 70 minutos" - devia ser o único até aquela altura a ter jogado 70 minutos;

    "Bernardo Silva joga a bola e depois não pode evitar o choque. Um jogo a sério nem amarelo seria" - claro que não!

    "Já vi marcarem-se penaltys por menos" (após mergulho e berro de Gaitan) - claro que viste! na Luz não é preciso muito. Vai ver o penalty contra o Arouca ou aqueles mergulhos do Simão e Karadas (isto só na Luz...)

    "estas entradas podem lesionar.." (após choque de Jefferson, que para mim é falta, sobre Lima)

    "............" (silêncio após paus de Talisca, João Teixeira, César, Luis Filipe a Capel, Martins, Adrien)

    "jogo muito equilibrado" - onde? nos primeiros 30 segundos?

    "de realçar a presença de 4 elementos da formação do Benfica" - todos juntos deu para aí 200 minutos. Uau. Só o Sporting jogou com 4 de inicio, mais 2 na 2ª parte.

    uma comédia. Eu diria que nunca as palavras Melão e Calado estiveram tão bem unidas. Mas se calhar estava a mentir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, também me apercebi da maior parte desses comentários... que classe! :)

      O único comentário que é compreensível é da presença de 4 elementos da formação - é um acontecimento raro nos últimos 10 anos, por isso fazem bem em salientar isso.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Sim, 4 elementos da formação é quase uma overdose. Tantos assim, só mesmo nos 30 pré-convocados por Bento para o Mundial.

      Eliminar
    3. É verdade, Paulo Bento é um visionário... :)

      Eliminar
  7. Meus caros,
    quando JJ falou que falta qualidade referia-se à qualidade evidenciada pelos seus atletas Manuel Mota, João Capela, Duarte Gomes, Proença, e outros.
    Estes, que ainda se encontram de férias, irão, a seu tempo, impor a sua qualidade e fazer pender a balança para os lados do clube lã-pião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes comentários dão pena. O blog merecia mais que está cefaleia pavloviana.

      Posso ser do clube A e falar abertamente de futebol com alguém do clube B.

      Mas que conversa frutífera espera alguém que depois de um jogo de pré-época vem com a "conversa do costume"?!

      Prova que é bem pior que aquilo que critica.

      Eliminar
  8. O Benfica esteve sem duvida muito abaixo daquilo do que era a época passada,tendo o Sporting dominado por completo o jogo.Gostei muito do rosell,parece-me ser um bom jogar e bastante raçudo.No compto geral a equipa esteve toda ela bem,todos os sectores certinhos,sem dar grandes abebias.Vamos agora ver com a epoca em curso o que esta equipa pode dar,eu no me entender acho que pode ser um boa surpresa esta euipa do sporting.
    O benfica,esse parece-me em maus lencois,vendas ás carradas de jogadores quando se nota que estes que agoram vieram nao tem a mesma qualidade.Sendo a defesa o ponto critico,ja que com a venda de garay o benfica necessita de um bom central,nao achando por isso eu que cesar será grande aquisiçao,luisao esta velho,depois existe jardel e steven vitoria(este acho que nao demora muito a sair,vai ter guia de marcha) que na minha optica nao sao grandes jogadores,depois tem o meio campo,que diga-se esta fraquito e se sair o enzo nem quero imaginar o buraco que vai ser esta equipa.
    No ataque acho que esta bem servido,tem cardozo,lima ,tem bons extremos e derley é bom jogador nao fosse o sporting ter andado atras dele.
    Enfim vamos ver o que será este campeonato,mas aposto que será bem dificil.
    Bom jogo mostramos mais uma vez que este novo sporting é forte mesmo com pouco e que este ultimo ano nao foi por acaso mais uma vez como muitos querem fazer ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, também me parece que o ponto em que o Sporting está é bastante bom atendendo ao pouco tempo de trabalho. A defesa esteve seguríssima, já se percebeu que o meio-campo terá muito mais alternativas de qualidade, apenas a questão do ataque me preocupa.

      Quanto ao Benfica, estou convencido que ainda se vão reforçar com jogadores de nível superior. Jesus já deu o aviso que falta qualidade nos jogadores, e é bem possível que acabem por contratar algumas trutas para deixar treinador e adeptos mais tranquilos.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. A mim tambem me preocupa a questao do ataque,mas so no caso de sair slimani,ja que e dificil arranjar alguem como ele,ponta de lança possante,com bom jogo de cabeça e lutado er ainda por cima barato.

      Um abraço

      Eliminar
    3. Sem dúvida, Slimani é um jogador que faz muita falta para resolver jogos contra adversários mais fechados. Será uma baixa importante caso seja vendido para outro clube, e muito difícil de substituir. Um abraço.

      Eliminar