segunda-feira, 21 de julho de 2014

A transmissão da BTV do Sporting - Benfica

                                                                                                                                      
Não sou nem de perto nem de longe um espectador assíduo da Benfica TV. Até hoje assisti a pouquíssimos jogos transmitidos pelo canal e, tanto quanto me lembro, os comentadores desses jogos foram sempre a dupla Hélder Conduto / Toni, pelo que ainda não tinha tido a oportunidade de ouvir nem Valdemar Duarte nem Calado.

Em relação a Valdemar Duarte, sempre gostei de o ouvir na RR, TSF e TVI. Antes de ter sido contratado pela Benfica TV nunca me apercebi das suas preferências clubistas. Ontem, ao serviço da Benfica TV, pareceu-me que fez um bom trabalho - não totalmente isento, mas num nível perfeitamente aceitável atendendo à matriz do canal. Até dispensou, aqui e ali, elogios a ações de jogadores do Sporting.

Devo dizer que preferia ouvir um jogo narrado pela dupla Valdemar Duarte / Toni do que pela esmagadora maioria dos comentadores que os restantes canais têm.

Agora, se a ideia da mudança de nome de Benfica TV para BTV é para tentar fazer cair a imagem de um canal associado a um clube, é melhor que arranjem alguém menos faccioso e lambe-botista que o Calado para comentar os jogos. Foi um festival de disparates, exageros e distorções da realidade que chegam a ser confrangedores até para mim, que não sou benfiquista.

A minha caladesque preferida foi disparada por volta dos 93 minutos e 20 segundos de jogo (a 40 segundos do final dos descontos, portanto), em que disse qualquer coisa parecida com isto: 

"O Sporting não está a conseguir assentar jogo porque o Benfica está a pressionar muito alto."

Repito, isto foi dito a 40 segundos do fim, quando o Sporting já só estava preocupado em afastar a bola para o mais longe possível da sua área para queimar tempo, enquanto que o Benfica arriscava tudo para tentar chegar à igualdade.

No quadro de honra fica também outra observação que fez a cerca de 5 / 10 minutos do final, em que disse que o Benfica estava a fazer tudo bem e que era uma questão de tempo até conseguir marcar golo - quando era evidente que o Sporting tinha o jogo controlado e até acabou por dispôr de melhores ocasiões para dilatar a vantagem.

Patético.

Na flash interview tudo decorreu de uma forma muito profissional.

Para o fim ficou reservada uma surpresa desagradável: é triste e um sinal de pequenez que não tenham mostrado a entrega do troféu. Se tivesse sido o Benfica a ganhar fariam o mesmo? É que sendo responsáveis pela transmissão de toda a competição, não deviam interromper a emissão antes desse momento. Estão a defraudar as expetativas dos 2 ou 3 clientes sportinguistas que assinaram o canal por não conseguirem encontrar um stream decente (não foi o meu caso, consegui ver o jogo num stream muito bom). Salvaguardando as devidas distâncias, acham que seria normal se a televisão brasileira não mostrasse a entrega das medalhas à Holanda após terem derrotado o Brasil no jogo para definição do 3º e 4º classificado do mundial?