segunda-feira, 28 de julho de 2014

Futebol de Perdição

Estreou na última sexta-feira, na Sporting TV, o programa Futebol de Perdição. Moderado por Diogo Beja (animador das Manhãs da 3), o programa conta com a participação de José de Pina (representante sportinguista do Sacanas sem Lei), Vasco Duarte (o Falâncio dos Homens da Luta) e Diogo Faro (comediante que confesso que não conhecia), que comentam os últimos acontecimentos do nosso futebol. Aldo Lima também aparece no genérico mas não participou no 1º programa.

Foram 50 minutos bem passados a falar do Sporting e a malhar saudavelmente nos nossos rivais, em que tanto se comentam de forma mais séria as opções de Marco Silva e os golos de Tanaka, como mais a brincar os motivos que terão levado Lopetegui a construir a sua torre no Olival ou mesmo os efusivos festejos de Luís Felipe ao conseguir fazer um corte para canto na final da Taça de Honra.

Imaginem o programa Dia Seguinte, mas ao contrário: em vez de ter um moderador e três comentadores que se levam demasiado a sério e que passam o programa a ridicularizar o Sporting e a elogiar Benfica e Porto, temos em Futebol de Portugal quatro sportinguistas que falam de forma descontraída de tudo aquilo que os nossos rivais evitam abordar (o que de bom o Sporting faz e o que de mal eles fazem).

Prestações individuais:
  • José de Pina foi o Adrien do programa, já está em grande forma e foi o motor da equipa 
  • Vasco Duarte foi Carrillo (o bom), muito em jogo, com uma grande assistência para golo ao referir-se a Pina como "o Seara do Sporting" e um golo de bandeira ao cantar um comovente hino a Talisca, a nova estrela do Benfica
  • Diogo Faro foi Slavchev, mais escondido do jogo, claramente em fase de adaptação, mas revelou potencial e podemos esperar uma subida de rendimento à medida que for participando em mais programas
  • Diogo Beja foi Rosell, grande leitura de jogo e grande precisão de passe a colocar a bola nos pés dos colegas 

Para quem não viu o programa, aqui fica o vídeo disponibilizado pela Cortina Verde (que tive conhecimento através do Sporting com Filtro). Vale bem a pena.

33 comentários :

  1. Gostei imenso de ver.

    Não consegui ver na Sexta feira mas no Sabado vi a gravação na box (grande invenção sem dúvida).

    Para mim José de Pina está um passo à frente dos outros eu diria que é um William.

    Gostei do Vasco e as suas piadas e do Diogo e a sua juventude.

    Falta o Aldo Lima a ponta de lança.

    Brincou-se com os adversários sem desprezar e uma análise lucida dos reforços e da equipa do SCP.

    Reforço que todos consideraram que era cedo para tirar grandes ilações mas o trabalho do SCP era positivo. Sem falsos elogios para o SCP.

    Até se falou de Kubrick e toda a gente conhecia, gostei e muito, um nível muito elevado.

    As galinhas tinham um programa parecido na Boitv que era o "canela até ao pescoço" e o nivel era muito fraquinho, muito mas muito barrasco.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, foi como eu, também vi no sábado. O tipo que inventou as gravações automáticas devia ganhar um Nobel. :)

      Um abraço.

      Eliminar
  2. "As galinhas tinham um programa parecido na Boitv que era o "canela até ao pescoço" e o nivel era muito fraquinho, muito mas muito barrasco."


    Claramente não é defeito, é feitio.
    Tudo o que se fala dos adversários tem que ser a criticar e a mandar abaixo.
    Que mundinho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe lá virgem ofendida, é que os adversários e a imprensa em geral têm tratado o SCP tão bem.

      Já agora outra perola mestre e se a principal contratação do SCP para o ataque fosse um jogador das reservas do Man United que andou a rodar no Rio Ave e no Paço nos dois últimos anos? Era o desinvestimento, era a falta de qualidade dos reforços etc como foi o benfica a contratar o Bébe é um jogador excelente. Para mim o Heldon e o Derley são melhores que ele.

      SL

      Eliminar
    2. Também podíamos falar na diferença de tratamento que Maurício e César tiveram. Maurício vinha da 2ª divisão brasileira, só podia ser flop. César parece poder vir a ser o parceiro ideal para Luisão...

      Eliminar
    3. ò green á dois meses andavam os sportinguistas todos a desejar o b´bé e a dizer que era o melhor extremo PT e que o PB o devia ter convocado!

      Eliminar
    4. Quais sportinguistas???????

      Só se não percebiam um minimo de futebol?

      SL

      Eliminar
    5. Eu acho que Bebé poderia ter lugar nos 23 que foram ao mundial, mas nunca a extremo. Só a PL.

      Eliminar
    6. Vê na vossa tasca!

      Eliminar
  3. Obrigado por colocar o link para o programa, Mestre. Não consegui ver todo quando estreou e depois não apanhei as repetições na Sporting TV.

    E para os adeptos dos outros clubes, sim, também falamos neles. E no nosso canal temos comediantes a falar neles que ao menos têm graça, além de que a sua agenda é clara, ao contrário do que se vê na TV generalista. Nenhum sportinguista se pode rever em programas que têm um ROC (esta figura ridícula vai voltar outra vez ao "Trio de Ataque", em vez de desaparecer de vez das televisões) ou um Jorge Gabriel a "representar" o Sporting. Isso é "cagar" autenticamente no nosso clube. Pois agora têm a resposta, com a nossa "armada" do riso, que não vai poupar nada nem ninguém... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou-me acrescentar o Eduardo Barroso, que também não interessa nada como comentador. Já foi um "lambuças" e agora é todo "brunista", mas no essencial não percebe nada de futebol. Um exemplo de como este tipo de programas é só picardias inúteis e conversa da treta.

      Eliminar
    2. Caro anónimo, Eduardo Barroso não percebe nada de futebol mas ao menos assume-o - não se arma aos cucos como o ROC e o JG, que falam como se fossem mestres da tática. EB tem o coração muito perto da boca, mas parece-me genuíno e apaixonado pelo Sporting, o que o torna bem melhor do que os outros dois... Um abraço.

      Eliminar
    3. Nunca foi um lambuças, sempre fez parte da lista de Bruno de Carvalho

      Eliminar
  4. Gostei muito!

    Aquela das mensagens subliminares que o governo anda a enviar, através do beifica e da fuga das galinhas, para o povo emigrar, foi muito boa!
    Acho que o lopetegui ainda se vai socorrer dos esquemas tácticos que o Pina sugeriu...
    Com o Falâncio vamos ter novos hits musicais todas as semanas!
    O Aldo Lima vai acrescentar qualidade e imprevisibilidade na frente de ataque!
    O Diogo Faro é jovem e tem muita margem de progressão, ainda vai brilhar!

    PS. Ontem adorei ver os especialistas do FM, os adoradores dos "craques" no papel, os adeptos do cheque e vassoura e das revoluções a chocarem de frente com a realidade no morcão.
    E o lopetegui ainda diz que espera mais reforços! Força na caneta e que não te faltem cheques!

    Enfim, o nosso Sporting é que só vai ganhando e jogando bem por defrontarmos equipas fracas e jogarmos com a mesma equipa do ano passado (o que dantes era um elogio, esta época passou a desculpa para as vitórias...)...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sar, mesmo assim poucos nos tomam por candidatos ao título. A maior parte coloca reservas em relação à qualidade do onze do Sporting, mas ninguém parece duvidar que Benfica e Porto vão ter equipa para o título, apesar das revoluções que estão a operar.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Vocês são mesmo chorões... se vos consideram candidatos é porque estão a fazer pressão se não vos consideram é porque estão a faltar ao respeito.
      Se dizem que vocês estão mais adiantados porque mantêm a equipa é porque é desculpa para as vossas vitórias, se dizem que os outros estão atrasados porque ainda faltam jogadores é porque estão a desculpar os outros.

      Eliminar
    3. Caro anónimo, ainda a época passada não tinha terminado e já havia jornalistas que não nos consideravam candidatos ao título.

      Quanto ao adiantados / atrasados é mesmo assim. O "adiantados" é dito de forma depreciadora, dentro do tipo "ganham mas já não vão muito mais para além disto". Os outros que estão "atrasados" é pq a equipa é nova, mas continuam a ser os favoritos.

      Se fosse ao contrário, Benfica e Porto adiantados na preparação, seriam uns candidatos naturais. Se o Sporting estivesse atrasado nem imagino o que se diria.

      Vai sempre tudo bater ao mesmo porque há uma cultura na comunicação social em desvalorizar o que o Sporting faz. Marcelo defendeu um penálti no sábado, mas o comentador de serviço nem fez nenhuma referência a isso, limitou-se a dizer que o penálti foi mal marcado.

      Isto é o business as usual na nossa CS. Não é nenhum complexo nosso. As coisas são mesmo assim.

      Um abraço.

      Eliminar
    4. Mestre, podemos ser candidatos mas nunca seremos favoritos.

      Primeiro porque enquanto os adversários continuarem a investir como o porto o faz eles é que serão sempre favoritos destacados.

      Mas sobretudo seremos sempre os menos favoritos ao defrontar os Motas, Gomes, Proenças, etc.
      SL

      Eliminar
    5. Mas é alguma mentira que os "outros" estão à frente? O porto só não é campeão se o treinador flhar porque a nível de plantel é superior aos outros (sou benfiquista). Segundo a vossa conversa no caso do Benfica até nem devia haver grande problema em perder os jogadores todos, segundo vocês eram todos muito fracos... Oblak ja era pior que o Patrício por isso continuamos atrás nessa posição, Siqueira era pior que Jefferson por isso continuamos atras.. Etc. Etc... Para os restantes.
      Só estranho é quando se queixam que o Benfica contrata jogadores para os roubar de vocês e esses jogadores são dispensados... Afinal os vossos jogadores são tão bons que aqueles em que vocês estão interessados para se reforçarem e que depois vão para outro lado são dispensados. Ex. Djavan era melhor que o Jefferson (quando interessava) mas foi para o Benfica e foi dispensado no entanto o Jefferson que seria suplente (quando o dja interessava) afinal é melhor do que os concorrentes que fizeram o dja ser emprestado.

      Eliminar
    6. Calma lampião,
      Aqui ninguém tem culpa dos negócios que o teu presidente faz, tornando o teu clube um entreposto de jogadores que nem um minuto jogam com a camisola vermelha.
      Só na tua cabeça é que o Djavan e o Loris são melhores que o Jefferson. Só na tua cabeça é que achas que os íamos contratar para serem titulares como fez o teu presidente.
      Rapidamente descobriram que levaram mais dois barretes e que alguém meteu mais dinheiro ao bolso com comissões à conta do Benfica...

      Eliminar
    7. Quem disse que o Djavan é melhor que o Jefferson? O facto de o Benfica contratar toneladas de jogadores de que não precisam ou que só após a contratação se apercebem que não servem é um problema do Benfica, não do Sporting.

      Também o Benfica foi contratar jogadores que nós dispensámos, como o Carlos Martins ou o Djaló. O que é que isso quer dizer? Nada.

      Eliminar
    8. O Inácio até diz que são favoritos e estão na "pole position"...Depois disso, não há culpa que se possa atribuir a A ou B por colocar pressão.

      Eliminar
  5. Muito obrigado pelo link para o programa. Para quem não vive em Portugal é essencial!

    Quanto ao conteúdo gostei bastante. O Vasco não está nada atrás do Pina. O que mais me fez rir foi aquela dos jogadores do Benfica perdidos às voltas com os carros a tentar saír de Carnide como se estivessem num pesadelo e também a da redoma de vidro no autocarro do SLB para proteger o Raúl José e o Shéu dos ataques de fúria do JJ. Muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses também foram bons momentos, Chirola. :) Um abraço.

      Eliminar
  6. ««O porto só não é campeão se o treinador flhar porque a nível de plantel é superior aos outros (sou benfiquista).»»

    Trocas mais importantes do porto em relação há um ano:

    Mangala - Martins
    Otamendi - Reyes
    Fernando - Casemiro
    Lucho - Brahimi
    Varela - Tello
    Jackson - Adrian (provavelmente...)

    Isto nem no papel me parece mais forte, mas admito, jogo pouco FM e os jogadores/treinador têm a palavra.

    ««Só estranho é quando se queixam que o Benfica contrata jogadores para os roubar de vocês e esses jogadores são dispensados...»»

    Excelente política, os jornais inventam 50 contratações para o SCP e o beifica desses, vai buscar pelo menos 25 e dispensa 3/4. Força camarada, eu pelo menos não me queixo! E claro, os dispensados do beifica são melhores que os titulares do SCP. É só ver as carreiras fulgurantes de hugo vieira, fariña e outros que tal...
    Já existia a teoria dos suplentes do beifica serem melhores que os titulares do SCP (rui pedro braz...). Esta de até os dispensados serem melhores, está ao nível de uma qualquer super-teoria unificadora...

    Aliás, se o SCP tivesse conseguido contratar algum dos 18 laterais esquerdos que o beifica do reino de jasus nos roubou (Sepsi, Shaffer, César Peixoto, Fábio Coentrão, Carole, Emerson, Capdevilla, Luis Martins, Luisinho, Melgarejo, André Almeida, Bryan, Sílvio, Bruno Cortez, Siqueira, Djavan, Loris Benito, Eliseu) estávamos condenados a jogar com 11 laterais esquerdos tal a sua qualidade quando comparada com os plantéis fraquíssimos do SCP.

    ««Mas é alguma mentira que os "outros" estão à frente?»»

    Eu diria que estão muuuuuuuuuuuuuito à frente! E ainda só fizeram para aí 12 contratações cada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tello é 10 vezes melhor jogador do que o Varela.

      Eliminar
    2. A única troca onde teoricamente ficam a ganhar. Mas 10 vezes melhor parece-me claramente exagerado. O jeffren, quando veio, em teoria também era "10 vezes" superior a qualquer um dos extremos do SCP :)

      SL

      Eliminar
    3. Eu olho para a equipa do Porto e vejo muitas coisas que podem correr mal, mesmo com este investimento estapafúrdio... hei-de escrever sobre isso.

      Eliminar
    4. Só te esqueceste do Oliver, do Quaresma, além de que o Jackson não saiu... peço desculpa... o chico das balas e o chinoka é que são muito bons, . Depois queixem-se dos árbitros. Voltam a ter o melhor plantel da peninsula ibérica (tal como á dois anos).
      Os suplentes do ano passado no Benfica vão bater-se este ano com os titulares do sporting.. depois vemos a classificação!
      mestre: claro que há coisas que podem correr mal, mas para o porto ficar em 2º não é bom é uma derrota... para o Benfica igual... para vocês é a unica vitória em 12 anos!

      Eliminar
    5. Estou com o Mestre,

      O "lopatego" pensa que está a jogar em Espanha, onde as equipas tentam jogar para ganhar... E pimba, vai de jogar com os jogadores a fazerem desenhos muito bonitos no relvado, mas que depois 'esbarram' nos autocarros...

      O que me parece é que o 'corrupto mor' este ano voltou a contribuir para a "causa dos apitadeiros", até já fez as pazes com o Artur Soares Dias, e daí virão muitos problemas para nós e benesses para eles... Business as usual ...

      Além disso vamos ver os clubes alinhados com os corruptos a abrirem-se todos quando os defrontarem e, a rasgarem-se todos quando jogarem contra a NOSSA equipa...

      Independentemente disso, estamos no caminho certo, com ajustes correctos, dentro das nossas possibilidades, com muita margem de progrssão e tudo a ser feito de forma atempada e bem planeada!

      Força Sporting!

      SL

      Eliminar
    6. PAra o Anónimo das 16:14,

      Oh meu labrego, então você julga que vem para aqui com a propaganda lampiónica e que as pessoas andam como vocês??? Com as palas nos olhos???

      O Sporting Clube de Portugal, nas últimas 9 épocas ficou 5 (CINCO) vezes em 2º lugar!!!

      Nos últimos 10 anos temos mais títulos (Campeonato e Taça de Portugal) do que a agremiação de Carnide...

      E vem este calhau mandar areia para os olhos?!?!

      Epa, vai lá ver se o enzo e o gaitas ainda estão a treinar no seixal, porque a "debandada das galinhas" continua...

      Eliminar
    7. Tal como dizia no comentário da 16:14,já começam as desculpas dos árbitros (porque o Artur Soares Dias fez não sei o que no jogo de apresentação) na pré época. Depois é giro como escolhem fazer as comparações numa escala temporal específica (últimos 9 anos para uma coisa, 10 para outra)... Daqui a pouco falam que tem mais vitórias nos últimos 13 dias.
      Já agora o seu clube nos últimos 10 anos tem no mínimo 5 títulos (campeonato e taça)? É que o meu tem 3 campeonatos e 1 taça.. Da 4 títulos. Diga me pf quais são os seus 5... Ou tenho de pensar que você é mentiroso.

      Eliminar
  7. Boas Pessoal,
    Alguém consegue o segundo episódio?
    Muito temos rido no trabalho à conta do Futebol e Perdição..

    ResponderEliminar