segunda-feira, 28 de julho de 2014

Futebol de Perdição

Estreou na última sexta-feira, na Sporting TV, o programa Futebol de Perdição. Moderado por Diogo Beja (animador das Manhãs da 3), o programa conta com a participação de José de Pina (representante sportinguista do Sacanas sem Lei), Vasco Duarte (o Falâncio dos Homens da Luta) e Diogo Faro (comediante que confesso que não conhecia), que comentam os últimos acontecimentos do nosso futebol. Aldo Lima também aparece no genérico mas não participou no 1º programa.

Foram 50 minutos bem passados a falar do Sporting e a malhar saudavelmente nos nossos rivais, em que tanto se comentam de forma mais séria as opções de Marco Silva e os golos de Tanaka, como mais a brincar os motivos que terão levado Lopetegui a construir a sua torre no Olival ou mesmo os efusivos festejos de Luís Felipe ao conseguir fazer um corte para canto na final da Taça de Honra.

Imaginem o programa Dia Seguinte, mas ao contrário: em vez de ter um moderador e três comentadores que se levam demasiado a sério e que passam o programa a ridicularizar o Sporting e a elogiar Benfica e Porto, temos em Futebol de Portugal quatro sportinguistas que falam de forma descontraída de tudo aquilo que os nossos rivais evitam abordar (o que de bom o Sporting faz e o que de mal eles fazem).

Prestações individuais:
  • José de Pina foi o Adrien do programa, já está em grande forma e foi o motor da equipa 
  • Vasco Duarte foi Carrillo (o bom), muito em jogo, com uma grande assistência para golo ao referir-se a Pina como "o Seara do Sporting" e um golo de bandeira ao cantar um comovente hino a Talisca, a nova estrela do Benfica
  • Diogo Faro foi Slavchev, mais escondido do jogo, claramente em fase de adaptação, mas revelou potencial e podemos esperar uma subida de rendimento à medida que for participando em mais programas
  • Diogo Beja foi Rosell, grande leitura de jogo e grande precisão de passe a colocar a bola nos pés dos colegas 

Para quem não viu o programa, aqui fica o vídeo disponibilizado pela Cortina Verde (que tive conhecimento através do Sporting com Filtro). Vale bem a pena.