quarta-feira, 23 de julho de 2014

Hábitos antigos custam a morrer

O corropio de laterais esquerdos no Benfica                                                                           
Na minha opinião o Sporting necessita de um defesa esquerdo que seja um concorrente real para a posição, de forma que Jefferson tenha competição a sério. Vão passando as semanas e reforço nem vê-lo.

No entanto, olhamos para o outro lado da segunda circular e vemos que os defesas esquerdos se multiplicam a um ritmo alucinante. Primeiro Djavan, depois Benito, e parece que agora é a vez de Eliseu. E já nem vale a pena falar de Sílvio, que vem, depois vai, depois volta, depois dizem-lhe para ir outra vez, passado um dia volta a ter autorização para regressar - e que se vai mantendo numa espécie de terra de ninguém entre dois plantéis de equipas de futebol.

Será que o plano de Vieira e Jesus passa por açambarcar todos os defesas esquerdos do planeta (menos os bons, claro) para que o Sporting não se possa reforçar? Ou aquilo é simplesmente um fetiche por canhotos que precisa urgentemente de acompanhamento psiquiátrico? É que nos últimos 5 anos o Benfica já deve ter contratado cerca de 327 jogadores só para aquela posição.

A verdade é que ao fim de 15 dias de trabalho os reforços já começam a deixar de o ser. Deve ser algum tipo de recorde. Os senhores do Guiness estarão atentos?

in abola.pt

P.S.: agora mais a sério, será que Vieira tem andado atento ao trabalho que Jorge Mendes tem feito para fortalecer Porto e Braga? E agora põe nas mãos de Salvador um jogador que certamente será de grande utilidade para Sérgio Conceição, que foi seu treinador na Académica na época passada?

43 comentários :

  1. Tendo em conta o excesso de centrais, isto não significará que teremos em Rojo o outro defesa esquerdo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, para mim Rojo é muito melhor central do que defesa esquerdo. Tem óbvias limitações a atacar (nomeadamente na progressão com bola em velocidade), o que será um handicap contra equipas fechadas no seu meio-campo. Espero por isso que se Rojo continuar seja para fazer dupla com Dier (apesar de gostar também de Maurício). Um abraço.

      Eliminar
    2. Já agora, acrescento que não compreendo a contratação de Rabia para esta época. Será para ficar na equipa B? Significará a saída de Rojo?

      Eliminar
  2. É o desnorte, meu caro. Estão de cabeça à nora sem saber o que fazer e pressionados por todos os lados.

    De um lado, a perspectiva de terem que pagar mais de 60 milhões ao BES até Setembro e sem amiguinhos para os safar, de outro o amigo Mendes a fazer-lhes um pirete pois vê que a teta da vaca está a secar, de outro lado, os jogadores de jeito a verem que o navio está a afundar e a empurrarem-se uns aos outros para se meterem no bote e, por trás, os sócios e o Jesus a apertarem porque estão a ver as jóias a sair e a só entrar pechisbeque.

    A verdade é que tinham agora a oportunidade perfeita para fazerem cumprir uma promessa do xô Vieira: Apostar na formação. Eles lá saberão porque preferem taliscas e badochas como aquele defesa direito... Lá virão 2 ou 3 trutas para calar o povo mas, por enquanto, vão no bom caminho...

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Férenc, vou escrever sobre a questão do BES em breve. É sem dúvida um assunto que pode vir a ter uma influência enorme nas decisões que os clubes tencionam tomar.

      E acho que as contratações do Benfica só agora estão a começar...

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Mestre, se escrever sobre o tema BES tenha em conta que eles financiam "o futebol" e não apenas o clube A ou B.
      Concordo que as contratações do SLB apenas agora estão a começar. O que é uma valente confusão.

      Não acho, ao contrário do comentário do F. Meszaros, que seja "desnorte". Diga-se que "Presionadas" estão todas as empresas portuguesas que operam perante juros de 6%/7% e num negócios altamente instável como este do pontapé na bola.

      Mandar essa frases do "cabeça à nora" e do "pressionados" é, perdoe-me a opinião, de um lugar-comum que chega a ser atroz.

      Aliás, basicamente repete o monte de banalidades que se lêem por essa internet fora onde todos são especialistas em finanças e doutores em equilíbrio económico-financeiro.

      Mesmo que, nem todos juntos, tenham impedido a situação do SCP que acabou com um Plano de Recuperação e com VMOC's no balanço.
      Sinceramente, não vejo que piada isso tenha, mesmo sendo adepto de outro clube.

      Infelizmente, e como a própria situação da LPFP indicia, é todo um negócios que andou anos a "mentir-se". Sim, "mentir-se". A si mesmo.

      Mérito ao SCP por ter atalhado comigo.

      Com desportivismo,

      Eliminar
    3. Caro anónimo, por várias vezes tenho escrito sobre os problemas financeiros de Benfica e Porto, mas nunca deixo de referir que acho que a situação do Sporting é a mais grave dos três clubes. A única vantagem que vejo para o Sporting é precisamente já ter atingido o fundo e estar agora a fazer o caminho de recuperação, incrivelmente com subida de rendimento desportivo.

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Caríssimo:

    O MARCOS ROJO é defesa esquerdo. Só no Sporting é que foi adaptado a central. Não será ideia do treinador utilizá-lo a defesa esquerdo?

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não, Rojo é muito melhor central que defesa esquerdo. Um abraço.

      Eliminar
  4. Estes tipos nunca aprendem pois não?

    Eliseu com 30 anos vai para o benfica?

    Dispensaram o Siqueira porque era caro, Eliseu a jogar em Espanha com 30 anos deve vir barato deve.

    Por mim ainda bem que existe desnorte naqueles lados quanto pior melhor.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, é o business as usual. Deve ser uma questão de tempo até as trutas começarem a chegar. É melhor tarde do que cedo... :) Um abraço.

      Eliminar
  5. Maior parte das vezes que se fala sobre o benfica, as etiquetas são estas:

    Etiquetas: Benfica, piadas fáceis

    É só animação para aqueles lados.

    ResponderEliminar
  6. O Campeonato está entregue ao Porto e o Benfica está bem nessa posição, não se importa. Vieira tem almofada dos títulos da última época, vai colocar portugueses e gente na formação na equipa e vai dizer que as vendas é para diminuir passivo, voltando a afirmar que é o mais baixo dos 3 grandes. Desde que fique em 2º lugar, está tudo bem.

    O Porto tem de ganhar, porque está a investir tudo e o acordo bicéfalo é mesmo esse.

    O Sporting é para eliminar. Para isso é melhor garantir um outro reforço, o Braga.

    O Braga tem um adversário, o Sporting. Desta forma, há que fortalecer o Braga. Ali vai o Djavan que só foi contratado na mesma onda que o Pizzi, Ghilas, Josué e Farinas foram contratados na última época, para não reforçar o Sporting.
    Também há o facto de ser sempre bom garantir presenças efectivas de jogadores em adversários. Dá sempre jeito.

    Veremos qual o destino de Candeias, anteriormente abordado neste espaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a única esperança do Candeias é que o Jesus decida torná-lo em defesa direito

      Eliminar
    2. É bem verdade Cantinho do Morais, bem verdade o que afirma.

      Infelizmente os de carnide têm sido useiros e vezeiros nesta metodologia de tentar contratar jogadores só porque os rivais estão interessados... Mas um dos problemas do jesus tem sido a escolha de laterais esquerdos de qualidade... Esta época já vão em 3 novos... Será um 'case study'???

      Eu espero que eles continuem a comprar muito e mal...

      Agora, quem tinha dúvidas da aliança entre benfas e andrades que o Presidente Bruno de Carvalho referiu... Aí está ela com o braguilha a ser o fiel da balança.

      Uma vergonha estas "trocas e baldrocas". Antigamente ainda o tentavam fazer Às escondidas, agora não há pudor nenhum,é tudo às claras...

      Temos que ser muito mas muito mais fortes para vencer estes "compadres" do conluio e da corrupção... Os barões da trafulhice...

      Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!

      Eliminar
    3. Cantinho, que continuem nessa política de contratar jogadores em que supostamente nós estamos interessados. Gastam dinheiro que não é aplicado em reforços que lhes possam ser mais úteis, pioram o passivo, e em relação a nós, há mais peixe no oceano. Um abraço.

      Eliminar
  7. Ouvi, o ano passado, um "puto" (se ele se arroga no poder de insultar quem quer, como quer e espera que os outros o aplaudam de pé, não se sentirá incomodado que lhe chame "puto"... até porque na zona dele até parece que é um termo carinhoso) questionar as capacidades do Presidente do meu clube sobre vender X ou Y.

    Na altura, esse "puto" fez a proeza de na mesma frase insultar Pinto da Costa, questionar a qualidade de James Rodriguez e duvidar da seriedade de João Moutinho (seria cúmplice de uma cabala com o intuito de enganar o seu clube de formação)! Muitos “mééééés” se ouviram em Lisboa... As ovelhinhas seguidistas, cegas e acéfalas galvanizavam-se e elogiavam a eloquência do seu "puto". Qual bravo guerreiro! Ousou ir a terreiro desafiar o "all mighty", aquele, o "todo-poderoso", o "dono disto tudo"! Do sistema! Dos árbitros! A causa de todos os anos de um total vazio de títulos verdadeiramente relevantes!

    Hoje, confirmada a transferência do jogador que o "puto" fez questão de desvalorizar por sensivelmente o dobro do preço que o "senil" o vendeu, tenho que lhe dar razão!
    Que senilidade ter vendido James Rodriguez pelo valor da cláusula de rescisão!
    Que senilidade! Que amadorismo! Pinto da Costa deveria ter vendido o jogador por um valor superior ao valor da cláusula! Como? Não sei! Mas tinha que o ter feito!
    Falo ironicamente claro!

    Mais a sério.
    O velho "senil" deu uma lição de "visão", "análise de activos", "potencial de valorização" ao "puto".
    O "puto", mais preocupado em fazer capas de jornais propagandistas clamando por um negocio que ele achava que visava unicamente prejudicar o seu clube, esqueceu e desvalorizou o melhor presidente da historia do Futebol, desvalorizou o jogador que pela critica mundial é reconhecido como sendo aquele que merecia ser considerado o melhor jogador do Brasil 2014, desvalorizou o jogador que mais golos marcou no Mundial (e até o mais "bonito").
    Ao "puto", sugiro que analise o que o "senil" faz. Mas, que aprenda algo.

    Por fim, muitos dirão que o FC Porto teve "sorte". Que o verdadeiro intuito era "enganar" o vosso clube. Que "calhou bem". Que este texto é apenas e só para camuflar uma realidade.
    E se for? E se tiver realmente corrido bem?
    Corre sempre bem para nós não é?
    Para todos, se temos esperteza, é saloia. Se temos engenho, é só pelas "frutas". Se temos visão, é por "tráfico de influências"!
    Comecem a deixar de procurar fantasmas em tudo que fazemos. A atribuir valor a tudo, menos a nós.
    Eu, e todos os portistas, rimo-nos com a certeza que o vosso ódio é proporcional à vossa inveja.
    Com sorte ou azar.
    Fizemos um grande negocio, não?

    NOTA: Não somos. Não pretendemos ser os Reis do "mercado de transferências". O nosso, que fique bem claro, objectivo mínimo é ser Campeão Nacional, como tal, isto não passa de um "fait-diver" de Verão ...

    PS: Quando sai o comunicado? Alguém que tire a pá ao homem que já deve estar a chegar à China... depois vêem nos Charters do Futre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aham em 2013 o titular da selecção portuguesa que havia chegado à meia final do Euro 2012 tinha o mesmo valor que um jogador jovem da Colombia que ainda não tinha jogado qualquer grande competição.

      Pinto da Costa não é o Papa é o Nostredamos.

      Mete essa argumentação na peida.

      Eliminar
    2. O «"dono disto tudo"! Do sistema! Dos árbitros!» já pagava o que deve, não?

      Eliminar
    3. a azia tolda-vos a visao!!!!
      falidos, calimeros, um museu que mais parece uma arrumação de vao de escada e sem pontos de interesse (trofeus recentes entenda se), sem pavilhao, um estadio que mais parece um wc, sem contratações de jeito, sem vendas de jeito....foda-se ninguem merece!!!!

      Eliminar
    4. Não tenho dúvidas que o negócio com o Mónaco sobrevalorizou James e subvalorizou Moutinho, pelos motivos que se conhecem. O facto de um ano mais tarde James ter feito um mundial espantoso é que disparou a cotação dele. Estar um ano mais tarde a mudar a verdade dos factos é inútil, há quem tenha memória da perceção de valor de ambos os jogadores na altura.

      Eliminar
    5. Andrade, "el futbol club del puerto" tem a obrigação de ganhar o campeonato. Se não ganhar, f****-**se. Vamos ver no que vai dar. Continua assim inchado, pode ser que depois rebentes.

      PS - O presidente do teu clube é um velho com os pés para a cova. É um facto. Os anos passam para toda a gente.

      Eliminar
    6. "Para todos, se temos esperteza, é saloia. Se temos engenho, é só pelas "frutas". Se temos visão, é por "tráfico de influências"!
      Comecem a deixar de procurar fantasmas em tudo que fazemos. A atribuir valor a tudo, menos a nós."

      Hahaha. Adoro a surpresa e "indignação" com que dizes isso. Querias ter o proveito, e agora perder a fama? Podes esperar sentado, e agradecer ao teu ídolo, o velho senil, pela fama (merecida) de corruptos da qual nunca vão escapar.

      Tenho pena de ti... :(
      No desporto não vale td para ganhar, a vitória não desculpa tudo. Enqt houver pessoal cm tu, vamos tendo o país que merecemos.
      Enfim, nada a fazer por agora. Can't teach an old dog new tricks. Resta esperar que desapareça a tua geração e que a nova seja melhor aconselhada...

      Eliminar
  8. aqui é sempre o mesmo, malhar no Benfica e conversas calimeras , qual foi a pré época apocalíptica mesmo que não se apontou ao Benfica ? enfim , tenham calma para conclusões com tantas certezas . Pelo menos com 11 apareceremos em campo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas disso, e ainda sobram muitos jogadores da equipa do ano passado. O plantel não é tão fraco como Jesus agora quer fazer passar. Um abraço.

      Eliminar
  9. Só 2 notas:
    1) O Djavan é melhor jogador do que foram fazendo dele na imprensa desde que o SLB o contratou.
    2) Todas as pré-épocas do SLB são, aos olhos de adeptos do SCP, vistas desta forma.

    A minha leitura é que o Eliseu era uma opção que não se estava a conseguir contratar. E por isso optou-se pelo planoB, e o Djavan estava na lista de scouting.
    Houve a hipótese Eliseu e...o Djavan vai emprestado/vendido.

    Não concordo com a gestão deste tema, até porque se trata de uma pessoa. E muitas vezes neste negócios se esquece isso.

    Bem haja,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, acho que a imprensa tem dado o benefício da dúvida a Djavan, li em vários sítios que é um jogador que se for bem trabalhado poderia fazer esquecer Siqueira. Seria assim tão necessário contratar Eliseu depois de se gastar €3M em Benito?

      Quanto às pré-épocas do SLB, os adeptos do SCP vêm-na desta forma porque todos os anos são camiões de jogadores que chegam, muitos dos quais acabam por nunca realizar um jogo oficial. Como é evidente isso também acontece no Sporting e no Porto, mas no caso do Benfica é um absoluto exagero - daí ser irresistível para mim fazer alguns posts como este. :)

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Mestre, é verdade. Mas ainda na pré época de há 2 anos o SCP comprou umaboa dúzia e meia de jogadores (ainda no tempo do Godinho Lopes). E julgo que uns bons 70% deles já foram postos a circular, entre tipos como Boulharouz, Schaars, Elias, Jeffren, Violas, Pranjicsu até Labyad.

      No SLB simplesmente abusa-se dessa prática: mais comissões, mais confusão, enfim, ver as pessoas como "ativo circulante" (literalmente)...

      Eliminar
    3. A política de contratações desse ano foi absolutamente desastrosa, mas mesmo assim qualquer um desses jogadores teve oportunidade de demonstrar que não servia.

      Djavan veio com 26 anos (ou seja, não foi contratado pelo seu potencial, foi para render já), e ao fim de 15 dias de treino foi mandado embora. Parece-me uma situação um pouco diferente.

      Um abraço.

      Eliminar
  10. Fala-se em 1,5M€ pelo Eliseu, um jogador perto dos 31 anos que há 1 mês estava livre... Deve ganhar pouco.
    Já devem ter gasto mais dinheiro a contratar laterais esquerdos que o SCP em todas as suas contratações.

    Os outros contratam 60% de um suplente que marcou 4 golos a época passada por 11M€. Têm um tipo emprestado que ganha 3M€/ano e outros que estão lá para rodar na nova equipa b (ou c) do m.

    Clubes ricos é outra coisa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 5 anos de jesus... 15 laterais esquerdos contratados/emprestados passaram pela equipa de carnide...

      Isso é que é luxo...

      Eliminar
    2. Sar, a aposta em Eliseu parece estranha. Um jogador de 31 anos que não serve para o Málaga vai servir para o Benfica? Bem sei que é um pedido de Jesus, mas não estará a chegar com uns anos de atraso? Um abraço.

      Eliminar
    3. Daqui a 2 semanas chega o Duda, e os DE já podem jogar sueca.

      Eliminar
  11. Queria apenas dizer que vocês não têm razão, e eu explico porquê. O Djavan, se investigarem bem, é na verdade o Bruno Cortez, mas com um corte de cabelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cortez sempre se aguentou algum tempo por cá... :)

      Eliminar
  12. Só sei que no clube actual campeão nacional só vejo jogadores a querer sair e os que entram entram contrariados. E ganharam tudo internamente e foram a uma final europeia, o que seria se não tivessem ganho nada. Por aqui se pode ver o ambiente naquilo.

    Mas os tarefeiros preferem destacar o "encaixe histórico" do beifica, para esconder que os lampiões tiveram de pôr a equipa no prego quando andaram uma época inteira a apregoar a sua "saúde" financeira com "receitas históricas. Em Portugal é sempre possível pintar a manta como convém. Mas o que nos interessa a nós é ganhar-lhes dentro do campo, porque quanto ao resto já sabemos o que a casa gasta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz parte da ambição de um jogador de futebol procurar melhores salários e campeonatos mais competitivos. Ao ganharem quase tudo o que tinham para ganhar é evidente que ficaram com expetativas de dar o salto (muitos deles já queriam sair o ano passado após terem feito a excelente campanha na Liga Europa).

      É a sina dos clubes portugueses. Ao contrário do que os adeptos querem pensar, não há clubes especiais por cá. São todos rampas de lançamento para os jogadores.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. É mais grave do que isso. Acredito que ao longo da época passada houve atrasos nos pagamentos na Luz e quando chegou ao fim da época a SAD vermelha não cumpriu com os prémios de jogo que haviam sido acordados. O ambiente estava tão mau que no final da época foi cada um para seu lado. Os jogadores foram festejar a tripleta para um lado e a direcção e a equipa técnica para outro. Nunca se viu nada disto em Portugal.

      O que valeu ao beifica foi que os jogadores não claudicaram durante a época, pois sabiam que quanto melhor o seu desempenho, maiores as possibilidades de haver outros clubes interessados no defesa e assim podiam sair da Luz.

      Eliminar
    3. Caro anónimo, já sabia da história de os jogadores terem feito um jantar de festejo separado de direção e equipa técnica, mas foi esse o motivo? Houve alguma informação a circular no sentido de haver prémios em atraso? Um abraço.

      Eliminar
    4. Eu suspeito disso. Que outra explicação poder haver sem ser assuntos de dinheiro, concretamente da falta dele? Estamos a falar de um plantel inteiro que virou as costas à SAD do clube. E as declarações dos jogadores são claras no desdém pelo beifica. Chega-se ao cúmulo do Rodrigo vir dizer que o Rio Ave foi superior nos dois jogos para as taças só para engraxar o Nuno Espírito Santo. Incrível! LOL

      Por exemplo, não digo novidade nenhuma se relembrar que a época desastrosa do Sporting, em que ficou em 7.º lugar, começou inquinada desde logo por causa da questão dos prémios de jogo da Liga Europa da época anterior. Com o beifica deve passar-se a mesma coisa. Prometeram uma coisa aos jogadores, mas como a final europeia não foi ganha, o entusiasmo do Vieira esfriou. Mas para os jogadores eles só perderam nos penalties e por isso querem o "carcanhol"...

      http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=4043874

      Eliminar
  13. Visto no fórum SCP, os 18 laterais esquerdos de Jesus:

    Sepsi
    Shaffer
    César Peixoto
    Fábio Coentrão
    Carole
    Emerson
    Capdevilla
    Luis Martins
    Luisinho
    Melgarejo
    André Almeida
    Bryan
    Sílvio
    Bruno Cortez
    Siqueira
    Djavan
    Loris Benito
    Eliseu

    Ler mais: http://www.forumscp.com/index.php?topic=57883.15040#ixzz38TGHwGPv

    Claramente que o catedrático tem um condicionamento qualquer a avaliar defesas esquerdos!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é normal, Sar. 3 defesas esquerdos por época. E destes 18 só 2 é que pegaram de estaca. Um abraço.

      Eliminar