segunda-feira, 21 de julho de 2014

Mais do que um simples treino

                                                                                                                           
Digam o que disserem, um jogo entre Sporting e Benfica, mesmo que seja na pré-época e com parte dos jogadores indisponíveis, não é um jogo qualquer. Isso foi mais que evidente pelas bancadas bem compostas e pelo empenho que ambas as equipas colocaram em campo.

O Sporting alinhou na máxima força (faltando apenas os jogadores que estiveram no mundial), apresentando-se com uma equipa muito semelhante à da época passada. A vitória foi indiscutível, já que o Sporting dominou a maior parte da partida, e o resultado acaba por pecar por escasso já que tivemos bastante mais ocasiões para marcar que o nosso adversário.


Grande partida de Adrien (para mim o melhor em campo), com muito bons jogos de Dier, Rosell, André Martins, João Mário e Carrillo. Capel esteve muito ativo, mas acabou quase sempre por dar má sequência aos muitos espaços que conseguia obter através em velocidade, quer através do seu poder de drible, quer através de boas combinações com os companheiros.

O Benfica jogou com muitas caras novas, mas é preciso dizer que dos jogadores disponíveis que serão crónicos titulares apenas Luisão e Sálvio ficaram de fora - os outros que não jogaram são os que ainda estão de férias por terem participado no mundial (situação que também afetou o Sporting). Como é evidente, tantas caras novas partem em desvantagem quando jogam contra uma equipa que na sua maioria joga junta há um ano. Na minha opinião, estranho seria se não vencêssemos.

Fica no entanto uma sincera palavra de satisfação por ver o Benfica a dar oportunidades a jovens da sua formação. Espero que seja para manter no futuro - o futebol português agradece.

Como é evidente, não podemos tirar grandes conclusões sobre aquilo que cada uma das equipas valerá quando a época arrancar. Ainda só se trabalha há quinze dias e falta mais de um mês para o mercado encerrar. Se é verdade que Jesus tem muito trabalho pela frente, fruto de uma renovação forçada do plantel, também é normal que Marco Silva ainda esteja nas etapas iniciais no processo de colocar a equipa a jogar à sua imagem.

Para terminar, gostava que me explicassem quem elegeu Talisca como o melhor jogador do torneio. Deve ter feito um jogo fenomenal contra o Estoril, porque no de ontem esteve longe de ser o melhor em campo. E já agora, espero que Nuno Lobo e a Associação de Futebol de Lisboa dêem indicações ao canal responsável pela transmissão em direto da competição que para a próxima mostrem a entrega do troféu aos vencedores (no próximo post escreverei sobre a transmissão da Benfica TV - perdão, BTV).

Ah, é verdade: apesar de o resultado num jogo destes pouco interessar, a vitória acaba por ter um sabor bem agradável à conta de coisas como esta...