quinta-feira, 10 de julho de 2014

O passeio dos ressabiados

A opinião de Bruno Prata sobre Scolari                                                                                         
Bruno Prata escreveu no Record um artigo de opinião sobre o fracasso do Brasil no mundial. Ficam aqui algumas passagens desse artigo.
"Mas, quando as lágrimas amarelas secarem, será altura de os brasileiros perceberem que a arte de vencer se aprende nas derrotas e que, no futebol, há muito se finou o tempo da Senhora de Caravaggio e do blusão azul da sorte. Este pode ser, por isso, um momento-chave, uma oportunidade única de o futebol brasileiro deixar de acreditar em prestidigitadores que só têm contribuído para que a nação do futebol ande há duas décadas a renegar a sua identidade, mesmo que nalguns momentos isso tenha sido disfarçado pela mestria inata de meia dúzia de craques. (...) (importa acrescentar que a seleção brasileira pagou também a decisão de despedir Mano Menezes para ir comprar a cartilha propagandística de quem acabara de despromover o Palmeiras)"

Não tenho muito a acrescentar ao que já escrevi no primeiro post de hoje, mas não posso deixar de dizer que reduzir as conquistas que Scolari tem no currículo a doses industriais de sorte e ao talento dos jogadores que comandou é altamente redutor, para não dizer desonesto. A história do futebol está carregada de exemplos de seleções de grande talento que ficaram muito aquém daquilo que delas se esperava. Scolari "apenas" venceu um mundial, chegou às meias-finais noutras duas ocasiões e a uma final de um europeu. Imaginem se Scolari tivesse alguma qualidade que fosse útil para uma equipa de futebol...

Convém também lembrar que a decisão de despedir Mano Menezes não foi assim tão estapafúrdia quanto Bruno Prata refere. O motivo do despedimento foram resultados que ficaram abaixo do esperado em competições oficiais.

Copa América 2011

Fase de grupos
Brasil 0 - Venezuela 0
Brasil 2 - Paraguai 2
Brasil 4 - Equador 2

Quartos de final
Brasil 0 - Paraguai 0 (0-2 em penáltis)


Jogos Olímpicos 2012

Fase de grupos
Brasil 3 - Egito 2
Brasil 3 - Bielorrúsia 1
Brasil 3 - Nova Zelândia 0

Quartos de final
Brasil 3 - Honduras 2

Meias finais
Brasil 3 - Coreia do Sul 0

Final
Brasil 1 - México 2

De referir que os 3 jogadores escolhidos por Mano Menezes acima dos 23 anos para os JO foram Thiago Silva, Marcelo e Hulk, que se juntaram a jogadores altamente promissores como Lucas Moura, Leandro Damião, Óscar, Neymar, Danilo, Alex Sandro, Ganso e Alexandre Pato.

Depois disso, é conveniente relembrar que Scolari venceu a única competição oficial que disputou até ao mundial.

Taça das Confederações em 2013

Fase de grupos
Brasil 3 - México 0
Brasil 2 - México 0
Brasil 4 - Itália 2

Meias finais
Brasil 2 - Uruguai 1

Final
Brasil 3 - Espanha 0

27 comentários :

  1. Bom bom é o Vitó Pereira ou o Jasus gajos muito à frente do seu tempo que mal conseguem passar da fase de grupos da champions com orçamentos de 100 milhões de euros.

    Ou o Queiroz que ganhou nas camadas jovens há 23 anos e desde então não conseguiu mais nada de relevante.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Queiroz nunca mais ganhou nada? Alguma vez se ouviu Fergusson a dizer que o Queiroz esteve a passar férias em Manchester ou o contrário? Não me vou alongar muito mas até o Ronaldo lhe deve muito. Alcochete idem e atenção que eu também penso que o Queiroz podia dar muito mais a Portugal numa função mais organizadora como presidente da Federação e isto só porque como se sabe não está para aturar a muitos jogadores o que ainda se atura em Portugal. Ainda agora não foi nada pouco levar o Irão até à fase final.

      Eliminar
    2. Se calhar muito poucas equipas com menor orçamento que Porto ou Benfica terão feito melhor que estas equipas nacionais nas competições europeias. Nesse caso talvez os treinadores mencionados não sejam assim tão maus.
      Se me dessem a escolher um treinador para uma equipa minha, a minha ordem de preferência era (só entre os 5 aqui listados): 1.º Jesus; 2º Vitor Pereira; 3º Scollari; 4.º Marco Silva; 5º Lopetegui.

      Eliminar
    3. Porque o Lopetegui é o que tem menos reputação internacional?

      Eliminar
    4. Não, porque eu é que mandava e essa é a minha convicção.

      Eliminar
    5. Ok, o espírito do dirigente português é mesmo esse.

      Eliminar
    6. Isto de responder a anonimos não é fácil mas vamos lá.

      a) Sempre pensei que o grande obreiro do sucesso do Man United era o Fergusson e que tinha ganho com e sem o Queiroz, talvez esteja enganado;
      b) O Ronaldo deve o sucesso ao Queiroz, onde? Na liga espanhola?
      c) Ficar no pote 1 da Champions e ir parar à liga Europa é um sucesso? Ok tudo bem.
      d) Só acho estranho que super treinadores como o Queiroz tenham falhado redondamente em clubes, o Vitor Pereira tenha ido parar à Arabia e o Jesus não saia de Portugal

      Eliminar
    7. De todos esses treinadores, Scolari até seria o último que quereria ver no Sporting. Em primeiro lugar porque está visto que não tem todos os requisitos necessários para treinar clubes, depois porque é muito caro.

      Mas isso não lhe retira o valor que teve ao treinar a nossa seleção. Tinha defeitos óbvios, claro, mas eram largamente compensados pelas qualidades que tinha.

      Em relação à questão de Queiroz, concordo com o Green Lantern: teve um papel secundário no sucesso do Manchester e na carreira de Ronaldo. Ferguson ganhou tudo no United, a maior parte dos anos sem Queiroz. Ronaldo deve a carreira que tem, acima de tudo, a ele próprio (pelo talento e pela cultura de trabalho que tem) e ao Sporting (pela formação base de luxo que lhe deu e pela forma como o jogador foi sendo desenvolvido, bem orientado e sem pressas).

      Eliminar
  2. O problema do Prata é o mesmo do Tavares Teles, têm o mesmo patrão e nunca perdoaram o Scolari. O que mais enoja no artigo de opinião é que não tem um único dado objectivo no meio de tantas considerações pessoais. Mais um comentador muito reputado. E mais que os resultados Portugal ainda deve a Scolari o verdadeiro espírito da selecção nacional que agora se tenta desvalorizar a qualquer preço mas que antes nunca tivemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente isso. Assino por baixo. Obviamente que na RTP Norte, paga com dinheiro de todos os portugueses, esse pessoal é todo considerado independente. São independentes daltónicos, só veem a azul e branco.

      Eliminar
    2. Dizes tudo e bem!

      Essa gentalha tem tomado de assalto os bastidores do futebol português desde há 30 anos...

      Curiosamente quando eles têm o controlo total da FPF, com "marionetas" como seleccionadores, foi quando houve as piores participações de Portugal em Mundiais dos últimos 16 anos... 2002 e agora em 2014!

      Além disso eles dominam quase todas as redacções desportivas (rádios, tv's, jornais), directa ou indirectamente... Enfim, uma 'camorra'...

      Eliminar
  3. Os portistas (entre os quais o Bruno Prata) nunca gostaram do Scolari, porque no tempo dele o Porto não fazia a convocatória da selecção, como era hábito até aí, e então agora aproveitam para "bater" no brasileiro. Nada de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHAH..ES MESMO ESTUPIDO... SABES QUAL FOI A EQUIPA TIPO DA SELEÇÃO NO EURO2004? TIRANDO O MIGUEL, FIGO, RONALDO E PAULETA ADIVINHA DE QUEM ERAM OS OUTROS JOGADORES!!! ERAM DO CAMPEAO EUROPEU..JA ALGUMA VEZ O TEU CLUBE FOI CAMPEAO EUROPEU???SE FORES CALIMERO NAO, SE ES DO CLUBE DO REGIME JA FORAM MAS FOI A PRETO E BRANCO E JA SO VISTE EM DVD....ESTA GENTE ESCREVE CADA ESTUPIDEZ!!!!

      Eliminar
    2. Doeu muito chamar o 3º GR? Sem dúvida um bom recado e azarucho para a vedeta que fora do Porto nunca fez um bom balneário.

      Eliminar
  4. O que os comentadores não dizem é sobre os prejuízos desportivos e financeiros que as selecções, os seus jogos e estes TORNEIOS DE VERÃO causam nos clubes e jogadores.

    ResponderEliminar
  5. Off topic: como se fazem as coisas no benfica.
    http://www.segundonapaulista.com.br/2014/02/1-que-time-e-esse-brasa-futebol-clube.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roberto Águia ou Roberta Corrupção Club do Norte? É incrível como há certas pessoas que gostam de uma bela treta de internet para acreditar nela a toda a força.

      Eliminar
    2. "bela treta de Internet": o que é que na notícia é falso?

      Eliminar
    3. ui.. parece que doeu.

      Eliminar
    4. Roberto, Vieira parece ter um magneto para estas coisas... :)

      Eliminar
  6. Scolari é mesmo uma raposa matreira. Sabia perfeitamente que, ao não convocar o Baía, colocava 90% do país do lado dele. não muito diferente do David Luiz que tentou esconder uma exibição de merda com lágrimas no final do jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Scolari já esclareceu porque é que excluiu o Baía, de resto como já lembrou outro comentador nunca prescindiu de outros jogadores do FCPorto. O Van Gaal também prescindiu do Baía por uma questão de popularidade em Barcelona?

      Eliminar
    2. A versão de Scolari é que excluiu Baía aparentemente com base nas palavras do próprio Pinto da Costa, em como o GR do Porto dava mau balneário (numa altura em que havia um conflito entre PdC e VB). Se é verdade ou não, só Scolari e o presidente do Porto saberão...

      Eliminar
  7. É só heróis aqui mas nem sequer sabem que o Bruno Prata é sportinguista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu pensas que sabes. Entretanto foi viver para o Porto e apareceu noutra folha de pagamento.

      Eliminar
    2. Aliás, quem não pode com o Carlinhos "lampião" de Paredes são os dragões mas quem não entra em casa do Carlinhos de Paredes são leões. Assim de repente a excepção é mesmo o Costinha, também com muitos anos de dragão ao peito.

      Eliminar
    3. Não sei qual o clube de Bruno Prata, mas já teve suficientes faltas de respeito para com o Sporting para que alguém o possa considerar sportinguista. Não me lembro de o ver ter faltas de respeito semelhantes com Benfica e Porto, ou com qualquer dirigente ou jogador desses clubes.

      Eliminar