quinta-feira, 10 de julho de 2014

O passeio dos ressabiados

A opinião de Bruno Prata sobre Scolari                                                                                         
Bruno Prata escreveu no Record um artigo de opinião sobre o fracasso do Brasil no mundial. Ficam aqui algumas passagens desse artigo.
"Mas, quando as lágrimas amarelas secarem, será altura de os brasileiros perceberem que a arte de vencer se aprende nas derrotas e que, no futebol, há muito se finou o tempo da Senhora de Caravaggio e do blusão azul da sorte. Este pode ser, por isso, um momento-chave, uma oportunidade única de o futebol brasileiro deixar de acreditar em prestidigitadores que só têm contribuído para que a nação do futebol ande há duas décadas a renegar a sua identidade, mesmo que nalguns momentos isso tenha sido disfarçado pela mestria inata de meia dúzia de craques. (...) (importa acrescentar que a seleção brasileira pagou também a decisão de despedir Mano Menezes para ir comprar a cartilha propagandística de quem acabara de despromover o Palmeiras)"

Não tenho muito a acrescentar ao que já escrevi no primeiro post de hoje, mas não posso deixar de dizer que reduzir as conquistas que Scolari tem no currículo a doses industriais de sorte e ao talento dos jogadores que comandou é altamente redutor, para não dizer desonesto. A história do futebol está carregada de exemplos de seleções de grande talento que ficaram muito aquém daquilo que delas se esperava. Scolari "apenas" venceu um mundial, chegou às meias-finais noutras duas ocasiões e a uma final de um europeu. Imaginem se Scolari tivesse alguma qualidade que fosse útil para uma equipa de futebol...

Convém também lembrar que a decisão de despedir Mano Menezes não foi assim tão estapafúrdia quanto Bruno Prata refere. O motivo do despedimento foram resultados que ficaram abaixo do esperado em competições oficiais.

Copa América 2011

Fase de grupos
Brasil 0 - Venezuela 0
Brasil 2 - Paraguai 2
Brasil 4 - Equador 2

Quartos de final
Brasil 0 - Paraguai 0 (0-2 em penáltis)


Jogos Olímpicos 2012

Fase de grupos
Brasil 3 - Egito 2
Brasil 3 - Bielorrúsia 1
Brasil 3 - Nova Zelândia 0

Quartos de final
Brasil 3 - Honduras 2

Meias finais
Brasil 3 - Coreia do Sul 0

Final
Brasil 1 - México 2

De referir que os 3 jogadores escolhidos por Mano Menezes acima dos 23 anos para os JO foram Thiago Silva, Marcelo e Hulk, que se juntaram a jogadores altamente promissores como Lucas Moura, Leandro Damião, Óscar, Neymar, Danilo, Alex Sandro, Ganso e Alexandre Pato.

Depois disso, é conveniente relembrar que Scolari venceu a única competição oficial que disputou até ao mundial.

Taça das Confederações em 2013

Fase de grupos
Brasil 3 - México 0
Brasil 2 - México 0
Brasil 4 - Itália 2

Meias finais
Brasil 2 - Uruguai 1

Final
Brasil 3 - Espanha 0