segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sorteio da liga: de certeza que atualizaram o software?

Realizou-se ontem o sorteio do calendário da liga 2014/15. Num ambiente que se deseja tranquilo e de pacificação, nada melhor que o evento iniciar-se com um discurso do presidente da Liga que coloca em causa a credibilidade dos sorteios que se realizaram nos últimos anos:


Quando o presidente da entidade que organiza a competição inicia o sorteio dizendo que "Pela primeira vez na história da liga o sorteio vai ser um sorteio puro." e "mas onde verdadeiramente vamos ter um sorteio e um campeonato que vai ser escolhido mesmo aleatoriamente e não como tinha acontecido ultimamente, em que os campeonatos tendiam a repetir-se", só mostra o nível de seriedade que tem existido e que, pelos vistos continuará a existir no nosso futebol. Sorteio puro, apesar das condicionantes, bem entendido.

Note-se que não me surpreende este comentário do presidente da Liga. É um facto que nos cinco anos de sorteios condicionados cujos alinhamentos são determinados por computador, o clube que tem tido mais sorte no sorteio é quase sempre o mesmo.

Para além de o Porto ter tido a fortuna de nos últimos dois anos consecutivos receber o Benfica nas duas últimas jornadas do campeonato, tem sido sistematicamente o clube que mais vezes apanha adversários que na jornada anterior tinham defrontado outros crónicos candidatos aos lugares cimeiros.


No ano passado, o Porto jogou por 10 vezes contra equipas que, na jornada anterior, tinham defrontado Benfica, Braga ou Sporting. Nesses 10 jogos, houve 10 jogadores que não puderam jogar contra o Porto porque estavam castigados (devido a cartões que viram nos jogos anteriores com Benfica e Braga). O Benfica teve 8 jogos nestas condições, mas não tirou nenhum proveito disso.


Suponho que fossem coisas deste tipo a que Mário Figueiredo se referia ontem.

Pois bem, segundo o presidente da Liga, este sorteio foi organizado por um professor holandês de ciências de computação da Universidade de Barcelona, para que o sorteio tivesse milhões de possibilidades que determinariam certamente uma sequência de jogos totalmente diferente do que se verificou nos últimos anos. Na realidade, não é nada que nos tivessem dito nas edições anteriores, onde também existiam centenas de milhares ou mesmo milhões de hipóteses de calendários.

Também disse que o novo sistema reduziria ao máximo as situações em que as equipas jogam em casa ou fora em duas jornadas consecutivas.

E então o que obtivemos do sorteio de ontem? Curiosidades como:

  • O Sporting começará o campeonato fora com a Académica, depois recebe o Arouca, e depois visita o Benfica; no ano passado o Sporting arrancou com o Arouca em casa, depois visitou a Académica, e depois recebeu o Benfica. Muito diferente.
  • Na 14ª jornada o Sporting joga com o Nacional e na 15ª joga com o Estoril; no ano passado foi exatamente igual.
  • A sequência de clássicos na primeira volta é: Benfica - Sporting; Sporting - Porto; Porto - Benfica; no ano passado foi igual, mas trocando o visitado com o visitante.
  • O Sporting jogará, por duas vezes, dois jogos consecutivos em casa e, por uma vez, dois jogos consecutivos fora, ou seja, mais vezes do que na época passada.

Não me dei ao trabalho de olhar com atenção para o calendário das outras equipas para perceber se existem mais coincidências deste tipo.

Relativamente às situações em que Benfica, Sporting e Porto defrontarão equipas que, na jornada imediatamente anterior terão jogado contra outros crónicos candidatos aos lugares cimeiros, obtivemos:



Em seis anos, o Porto é pela quinta vez o clube com mais sorte neste departamento. Não está mal.

É caso para dizer que nem nisto o presidente da Liga acerta. Mudou de consultor, mas pelos vistos esqueceu-se de mandar alterar o software que gere as condicionantes e determina os jogos em função do número sorteado...