sábado, 5 de julho de 2014

The Prestige

Um dos meus filmes preferidos chama-se "The Prestige" (por cá deram-lhe o nome "O Terceiro Passo"), do realizador Christopher Nolan. É uma história que gira à volta de dois mágicos (no sentido de ilusionista) rivais (protagonizados por Christian Bale e Hugh Jackman) que se odeiam, e em que cada um deles não olha a meios para criar os truques de magia mais fantásticos, com o objetivo de superar o outro.

Não é um filme fácil de seguir. O enredo é relativamente complexo, tem uma certa componente de fantasia, mas é um daqueles filmes extremamente intensos que consegue deixar-nos colados ao assento a tentar interligar tudo aquilo que estamos a ver e que parece não fazer muito sentido, e que no final nos deixa com vontade de ver tudo de novo para olharmos com mais atenção para os pormenores que então percebemos que nos escaparam. E mais não digo para não estragar a experiência a quem nunca o viu.

Como posso convencer-vos a vê-lo? Talvez o melhor teaser para o filme sejam os seus primeiros minutos, em que vão sendo mostradas imagens que funcionam como pistas para o que vai acontecer, enquanto Michael Caine (que faz o papel de um homem que trabalha para um dos mágicos como "engenheiro" de truques) nos explica os passos que compõem um ato de magia, conforme podem ver no vídeo abaixo:



Como o vídeo não está legendado, é possível que nem todos entendam tudo o que Michael Caine diz. Vou traduzir e exemplificar os três passos de que Michael Caine fala com um truque de magia muito famoso, para que todos percebam.


Todos os grandes truques de magia estão divididos em três partes ou atos. 

A primeira parte chama-se "The Pledge" (tradução livre: o compromisso). O mágico mostra-vos algo banal: um baralho de cartas, um pássaro ou um homem. Ele mostra-nos o tal objeto. Talvez ele vos peça para o inspecionarem para ver se é real, genuíno, normal. Mas claro... provavelmente não é.

The Pledge

A segunda parte chama-se "The Turn" (tradução livre: a viragem). O mágico pega na tal coisa banal e faz parecê-la extraordinária. Agora vocês estão a tentar perceber o truque, mas não o vão encontrar, porque não estão a ver verdadeiramente. Na realidade vocês não querem saber. Vocês querem ser enganados. 

The Turn

Mas ainda não batem palmas. Porque fazer uma coisa desaparecer não é suficiente. Vocês querem que seja trazida de volta. É por isso que todos os truques de magia têm um terceiro ato, a parte mais difícil, a parte a que nós chamamos "The Prestige" (tradução livre: o logro).

The Prestige