sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A convocatória para a operação Albânia

                                                                                                                                             
in abola.pt

De uma forma geral parece-me uma convocatória equilibrada. Uma renovação não tem que ser necessariamente um corte absoluto com o passado, pelo que apesar de existirem alguns habitués que na minha opinião não têm muito mais para oferecer à seleção, aceita-se a sua presença para dar alguma dose de experiência a um grupo que integra muita gente com pouco ou nenhum traquejo internacional.

Veremos se Paulo Bento, na hora de definir o onze, irá finalmente dar lugar aos melhores ou se continuará a insistir nos seus jogadores de estimação.

Mais do que os jogadores chamados, o ponto que me parece mais significativo na convocatória é a falta de coragem para assumir o verdadeiro motivo da ausência de Ronaldo. Não é certamente pelas questões físicas que Paulo Bento referiu, visto que Ronaldo jogou 90 minutos no último fim-de-semana. E ficarei surpreendido se não jogar este domingo contra a Real Sociedad.


O que me parece é que Ronaldo entrou em modo Figo no final da carreira - que se excluiu da fase de qualificação do Mundial 2006 mas foi chamado para a fase final. Não digo que Ronaldo não vá participar em nenhum jogo nesta qualificação, mas há-de arranjar lesões convenientes nos confrontos com as equipas mais fracas no grupo e nos jogos particulares - recuperando no entanto sempre a tempo de jogar no fim-de-semana seguinte para a liga espanhola.

Pessoalmente não vejo grande mal nisso, compreendo a importância de o poupar num calendário muito sobrecarregado, e dá oportunidade a outros jogadores de se chegarem à frente e de reduzir a ronaldodependência. O que não consigo compreender é por que motivo a Federação não o assume com frontalidade. 

Enfim, a questão é que a falta de frontalidade já parece ser um modo de vida para a malta que está à frente dos destinos da Seleção. Depois de todas as polémicas à volta do mundial e as recentes conclusões sobre as responsabilidades do fracasso - em que o único punido é o médico - se demostrassem frontalidade em algum assunto sensível é que seria uma grande surpresa.

11 comentários :

  1. Nada de especial a apontar à convocatória ai estamos de acordo um ou outro como Ricardo Costa ou Meirelles deviam ter caida mas tudo bem em breve sairão definitivamente.

    Já quanto à questão Ronaldo penso que é por ai. Ronaldo está a fazer como o Figo em 2004 e 2005 e vai aparecer no euro 2016. Todos sabem disso.

    No entanto discordo em absoluto desta opção pois sou contra aqueles que só aparecem para comer a carne e deixam os ossos para os demais. No fundo é o que se passa Ronaldo não quer jogar contra aquelas equipas fracas e com deslocações chatas para preservar a carreira em Madrid.

    Tudo bem é uma opção mas depois não queira vir jogar a fase final pois ai sim temos um problema de balneário. Pois aqueles que correram e deram o litro para chegar a França após dois anos vão querer ceder o lugar a alguém que não se dignou a trabalhar para tal?

    Alto lá, se Ronaldo se quer poupar às chatas qualificações pois que renuncie à selecção como o Ribery. Se acha que é maior e melhor do que a selecção também está enganado pois já havia selecção antes dele e haverá após.

    É que eu também já estou farto que o Cristiano Ronaldo chegue sempre cansado ou lesionado aos grandes torneios como o Euro 2008, Mundial 2010, Euro 2012 e Mundial 2014. Curiosamente no inicio de carreira Euro 2004, mundial 2006 chegou sempre em grande forma aos torneios de verão.

    Mas para tomar esta posição de força de apertar Ronaldo, pois ou estava a cem porcento ou abdicava, era necessário que tivessemos com lider da federação um Bruno de Carvalho. Como só temos capachos não vamos lá.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Curiosamente no inicio de carreira Euro 2004, mundial 2006 chegou sempre em grande forma aos torneios de verão."

      Quero aproveitar para dar os meus sinceros e calorosos parabéns ao Green Lantern pela apelidação de TORNEIOS DE VERÃO aos Europeus e Mundiais.

      Green Lantern, desvaloriza claramente as competições de selecções e já está a enquadrar no espírito da minha teoria.

      Green Lantern, até pode não acreditar na minha teoria mas já começou a praticá-la.

      Eliminar
    2. Este gajo com esta conversa da teoria já parece um maoista. Queres tempo de antena? Cria um blog, pá! Olha eu já sei quem é que não o vai ler.

      Eliminar
    3. Green Lantern, creio que o Ronaldo já adquiriu um estatuto que permite alguma tolerância. É um dos jogadores mais internacionais diferentes, recordista de golos, provavelmente o melhor futebolista português de todos os tempos, e não caminha para novo.

      Se isso o poupar de forma a prolongar a sua carreira, e continuar disponível para ajudar a seleção em melhores condições nos momentos mais importantes, não vejo nenhum problema nisso.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. a mim o que me irrita é a incoerencia do PB, enquanto lica e josue tiveram no porto foram chamados sem que nada o justificasse, o andre almeida é suplente e é convocado, o andre gomes so pq fez 15 mins contra o barcelona ha 2 anos e pouco mais é convocado, o cavaleiro com a pressão toda mediatica que tinha 10 golos na 2º liga foi chamado, e depois muitos destes desaparecem das convocatorias da mesma maneira que aparecem, o caso do rafa foi gritante, apesar de lhe reconhecer qualidades se foi chamado no mundial ou menos continuavam com a aposta de chamá-lo, parece que nao ha um estudo, um acompanhamento dos jogadores, nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. jcnaguiar, também não percebi o caso do Rafa. Incoerências com o passado recente há muitas, mas se se tratar de uma mudança para melhor, então será bem-vindo. É melhor do que manter a coerência dos dois anos anteriores, que não nos trouxe qualquer proveito. Um abraço.

      Eliminar
  3. Não me parece que nos próximos tempos a selecção vai melhorar...meia dúzia de rapazes novos mas que tem muito a provar.Vejo com algum cepticismo o futuro da selecção nacional .Nem quando tivemos Decos,Figos,Coutos,Carvalhos,Costas ganhamos alguma coisa então com estes nem vale a pena dizer alguma coisa.

    MdC

    Na terça-feira falou o presidente da FPF acerca do balanço da selecção no mundial.É claro que a "grande" conclusão foi que não conseguimos fazer os mínimos.Aquela pose de chefe de Estado a falar para a plebe e a debitar merda por aquela boca fora,isto é, a falar meia dúzia de banalidades porque trabalho nem vê-lo meteu-me asco.

    E mais acho escandaloso os salários auferidos por ele e pela teia que está à sua volta para o país em que estamos.Um Humberto Coelho e muitos que lá pairam não passam de meia dúzia de tachistas,com grandes benesses e grandes privilégios mas que durante o dia não fazem um caralho.Autênticos moinas que vivem à custa da imagem que foram construindo e que gozam óbviamente da boa imprensa.Com este tipo de parasitas o futebol nacional não vai evoluir.



    ResponderEliminar
  4. Para finalizar é fácil constatar que o Danny do Zenit foi riscado.

    ResponderEliminar
  5. Hoje deu-me vontade de rir o site da Bola acerca do jogador Bebé "
    Virar costas ao Manchester United e assinar pelo Benfica está longe de significar um retrocesso. Pelo contrário. Para Bebé, a oportunidade de jogar de águia ao peito representa «um passo muito grande» na carreira.

    Virar costas !...hahahahahahahaha

    ResponderEliminar
  6. Ronaldo tem jogado e marcado golos pelo Real Madrid, mas segundo o médico da selecção nacional Ronaldo não está em condições para competir. Isto só vem dar razão à FPF! Fora o médico!

    ResponderEliminar
  7. Relativamente á convocatoria acho que esta dentro da renovaçao exigida depois do desastre do mundial.No entanto ainda existem jogadores que a curto prazo devem deixar de ser opçao.
    Relativamente ao ronaldo acho que o mesmo tem que começar infelizmente a por algum travão naquilo que tem sido 12 anos sempre a rebentar,vejo esta opçao como normal,mais para mais quando teve a lesao que teve,mesmo sendo uma maquina ronaldo nao é de ferro.
    Andar tantos anos a fazer aquilo que ronaldo anda a fazer é de loucos,nao me lembro de ver muitos jogadores fazerem o mesmo.

    ResponderEliminar