quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A resposta do Sporting à Doyen

                                                                                                                                           
Conforme seria expectável, não foi preciso esperar muito para termos uma resposta pública do Sporting ao comunicado da Doyen. O clube contrapôs alguns dos argumentos que tinham sido apresentados pelo fundo, e concluiu a mensagem com o anúncio da rescisão dos contratos que tinha com a Doyen referentes aos jogadores Rojo e Labyad.

Que efeitos práticos imediatos poderá ter está rescisão unilateral? Tanto quanto me parece, o efeito principal é que o Sporting não reconhece o direito da Doyen em ser indemnizada pela recusa do clube em transferir o jogador. Para além disso, aumentam significativamente as probabilidades de Rojo continuar no Sporting. Não estou a ver a FA permitir que um clube inglês contrate um jogador cujos detentores do passe não se entendem em relação aos direitos de cada uma das partes numa eventual transferência.

É uma jogada muito forte do Sporting. No limite, todo este processo poderá arrastar-se durante anos no tribunal, o que deixará Rojo num limbo que lhe poderá arruinar a carreira, impossibilitando o clube de tirar qualquer aproveitamento desportivo e económico do jogador, e em que os detentores do fundo garantidamente ficam sem ver um tostão que seja do dinheiro que aplicaram na contratação do argentino durante um largo período de tempo.

Não quero com isto dizer que me desagrada esta tomada de posição do Sporting. Segundo os pormenores revelados pelo comunicado do Sporting, são evidentes as provas de pressões ilegítimas e má-fé da Doyen em todo este processo - das quais o SMS enviado e a participação do CEO numa reunião sob uma falsa identidade são absolutamente gritantes e impossíveis de ignorar. 

O mais provável é que seja promovida uma reaproximação entre as duas partes para tentar resolver o imbróglio que se gerou, por iniciativa de peixe mais graúdo ligado ao fundo. Cheira-me que esse CEO da Doyen, de seu nome Nélio Lucas, terá que começar em breve a procurar outro emprego.

P.S.: apresento-vos Nélio Lucas. Do que vejo no vídeo abaixo, diria que não estamos a lidar com um CEO, mas sim com um relações públicas manhoso... também ajuda a explicar a qualidade do comunicado que a Doyen escreveu ontem. (obrigado, Sar!)



31 comentários :

  1. Há contratos em que os Clubes assumem todo o risco? Eu bem suspeitava :)
    Contratos de risco zero e retorno avultado garantido para uma parte. Se correr mal o Clube perde muito, se correr bem o Clube ganha migalhas. Os "outros" ganham muito, sempre.

    No Brasil existe jornalismo desportivo!

    https://www.youtube.com/watch?v=O2ZmtycciD0

    Enfim, os métodos bacocos são conhecidos, agora têm estas variantes com Nélios, paraísos fiscais e escumalha do género à mistura.

    O ManUtd deve estar felicíssimo com o agente Nélio. Que lorpa.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Devíamos arranjar uma equipa de investigação para descascar toda a estrutura desta Doyen. Uma investigação estilo a que o tipo da Semapa fez para rebentar com o BES quando se chateou com o Ricardo Salgado.
    De certeza que seriam descobertas coisas muito interessantes, tal como chegar-se à conclusão que há administradores do fcp com participação nesse e noutros fundos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bem possível, Tiago. O facto de terem oferecido Brahimi há um par de meses ao Sporting por €20M, e terem-no valorizado apenas por €6,5M no negócio como o Porto, mostra que pelo menos existem relações mais privilegiadas com uns do que com outros. Um abraço.

      Eliminar
    2. A experiência diz-nos que a probabilidade de Brahimi se valorizar exponencialmente é superior no FCPORTO do que no Sporting e que obviamente diminui o risco da Doyen Sports.

      Não, não é uma questão de previlégio, é uma questão de garantias extra-patrimoniais, tais como, o histórico de bons negócios para ambas as partes, maior visibilidade internacional do FCPORTO que provavelmente deve ser o maior exportador mundial de jogadores na última década e obviamente a relação de confiança que existe entre o FCPORTO SAD e a Doyen Sports.

      É preciso saber cultivar as boas relações, a cooperação e a confiança que essencialmente resultam mais das acções do que das palavras e também do tempo, pois construir uma relação sólida de confiança demora anos e anos a construir.

      As acções e as palavras de Bruninho estão a minar o futuro do Sporting.

      Outra coisa, afinal numa futura eventual restrição dos fundos aos passes dos jogadores, quantos jogadores o Sporting detem a 100%?

      Eliminar
    3. Luís Miguel, tudo isso é verdade, mas não explica o desconto de amigo de 66%...

      Eliminar
    4. Nota: tudo isso é verdade, até ao 3º parágrafo. No 4º não estou de acordo.

      Eliminar
    5. Estou tão comovido, adeptos do clube Corrupto e a Doyen preocupados com o futuro do Sporting. Ahahah

      Eliminar
    6. Cala-te Super Cagalhão. Quais garantias? O que os dirigentes do foculporto deram foi percentagens do passe de outros atletas.

      Se queres ser burro, o problema é teu.
      Se proibirem os fundos eles vão ter de vender as partes que têm...em baixa! Sempre armado em entendido e não percebes nadinha disto.

      Eliminar
    7. "Luís Miguel, tudo isso é verdade, mas não explica o desconto de amigo de 66%..."

      Não há desconto, a avaliação da Doyen Sports sobre o risco de negócio é simples: No FCPORTO, a probabilidade de Brahimi render cash-flows futuros é 2/3 superiores se o jogador fosse para o Sporting.

      O risco de Brahimi desvalorizar no Sporting é 2/3 superior ao risco de desvalorização no FCPORTO.

      O FCPORTO oferece melhores condições extra-contratuais, como melhor acompanhamento médico, em caso de lesão do jogador, o que diminui o risco para a Doyen Sports.

      Além disso, Brahimi teria sempre uma palavra a dizer e as condições contratuais que o FCPORTO pode oferecer a Brahimi seriam sem qualquer sombra de dúvidas, muito superiores aquelas que o Sporting poderia oferecer.

      Obviamente tudo isto conjugado, a Doyen Sports querendo anular ou diminuir consideravelmente os riscos, só o conseguiria fazer pedindo um valor 2/3 superior ao FCPORTO, porque o Sporting não dá garantias financeiras, nem desportivas, nem contratuais, nem extra-contratuais.


      "As acções e as palavras de Bruninho estão a minar o futuro do Sporting."

      Quem foi, quem foi, o dirigente desportivo que mal chegou a Presidente, "rasgou" contratos livremente negociados entre a sua entidade e outra entidade (nesse caso devido a direitos televisivos).

      Bruninho agora "rasga" contratos com a Doyen Sports livremente (sem nenhuma pistola apontada) efectuados e ainda tem a distinta "lata" de dizer que os jogadores Rojo e Slimani assinaram livremente (sem nenhuma pistola apontada) os contratos com o Sporting.

      Eliminar
    8. Irra que és mesmo limitado.

      Só vou pegar em 2 pontos, que são mais óbvios e acho que até tu vais ter que parar 2 segundos antes de vomitar mais uma data de falácias.

      1) "Bruninho agora "rasga" contratos com a Doyen Sports livremente (sem nenhuma pistola apontada) efectuados e ainda tem a distinta "lata" de dizer que os jogadores Rojo e Slimani assinaram livremente (sem nenhuma pistola apontada) os contratos com o Sporting."

      Contractos só podem ser anulados se alguma das suas condições ou pressupostos assinados à partida tiverem sido ignorados ou violados. No caso da Doyen, ao fazer pressão e interferir directamente com a transferência do Rojo, há aqui fundamento para a resolução do contracto.
      Do lado do Sporting, não houve nada que desse razão aos jogadores Rojo e Slimani, ou qualquer fundamento para poderem forçar a saída.
      Os jogadores fizeram birra pq queriam dinheiro, o Sporting está a tentar impôr os seus direitos devido a erros grosseiros por parte da Doyen no processo do Rojo. Percebe agr?

      2) "Obviamente tudo isto conjugado, a Doyen Sports querendo anular ou diminuir consideravelmente os riscos, só o conseguiria fazer pedindo um valor 2/3 superior ao FCPORTO, porque o Sporting não dá garantias financeiras, nem desportivas, nem contratuais, nem extra-contratuais."

      Primeiro, não sabe usar fracções (não me surpreende). O valor pedido ao sporting não é 2/3 superior ao do Porto: 20M não é 166% de 6,5M. Doyen pede ao Sporting 3x mais (300%). O contrário é que está correcto: Doyen oferece um desconto ao Porto de 2/3 do que pede ao Sporting...
      Adiante.

      Então acredita mesmo que as garantias médicas dos corruptos (e a capacidade de vender jogadores acima de valor de mercado) valem 13,5M de euros? Isto significa que para fazer um melhor negócio no porto que no Sporting, teria sempre de vender o jogador por 14M a mais do que o Sporting.
      Se o jogador valorizar, isso significaria por exemplo que, se o Sporting apenas o conseguisse vender por 10M, o Porto o venderia por cerca de 25M.
      No entanto, se Brahimi fica no banco (por causa de Quaresma e Tello, não seria de estranhar) e não valoriza, os gajos da Doyen acham que o risco de perder 13,5M logo à entrada, compensa.
      Esse risco de lesão, por exemplo, que foi tão bem evitado pelo dep médico no caso do Héldon, seria ignorado e se o pior acontecesse iam 13,5M para o lixo sem qq problema!
      Acredita mesmo nisto? Al-jazeera...

      Eliminar
    9. O Luis Miguel é tótó,mas mesmo um granda tótó.
      Ya o brahimi vai valorizar muito no porto ó meu granda cromo,até pq tu deves conhecer muito jogadores que se valorizam estando no banco nao é meu palhaço???Queres mesmo acreditar que o brahimi jogava no porto com o vendedor de t-shirts no clube e o gajo das escolas do tikitaka,ya é mesmo isso.
      Ofereceram o gajo por 20 milhoes ao sporting pq pensavam que estava ca o godinho,errado meu palhaço,esta ca um grande presidente.
      Esses fundos de merda que façam negociatas com o chulo da costa,que é com clubes da corrupçao que tem que fazer negocio.

      Eliminar
  3. MdC,

    ««Cheira-me que esse CEO da Doyen, de seu nome Nélio Lucas, terá que começar em breve a procurar outro emprego.»»

    Parece-me que o rapaz não vai precisar de procurar muito, é um homem dos sete ofícios:

    https://www.youtube.com/watch?v=m5XilynlmvU

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente, Sar... já acrescentei o vídeo ao post. Um abraço.

      Eliminar
    2. Inacreditável...
      Um even planner a brincar aos CEOs, de uma empresa sediada em Malta, com ligações óbvias ao Mendes. Se isto corre mal, esta marioneta acaba como único culpado (e condenado) num processo que nem ele próprio deve entender muito bem.

      Eliminar
  4. Atenção que o poder deste nélio na doyen não é tão pequeno quanto se possa imaginar. Dá uma saltada ao meu estaminé e vê lá o último post.

    ResponderEliminar
  5. O que tudo isto irá dar, não sei. Também estou apreensivo mas esperançoso porque no fundo (a não confundir com "O" fundo) acredito que esta era a única atitude correcta a tomar.

    O que é certo é que este caso está a ter muita repercussão no estrangeiro e, em muitos (mas muitos mesmo) sítios a postura do Sporting altamente elogiada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Pedro. Na realidade o Sporting está a dar voz ao que todos sabem: os fundos farão todas as pressões que puderem para defender os seus interesses, apesar de afirmarem o contrário. Um abraço.

      Eliminar
  6. Por mim o Bruninho pode andar em guerra com o universo mas pergunto-me que jogador do actual plantel ira renovar contrato ao ver o comportamento da direccao contra os jogadores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz bem em fazer perguntas, só assim se aprende.
      A sua resposta só virá com o tempo: se nenhum renovar é pq era uma pergunta com lógica, se renovarem quase todos era uma pergunta estúpida.
      Ooooh, que emocionante! :D

      Eliminar
    2. Isso irá depender, como é óbvio, da forma como irão ser tratados se cumprirem com as suas obrigações profissionais sem levantar ondas.

      Eu se cumprir com as minhas o meu chefe estará mais inclinado a dar-me um bónus. Já se eu berrar que "quero mais guito para trabalhar" duvido que a coisa me corra bem...

      Eliminar
    3. Mas é um desafio importante para esta direção. Por uma questão de justiça Cédric e William merecem condições salariais superiores, evoluíram muito - e não é preciso mexer na cláusula de rescisão. Numa 2ª fase, André Martins, Maurício e também Mané. Estou a assumir que de entre os mais utilizados estes são os que recebem menos.

      Eliminar
    4. Hugo esse comentario é tao estupido tao estupido que nem sei o que diga.
      Cuidado pessoal que esta atitude do bruno irá levar a que ninguem assine ou renove com o sporting.
      Mas tu achas mesmo isso,o sporting so tem que defender aquilo que é seu,tu achas bem ou desportivamente aceitavel que jogadores que tem 1 ano de provas dadas exijam aquilo que querem quando ninguem os obrigou a jogar no nosso clube,ninguem pressionou o rojo a jogar ou assinar pelo sporting nem o slimani.
      Dou-te um exemplo o rojo era visto como uma merda no sporting,fez uma boa epoca depois daquela que foi a pior epoca do sporting onde ele foi um activo muitas vezes nao muito positivo,que direito tem ele de exigir mais???quando o sporting acha que tanto para ele como para o clube nao é compensatorio??
      O Slimani a mesma merda,que direito tem o slimani de exigir mundos e fundos quando é um gajo com provas dadas nos ultimos 6 meses,quando sabe pq valor tem que ser vendido e que o sporting fruto da sua debilidade financeira nao pode cometer loucuras,ainda te dou mais um exemplo o ghilas era mais valorizado que ele,ve onde está,o slimani que marque mais uns golitos e que jogue mais um bocado á bola.
      Exigir guito e que nao treina se nao for aumentado??Fazes isso com a tua empresa???Ou na tua actividade profissional???Acho que nao,nao é??

      Eliminar
  7. Mestre, como não tenho tempo para grandes investigações aqui ficam algumas informações para quem queira usar e que encontrei na net.

    Nome completo: Nélio Freire Lucas

    Data de nascimento: 05-01-1979

    Eleitor na União das freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, concelho de Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra

    Sócio e gerente da empresa "100% PRODUÇÕES - ARTE E ESPECTÁCULO, LDA", com o NIF 503843350, extinta em 2011, com sede em Condeixa-a-Nova.

    Sócio e gerente da empresa "WFM - WORLD FOOTBALL MANAGEMENT - REPRESENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL, UNIPESSOAL, LDA", com o NIF 505769590, extinta em 2011, com sede em Vila Seca, concelho de Condeixa-a-Nova.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leão das Ilhas, não consigo conceber como é que terá chegado à posição que chegou...

      Uma coisa é certa: ele pode chamar-se de CEO, mas tem pinta de ser um pau-mandado.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Concordo, Mestre de Cerimónias.

      Abraço

      Eliminar
  8. Mestre,

    Ao observar as nomeações dos 'apitadeiros' para a 1ª jornada da Primeira Liga, apenas sinto uma voz repetida vezes e vezes sem conta … FIGHT & RESIST, FIGHT & RESIST, FIGHT& RESIST…

    Agora começa a ficar claro o porquê daquela reunião/ajuntamento na bomba de gasolina e toda aquelas ocorrências em Maio passado, há mais ou menos 3 meses portanto. É que o plano dos corruptos está em marcha aí há uns 6 meses… Vejamos:

    Qual é a entidade organizadora dos campeonatos profissionais de futebol em Portugal? Sim, é a Liga profissional de clubes…

    Ora o que, depois de tão atribulado acto eleitoral tem feito a dita no que à organização e promoção dos campeonatos profissionais diz respeito??? Pois, fez o sorteio (decalque do da época passada, mas com mais 2 equipas), e que sorte teve o clube dos corruptos, xiiii, e … mais nada. Porque entretanto saiu a decisão, através de mais um acord(e)ão do Conselho de Justiça da FPF (só nos dão música) que impugnou as ditas eleições, mas então o sorteio não deveria ser repetido?!?! Não, não mexas mais que assim tá bom (isto é o que os corruptos pensam)!

    E patrocinadores desta “Liga”??? Existem? Sim, mas estão a aguardar ‘ordens superiores’ do corrupto mor… É que esta direcção da Liga, como não aceitou o que lhe diziam para fazer, cortaram-lhe os patrocínios… Mas alguém acredita que as maiores empresas em Portugal não têm interesse em patrocinar a mais importante prova desportiva dispputada no nosso país??? O problema é que havia o DDT, mas o corrupto-mor e seus aliados (joaquim oliveira, jorge mendes, etc, etc) pelos vistos ainda metem medo a muita gente…

    Depois das pazes que o corrupto-mor fez com o ‘mendes da fruta’ veio um camião de espanhóis. Também fez as pazes com os ‘apitadeiros’ na pessoa do Artur Soares Dias (fez o jogo de apresentação dos corruptos), e que COINCIDÊNCIA, calhou esse ladrão, perdão apitadeiro, para o nosso primeiro jogo e em Coimbra. E vejam lá outra COINCIDÊNCIA, na 3ª feira desta semana, o clube com quem nós vamos jogar, a Académica, deslocou-se ao centro de estágio (feito com o dinheiro de todos nós) cedido aos corruptos para um “jogo treino secreto”…

    Há uma semana atrás foi o Dier e o papá agente, agora, a poucos dias do inicio do Campeonato aparece este Doyen Sports Fund, a utilizar o seu escravo Rojo para esta "mise en céne", o Slimani é outra história...

    Em suma, e depois de ver os sinais que pairam no ar, coincidências, acord(e)ãos estou muito preocupado com o que aí vem. Creio que as autoridades policiais vão ter muito mais que fazer nesta época desportiva!

    Eu por mim estou preparado para a GUERRA!

    Vamos Sporting Clube de Portugal! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. YaZalde, temos de facto de estar conscientes que as dificuldades vão ser muitas. No entanto, pode ser que a nomeação de Artur Soares Dias seja um bom sinal:

      - Na época passada o 1º jogo que fizemos fora foi contra a Académica
      - Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado
      - O nosso 2º golo foi validado apesar de ter sido marcado com um jogador nosso em posição irregular (era ligeiro o adiantamento, mas existia)
      - Ganhámos por 4-0

      Mesmo adversário, mesmo árbitro, então que seja o mesmo resultado! :)

      Um abraço.

      Eliminar
    2. O yasalde mentiroso ainda estou a espera dos 5 títulos do Sporting nos últimos 10 anos conforme afirmou num post a duas semanas... Todos os seus comentários lhe peço que me diga quais são esses 5 títulos e ainda estou a espera.
      Vocês são mesmo chorões... Qual é o vosso problema com o porto fazer um treino com a académica? Qual é o truque obscuro para prejudicar o Sporting nisso?
      Quanto às arbitragens... Já estão a preparar as desculpas? E ainda nem começou! Joguem a bola...
      Foi o Pinto da Costa que fez o rojo não querer treinar. Esse gajo é mesmo muito poderoso para quem era bacoco! Nem coerentes são..
      Mas como você é apenas e só um básico mentiroso não se pode levar a sua opinião a sério!

      Eliminar