quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Autópsia a uma dissertação em estado de decomposição


Desde que Nani desembarcou no aeroporto da Portela, têm-se multiplicado as reações dos comentadores da nossa praça à vinda por empréstimo do jogador para o Sporting. A esmagadora maioria não tem dúvidas de que se trata de uma excelente contratação, pois Nani tem características que permitirão elevar o futebol do Sporting para outro patamar de qualidade. 

Há no entanto alguns comentadores que conseguem ver para além dos benefícios superficiais que a vinda de um jogador deste estatuto representa. Rui Santos é um deles.


Uma dissertação destas, tão sólida e estruturada quanto um cadáver em estado de decomposição após estar à deriva num oceano durante alguns dias, merece uma autópsia pormenorizada que analise detalhadamente a linha de raciocínio seguida pelo seu autor.
                                                                                                                                             
"Houve coisas a mais que falharam no Sporting": O uso do pretérito perfeito parece-me demasiado definitivo. É verdade que há problemas, mas não vejo nenhum que seja impossível de inverter em tempo útil. Sim, as contratações tardam em convencer, mas pode ser uma questão de tempo até começarem a serem produtivas (e a chegada de Nani muda bastante o panorama dos reforços). Sim, o caso de Rojo podia ter corrido de uma forma mais pacífica, mas foi resolvida rapidamente e com vantagens evidentes para o Sporting. Quanto a Slimani, depende acima de tudo do jogador. Plantéis em aberto até ao final de agosto não é nenhuma novidade nem um exclusivo do Sporting. E mesmo havendo motivos de preocupação, não será um pouco prematuro chegar a uma conclusão tão contundente quando ainda não se disputou sequer a segunda jornada? Enfim, nada surpreenda vindo do comentador que declarou, à oitava jornada da época passada, que o Porto seria o campeão.

"O Sporting vai querer resolver este assunto do Slimani o mais rapidamente possível": De acordo. Mas um clube gere-se com sabedoria e disciplina, coisas que o argelino não demonstrou em abundância com as suas recentes atitudes. Gostaria que Slimani voltasse aos treinos rapidamente, mas do ponto de vista de gestão do grupo isso só poderá acontecer depois de o jogador se retratar do que fez.

"Nós temos que perceber que isto tem um efeito": pois tem, mas casos mal resolvidos teriam um efeito bem mais pernicioso.

"O Nani tem que pegar rapidamente, e o Sporting tem que ter resultados": depende do que entender por rapidamente. Será melhor que Nani comece a render de imediato, mas não lhe podemos exigir que comece a resolver jogos já a partir de sábado. Mas é evidente que todos devemos esperar que o faça por várias vezes ao longo da época.

"Porque é uma época complicada para todos os emblemas, mas também é para o Sporting, e também é para Bruno de Carvalho": é uma época complicada principalmente para o Sporting, que continua a ter muito menos meios que os rivais e quer lutar pelos mesmos objetivos. E aí foi de facto Bruno de Carvalho que decidiu aumentar a fasquia para o clube, o que significa que terá que responder por isso no final da época, caso tenha ou não sucesso.

"BdC vai capitalizar junto dos sócios esta iniciativa": sim, sem dúvida, tentando encher o estádio, vendendo gameboxes, procurando gerar uma grande dinâmica entre os adeptos e a equipa que ajude o clube a atingir os seus vários objetivos, desportivos e financeiros. Seria parvo se não o fizesse.

"Iniciativa populista, inicativa com cariz eleitoral": perdão??! Desde quando é que trazer um jogador da classe de Nani, não tendo encargos com o salário, é uma iniciativa populista? Populista seria contratar loucamente, não olhando a custos de transferência e a salários de forma a apresentar o melhor plantel possível, sabendo que não tem dinheiro para o pagar, e dizendo-nos a todos que não há motivos para estarmos preocupados. Neste caso, Nani não representa qualquer sobrecarga para um orçamento perfeitamente equilibrado. E o "cariz eleitoral" só pode ser mesmo para rir, atendendo que faltam dois anos e meio para as próximas eleições. 

"Tem que ter uma correspondência prática, porque se não tiver isso pode representar algo de menos positivo para o Sporting" - sim, será uma desilusão se não tiver uma correspondência prática (entenda-se títulos), mas mais uma vez a presença de Nani não muda nada nesse aspeto. Os sportinguistas ficariam igualmente desiludidos se não conquistássemos títulos sem que Nani tivesse vindo.

"Vamos ver também com o plantel reage, como o balneário reage": hmmm, muitos deles terão a oportunidade de jogar com um ídolo da sua juventude, de um jogador de prestígio mundial... acham mesmo que vão amuar e sentar-se a um canto enquanto Nani treina e joga?


Demasiadas vezes os comentadores gostam de ligar o complicador nas suas "análises", seja por azia sentimental, seja por gostarem de ser polémicos em assuntos relativamente consensuais. No caso de Rui Santos, não tenho dúvidas que se trata da segunda hipótese. Admito que tem coragem para tocar em vários temas que os restantes comentadores evitam a todo o custo, mas infelizmente não o faz por convicção. Fá-lo simplesmente porque sabe que a polémica vende.