sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Balanço das arbitragens: 1ª jornada

                                                                                                                                                            
À semelhança do que fiz o ano passado, vou mais uma vez fazer um balanço dos lances críticos de arbitragem após cada jornada, de forma a ajudar a perceber um pouco o deve e o haver de cada um dos grandes neste departamento.

Em primeiro lugar, quero relembrar o que considero como lances críticos:
  • penáltis assinalados ou por assinalar
  • cartões vermelhos diretos mostrados ou por mostrar;
  • 2º amarelo que leva à expulsão de um jogador
  • golos marcados em fora-de-jogo
  • golos anulados (adenda: inclui golos não considerados por fora-de-jogo, desde que os intervenientes diretos de ambas as equipas não desistam da jogada)

Não considero lances críticos:
  • Faltas mal assinaladas que deram origem a um golo
  • Cantos mal assinalados que deram origem a um golo
  • Foras-de-jogo mal assinalados em que um jogador não rematou de imediato à baliza
  • Cartões amarelos mal mostrados ou por mostrar que não originaram uma expulsão imediata

Vou basear a análise sobretudo em lances selecionados em programas como o Dia Seguinte ou Prolongamento, mas poderei incluir outras situações de jogo que se justifiquem.

Farei este post no final da semana seguinte à jornada, de forma a realizar a análise o mais a frio possível. De qualquer forma, deixo a seguinte declaração de interesses: apesar de fazer um esforço para analisar todos os lances da forma mais racional que me é possível (independentemente dos clubes em causa), não deixo de ser um adepto fervoroso do Sporting e admito que as minhas lentes verdes me possam toldar o juízo que faço em algumas situações.

De qualquer forma, tento ser o mais coerente possível e em casos duvidosos costumo rever lances semelhantes que aconteceram no passado para ver o que escrevi - o que acaba por servir um pouco como instrumento de auto-regulação.

Sei que muita gente acha inútil este tipo de exercícios, o que é uma opinião que respeito. No entanto, não vejo qualquer mal em fazer um registo continuado da qualidade das arbitragens que temos por cá usando sobretudo parâmetros racionais e objetivos. Sei que o trabalho de um árbitro em Portugal é extremamente ingrato, mas isso não quer dizer que os erros que existem (que são em número demasiado elevado) não sejam resultado de incompetência e, por vezes, mesmo propositados (seja conscientemente seja como mecanismo de auto-defesa). E também todos sabemos que as arbitragens podem decidir campeonatos - apesar de muitos não gostarem de o admitir.




Porto 2-0 Marítimo (Carlos Xistra)

=: jogo sem casos


Académica 1-1 Sporting (Artur Soares Dias)

34': Rui Pedro tenta picar a bola sobre Jefferson, embatendo-lhe no braço; o árbitro não assinala penálti - decisão errada, o lance é um pouco à queima, mas a posição do braço de Jefferson não é natural e impede que o lance prossiga

51': Héldon cai na área após contacto com Iago, o árbitro não assinala penálti - decisão errada, o jogador da Académica empurra à margem da lei o avançado sportinguista, sem qualquer intenção de disputar a bola

67': William Carvalho vê o segundo amarelo após fazer falta sobre Rui Pedro - decisão certa, o médio fez falta sem qualquer hipótese de disputar a bola naquilo que era o princípio de um contra-ataque que poderia levar perigo

=: os dois erros graves cometidos dividem-se em prejuízo das duas equipas, numa altura em que o resultado era de 0-1; na prática acabam por se anular, pelo que se pode considerar que o árbitro não influência no resultado


Benfica 2-0 Paços Ferreira (Cosme Machado)

9': Hurtado cai na área após contacto com Eliseu, o árbitro assinala penálti - decisão certa, o jogador do Benfica empurra o adversário pelas costas

66': Gaitan remata na área, a bola tabela num defesa do Paços e vai embater no antebraço de um seu colega, o árbitro mandou seguir - decisão certa, o defesa do Paços tinha o braço numa posição natural e não tinha qualquer hipótese de prever ou evitar que a bola lhe batesse no antebraço

=: arbitragem sem influência no resultado



Estatísticas da jornada



Aqui fica uma pequena explicação das várias colunas do quadro, que sofreu algumas alterações em relação à época passada:
  • Erros em lances críticos
    • A favor --> a favor de Benfica, Porto ou Sporting
    • Contra --> a favor do adversário de Benfica, Porto ou Sporting
      • Total --> o total de erros críticos
      • C/ res. aberto --> o número de erros críticos com o resultado ainda em aberto (em que o grande está a perder, empatado ou a ganhar por um golo de diferença (ou dois, no caso de o erro permitir ao adversário reduzir para um golo de diferença)
  • Faltas cometidas
    • Equipa --> faltas cometidas por Benfica, Porto ou Sporting
    • Advers. --> faltas sofridas por Benfica, Porto ou Sporting
  • Cartões
    • Equipa --> cartões mostrados a Benfica, Porto ou Sporting
    • Adversário --> cartões mostrados aos adversários de Benfica, Porto ou Sporting
      • Amarelos (não inclui os 2ºs amarelos)
      • 2ºs amarelos
      • Vermelhos diretos
      • F.C. p/ Cart. --> número de faltas cometidas por cada cartão mostrado
  • Cartões até aos 55' --> semelhante ao ponto anterior, mas apenas com os cartões exibidos até aos 55' (altura até à qual a amostragem de um cartão pode condicionar de forma relevante o comportamento de jogadores amarelados)


Estatísticas acumuladas

Serão mostradas a partir da 2ª jornada. Para já não se aplica.


Classificação


Quando existem jogos em que o árbitro tem influência no resultado, nem sempre é possível afirmar com certeza absoluta que o resultado seria uma vitória ou empate do clube prejudicado. Por exemplo, se um grande desbloqueia um jogo com um golo de penálti inexistente aos 50', é legítimo que se diga que o adversário podia empatar o jogo, mas ainda havia muito tempo para o grande chegar à vantagem. Numa situação destas, a classificação com o pior cenário para o grande consideraria um empate, e a classificação com o melhor cenário consideraria a vitória.

Há uma regra que costumo usar: se um determinado erro que desbloqueia um jogo acontece depois dos 75', assumo que o resultado que estava na altura seria aquele que chegaria ao fim caso não tivesse havido o erro.


Jogos com influência da arbitragem no resultado

Ainda não houve nenhum.


Erros de arbitragem com o resultado em aberto



Como é evidente, estou aberto a sugestões sobre estatísticas a incluir que possam ser relevantes (desde que haja uma forma fácil de serem obtidas), e estou disponível para ouvir e discutir opiniões diferentes da minha sobre lances concretos. Não sou dono da verdade pelo que não terei problemas em admitir que estou errado se me convencerem disso. Desde que sejam a favor do Sporting, claro. :)