segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Isto promete...


Depois do retumbante sucesso que foi a participação da nossa seleção no mundial e com a aproximação do primeiro jogo para o apuramento do Euro 2016, começam-se a conhecer a conta-gotas alguns dos pré-convocados de Paulo Bento para o compromisso com a Albânia.

in maisfutebol.pt

Uma das chamadas que se impunha, e que felizmente se concretizou, foi a de Rui Fonte, avançado de 24 anos do Benfica B - que está com o pé quente e já marcou 3 golos na prestigiante Segunda Liga portuguesa, 2 dos quais de penálti. Benfica B, que se está a revelar um importante viveiro de talentos prontamente aproveitados por Paulo Bento - de recordar que há menos de seis meses o selecionador deu a titularidade a Ivan Cavaleiro num particular contra os Camarões.

Bebé, que deu nas vistas na época passada pelo Paços de Ferreira mas que não fez parte sequer dos pré-convocados para o mundial, passou a fazer parte desta lista após uns impressionantes 0 minutos na I Liga nacional e 14 minutos na Supertaça (entrou em jogo aos 106' numa enorme prova de confiança do seu treinador).

Paulo Bento mostra portanto que continua fiel ao seu inquestionavelmente lúcido critério, o que nos deixará totalmente confiantes no processo de renovação da seleção - não poderia estar em melhores mãos.

Entretanto continuamos todos à espera de conhecer os resultados do famoso relatório que a FPF anunciou para determinar aquilo que poderia ter corrido melhor no mundial - coisa de pouca importância, visto que foi óbvio para toda a gente que todas as decisões foram tecnicamente competentes e transparentes. Ainda chegaremos à conclusão que a fonte do que correu mal terão sido coisas como o nível do ph da piscina do hotel da seleção, ou falta de açucar nas bebidas energéticas que os jogadores tomavam nos treinos.

26 comentários :

  1. O Wallyson, o Fokobo, o Dramé, o Gauld e o Enoh não são portugueses, pelo que a equipa B do Sporting não tem muitos candidatos às convocatórias do Paulo Bento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Manuel Bento...os sportinguistas não querem que o Bento aposte em jogadores B do nosso clube. Isso seria, como é fácil de perceber, uma parvoíce.

      O Adrien, o Cédric, o Mané "talvez" faça mais sentido ou não? Caso ainda não tenham percebido o Sporting é o clube que aposta em mais portugueses.

      Eliminar
    2. Manuel Bento, e o Iuri, o Chaby, o Podence, o Ponde e o Gelson têm nomes pouco "portugueses". :)

      Eliminar
    3. PM, Rui Patrício, Cédric, William, Adrien e Nani são obrigatórios na seleção. E Mané seria de considerar após a forma como entrou no jogo de sábado. Martins, pela pré-época, também merecia - bem mais do que muitos que provavelmente serão chamados.

      Eliminar
    4. Certo. Portanto 3 suplentes do Sporting B, um dos quais raras vezes utilizado, e um jogador lesionado, seriam os candidatos ideais...

      E o que se discute aqui é a pré-convocação. Esse lote de jogadores não foi pré-convocado?

      Eliminar
    5. Assim como é "impossivel" escolher jogadores portugueses dos AAA dos Benfica.....

      Eliminar
    6. O Sr Bento (Manuel ou Paulo, neste caso é a mesma coisa) parece andar a seguir os jogos do Sporting B...de olhos ligeiramente fechados. Estes são os minutos de utlizacão dos jogadores a que se refere:

      Iuri Medeiros (90' + 28' + 24') = 1J titular + 2J suplente utilizado
      Filipe Chaby (87' + 10' + 14') = 1J titular + 2J suplente utilizado - 1 golo
      Daniel Podence (90' + 62' + 76') = 3J titular

      Cristian Ponde (lesionado) e Gelson Martins (Sub 19).

      É normal que ao referir-se aos jogadores portugueses do Sporting B fale apenas desses. Convém não falar do Luís Ribeiro, Mica Pinto ou Tobias Figueiredo por que esses são titulares indiscutíveis.

      Eliminar
    7. Manuel Bento, os nomes que dei era na sequência do comentário dos "estrangeiros", não tinha a ver com o seu nível de utilização. Mas alguns deles são muito utilizados (e inclusivamente estiveram no estágio do Sporting na Holanda), conforme o o Chirola referiu e muito bem.

      Eliminar
    8. O senhor Chirola devia informar-se antes de opinar sobre o Sporting.

      O Gelson Martins não é júnior, tem a mesma idade do que o Daniel Podence. Aliás, até é 5 meses mais velho. O facto de ter alinhado zero minutos pelo Sporting B, esta temporada, faz dele (efetivamente) um suplente, mas não um júnior. Já o Daniel Podence foi titular 3 vezes em 3 jogos possíveis. Assim como o Wallyson, por exemplo.

      Filipe Chaby e Iuri Medeiros, em 3 jogos possíveis, foram 2 vezes suplentes. Parece-me que qualquer avaliação com bom senso os qualificaria de "suplentes", porquanto seria difícil conceber que o Fokobo, o Wallyson ou o Gauld que fizeram 2 jogos como titulares em 3 possíveis, fossem considerados "suplentes" destes jogadores.

      Portanto, 3 suplentes e um lesionado, referidos pelo Mestre de Cerimónias.

      Quanto aos 5 estrangeiros a titulares do Sporting B, podem ser muito melhores que o Rui Fonte, continuarão a não ser elegíveis para a selecção nacional.

      Portanto se lhe posso deixar um conselho: abra os olhos.

      Eliminar
    9. Manuel Bento: mais uma vez, indiquei aqueles nomes pelo facto de não parecerem portugueses. Era uma piada em relação ao facto de o meu caro ter referido apenas estrangeiros da equipa B, esquecendo-se de referir os muitos portugueses que para lá andam.

      Eliminar
    10. Dar conversa a um cepo lampião é do pior que se pode fazer...

      Eliminar
  2. O Paulo Bento está completamente à deriva...Rui Fonte só pode ser piada.

    ResponderEliminar
  3. Entretanto vamo-nos divertindo com isto: http://dioguinho.pt/bronca-antonio-simoes-e-rui-santos-discutir-na-sic-noticias/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike, o programa já não era grande coisa com o Toni e o Oliveira, agora com o Simões e o Rodolfo Reis é uma miséria. Infelizmente o Manuel Fernandes é muito fraquinho como comentador, e nem vale a pena falar do Rui Santos... já todos conhecemos a peça.

      Mas pelo menos momentos destes sempre nos divertem um pouco... :)

      Eliminar
    2. O Simoes vem de uma realidade muito diferente...pouca democracia...e não aguenta tanto dialogo aberto e verdadeiro... influencias do clube, onde muitos falam, mas só um escreve....LFVieira....pra mim, é mais uma facada no programa.

      Eliminar
  4. Mestre de Cerimónias e os outros ainda não perceberam e, provavelmente, nem sequer deram importância à minha teoria, apesar dos inúmeros exemplos/argumentos que tenho vindo a referir.

    É preciso ter calma, isto ainda é uma pré-convocatória, mas é natural que Rui Fonte que sempre brincou muito nas selecções (já tem praí umas 40 internacionalizações) seja relegado para a equipa B em detrimento de Jara e Talisca que brincaram pouco nas selecções e por Lima e Derley que não brincam e que muito provavelmente nunca irão brincar na selecção.

    Estes são mais argumentos que se enquadram na minha teoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda não percebi qual é a tua teoria. Podes esclarecer, por favor?

      Eliminar
    2. Os jogadores desvalorizam-se nas selecções e prejudicam desportiva e financeiramente os clubes.

      Eliminar
    3. Não discordo dessa teoria, embora haja sempre exceções. O William ficou mais valorizado por ir à seleção, o Slimani também, por exemplo.

      Eliminar
    4. Mike Portugal

      Obviamente, ainda não percebeste a consistência da minha teoria, pois aplica-se a todos os casos sem excepções.

      WC e Slimani valorizaram-se no Sporting e desvalorizaram-se nas selecções.

      Eliminar
    5. Então refaço a minha frase: eles os 2 tornaram-se mais visíveis ao mundo pelas seleções, especialmente o Slimani.

      Eliminar
    6. De facto, foram mais vistos por mais pessoas de todo o Mundo mas estes são só adeptos, não são aqueles que compram e vendem jogadores.

      O que realmente interessa são os "insiders" do futebol: olheiros, empresários, agentes fifa, treinadores, dirigentes, etc. e estes já conheciam slimani há muito tempo atrás.

      Eliminar
  5. Esperem lá... mas o senhor que escreve aqui a falar "mal" da equipa B do nosso SCP, terá ele um tal apelido de.... Bento?????
    Será que é o risco ao meio disfarçado????
    se não for, só pode ser alguém que não percebe nada disto... tal como o risco ao meio....

    Saudações Leoninas
    NB

    ResponderEliminar
  6. "nem sequer deram importância à minha teoria"

    Lá porque a gente não dá importânia, não quer dizer que tu desistas.

    Força.

    mário

    ResponderEliminar
  7. O futuro da selecção nacional promete !...hahahahahahaha

    ResponderEliminar
  8. Divulgados até agora, nessa lista de pré-convocados, estão nomes tão "invulgares" como o Pedro Tiba, o Salvador Agra, o Miguel Rodrigues (do Nacional), o Sérgio Oliveira (do Paços), o Diogo Figueiras e o "nosso" Daniel Carriço. Que lá esteja o Rui Fonte - com um longo percurso nas selecções jovens e golos marcados este ano - quando o Postiga e o Nélson Oliveira estão encostados nos seus clubes e o Hugo Almeida nem clube tem, sem terem feito um só jogo, é coisa que não me parece irrazoável. Mas (i) confesso que nunca o vi jogar e (ii) também não conheço muito mais pontas-de-lança portugueses (parece que há uns na Polónia). SL! JPT

    ResponderEliminar