domingo, 24 de agosto de 2014

Mané espanta-espíritos

                                                                                                                                            
Quando vi Nani pegar na bola, que repousava abandonada na área do Arouca após o árbitro ter assinalado um penálti a favor do Sporting, temi o pior. Já tinha visto este filme antes. Imagens de Bojinov passaram-me à frente dos olhos e comecei a ver todo o enredo que iria ser feito se Nani falhasse a conversão do castigo máximo. Foi com enorme desconsolo que vi Adrien afastar-se e juro-vos que naquele momento já sabia que não ia festejar o golo, mesmo que a bola tivesse entrado. Vá, eventualmente faria um cerrar de punho a la Gobern em pleno direto televisivo, mas não mais do que isso. Porque naquele momento só conseguia pensar nas consequências que tudo aquilo poderia causar.

Nani falhou, a equipa ressentiu-se, e a boa dinâmica que se via em campo desde o princípio da segunda parte desapareceu. Valeu-nos que o destino, por uma vez na vida, compadeceu-se de nós e colocou esse herói improvável, de seu nome Carlos Mané, no sítio certo para colocar justiça no resultado e, ainda mais importante, dar-nos três pontos importantíssimos que permitirão trabalhar de forma bem mais tranquila a visita à Luz e gerir o caso do penálti de Nani de forma serena - e não debaixo da pressão que se acumularia devido a 4 pontos perdidos em duas jornadas.

Mas é preciso dizer que os três pontos são o único desfecho adequado, já que o Sporting foi a única equipa que procurou o golo, dispondo de ocasiões suficientes para conseguir uma vitória tranquila, não estivessem os níveis de eficácia da concretização a rastejar na lama.

A equipa até entrou forte no jogo, mas ao fim de 20 minutos acabou por cair num futebol lento e previsível, claramente insuficiente perante uma equipa que arriscou zero e jogou sempre com onze jogadores atrás da linha da bola. Na segunda parte a qualidade de jogo subiu, muito graças ao abanão que representou a entrada de Mané ao intervalo, acentuando ainda mais o domínio da partida.

Uma última palavra para Nani: escreverei mais tarde sobre a sua atitude no pénalti, mais a frio. Em relação ao jogo, demonstrou esforço, alguns bons pormenores, e demasiada vontade para ter uma boa estreia que lhe poderá ter prejudicado o discernimento em algumas situações. Falta claramente entrosamento com os colegas, o que é perfeitamente normal atendendo ao par de treinos em que participou. Teria sido um jogo positivo se tivesse deixado Adrien bater o penálti.



Positivo

A entrada de Mané: não falo apenas pelo golo que marcou. O puto foi um fator de desequilíbrio desde os primeiros momentos da segunda parte, e deixa-nos todos a pensar se neste tipo de jogos não será de ter mais presença no centro do ataque desde o 1º minuto. Mostrou-se mais hoje do que em todos os jogos de pré-época juntos, com uma exibição que o coloca na primeira linha para substituir um André Martins pouco inspirado, pelo menos em jogos com estas características.

Os cruzamentos teleguiados de Jefferson: o brasileiro fez um excelente jogo e saíram do seu pé esquerdo grande parte dos lances de perigo de que o Sporting dispôs. No minuto 93 foi mais uma vez Jefferson a colocar a bola na área - Carrillo amortizou, Tanaka rematou ao poste, e Mané fez explodir as bancadas.

Adrien, sempre Adrien: debaixo daquele tórax devem estar um par de pulmões que aspiram tanto ar quanto uma gaita de foles das Highlands. Grande intensidade durante todo o jogo e fundamental para manter o equilíbrio da equipa num meio-campo a dois. Esteve bem na flash interview ao desvalorizar o episódio do penálti - aquilo é assunto para ser tratado a um outro nível.

Boas indicações de Sarr: não teve muito trabalho, mas quando precisou de intervir impressionou pela pujança física e poder de impulsão. Em situações de maior aperto não inventou, e surpreendeu pela sua capacidade de passe de média / longa distância, quer a lançar Jefferson pela faixa, quer a variar jogo para o lado oposto do campo. Terá a sua primeira prova de fogo para a semana, mas para já os indicadores são positivos.


Negativo

O marcador de penáltis é Adrien: não é questão para ser debatida por ninguém num momento daqueles, em que toda a tranquilidade e cabeça fria são necessárias. Mesmo que Nani acabasse por entregar a bola para que Adrien batesse o penálti, aquele diálogo já teria sido suficiente para colocar uma pressão adicional totalmente desnecessária no nosso nº 23.

O jogo mastigado da primeira parte: Rosell e Martins nunca conseguiram empurrar o jogo para perto da área do Arouca, Esgaio pareceu acusar o peso da titularidade e demonstrou falta de entrosamento com os companheiros mais próximos. Tudo isto, aliado a alguma falta de garra durante uma boa fatia da primeira parte, tornou-nos uma presa fácil para uma equipa que só veio jogar para o empate. 

As hesitações nos pontapés de baliza: às vezes mais vale bater a bola para a frente rapidamente, do que estar no passa-não-passa. Enerva o público, enerva a equipa e dá confiança ao adversário.


A importância do golo de Mané não pode ser relativizado. Poupou-nos de ter que passar uma semana de tensão tremenda e que tornaria o jogo da Luz numa questão de vida ou de morte. Podemos estar a falar apenas de uma diferença de dois pontinhos apenas, mas a verdade é que as circunstâncias do jogo fazem com que a relevância da vitória ultrapasse em muito os 3 pontos conquistados.

48 comentários :

  1. 1. Este jogo é igual a muitos em casa que se seguirão
    2. O Marco pode ser bom rapaz, mas também o Carvalhal e o P. Sérgio eram
    3. O Marco gosta do que faz e do salário que aufere. Já do Sporting...
    4. Ou muito me engano, ou o BdC vai passar um mau bocado e baixar a crista
    5. O Sporting tem um plantel composto por 20 bons suplentes e 4 ou 5 titulares: na verdade, este ano tem banco a dobrar e a maior parte está onde não devia, i.e. A jogar de início
    6. O Sporting não tem um avançado decente exceto o Argelino ( que até ver não conta)
    7. O Esgaio não foi a DD que foi o melhor marcador da II Liga.
    8. O mané qd júnior (vi-o marcar 3 golos ao Liverpool na Nextgen) não era um10 nem extremo
    9. O Martins pequeno dava um bom médio do Arouca e pode seguir o caminho do outro Martins (o Carlos)
    10. O mito do Nani-Sebastião morreu num PENALTY que devia ter sido marcado por quem os tem marcado (alô Marco?!)
    11. Ainda Há tempo para comprar reforços a sério (além do Nosso Sebastião) e não escoceses, búlgaros, tsubasas e geraldes
    12. O Montero é bom rapaz, tem um ar simpático e afável mas não dá mais que isto
    13. Do Carrillo nem vale a pena falar, nem do Capel
    14. A época do Sporting vai ser boa em manchetes, unhas roídas, faca e alguidar, muitos sapos engolidos e pior do que tudo 0 títulos (daqueles que contam)
    15. No fim disto tudo o mito do presidente Bruno Chavez vai ter o seu fim, ou como ele gosta mais: ele vai ter a sua HORA (que se calhar não passa no canal 34 ou 35 mas irá passar em todos os outros do 1 ao 10), ou seja vai ter aquilo que merece
    16. Os Sportinguistas vão ter o costume mas com duas versões: a dele (i.e. Da propaganda) e aquela a que infelizmente estão habituados na comunicação social, sendo que nenhuma nos serve condignamente
    17. Um triste fado portanto
    Ps- no início do campeonato tinha estimado que no final da 3 jornada estaríamos a 7 pontos dos rivais. O mané fez questão de me trocar as voltas e faço o mea culpa. Estaremos a 4 pontos. Menos mal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo!! Vou-lhe dar a mesma resposta que lhe dei noutro blog, onde escreveu absolutamente o mesmo!!
      "Anonimo, com visoes destas, completamente derrotistas, mais vale mudra de clube e ir para o Carnide ou o porco, pois por si, certamente, lutarao uns com todos aqueles jogadores de classe (taliscas cesars e afins) com o outro candidato (com adrians, casimiros e lellos sebastiaes).
      So o Sporting e mau. Mau por ter gente que so quer mal para o seu clube! E por favor nao me venha com licoes de Sportinguismo, pois o seu problema e o Presidente e nao o clube.
      Se e socio, desista, pois esta a gastar dinheiro para nada, se e adepto, faca-se socio de outros e esqueca-nos.
      Estou farto de gente que so nos quer mal, e nao, nao sou o BdC ou qualquer escriba pago para escrever por ele. O ue voce faz aqui e denegrir um grupo de jogadores, que nao jogaram bem, mas deram tudo por tudo para ganhar...
      Quero imaginar oq ue voce dira se na semana que vem, conseguirmos ganahr a esse "colosso" de Carnide...
      Certamente que foi um erro dos outros e que espera que quando jogarmos com o porco (grande jogo em Pacos... ??? !!!) voltaremos a estar super distantes dos adverasarios!!
      Para finalizar, porque tanta seguranca que o carnide ganha no Bessa?? Por mim, ate acabarem os jogos do carnide, eles sao sempre voluntaries para perder!! Ou para si, nao acreditar no "seu" clube e normal, mas acreditar no carnide faz parte de uma realidade superior!!
      Ate lhe diria Saudacoes Leoninas, mas nao creio que mereca!!
      Quanto ao autor do post, parabens, pois de forma nao destruidora, escalpeliza algumas lacunas que ainda temos, acima de tudo de mentalidade!
      Gostaria de o ler acerca do Sarr, pois esta a mostrar-se muito valido, no meu ponto de vista!!"
      Volto a dizer que nao creio que mereca Saudacoes Leoninas!!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. 1. Dizem que sim. Há pelo menos mais 32 com 2 partes de 45 minutos em que começam 11 para cada lado.
      2. A grande diferença é que o Marco é competente. Talvez o Carvalhal, se tivesse apanhado outros dirigentes... Nunca se sabe. Mas nunca com os seus queridos Godinhos e outros quejandos.
      3. Não tem de gostar. Tem de ser profissional. Mas há tanta gente que diz que gosta do Sporting e gostava era de mamar à pala...
      4. Ou muito me engano ou estás mortinho por isso. Mesmo que isso seja mau para o Sporting. Mas já sabíamos ao que vens...
      5. E quem és tu para avaliar isso?
      6. O Sporting tem 3 avançados. E não devem ser só os avançados a marcar golos.
      7. O Esgaio joga onde a equipa precisar.
      8. Se calhar não viste mais nenhum. E toda a gente sabe que o futebol de formação é diferente.
      9. Desejas demasiado bem ao Arouca.
      10. Os mitos morrem e os jogos ganham-se na mesma. Que diferença de outros tempos bem recentes...
      11. Ilumina-nos com a tua sapiência. Quem são os verdadeiros reforços? Jeffren, Bojinov? Labyad,Elias?
      12. Viu-se no ano passado...
      13. Pois não... Que é para não te enterrares mais.
      14. Desenrasca aí os números do EuroMilhões de 3a feira. Já que tens capacidade de prever o futuro...
      15. De mim merece todo o apoio e consideração. Será isso? E vai aparecer nos canais 1 a 10? Tanta azia com o homem? Mamavas assim tanto? Cuidado que ainda formas uma ulcera...
      16. Então qual é que serve, guru de pacotilha?
      17. Sem dúvida! Ter de ler o que escreves é, sem dúvida, uma tristeza! Podias poupar-nos a isso.

      Se tinhas estimado isso, está visto que percebes pouco de futebol.
      Só mais um conselho: numa farmácia podes encontrar Rennie ou Gaviscon. Vão fazer-te bem...infelizmente!

      Eliminar
    4. Só uma besta com má fé pode comparar o Carrillo com o Capel. E pelo tom ficou lixado por o Sporting ter ganho, só por não gostar do presidente, como se antes estivéssemos bem servidos de direcções. Mereces desprezo. Vai ver o teu clube ao Bessa, pá.

      Eliminar
    5. Caro anónimo, não concordo com a maioria dos pontos que referiu. E não sei se reparou, mas os nossos rivais não estão assim tão arrasadores quanto isso...

      Eliminar
    6. Mais um igual ao palhaço do que escreve no Camarote, que afirma que o Mané lhe estragou o post já preparado para falar mal de tudo e de todos...

      Esta corja nojenta só desaparece com uma Vitória na Luz e mesmo assim dirão sempre que foi sorte.

      Eliminar
    7. Realmente foi uma falta de consideração do Mané. Isto de arranjar bons títulos para posts para malhar pode ser muito cansativo. :)

      Eliminar
    8. Mestre, o que pensarão jogadores como o Mané destas porcarias todas de gente que saliva para que as coisas corram mal, para poderem tirar desforço dos seus ódios pessoais? Alguns jogadores certamente pensarão que o Sporting é um clube cansativo por causa destes ambientes pesados, que já têm anos.

      Há pessoas que têm muito pouca inteligência emocional a lidar com o clube. Não me refiro a esses fulanos desse blogue, que têm uma agenda pessoal. Nós temos muito do adepto eufórico, que basta o Sporting ganhar um jogo que é o maior do mundo, e temos o cínico, que está sempre à espera do pior, e que adopta uma postura negativista para se proteger emocionalmente de qualquer desaire. Assim, se as coisas correm mal, tem "razão" antes dos outros; no entanto, de adepto tem pouco, porque é frequentemente hipercritico de tudo e pouco apoiante da equipa.

      Isto acontece porque o clube tem tido pouco êxito no futebol profissional nos últimos anos, o que gera imensa frustração nas pessoas e nem toda a gente lida da forma mais construtiva com isso. Além de que vivemos num país em que a trapaça passa impune e a corrupção dá títulos, sendo esses modelos valorizados pela sociedade e pelos media. No meio disto, não é fácil ser do Sporting, nem ser do Sportiing de uma forma saudável. Não é normal as pessoas porem em causa a sua relação com o clube quando não gostam de uma direcção, e isto já aconteceu de um lado e de outro. Os portugueses não se sentem menos portugueses quando não ganha o partido em que votaram para as eleições legislativas. Acho que há formas de se ser sportinguista que são muito negativas, sinceramente, e tem tudo a ver com o poder.

      Eliminar
    9. Concordo. O facto de não conquistarmos títulos há demasiado tempo e o clima de grande tensão que se instalou durante e após as eleições de 2011 causaram muitos anti-corpos entre quem estava dos dois lados da barricada. E aí não haja dúvidas que há responsabilidades de ambas as partes.

      Também me parece que são questões de poder ou, eventualmente, de cariz pessoal, que levam a este tipo de oposição à atual direção. Não há outra explicação racional para se criticar uma direção que está a ter bons resultados em função dos poucos meios que tem, em oposição à direção anterior que teve uma política financeira desastrosa que quase nos levou à ruína e uma política desportiva falhada que nos deu a pior classificação da nossa história.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Estaremos a 5 pontos e não a 4, mas como a diferença para os rivais no final vai ser bem maior, tanto faz
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão triste.
      Tão trampião.

      SPOOOOOOOORTING!!!

      Eliminar
  3. Adoro quando o Sporting ganha. E porquê? Porque é bom saborear a vitória? Sim, claro! Porque o Sporting é o clube do meu coração há mais de 3 décadas? Óbvio! Porque dá para enxovalhar os adeptos dos nosso rivais, amigos e os que não o são outros ainda mais? Sim, é com grande prazer que o faço, sempre que posso. Porque suscita outra semana de invenções e fantasias dos 'jornalistas' televisivos e jornalísticos? Sim, é com um sorriso nos lábios que vejo tanta contorção mental e distorção verbal.

    Mas, ultimamente tem havido outro grande motivo que torna as vitórias do meu grande amor ainda mais saborosas. É ver supostos Sportinguistas como o nosso amigo anónimo (os dos 17 pontos) ficarem fodidos com a vitória do do seu suposto clube. É vê-los retinirem aquelas palavras chave: já foi a do garoto, a do Vale e Azevedo, a da incompetência, agora é a do Sebastianismo, ou Brunismo, ou a do Bruno Chavez. Epá, deve ser lixado ficar tão lixado quando o próprio clube perder… ver a desilusão e frustração com que tem que adiar o prazer de schadenfreude de que tanto vivem.

    Amigo anónimo, tenho que lhe dizer uma coisa: você não é Sportinguista, sabia? Ou você não o é mesmo e finge que é para vir para aqui fazer de troll. Ou, ainda pior, pensa que é, mas ainda não se apercebeu que aquilo que você é é um tremendo aziado.

    Quanto à sua 'análise,' construída em dezassete pontos, nem vale a pena refutar, visto que grande parte daquilo que disse encaixa no futurologismo, algo que, para seres racionais, não tem lógica nem fundamentação nenhuma. Pegue nos nos tais 17 pontos e faça uma cama de espinhos visto que gosta tanto desse martírio que você tenta passar por Sportinguismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOLOLOL Este nem a vê chegar!

      Eliminar
  4. Se o ressabiamento matasse o anónimo das 02:21 já estava morto e enterrado.Tanta maledicência, tanta frustração que demonstra os seus comentários (são recorrentes noutros blogues) que dá que pensar. Será algum dos que deixou de ir para a bancada vip com convite e croquetes à mistura, e agora se acabou? Não sei. Felizmente, parece dar-nos uma certeza: NÃO é sportinguista!

    ResponderEliminar
  5. Mestre, o Nani é um grande jogador, e ontem ficou provado isso mesmo, com algumas jogadas que deixou os defesas com dor de rins. Mas atenção o Nani não é o dono da bola. à regras e orientações que também ele tem que se sujeitar. Depois de ele falhar o penalty, a equipe desapareceu, no estádio desaparecemos também, quem tinha que marcar era o Adrien, mesmo que falhasse, e eu já o vi falhar no último jogo da época, contra o Estoril. Quanto ao Esgaio, é bom a atacar, mas não sabe defender, ontem os dois remates do Arouca, que o Rui resolveu foram do lado dele, no primeiro estava encostado ao Maurício, e o avançado do Arouca sozinho. Quanto aos catedráticos, que comentaram mais acima, ao segundo jogo já sabem o que nos vai acontecer. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Pais, há uma jogada deliciosa na segunda parte em que o Nani tira do caminho um adversário e cruza para a cabeça do Carrillo. Fosse o peruano um especialista em jogo de cabeça e a bola estaria lá dentro. Deu bons indicadores, esperemos que o jogador consiga perceber que, apesar do seu valor, não se pode colocar acima da equipa.

      Quanto ao nosso lado direito da defesa, concordo que deixou bastante a desejar. Esgaio acusou a estreia e Maurício pareceu demasiado nervoso.

      Um abraço.

      Eliminar

  6. Não percebo a necessidade de jogar com dois centrais mais um trinco nestes jogos? Contra uma equipa que só defende, acho que temos que massacrar desde o início… Jogar como na 2a parte desde o 1o minuto, sem trinco e com 2 pontas de lança até uma entrar… Senão a ansiedade vai matando todos, equipa e público… É um autêntico desespero jogar contra estes autocarros, e parece que nenhum treinador o sabe gerir? Será que o Marco tem arte para isso?
    Para isso também precisamos de um central de categoria! Que saiba sair a jogar e que dê mais do que chutoes para frente.
    Uma pena que o André Martins desapareca nestes jogos… Não sei como resolver, mas talvez o João Mario mereça mesmo ser opção.
    Por fim, o ataque… O Montero precisa de ir à bruxa… Ou é mesmo azar ou falta também um pouco de raiva naqueles remates? Enfim, venha de lá o Slim, que bem precisamos.
    SL
    Lanterna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lanterna, aquele primeiro cabeceamento do Montero, de cima para baixo, foi uma infelicidade não ter entrado. Muito mérito do guarda-redes... mas parece mesmo que precisa de ir à bruxa.

      Também me parece que é de explorar a opção por apenas 2 médios neste tipo de jogos. Contra adversários que não arriscam um milímetro é um desperdício termos tanta gente de cariz defensivo em campo.

      Um abraço.

      Eliminar
  7. Mestre, precisamos do nosso Slimani, ou de outro Slimani qualquer, e ontem viu-se, os centros do Nani depois de alguns desequilíbrios que conseguia, não tinha ninguém na área para concluir. tenho esperança que depois da reintegração, ele fique mais um ano connosco. Quanto ao Arouca, e todos os que joguem por um pontinho, tenham o mesmo final , ou seja percam já nos descontos, para não terem hipóteses de sequer empatar. Mas já sei o que deve vir nos pasquins, não vêm dizer, que meteram o autocarro, fazer anti-jogo, simular lesões, retardar a reposição da bola, etc., etc., etc. Sabem o que vêm dizer, entre outras coisas, «UMA BOA ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA».

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, precisamos de alguém com mais presença na área e com um grande jogo de cabeça. Temos muita gente que cruza com qualidade e precisamos de aproveitar esse tipo de situações. Espero que seja Slimani, gostava de o manter por cá mais um ano.

      Pelos vistos há de facto muita comunicação social que diz que o Arouca não veio meter o autocarro à frente da baliza. Será que viram o jogo certo?

      Um abraço.

      Eliminar
  8. Caros anonimos, pessimistas, o Sporting era um Clube falido, todos sabemos isso, cheio de problemas financeiros e ainda é, o que temos é o que podemos ter, e se o que podemos ter não são jogadores brilhantes eles podem se superar com espiritio de grupo, o que BdC tem ajudado a fazer disciplina nas finanças no ataque ás estruturas, em tudo um pouco, se estamos contra isto meus amigos, nunca o Sporting será campeão, temos de acreditar que quem lá está quer tanto como nós ser campeão e para isso somos o 12º jogador, vc's estão a jogar na equipa adversária, sinceramente não sei o que querem, outro novo presidente? é isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querem que este presidente falhe para terem razão, porque vaticinaram que ele ia falhar. Além disso, como apoiaram outros dirigentes que falharam, não querem que quem não foi por eles apoiado faça melhor. Puro egoísmo e EGOCENTRISMO.

      Eu não votei no Bruno de Carvalho, nem estou obcecado por ele. Não vejo todas as suas entrevistas para poder bajular ou deitar abaixo. Continuo a viver o Sporting como antes e a desejar-lhe bem. E graças a Deus que é assim, para minha sanidade mental.

      Eliminar
    2. Não consigo perceber a quase euforia com que alguns sportinguistas recebem os primeiros maus resultados ou sinais. Goste-se ou não de BdC, o Sporting deveria estar acima de todas as fações e havendo esperança devíamos estar todos a remar para o mesmo lado. Fracassando os objetivos, aí já se compreenderão as críticas. Mas numa fase destas? Não consigo compreender...

      Eliminar
  9. Ora bem. Este início de época foi muito tenso, porque causa dos problemas disciplinares. A vinda do Nani foi um bálsamo, mas não pode ser exagerada, até para bem do jogador. Ele ontem quis carregar com o Sporting "às costas", mas não precisa de o fazer. O Sporting tem outros bons jogadores, como o Mané, que também contam e muito. O Sporting conta com o Nani para dar outra dimensão e consistência ao seu futebol, não precisa que o Nani faça tudo.

    Certamente que com mais calma as coisas vão ao lugar e haverá menos sofreguidão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo tudo, caro anónimo. É também esse o meu desejo, e agora, mais a frio, acredito que haja condições para tudo se esclarecer. Um abraço.

      Eliminar
  10. Digo-o com tristeza (pois dava e continuo a dar muito por ele, ao ponto de acreditar que fará um melhor trabalho que Jardim), Marco Silva tem-me desiludido com as opções que tem tomado.
    Focando-me apenas no jogo de ontem:
    - Nani não deveria ter sido titular;
    - André Martins e Montero deviam dar o lugar a João Mário ou Mané (este nos jogos em casa contra equipas pequenas) e Tanaka;
    - Marco Silva mexeu bem ao intervalo, mas quando voltou a mexer fê-lo tarde e mal. Em vez de tirar Nani deveria ter arriscado mais tirando Esgaio e em vez de Capel ter entrando antes o João Mário.

    Nani acabou por fazer um jogo razoável, mas os melhores foram de longe Adrien e Jefferson.
    Carrilo teve apagado, mas conto com ele contra os lampiões.

    Maurício fez um jogo paupérrimo, André Martins fez um jogo ao seu nível (quem me dera ver em André Martins um jogador com potencial para ser titular do Sporting, mas infelizmente não vejo: é fraco fisicamente, não tem capacidade de finta no um para um, falta-lhe velocidade e força, a qualidade de passe é boa, mas a capacidade para se envolver em triangulações e criar desequilíbrios fica muito a desejar; é um bom suplente) e Montero continua sem marcar golos.

    Este teria sido o jogo perfeito para introduzir alterações na equipa.
    Uma vez que não o fez, contra os lampiões eu jogaria com o Tanaka no lugar do André Martins.
    Adrien e William encherão o meio campo mais defensivo.
    Montero, Tanaka, Carrillo e Nani obrigarão a defesa do lampiões a coicear a bola para a frente.

    SPOOOOOOOOOOOOORTING

    ResponderEliminar
  11. Só mais uma coisa: o que me deixou mais triste, irritado e preocupado, foi ver o Nani a sair a passo.
    Eu conto com ele...

    ResponderEliminar
  12. Agora sim, uma última questão que se me colocou no fim do jogo: até que ponto esta estória do penálti do Nani poderá influenciar o Adrien (que tem uma excelente taxa de sucesso) quando tiver que marcar o próximo penálti.
    Desejo e espero que não influencie em nada, até porque a resposta do Adrien na flash interview é reveladora de grande maturidade.

    ResponderEliminar
  13. Caro Mestre de Cerimónias,

    Sou um leitor assíduo deste blog, acho mesmo que faz um trabalho excelente ao nível das denúncias de muitos assuntos branqueados pela CS.

    Não concordo com a opinião sobre o penalty do Nani. Nani teve 8.000 à espera dele no treino aberto, teve a maior recepção que algum jogador já teve em Portugal, tinha um estádio quase cheio "só" para o ver jogar. Obviamente que queria retribuir. Obviamente que queria agradecer o apoio. Obviamente que queria marcar o penalty. Digo mais, se ele não tivesse essa oportunidade é que seria mesquinho. Sobretudo por ser o Nani. Não estamos a falar de um jogador qualquer, estamos a falar só de um dos maiores talentos que o Sporting formou, campeão europeu, maior transferência que o clube encaixou e que volta sem custos para o clube. Estranho seria se ele não pegasse na bola e ainda mais estranho seria se o Adrien não tivesse consentido. Neste jogo, tinha mesmo de ser o Nani. Isto não significa que tenhamos de alterar a hierarquia (recordo que o Adrien falhou o seu último penalty em jogos oficiais contra o Estoril). Futebol não pode ser rígido e desprovido de emoções. Há situações excepcionais em que se justifica a alteração de uma regra e esta do Nani é, a meu ver, uma delas. Veja as coisas pelo outro lado, se a bola tem entrado, imagina a explosão de alegria que seria e os lucros que isto poderia dar na relação de Nani com os adeptos e na sua subida de confiança? Não valeria a pena ?

    Por outro lado (e isto já sou eu a querer fazer de psicólogo), acredito que o facto de termos ganho com o Nani a falhar um penalty será uma espécie de "banho de realidade" ao jogador. Se ele pensava que a equipa iria depender dele para ganhar jogos hoje já terá percebido que este Sporting é diferente, tem mais qualidade e não depende de nenhum jogador. E percebeu também que existem outros a morderem-lhe os calcanhares, neste caso, o Mané. Aliás, diria mesmo que ontem o "aluno" ensinou ao "professor". E no fim ainda diz que o Nani é um ídolo para ele. Tudo isto deve estar, neste momento, na cabeça do jogador.

    O próprio Adrien deve perceber que esta não era uma situação normal. No fundo, Nani tem de perceber que lhe deram uma prenda que ele desperdiçou, Adrien tem de perceber que tinha de dar esta prenda ao Nani e, acima de tudo, Marco Silva tinha de ter antecipada esta situação antes do jogo. Agora, uma conversa com os dois e uma definição clara da hierarquia resolverão este hipotético problema.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sá, obrigado por essas palavras. Se por acaso é o mesmo Sá que escreve às sextas na Tasca, o sentimento é recíproco. :)

      Na minha opinião, podemos encarar a vontade de Nani marcar o penálti de duas formas: a menos má, que seria a vontade de retribuir aos sportinguistas a receção com um golo marcado na estreia, e a má, que seria a de achar que sendo a vedeta da equipa tem direito a marcar o que bem entende. Nenhuma delas é boa, porque nitidamente não houve instruções da equipa técnica para abrir uma exceção neste jogo. Só poderia ter sido boa se, conforme escreveu, Marco Silva tivesse previsto esta situação e estabelecido uma diferente hierarquia para este jogo em específico. De notar que acho Nani um excelente marcador de penáltis - e este só foi defendido porque o GR do Arouca estava muito adiantado em relação à linha - e que não me escandalizaria se passasse a ser o 1º marcador de penáltis.

      Agora, passando à parte psicológica, estou totalmente de acordo: o facto de termos conseguido ganhar o jogo como ganhámos, pode ser mesmo uma excelente forma de fazer Nani perceber que contamos com ele para nos liderar a muitas vitórias, mas que isso não lhe dá a liberdade de se colocar acima da equipa.

      Muito bem Adrien, primeiro, Marco Silva e Carlos Mané depois, a desvalorizarem a questão. A forma como a questão foi gerida permite reconstruir alguma confiança mútua que se tenha perdido naquele momento.

      Um abraço.

      Eliminar
  14. OFF-TOPIC

    http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=496737

    O FC Porto comunicou este domingo à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários a aquisição dos direitos desportivos e 30 por cento dos direitos económicos de Vicent Aboubakar por três milhões de euros.

    O internacional camaronês assinou um contrato válido por quatro épocas e tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

    Eis o comunicado enviado pelo FC Porto à CMVM


    A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a acordo com o Football Club Lorient Bretagne Sud para a aquisição dos direitos desportivos, e 30% dos direitos económicos, do atleta Vincent Aboubakar pelo montante de 3.000.000€ (três milhões de euros).

    Mais se informa que esta sociedade celebrou com o jogador um contrato válido por 4 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2018, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 50.000.000 € (cinquenta milhões de euros).

    -----------------------------------
    -----------------------------------

    Aboubakar é mais um jogador que brinca muito na selecção, por isso, está desvalorizado, pois tranquilamente poderia valer entre 4 a 5 M€ pelos 30% dos direitos económicos.

    Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

    ResponderEliminar
  15. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/interior.aspx?content_id=901269

    ResponderEliminar
  16. "Menos de 40.000 almas será uma desilusão. " Os adeptos do sporting desiludiram tal como tinha dto antes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o número de pessoas no estádio desiludiu-me. O apoio das que compareceram não - a encorajar a equipa do 1º ao último minuto, coisa que nem todos os clubes se podem orgulhar de dizer.

      Eliminar
    2. LOLOLOL Isto vai de frustração em frustração...É um clube de masturbadores de vitórias morais.

      Eliminar
    3. Já vi que fala um especialista na matéria.

      Eliminar
    4. Como não ganham nada que se veja, vocês masturbam-se com "a melhor Academia do Mundo", a "equipa que mais jogadores fornece à selecção", etc...
      Aqui o "especialista na matéria", consuma os actos, nos últimos 12 campeonatos foram 9 orgasmos. LOLOLOL


      Eliminar
    5. E o que se diz de pessoas que gostam de espreitar os outros a fazerem os tais atos de que fala? ;)

      Eliminar
    6. Atenção que houve um problema nas entradas para o estádio. O meu cartão não abriu o torniquete e assim é como se eu não tivesse lá estado. Parece que houve mais problemas idênticos, o que poderá explicar uma lotação oficial à quem dos 40 mil espectadores, porque pareceu me que estavam mais. Os tipos estavam quase esgotados, só as centrais A é que tinham mais lugares vazios, porque são os lugares mais caros e também maioritariamente reservados.

      Eliminar
    7. Não sabia, obrigado pela informação. Por acaso parecia-me uma casa superior às 37.000 pessoas anunciadas, isso ajuda a explicar. Um abraço.

      Eliminar
    8. "Espreitar os outros"? Eu não estou a espreitar, estou mesmo a ejacular (porque vocês são finos) na tua cara os 9 campeonatos nos últimos 12 anos, isto é só enquanto não chega a festa nos Aliados.
      Continua a masturbar-te com a "melhor Academia do Mundo" porque vocês não passam disso, uns masturbadores de vitórias morais. Losers!
      Queres um lencinho ou vais engolir?

      Eliminar
    9. @ Anónimo25 de Agosto de 2014 às 12:18

      És um anormal. O porco pode ter ganho não sei quantos campeonatos, mas os fruteiros não passam do ranho dos outros. Espero que leves no cu, se é que alguém tem tão mau gosto para se dar a esse trabalho.

      Eliminar
  17. Mestre plenamente de acordo com o post. Quero dizer que actualmente este é o blog onde mais me revejo no que ao futebol diz respeito!

    Sobre a questão Nani, gostei de ler o editorial do Serpa na Bola de hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por essas palavras, PM. Fico contente por sabê-lo.

      Também li o editorial do Vítor Serpa e concordo totalmente com o que escreveu. Pena que tenha havido alguns jornalistas que preferiram aproveitar a situação para desestabilizar onde não faz sentido desestabilizar - será objeto de um post amanhã.

      Um abraço.

      Eliminar
  18. Só sei que o nani e uma mais valia pois arrasta sempre marcações.

    Tivéssemos um certo argelino na frente e teríamos goleado, parece que para a semana já joga contra o Benfica

    Todos atacam o nani o presidente o boifica vai ganhar e o catano o Jesus não perde com o scp e mais não sei o que.

    Só digo uma coisa com slimani na frente, william no meio campo e nani no ataque o Sporting vai a luz com a melhor equipa desde que o Jorge Jesus treina o carnide saiba marco silva tirar partido da equipa e ganhamos na luz.

    Sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, com a qualidade dos cruzamentos que temos, Slimani pode fazer uma diferença brutal.

      De qualquer forma é melhor não menosprezarmos o Benfica: quem se dá ao luxo de ter o defesa esquerdo titular da seleção no banco, é porque tem um plantel de meter inveja. :)

      Um abraço.

      Eliminar