quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O risco da contratação de Nani segundo Diamantino Miranda

                                                                                                                                                   
Enquanto Luís Filipe Vieira não acaba de construir a Casa do Jogador, uma iniciativa louvável e altruísta que honra a história do clube - é melhor que se despache com as obras, porque qualquer dia já não sobra nenhum português que tenha feito carreira no Benfica, claramente uma espécie em vias de extinção -, Vítor Serpa e José Manuel Delgado vão fazendo o favor de ir dando abrigo e mantendo ocupadas muitas das velhas glórias do clube da Luz nas instalações da Bola TV. Não há dúvida que é mais confortável passar o dia num edifício com ar condicionado do que enfrentar o calor do verão nos bancos dos jardins públicos da cidade.

Infelizmente, em vez de lhes darem uma caixa de dominó ou um tabuleiro de damas para passarem o tempo, os responsáveis pela Bola TV preferem colocá-los no estúdio com as câmaras e microfones à frente, deixando-os partilhar com o público as suas esclarecidas opiniões sobre assuntos da atualidade do futebol português.

Ontem foi a vez de Diamantino Miranda, que tem uma visão muito interessante sobre o risco que representa a chegada de Nani ao Sporting.


Caro Diamantino, deixe-me ver se percebi. O Nani tem espaço em qualquer equipa da Europa, mas o enquadramento e a envolvência que vai encontrar no Sporting e no futebol português vão impedir que renda em conformidade? Faz sentido, de facto. Bom seria que Nani continuasse em Manchester, onde os adeptos já andavam desencantados com ele, em vez de vir para o Sporting, onde os adeptos o tratarão como um filho pródigo que volta a casa. E os amigos? Pobre Nani, que em sete anos em Manchester não arranjou amigos, nem tinha meios para pagar um bilhete de avião a quem quisesse, quando quisesse.

É sabido que quando os jogadores voltam a casa após uma experiência no estrangeiro dificilmente conseguem render ao mais alto nível. Olhe-se para William Carvalho, que deslumbrou toda a Europa enquanto jogou na Bélgica, mas que quando regressou para Portugal teve o inqualificável rendimento desportivo que todos testemunhámos. Foram os amigos que o desviaram de uma postura profissional, certamente.

Portanto, sportinguistas, é isto que podemos esperar de Nani: farras, p*tas e bebedeiras, naquilo que é uma jogada de risco incompreensível por parte do Sporting. Diamantino tem a certeza que o Nani vai perder-se um pouco, se não muito. O facto de ser o 2º melhor jogador português da atualidade não significa nada. A experiência e títulos que acumulou? Isso vale 0. Toca a baixar as expetativas, pessoal!

Já agora, amigo Diamantino, enquanto não chegam os seus parceiros para jogar à sueca, diga-nos lá o que acha da vinda de Júlio César para o Benfica.


Risco? Não, não, um jogador destes em 3, 4 dias já está a jogar. Um jogador de classe mundial facilmente chega e "abarbata" o lugar. Envolvência? Estádios? O que é isso? 

Epá, brilhante.

(créditos ao @captomente por ter apanhado a "coerência" do comentador em cima do acontecimento)