quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os casos de Rojo e Slimani, e um presidente que não se esconde

                                                                                                                                        
A minha visão dos casos Rojo e Slimani antes das notícias da rotura entre jogadores e clube

Ponto prévio: na minha opinião Rojo e Slimani são dois jogadores importantíssimos, e gostaria de continuar a vê-los de leão ao peito durante esta época. Rojo é para mim o nosso melhor central (e a recente saída de Dier torna-o ainda mais importante), e Slimani possui qualidades que mais nenhum jogador do plantel tem, e que são essenciais num campeonato como o nosso (como tivemos oportunidade de testemunhar ao longo da época passada).

Tratando-se de dois jogadores que deram nas vistas durante o mundial, com tudo o que isso implica ao nível da valorização dos seus passes, via no entanto algumas diferenças fundamentais nos dois casos que poderiam levar a direção a facilitar um pouco mais a saída de Rojo: 
  • Convites de clubes como o Manchester United não surgem todos os dias;
  • €20M é uma verba considerável para um defesa central (casos como os de Mangala e David Luiz são anomalias em relação ao que é o valor típico de jogadores de topo nesta posição); 
  • O jogador já cumpriu dois anos de contrato no Sporting, o que não sendo o ideal (a bem da estabilidade e competitividade do plantel, deveríamos evitar a saída de jogadores que não nos tivessem proporcionado 3 anos de rendimento desportivo) já é alguma coisa;
  • O Sporting não tem condições para lhe oferecer um salário superior para o manter satisfeito mais um ano.

No caso de Slimani, penso que o Sporting tinha todas as condições e motivos para o manter no plantel:
  • O jogador chegou apenas há um ano;
  • O Sporting tem capacidade para lhe aumentar substancialmente o salário (que não atingindo os valores que outros clubes oferecem ao jogador, certamente que iriam ao encontro das melhores expetativas que Slimani teria quando assinou há um ano);
  • Fazendo uma boa época, certamente que para o ano haveriam outros Leicesters ou Trabzonspors interessados na sua contratação.

De qualquer forma, perante a atual valorização dos atletas, a situação financeira do clube e as legítimas aspirações dos jogadores, compreenderia que a direção aceitasse negociar os jogadores de forma a conseguir um compromisso que fosse vantajoso para todas as partes envolvidas. 


A entrevista a Bruno de Carvalho na Sporting TV

As notícias que foram sendo divulgadas ao longo do dia de ontem tornavam essencial um esclarecimento completo por parte do Sporting aos sócios e adeptos. A minha expetativa era que a Sporting TV cumprisse o seu principal desígnio - ser um veículo privilegiado de comunicação entre o Sporting e os sportinguistas - abordando os temas quentes do momento, sem tabus, no programa Sporting Directo.

A solução encontrada superou totalmente as minhas expetativas: uma entrevista ao presidente, que não se escondeu e prestou os esclarecimentos que se impunham sobre vários assuntos relevantes (não só sobre Rojo e Slimani, como também de Dier e Shikabala, e a "despromoção" de Gauld para a equipa B, entre outros). Sem dourar a pílula, revelando factos desconhecidos do público, e colocando de forma muito clara a posição do clube perante os vários temas abordados.

O facto de termos uma direção que, na pessoa do presidente, se dirige aos sportinguistas de forma imediata de forma a prestar esclarecimentos sobre temas muito incómodos, não pode ser subvalorizada. É assim que se demonstra na prática que os sócios estão a ser tratados como uma parte fundamental da vida do clube, e não apenas como clientes cuja única função é pagar quotas, comprar camisolas, e renovar lugares de época.


O que se soube durante a entrevista

Para além de confirmar os problemas disciplinares com Rojo e Slimani, e que os jogadores não jogarão na 1ª jornada contra a Académica, Bruno de Carvalho fez também mais algumas revelações interessantes:
  • Afinal o Sporting não ficará com 25% da verba da transferência, pois tem que ceder 20% das mais-valias ao Spartak de Moscovo.
  • A Doyen está a pressionar o Sporting para vender [nota minha: apesar de o seu responsável ter dito precisamente o contrário numa entrevista ao DN (aquando da reportagem feita há poucas semanas sobre o fenómeno dos fundos no futebol)].
  • O Sporting nunca teve a opção de recomprar parte do passe de Rojo à Doyen; existe essa possibilidade em setembro de 2015, por valores elevados.
  • Dier recusou a treinar-se na altura em que decidiu sair.
  • Não é novidade, mas Bruno de Carvalho referiu-se ao Record (e Cofina) como tendo uma campanha em curso que visa denegrir tudo o que se faz no Sporting.
  • A questão do visto de Shikabala está a ser investigada, de forma a apurar-se se existem ou não responsabilidades do jogador.
  • As negociações por Rabia começaram ainda em maio.


A atitude da direção perante os casos Rojo e Slimani

A partir do momento em que se confirma que os jogadores procurar forçar a sua saída utilizando métodos pouco aceitáveis, parece difícil que quer Rojo quer Slimani alguma vez voltem a jogar pelo Sporting.

Isto, como é evidente, é um golpe nas aspirações do clube em lutar pelo título, e é lamentável que as coisas tenham chegado a este ponto. Se para mim a melhor solução possível era manter Rojo e Slimani satisfeitos pelo menos durante mais um ano, esta acaba por ser, à primeira vista, a pior - jogadores encostados sem render financeiramente ou desportivamente.

No entanto, parece-me que nada disto irá impedir que se continue a negociar a venda dos jogadores. O afastamento dos jogadores das opções do treinador acaba por ser uma posição de força (Bruno de Carvalho afirmou que se for preciso toma decisões semelhantes às de Labyad e Elias) que é também uma forte jogada negocial por parte do clube. Resta saber até que ponto os clubes interessados serão afugentados ou não perante esta posição do Sporting.

Poderia ter tido a direção uma atitude diferente perante os jogadores e os clubes interessados? Na minha opinião, não. É perfeitamente normal que o Sporting não aceite a primeira proposta que chegue à mesa, e que procure maximizar o proveito que poderá obter para si. Este tipo de negociações é um braço de ferro que exige que todos os interessados mantenham o sangue frio, começando pelos próprios jogadores. 

Aliás, não vejo qualquer motivo para os jogadores terem recusado cumprir as suas obrigações. Faltam ainda três semanas para o mercado fechar e muita água haveria de correr por baixo da ponte - como é normal neste tipo de situações.

Como tal, não vejo outra alternativa para a direção do Sporting que não seja castigar os jogadores. A bem da estabilidade do clube, não se pode ceder em situações destas - é uma porta que se abre para provocar futuras situações de insatisfação noutros elementos do plantel por eventuais diferenças de tratamento. A coerência é um valor fundamental na gestão de recursos humanos e deve ser mantida a todo o custo - para o bem e para o mal.

56 comentários :

  1. O titulo do seu blogue assente que nem uma luva ao Bruno de Carvalho.

    A sua boa fé é de louvar Mestre, mas o Sporting precisa de jogadores, porque não são os dirigentes que vão para dentro do campo. E quando os melhores jogadores (e não só) do Sporting estão insatisfeitos, os sócios devem começar a perceber que alguém não está a cumprir com o que se comprometeu. O resto é conversa fiada de quem tem os dias contados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O anónimo ainda não percebeu que estes dois jogadores já não vão para dentro de campo com a camisola do Sporting?
      As suas cabeças já estão bem longe de Alvalade.
      Mas é sempre mais fácil dizer que a culpa é do presidente.

      Qual a solução que proponha?

      Eliminar
    2. Caro anónimo, claro que o Sporting precisa de jogadores, mas não pode ceder a chantagens. Se no caso de Rojo ainda consigo perceber a vontade imediata de sair, no caso de Slimani é uma vergonha.

      Acha por acaso que casos deste tipo não acontecem noutros clubes?

      Eliminar
    3. Não com esta pompa e circunstância e com um presidente a assassinar a imagem deles perante os adeptos na televisão do clube...
      Se os clubes interessados se fartarem e se virarem para outras opções em que situação ficamos? Que vos parece?

      Eliminar
    4. Não?!?!

      Então explique-me lá o que foi que aconteceu com o Rolando no clube dos corruptos do norte??? Aliás, onde anda o Rolando???

      Eliminar
  2. Oh anónimo, não vê que o escriba perde o emprego no dia em que o presidente for posto a andar?! Não o pode censurar por defender a sua dama. Afinal, este é um bom profissional, não é como os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela preocupação, Valente Xavier. Posso no entanto tranquilizá-lo: não perco o sono pela possibilidade de um dia vir a perder este "emprego". No dia que isso acontecer serão muitas as horas de sono que ganharei, na realidade.

      Eliminar
    2. Será que o valente xavier, não é na verdade um valente idiota. Como é que um gajo que tem esta opinião, que é uma idiotice mas como qualquer um, tem direito de o fazer, vem em 1º lugar a este blog e em 2º lugar, dar a sua opinião. Se não respeita quem gere este espaço, existem tantos outros lugares para dizer aquilo que pensa. Realmente, há cada um.

      Eliminar
  3. Estas posições públicas de força do Presidente só prejudicam o Sporting. Por muito que etas posições agradem aos adeptos, na realidade são prejudiciais ao clube e veremos daqui a uns dias como acabarão estas 2 novelas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que o Sporting é o principal prejudicado por esta situação, caro anónimo. Mas o que poderia a direção fazer? Vendê-los à primeira proposta? Oferecer-lhes vencimentos que não podemos suportar? Ignorar as birras e convocá-los na mesma para o jogo de Coimbra?

      Eliminar
    2. Se acabarem como o bruma ou o ilory, dou- me por satisfeitíssimo !!!

      E o anónimo, nao?

      Se acabarem com os dois imbecis a treinar até ao fim do contrato dou-me por satisfeito.
      Do vermelho de nome, mesmo ao vender por 20 milhões estamos a perder dinheiro. (se não percebes procura informação, mas com jeitinho até explico). Portanto b pode ficar encostado na parede a dar o exemplo.

      Do árabe, surpreende -me, mas é assim. Assinamos contratos, desculpe, CONTRATOS, quando achamos que somos uma merda que só o SCP pega em nós. Fazemos uns golitos e já somos os maiores... já podemos exigir a quem nos foi buscar ao outro lado do Mediterrâneo e nos pagou sempre a horas....

      Vocês devem ser uns patrões do caralh.ão, qqr empregado chega a vocês e pede um aumento E é logo aumentado.

      O cabrao não dói contratado para marcar golos?
      Porra, não há paciência... cobras pestilentas....

      E para o outro imbecil anónimo aí em cima, se o jogador tem contrato como é que se lhe pode MENTIR? Se há incumprimento que vá ao tribunal de trabalho e a direcção seja castigada.....

      SL a todos os que estão pelo SCP. Muitos preferem ser primeiro Anti bruno antes de serem SCP , a esses.....

      Lourenço

      Eliminar
    3. Lourenço, por acaso surpreende-me mais que Rojo tenha seguido por este rumo. Slimani sempre me pareceu que se tem em demasiada conta - por acaso escrevi sobre isso há algumas semanas (LINK). Um abraço.

      Eliminar
  4. Olha dois patetas que deviam querer Godinho ou Bettencourt a negociar mais um desastre.
    Ou, pensando melhor, defendem outras cores.

    ResponderEliminar
  5. O que prejudica o Sporting é quem diz defender o clube colocar-se ao lado deste terrorismo.
    Estas posições públicas de força do Presidente são o cimentar da nossa força em futuras negociações e dão mostras que o clube não pode andar à mercê de estados de espírito de quem com ele assina contratos.
    Já ia sendo tempo de um clube que tanto aposta na formação não estar tão vulnerável neste aspecto.
    Aplaudo de pé.

    ResponderEliminar
  6. "O Sporting tem capacidade para lhe aumentar substancialmente o salário (que não atingindo os valores que outros clubes oferecem ao jogador, certamente que iriam ao encontro das melhores expetativas que Slimani teria quando assinou há um ano);"

    As expectativas mudam muito quando se trata de dinheiro. O facto de teres um clube que te acena quase com €1M por ano e nós não podemos passar dos €350mil é bastante complicado.


    "Resta saber até que ponto os clubes interessados serão afugentados ou não perante esta posição do Sporting."

    Não me parece que se afugentem. Eles só têm que esperar sentados e ir vendo outros jogadores para as posições que querem caso estes não sejam transferidos.


    "Como tal, não vejo outra alternativa para a direção do Sporting que não seja castigar os jogadores."

    E é assim mesmo que tem que ser. Isto significa que não voltarão a jogar pelo SCP, pois com que cara de pau é que voltariam ao grupo após se terem portado mal?


    Uma coisa que não referiste, foi a explicação que ele deu no caso Dier (e o facto de não o ter cumprimentado quando ele foi à academia). Era como nós pensavamos. Havia negociações e o pai do Dier usou a tal clausula para pressionar o SCP (tipo, ou pagas o que nós queremos ou nós usamos a clausula e vamos embora).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Isto significa que não voltarão a jogar pelo SCP, pois com que cara de pau é que voltariam ao grupo após se terem portado mal?"

      E se o grupo concordar com eles?

      Eliminar
    2. O grupo acolherá sempre de volta os jogadores.
      Essa será sempre uma questão menor.
      O que bdC está a fazer é dar o exemplo para o futuro, uma mensagem muito importante sobre como de devem portar jogadores, empresariais e fundos relativamente ao Sporting.

      Eliminar
    3. Aliás, deve ser excelente e motivador o ambiente nos treinos.

      E agora outro exercício: imaginem-se na pele de um jovem jogador que tem uma proposta do Sporting para um contrato de 5 anos, clausula de 45 milhões e um ordenado baixo, mas que até poderia considerar o Sporting como um bom trampolim para a sua carreira... que será que ele fazia?
      O Jonathan Silva deve estar deliciado com isto tudo...

      Eliminar
    4. Sporting até morrer,

      Exemplo para o futuro? Mensagem de como se devem portar os jogadores, empresários e fundos?
      Mas não foi isso que se fez com Bruma, Ilori, Labyad, Elias, Bojinov?
      Parece que deu resultado... (Dier, Slimani, Rojo, jovens que fugiram para o Porto - e virão mais, muitos mais).

      Anónimo,
      O Marco Silva deve estar deliciado com isto tudo... 4 anos de contrato? Porra, ainda nem o 1º começou!

      Eliminar
    5. Cantinho,

      Somos nós que estamos errados certamente. Aparentemente somos dos poucos que não percebe que isto é uma estratégia brilhante.

      Falha nossa....

      Eliminar
    6. Cantinho estás tão ceguinho que nem vês a contradição no que queres e no que escreves.

      Relê lá os nomes largados (eu, por mim, adeus e um queijinho) e diz:
      - qual foi mal vendido?
      - qual está melhor agora do que no SCP ?
      - qual deles fez falta o ano passado?
      - o Lábias provou ser exemplar na holanda?
      - o boji9 provou estamos enganados?
      - o profeta já é o maior outra vez?!

      Lourenço

      Eliminar
    7. Lourenço, és tão mauzinho na interpretação do texto que nem vês que estás a colocar palavras no meu texto que eu não disse:

      Relê lá o meu texto e diz:
      - onde é que eu disse que o Elias "é o maior outra vez"?
      - onde está escrito que Labyad e Bojinov são modelos de virtude?

      O que eu disse é que o conflito e as "lições" dadas pela direcção não valeram de nada. Estão aí novos casos.

      Ilori, Bruma e Dier foram mal vendidos. E estão todos melhor (em termos financeiros e desportivos) do que estavam no Sporting. Não se iluda. Fizeram todos falta. Com Bruma e Ilori o Sporting tinha mais opções de qualidade e podia ter conquistado mais vitórias (ou menos empates/derrotas). Não tenho dúvida.
      Têm 20 anos. Vamos ver se são assim tão maus como os pinta.

      Eliminar
    8. Ao colocar os meninos "que fugiram para o Porto" no mesmo saco que Rojo, Slimani e Dier este Cantinho mostra logo que não vale a pena discutir com ele.
      Se não consegue perceber a diferença gritante entre os casos, está mal-informado ou é apenas ignorante. Se percebe, mas mesmo assim a usa como uma falácia propositadamente é desonesto.

      Das 2 hipóteses, será sempre melhor argumentar com a 1a, mas não me parece que seja daqueles que tenta aprender ou sequer se mostra disposto a mudar de posição. Portanto aconselho o resto da malta a não perder tempo com obstinados/casmurros cujo único objectivo é denegrir e deitar abaixo. Ficas melhor no nortedealvalade, onde andam mais 2 ou 3 que pensam como tu (apesar dos inúmeros comentários a criticar).

      SL

      Eliminar
    9. Cantinho,

      Casos destes aparecem quase todos os anos e em todos os clubes.
      No Sporting não é de estranhar que aconteçam mais vezes quando todos sabemos qual o nosso tecto salarial e quais as merdas de contratos herdadados das anteriores direcções.

      E sim, volto a afirmar que está é a única posição que o Sporting pode assumir perante as exigências de jogadores, empresários e fundos.

      O Sporting não precisa do dinheiro. Tem um plano e um orcamento definidos ao contrário dos rivais pelo que não está vendedor.
      Quem quiser comprar que se chegue à frente com um valor correcto.

      Sobre Ilori e Bruma recordo que o destino deles era a Bancada ou a B para servirem de exemplo.
      Os valores apresentados pelos clubes que os contrataram e a necessidade de dinheiro naquele momento, justificaram as transferências.
      O mesmo se pode agora passar com Rojo e Slimani. Ou os clubes que os pretendem pagam um valor justo, ou o seu destino é a B/bancada.

      Pegando agora nos nomes que deste, tirando Dier, até ver, como é e é possível afirmares que Ilori e Bruma estão melhores desportivamente se nem jogam nos clubes que os contrataram?

      E colocar cancros das anteriores direcções como Labiad, Elias ou Bojinov, jogadores pagos a peso de ouro, que jogaram pouco ou nada de jeito, e que apenas olham ao ordenado, não abona a favor do ataque que queres fazer a BdC.
      Foram bem dispensados ou vendidos (Elias).

      Eliminar
    10. perdi tempo para lhe responder.. nao o voltarei a fazer..

      caro, é desonesto ou tem uma agenda?
      quem chamou os nomes elias, bojinov e labyad ao barulho foi o caro.
      chamou-os para dizer que foram maus negocios. assim, é facil EU presumir que a direcçao errou em tratar desse dossiers do modo que o fez, em vez de os manter no plantel.

      Bruma&Ilory
      mau negocio?! 2 que nao queriam ficar no clube que os formou?!?
      2 paspalhos q deram 20 milhoes ao SCP!!!
      o caro, que é do mundo blogueiro, faça um serviço publico (ao jeito do MC) e pesquise aí quantos jogadores com 6 meses (6!!!) de 1ª divisao foram vendidos por 12 m... e ainda "permito" que pesquise no super inflacionado mercado sul americano

      20 m é mau negocio?!?!
      por um terço fomos buscar 3 jogadores com dobro de jogos de 1a divisão

      bruma e ilory estao melhor financeiramente, com certeza. desportivamente, ah ah ah ah ah ah
      rio-me para nao lhe chamar nomes... um SCPguista considerar que o granada ou as reservas do liverpool ou o champignon galatazarai é melhor que o SCP devia ser adepto da Naval (eu sei q etse equipamento lembra, mas não é a mesma coisa ainda!!)
      MAS concordo, há muito potencial, e espero que o atinjam e sejam transferidos todos os anos...
      só prova que são ambos burros e de visao curta!!
      tendo ficado no SCP, neste momento não teriamos o xerife.
      teriamos o Ilory a ser disputado por clubes ingleses mas para ser titular!!! nao para andar a rodar.. até possivelmente, se nao fosse o selecionador ser a aventesma, o Ilory ficando, titular do SCP até ia ao mundial...

      o Dier, só quem é curto de neuronio, má-fé ou qqr outra coisa mazinha não admite que não havia nada a fazer...
      ninguem MAS ninguem no lugar do Dier ia abrir mao da clausula dos 5 m.
      gabe-se a paciencia e a ambiçao. houve outras propostas antes do totem... mas o puto é ambicioso, esperou por um grande....
      e se caro anda bem informado, sabe que o Dier teria de se inscrever este ano para ter o estauto especial de "produto da casa inglesa"
      ora 1+1 = 2.... o puto e o pai andaram a "engrupir" o SCP até chegar um grande.... pois se as propostas naõ tivessem passado do palacio de cristal, possivelmnete o inglesinho estava a renovar dentro de duas semanas...

      peço-lhe agora, o serviço publico numero 2:
      já agora, brilhante senhor, como evitamos estes casos?
      - pagamos o que nao temos e hipotecamos (mais uma vez) o futuro?
      - negociamos com fundos, com um pouco mais de inteligencia, até os negocios poderiam nao ser tão ruinosos.
      podemos a troco de dinheiro dar parte dos passes, desde que o SCP detenha o total controlo da venda mas, ainda assim, não é estar a criar, moldar investir para outros ganharem?
      - cedemos a tudo o que os jogadores querem? esquecemos o tecto salarial?
      - esquecemos o que é UM CONTRATO?! e qu eum jogador assina quando lhe convem e renega quando acha que merece?
      - pagamos mais aos que merecem? e quem decide isso?
      e como se decide isso? por Km corridos? por golos marcados?? então mas não para isso que o slimani veio? para marcar golos?!?


      mas prontes, para que perder tempo com explicaçoes, obivamente o caro é cego ou não quer ver ou tem uma agenda propria.
      independentemente do que seja, nada que lhe seja dito vai mudar o seu discurso
      já percebi ao que anda, miranda.....


      agora, vole ao seu cantinho, lá tem a espera as beatas anti-bruno para o pregao.....


      nao percebo quem antes de ser sportinguista é anti qqr coisa, neste caso anti bruno
      nao reconhecer o trabalho desta direcção, é mais uma vez, cegueira ou má-fé...

      confundir o reconhecimento do trabalho feito, as dificuldades que existem e que dificlmente as coisas poderia ser melhor feitas
      não é seguidismo , é racionalismo..... e orgulho! muito orgulho!
      há varios anos que me sentiua envergonhado por quem me representava.
      neste momento, não!
      no momento em que o nosso presidente se arme em parvo tb vai de vela! os SCP guistas já aprenderam....

      Lourenço
      PS: mauzinho és tú, quem diz é quem é!

      Eliminar
    11. Lourenço,

      o "mauzinho" foi resposta ao "ceguinho". Empate.


      Lourenço e Sporting até morrer,

      Eu não quis atacar ninguém devolvendo à baila os temas Bruma, Ilori, Labyad, Elias, etc e etc (tal como juntar no mesmo saco em termos que foram episódios iguais, no que diz respeito às responsabilidades dos 2 lados da "guerra")
      O que eu questionei (releiam a minha resposta ao Sporting até morrer - a 1ª de todas) era se o método ("Exemplo para o futuro? Mensagem de como se devem portar os jogadores, empresários e fundos?" - isto é as lições que se quis dar nos casos acima mencionados) resultou. Resultou?
      Aparecendo, novamente, os casos Rojo, Slimani, Dier, Semedo (Fokobo também andou por lá), dá a entender que a "mensagem" e "exemplo para o futuro" não passou. Se há novos casos então deve-se optar por outra estratégia. Sabendo que essa deve sempre defender os interesses do Sporting Clube de Portugal.
      Para já isso, nem sempre aconteceu, para mim.

      SL aos dois e espero ter sido claro naquilo que quis dizer.

      Eliminar
    12. Cantinho estás tão ceguinho que nem vês a contradição no que queres e no que escreves.

      Relê lá os nomes largados (eu, por mim, adeus e um queijinho) e diz:
      - qual foi mal vendido?
      - qual está melhor agora do que no SCP ?
      - qual deles fez falta o ano passado?
      - o Lábias provou ser exemplar na holanda?
      - o boji9 provou estamos enganados?
      - o profeta já é o maior outra vez?!

      Lourenço

      Eliminar
    13. Cantinho,

      A pergunta que fica é como é que estes caso alguma vez vão ser evitados se eles acontecem em todos os clubes e em todos os anos?

      E para essa pergunta ainda não li a resposta.

      Eliminar
    14. Sporting até morrer,

      Para já não há resposta. Mas parece que essa também não é aquela adoptada por esta direcção.
      Seremos sempre um clube e campeonato vendedor. É a nossa dimensão.
      E enquanto não vencermos titulos ainda pior. Aquilo que se pode oferecer aos jogadores, por agora, é o trampolim para melhores ligas e ordenados. Se vencermos, teremos mais dimensão desportiva e, também, financeira. Daí o Porto (e, agora, o Benfica) conseguirem manter por mais tempo os seus jogadores e mais contentes. Mas até aí existe um prazo.
      Nós estamos uns passos atrás.
      Não ganhamos.

      Eliminar
  7. Caro Mike, ou eu estou enganado ou ele disse mais que isso. Disse que mesmo que o Sporting igualasse a proposta, ele ia embora na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso também já tinha saído na imprensa.

      Eliminar
  8. Ah é verdade, ficamos também a saber que:

    - não havia clausula nenhuma de recompra do passe de Rojo e que só se poderia fazer isso em 2015
    - teremos que dar 20% duma mais valia ao Spartak em caso de venda de Rojo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mike, faltava-me de facto referir a questão da recompra do passe, e também que Dier se recusou a treinar. Obrigado pelo apontamento e um abraço!

      Eliminar
  9. "Tratando-se de dois jogadores que deram nas vistas durante o mundial, com tudo o que isso implica ao nível da valorização dos seus passes"

    MdC continua equivocado, Rojo e Slimani valorizaram-se durante a época passada no Sporting, no Mundial a desvalorização é uma situação perfeitamente normal.


    "€20M é uma verba considerável para um defesa central (casos como os de Mangala e David Luiz são anomalias em relação ao que é o valor típico de jogadores de topo nesta posição);"

    David Luiz joga a trinco desde que Rafa Benitez o colocou lá, na qual foi seguido por Mourinho, apenas para Scolari David Luiz é central, ou seja, Scolari optou pelo suicídio colocando-o a central.


    "A Doyen está a pressionar o Sporting para vender [nota minha: apesar de o seu responsável ter dito precisamente o contrário numa entrevista ao DN (aquando da reportagem feita há poucas semanas sobre o fenómeno dos fundos no futebol)]."

    MdC faça o obséquio de esclarecer em que consiste a pressão da Doyen sobre o Sporting no sentido de vender Rojo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Superleão, foi Bruno de Carvalho que referiu que a Doyen está a pressionar o Sporting para vender. Não sei mais do que isto.

      Eliminar
  10. Caro,
    Considero ser muito importante ter uma postura forte na negociação, mas não lhe parece que são casos a mais? E todos idênticos? Não lhe parece que começa a ser contra producente a forma de actuação? Prefere continuar a acreditar que a culpa é sempre dos jogadores? Não era bom questionar (mesmo que abstractamente) os métodos relacionais entre os gestores desportivos do Sporting e os jogadores?
    São só algumas questões que gostaria de deixar para discussão.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São casos a mais???

      São, são, aliás, têm sido casos a mais que esta Direcção tem resolvido. Outros, sendo impossivel resolvê-los, devido às pobres condições em que que sucessivas direcções deixaram o SCP, arranjou-se a solução menos onerosa para o clube...

      O que era bom era você ir para a frente dum espelho e QUESTIONAR-SE com essas perguntas de pacotilha repetidamente...

      Mestre, ele(a)s andem aí...

      Mais uma vez isto tem o dedo, a mão e o corpo todo daquela gente corrupta daquele clube do norte... Basta ver os indicios, é que o 'modus operandi' deles continua o mesmo... Afinal o 'capo dos capos', o corrupto mor continua o mesmo... 1º saiem notícias a engrandecer o clube dos mafiosos; 2º Mais notícias a enaltecer as contratações dessa agremiação de corruptos; 3º Notícias a tentar destabilizar o SCP; 4º Como o SCP não diz nada sobre os assuntos lançados, chegam ao cúmulo de lançar notícias na imprensa inglesa sobre o assunto; 5º Os jogadores recusam-se a treinar, querendo impor a sua vontade, que no fim de contas são apenas a vontade de certos e determinados "fundos", onde o rosto principal é sempre o mesmo, jorge mendes; 6º O Slimani é diferente, está a ser mal influenciado... 7º Os corruptos realizaram ontem um jogo treino "secreto" com ... a Académica... Ora vejam lá a coincidência de ser o primeiro jogo do SCP para o campeonato...

      Muito bem a Direcção do SCP, na pessoa do seu Presidente, Bruno de Carvalho, ao porem os 'nomes nos bois'... E a corda continua a esticar...

      Eliminar
    2. Duarte, é uma questão muito interessante, que merece ser abordado num post à parte. Um abraço.

      Eliminar
    3. YaZalde, infelizmente são mesmo demasiados casos. Na minha opinião têm sido bem resolvidos dentro das limitações existentes, mas o ideal seria que os jogadores continuassem satisfeitos no Sporting.

      Será que tal coisa seria possível? Só gastando muito dinheiro, na minha opinião. E como dinheiro é coisa que não abunda por cá...

      Um abraço.

      Eliminar
    4. Mestre,

      O maior problema, são "terceiros" que estvama habituados a 'por e dispor' em Alvalade e que, ao acabar-se-lhes a mama, vêm agora retaliar, utilizando os jogadores como arama de arremesso... Um dos que está por detrás do fundo Doyen Sports deve ser o Pini Zahavi, que utiliza um seu 'testa de ferro', Nélio Lucas, para o trabalho sujo... Têm escritório em Malta e em Londres...

      Eliminar
  11. Vamos lá ver o seguinte, para aqueles que aqui escrevem a considerar que a postura da nossa direcção poderá não ser a mais correcta e que pode levar a que no futuro alguns jogadores não queiram vir para o nosso clube, eu pergunto, o que é que o BdC deveria ter feito ?
    Ele está a defender os interesses do Sporting, e é normal que quando 2 lados opostos se confrontam, toda a gente perde alguma coisa, não há cenários perfeitos. Agora dentro daquilo que é o quadro com que nos deparamos, volto a perguntar, o que é faziam, o Sporting não é o da Joana, há regras e normas para cumprir e quem não cumpre, sofre as consequências. Agora espero que prevaleça algum bom senso, de ambas as partes. Quando se defende intransigentemente uma posição poderá haver alguns excessos, mas no passado quando ninguém defendia o nosso clube, veja-se onde chegámos, essa É A QUESTÃO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RP, é isso mesmo: é fundamental haver bom senso - e creio que aqui terão sido os jogadores a ultrapassar a linha do que é razoável ao recusarem-se a treinar. Logo, não se pode censurar a direção por agir em força perante um caso de indisciplina. Um abraço.

      Eliminar
  12. Bruno de Carvalho quando lhe cheira a "alho" adopta uma postura de confronto.Infelizmente quem fica a perder é o Sporting porque são jogadores que fazem parte da equipa titular.Mas o que fazer como presidente,ceder à vontade dos jogadores e como tal colocar o clube nas mãos dos fundos,dos empresários e dos jogadores ou então confrontar as ervas daninhas que querem únicamente defender as suas comissões e salários ?,ou melhor e os interesses do clube e ao fim ao cabo quem defende os nossos interesses ?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto uma questão muito complexa, King Lion... Um abraço.

      Eliminar
  13. Os casos, tal como o MdC diz são ligeiramente diferentes, vamos por partes:

    Ponto número 1 e talvez o mais importante, O Sporting será sempre um clube vendedor. Pontenciar jogadores e respectivamente as vendas dos mesmos é algo que terá de ser melhor trabalhado em relação aos últimos anos. É essencial que os jogadores vejam o Sporting como um clube que os pode potenciar para poder dar "um salto" na carreira. Isto requer que quer o clube quer os jogadores tenham uma relação transparente. Ninguém - com qualidade acima da média - vai acabar a carreira no Sporting e nós sabemos disso.
    Tem de haver um patamar de entendimento pré-estabelecido entre jogadores e clube "sais aos 2X anos e a partir Y valor" e o Sporting tem de fazer tudo para honrar esse compromisso, tal como o jogador.

    Rojo: Fez um primeiro ano abjecto. Não há discussão, no entanto o valor do seu passe desde que assinou pelo Sporting duplicou. Do ponto de vista negocial é o jogador que "custa menos" para fazer uma tomada de posição -uma vez que o lucro é reduzido -, tens contrato e vais cumprir senão não vai calçar durante 3 anos. No entanto parece-me que se deve deixar sair. Manchester United é uma oportunidade única de um jogador que talvez esteja no pico das suas capacidades apesar de ser ainda bastante novo.
    Outra coisa, essa cláusula do Spartak não faz sentido. O Sporting já vendeu 75% do passe logo o Spartak já deveria ter recebido 20% desse valor, mesmo que não tenha sido o caso o Sporting só tem de pagar 20% da sua mais valia. Supondo 5M, 1M para Spartak 4M para o Sporting.

    Slimani: Não tem discussão, não tem razão nenhuma para forçar a saída, se vai ganhar 3x do que no Sporting, no Sporting está a ganhar 3x mais do que no CR Belouizdad. Tem de ser o Sporting a definir os termos da sua venda. Espero que seja vendido pois está super valorizado e sinceramente não vale esse dinheiro. Até sair leva com multa no ordenado por se recusar a trabalhar.

    Estas situações irão sempre existir e são complicadas, especialmente para os adeptos que não veem o futebol como um negocio.

    Doeu mais o dedo mindinho do Dier que estes dois juntos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo PTM.
      Já o disse várias vezes e não há muita gente a concordar comigo nisto, mas eu não acho o Rojo assim nada de especial como central. É rapido e tal mas não me convence como jogador de topo, portanto por mim se de facto temos a proposta de €20M era vende-lo antes que descubram que ele não vale isso.

      Em relação ao Slimani é mais ou menos o mesmo. Não acho que seja nada de especial, embora tenha características que se adequam ao estilo de jogo que Jardim praticava. Eu não quero ver a equipa a jogar ao pontapé para a frente e a fazer cruzamentos, logo eu dispenso o jogador pelos €12M.

      Acho que o BdC mais lá para o fim do mês vai deixa-los sair, se de facto as propostas forem as que se falou na imprensa.

      Eliminar
    2. PTM, estou de acordo com quase tudo. Acho apenas que o Rojo ainda vai evoluir mais (se for devidamente acompanhado), pois as lacunas que tem podem ser corrigidas com o tempo (e foi evidente a sua evolução ao longo do último ano e meio). Um abraço.

      Eliminar
    3. Depois das vendas de David Luiz e de Mangala, o mercado para defesas centrais está completamente "virado do avesso". Bruno de Carvalho como especulador que é, e sabendo que estamos em ano de regresso à LC, prefere fazer tudo para que a sair, Rojo saia pela cláusula. Quanto a Slimani, as pessoas esquecem-se, tal como aconteceu com Dier, que na prática, os jogadores foram aliciados.

      No caso do anglo-luso, o pai do puto ofereceu o miúdo ao Tottenham, no caso do Slimani, a serem verdadeiras estas notícias que aparecem nos OCS, os clubes estão a negociar primeiro com o jogador, e só depois é que falam com o clube.

      Por outro lado, quem se lembra do caso Rabia, também foi escrito que com o Sporting o acordo era total, mas com o clube, o diferendo demorou mais tempo a resolver. Portanto, até que ponto abordagens aos empresários de jogadores não passam também de aliciamentos? A menos que o Sporting, ao contrário do que se tem escrito, jamais fale com os representantes dos jogadores ou com os jogadores, antes de chegar a acordo com os clubes...

      Eliminar
    4. Tywin Lannister,

      Isso nunca saberemos. Eu diria que há uma grande diferença entre:

      - o clube DAR autorização para se falar com o jogador, mesmo que as negociações com o próprio clube não estejam concluídas
      - o clube NEM SABER que há uma proposta e já têm tudo acertado com o jogador/empresário

      Eliminar
  14. Ainda gostava de perceber se estas aves raras que criticam a postura do Presidente do Sporting Clube de Portugal alguma vez geriram alguma coisa que não o próprio mealheiro.

    Fulano quer ganhar 2M de euros pro mês? Pague-se!
    Sicrano quer sair por meia dúzia de tostões? De imediato!
    Beltrano quer ganhar o triplo? Já!
    Orçamento? Que é isso? Dívidas para pagar? Quê?

    Estes 2 ou 3 tipos querem é que voltem os tempos do esbanjamento. Pode ser que assim chova algum jos bolsos deles e o Sporting feche portas. Mas não são assim tantos como parece. Até comentam como anónimos para parecerem que são muitos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Cafageste. No tempo em que pagávamos €8M por Pongolle, ou €9M por Elias é que era bom...

      Eliminar
    2. Mestre,

      claro que esse tempo não era bom. Mas ninguém quer esse tempo de volta. Mas o passado mal vivido não dá direito a que no presente se cometa novos erros, bastantes danosos para o futuro.
      Mudou-se para melhorar, ou não?

      são casos a mais. E as lições que se tentou dar a Bruma, Ilori, Labyad, Elias, Bojinov, Semedo, Fokobo não resultaram.
      Talvez seja altura de rever o método.

      Terá esta direcção humildade (e inteligência) suficiente para perceber os seus erros? E, assim, querer melhorar?

      Eliminar
    3. M Eu prometi a mim mesmo que não ia responder, mas a qualidade deste post é tão baixa que não me contive.

      Então desses nomes, qual deles foi mal gerido?
      - Bruma: não conseguiu rescindir, um miúdo de 18 anos mal aconselhado, e sem cabeça para pensar por si vendido por 10M;
      - Ilori: miúdo de 20 anos com meia época de 1a liga, que ficava 2 anos sem jogar para poder sair sem dar nada ao Sporting, para jogar na Premier. Vendido por 7.5M (mais que Garay), vai para 2o ano de empréstimo;
      - Labyad: gajo sem respeito pela instituição, que só se interessa por receber o ordenado no final do mês (vários comportamentos o comprovaram). Para não o vender por truta e meia, emprestado ao campeonato de origem para valorizar e porventura crescer - 4.5M de ordenado poupado;
      - Bojinov: ??? O que fazer aqui de diferente? Rescindiu e já foi tarde.
      - Semedo: Renovou, e teve processos por atitudes irreflectidas. Se ele continua sem cabeça, nunca vai ser jogador de futebol (ainda não é mais que projecto). O que se fez aqui mal?
      - Fokobo: braço de erro acaba com renovação (de certeza nos termos do Sporting).

      Tem você humildade (e inteligência) suficiente para perceber que esses casos foram bem resolvidos? E, assim, querer tirar as palas dos olhos?

      SL

      Eliminar
    4. FC, a qualidade do post é enorme
      a qualidade da peçonha nos comentarios, é proporcional a qualidade do post, reflectindo-se nos comentarios, esses sim, de má qualidade!!!

      Eliminar
    5. De acordo Cantinho, os erros do passado não desculpam os que se possam fazer hoje. Mas também temos que compreender que esta direção não tem os meios para resolver estes tipos de problemas (leia-se dinheiro) que as direções anteriores tiveram. Mesmo nos tempos de Soares Franco, em que havia cuidado em ter orçamentos equilibrados, havia mais meios.

      De qualquer forma isso não dispensa esta direção de procurar aprender com os erros que comete - e certamente que fazem essa avaliação à medida que vão ganhando experiência.

      Um abraço.

      Eliminar
    6. "De qualquer forma isso não dispensa esta direção de procurar aprender com os erros que comete - e certamente que fazem essa avaliação à medida que vão ganhando experiência."

      Não espero outra coisa. Mas há que acelerar o processo e dar claros sinais disso.

      abraço

      Eliminar