sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Rola la pelota!

                                                                                                                                                               
Após meses de notícias de especulações, contratações, rescisões e suspensões, eis que finalmente vai começar a bola a sério.

Como aperitivo para o jogo que realmente interessa, que decorrerá sábado em Coimbra, temos já hoje a estreia dos nossos rivais espanholeses da Invicta no seu primeiro jogo a doer da nova era.


Este Oporto, ou Puerto, como preferirem, está a fazer uma aposta considerável na época desportiva que hoje principia. Procederam a uma profunda renovação do plantel, mantendo um conjunto de jogadores de qualidade indiscutível (quem não gostaria de ter Jackson, Danilo, Alex Sandro ou Quintero no plantel?) e juntando-lhe uma série de reforços de créditos firmados que fazem com que, à primeira vista, seja a equipa que mais e melhores soluções apresenta no seu plantel.

Apesar disso, vejo o Porto como a maior incógnita do campeonato que agora começa. Não embarco na corrente de opinião de muitos comentadores que colocam o Porto uns bons furos à frente de todos os outros. Parece-me que ainda é cedo para dizer se isso é ou não verdade, pois existem muitas coisas que poderão correr mal na época do Porto (já chega de brincar com a espanholização do plantel), algumas das quais poderão impedir que o projeto de Lopetegui atinja o ponto de maturidade que os portistas desejam.

Em primeiro lugar, é inegável que o Porto está a correr riscos financeiros elevados com a engorda que fez ao plantel, e tem um teste fulcral já na próxima semana quando defrontar o Lille para o apuramento para a Champions. Pela experiência na competição, é natural que o Porto seja considerado favorito, mas não se podem fiar em ter jogos fáceis contra o 3º classificado da liga francesa (que ficou apenas atrás dos clubes dos bilionários). O Porto terá valores individuais superiores, sem dúvida, mas é uma equipa ainda em construção que enfrentará um adversário com valor e perfeitamente rotinado, pois conseguiu manter todos os titulares da época passada. Será portanto um desafio importantíssimo - e não se pode menosprezar o efeito psicológico e financeiro que uma eventual eliminação poderá provocar. Não é provável que aconteça, mas também não é impossível.

Depois há um ponto de interrogação chamado Lopetegui. Os princípios de trabalho podem ser bons, o pensamento estratégico para o futebol e a construção do plantel podem fazer todo o sentido no papel (tenho gostado de o ouvir nas conferências de imprensa), mas é um treinador sem experiência relevante de clubes, e muito menos de emblemas com a pressão para ganhar que existe no Porto. Para além da questão da gestão do balneário (é claro para todos que está a trazer jogadores SEUS, e isso poderá não ser bem aceite por outros que já lá estavam), será que Lopetegui está perfeitamente consciente do tipo de desafios e adversários característicos do nosso futebol que vai apanhar pela frente?

Para já estranho a falta de preocupação em ter um médio defensivo puro. Jogar com uma defesa alta e com um pivot com mais características de distribuidor do que varredor poderá ser um problema no momento de parar os contra-ataques adversários - e como sabemos, 90% dos equipas nacionais tentarão explorar esse tipo de situação de jogo até ao tutano.

Treinador novo, muitos jogadores recém-chegados, e demasiado trabalho ainda pela frente deixam a dúvida: teremos o temível Miúra anunciado ou um cabresto desorientado à imagem do fecho da época passada?

De saudar a inclusão de Rúben Neves no plantel - digo isto sem qualquer tipo de hipocrisia. É bom ver os nossos rivais apostarem na prata da casa, já que o futuro da nossa seleção dependerá muito do que os grandes fizerem nesse sentido. Para ser ainda melhor podiam vender Jackson e promover Gonçalo Paciência e o puto dos sub-19, para se dividir minutos entre os dois - ficaríamos todos a ganhar com isso. :)

Deixando as amabilidades de lado, resta-me desejar para o jogo de logo que o Marítimo espete uma ou duas bandarilhas no lombo da equipa da casa, para servir de aperitivo para um desaire nos jogos europeus contra os franceses. Seria interessante ver um Porto em modo de auto-destruição ainda em agosto...

13 comentários :

  1. Com o Xistra em campo e um Marítimo longe do fulgor económico de outros tempos, não vejo como é possível o Porto perder pontos.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. " resta-me desejar para o jogo de logo que o Marítimo espete uma ou duas bandarilhas no lombo da equipa da casa, para servir de aperitivo para um desaire nos jogos europeus contra os franceses. Seria interessante ver um Porto em modo de auto-destruição ainda em agosto..."

    Podes sonhar à vontade pois tal (ainda) não e inconstitucional...

    Quanto à CL, é coisa a que vocês não estão habituados, claramente nao é o vosso hábitat natural , por isso só vos peço:
    POR FAVOR NÃO NOS HUMILHEM !

    ResponderEliminar
  3. Costa Humilhaçao é existir um clube para os seus adpetos com os predicados corruptos que o porto tem no desporto,para nos nao existe habitat,habitat é para bichos mais ou menos daqueles azuis.
    No Desporto mesmo com derrotas humilhantes se nao fores corrupto podes sempre andar de cabeça erguida,no teu clube ninguem pode fazer isso.
    Prefiro levar 10 todos os anos e todos os anos tentar e sair de la com a noçao de dever cumprido,do que andar la e ganhar mas com ajudas de terceiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. corruptos...
      Estaremos a falar de alguma equipa de arbitragem com nome de circo, de uma ilha e do PPC !?

      Ou de Mr. Howard King ?!
       "Nessa noite (anterior ao jogo entre o Sporting e o Dínamo Minsk) levaram-me a um clube, em Lisboa, onde se encontravam muitas raparigas das mais belas e bonitas. O fulano que me acompanhava disse: "Escolha!" Respondi que não compreendia o que aquilo significava mas ele esclareceu: "De entre todas estas raparigas, você pode levar consigo a que mais lhe agradar." E eu claro!, escolhi uma loira, alta, a mais bela mulher que vi em toda a minha vida"

      Quanto a andar a ganhar com ajudas de terceiros, aí tenho que concordar contigo...
      Só o clube e os seus adeptos não são suficientes para esse objectivo, é mesmo preciso a ajuda de terceiros...

      Mas também não descobriste nada de novo, pois isso é do conhecimento público:
      http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-2722693/Eliaquim-Mangala-latest-big-money-signing-Porto-football-factory-Europe-s-clubs.html

      Eliminar
    2. sabes o que fizémos ao PPC?
      pois, os teus continuam lá há 30 anos!
      ah e esta do PPC foi no tempo do gordinho flopes e mesmo assim despacharam o gajo---

      Eliminar
  4. Costa, és sócio da agremiação que elege há 30 anos uma casta de comprovados proxenetas corruptos?

    Vá, vai lá enfiar o saco azul na cabeça que logo há jogo e tens de puxar pela doyen, ou Robi Plus ou lá como se chama o entreposto.

    ResponderEliminar
  5. "De saudar a inclusão de Rúben Neves no plantel"

    Ruben Neves ultrapassou Tomás Podstawski que foi brincar à selecção sub19.

    Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

    ResponderEliminar
  6. "é inegável que o Porto está a correr riscos financeiros elevados"

    MdC tem uma percepção errada.

    http://www.transfermarkt.com/fc-porto/transfers/verein/720/saison_id/2014

    Os valores das vendas do FCPORTO SAD são muito superiores aos valores das aquisições.

    Os valores das transferências de Mangala, Fernando, Iturbe, Defour, Castro são superiores aos valores de aquisição de Adrian, Martins Indi, Brahimi, Fernandez.

    Outros jogadores vieram por empréstimo (valores baixos) como Tello, Casemiro e Oliver (este sem opção de compra).

    O FCPORTO SAD também efectuou alguns empréstimos: Djalma, Licá, Abdoulaye, Izmaylov, Bolat, Josué.

    Outros jogadores vieram "bosmanizados" como Sami, Ricardo (gr), Opare, Jose Angel.

    Evandro foi barato e tornou-se ainda mais barato com a ida de Tozé para o Estoril (com opção de recompra). Parte do passe de Tiago Ferreira foi vendido ao Zulte Waregem (com opção de recompra).

    O passe de Brahimi foi alvo de uma engenharia financeira com a Doyen Sports o que permitiu a entrada de dinheiro fresco (pronto pagamento) enquanto que será pago em prestações ao Granada.

    As relações de confiança, cooperação e de negócios com os fundos de investimento e com os empresários reforçam a competitividade da equipa sem grandes riscos e com custos relativamente acessíveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas mesmo nisso que escreves?ah,logo vi que não...era a brincar!!se têm tão bons negócios e tal e tal,como justificas tantos prejuízos ou lucros tão pequeninos?ah pois ,é para pagar aquela cambada toda de intermediários e afins...eo PC está incluído.Trata-te

      Eliminar
    2. como sou um tipo simpático, passo a explicar:
      - cerca de metade do valor das trasnferencias (vendas) não vai entrar nos cofres do Porto (cidade, por isso com letra grande)
      - emprestimos deram quanto? (além da poupança de ordenado)
      - quanto custa mensalmente o superplantel (é verdade que é o plantel teoricamente mais forte)? vai ser pago como? com as percentagens reduzidas dos passes dos que vieram?
      quanto vale a aposta que lá para Janeiro estão as modalidades sem dinheiro!!!
      - faz um favor a ti proprio e vai decifrar essa "engenharia" doiana... mas gostei do termo.....

      concluindo, no fundo tenho pena, voces estao convencidos que tem um granda presi, um espertalhão, rato, raposa velha que (ainda sabe muito)!!
      mas têm é um ladrao (rouba o proprio clube*) e corrupto

      * ja sei, o que interessa é que rouba, mas isso tb fazem os outros e este ao menos ganha.... exacto, neste pais em que um mal se justifica com outro ou em que se venera um politico que roube mas que dê algum aos pobres....enfim

      Eliminar
    3. Agora também temos de levar com a propaganda do Porto...

      Isso é tudo muito "bonito", mas daí à realidade vai uma grande distância. Basta ver que se não fosse a comunicação social a noticiar que vocês não ficam com UM cêntimo do dinheiro da venda do Mangala, já estariam os andrades todos a gabarem-se que ao Porto tinha saído o "Euromilhões" e assim a época estava toda paga.

      Eliminar
    4. E o seu clube é gerido por um santo, vão empurrando a divida para 2020 pode ser que quando chegar esta data já tem a porta fechada.
      O Sporting é um clube tipo BES, estão falidos mas querem manter a aparência com o dinheiro alheio.
      Este ano vai ser o ano dos 12-0 na Liga dos Campeões com aquela equipa que esta habituado a jogar só aos fins de semana quero ver como conseguem fazer 2 jogos por semana.

      Eliminar
    5. O Sporting quer manter a aparência com o dinheiro alheio e está falido. Mas os reforços do Porto vieram quase todos pela mão dos fundos, que são empréstimos encapotados, e vocês portistas preocupam-se muito com o que dizem os Sportinguistas e com o faz o Bruno de Carvalho, o que é um contrasenso, para quem diz que o Sporting está falido.

      O que vocês querem é que o Sporting continue "falido", mas também o outro lado da "medalha", que é o que Sporting vai fazer e a decadência inevitável de Pinto da Costa. E pode dar-se o caso do teu ganhar o campeonato e dar o estoiro a seguir. Mas continua a fanfarronar, que eu gosto.

      Eliminar