terça-feira, 5 de agosto de 2014

Shika abala?

                                                                                                                                        
À medida que a fase de preparação se aproxima do final, começa a ser cada vez mais óbvio que Shikabala não será uma das primeiras (nem segundas) opções de Marco Silva para atacar as provas em que o Sporting vai participar nesta época.

Não tenho nada contra o egípcio, mas nunca partilhei da crença que muitos sportinguistas sempre demonstraram em Shikabala desde que se anunciou a sua contratação nos últimos segundos do dia 31 de janeiro, tal como não consegui compreender o clamor que se gerava sempre que o jogador tocava na bola durante os poucos minutos em que foi utilizado na última jornada contra o Estoril.

Ontem Shikabala foi utilizado a titular (e bem, tratando-se de um jogo realizado no Egipto), mas mais uma vez não demonstrou ser o jogador de que o Sporting precisa. A sua falta de adaptação não é caso único no plantel, é verdade, mas fará sentido manter Shikabala, um jogador de 28 anos com um feitio "especial", para ser uma 4ª ou 5ª alternativa para extremo (atrás de Carrillo, Capel e Mané, e se calhar até de Heldon) ou para a posição 10 (atrás de Martins, João Mário, Slavchev ou mesmo Montero)? Não faria mais sentido deixar esse papel para um jogador da nossa formação, como Ricardo Esgaio, Iuri Medeiros ou Filipe Chaby?

Shikabala foi um dos 24 jogadores apresentados na passada sexta-feira, mas com Rabia e com o defesa esquerdo que tarda em chegar, o tamanho do plantel subirá presumivelmente para 26 jogadores - o que é um exagero considerando a existência da equipa B. Parece-me que Marco Silva ainda terá algumas escolhas para fazer de forma a ajustar a quantidade de jogadores do plantel, e ficarei surpreendido se Shikabala não for um dos sacrificados pelo treinador.

Foto: Record