domingo, 21 de setembro de 2014

A questão central

                                                                                                                                        
Depois da mais-que-debatida desilusão em solo esloveno, o Sporting regressa logo aos relvados numa visita ao Gil Vicente. Creio que estaremos todos na expetativa para saber se e onde Marco Silva vai mexer no onze, nomeadamente sobre se André Martins continuará a ser titular ou se dará lugar a João Mário e, claro, qual a dupla de centrais que irá entrar em campo. Isto, sabendo-se à partida que Jonathan Silva se deverá estrear na equipa principal em função da suspensão de Jefferson.

No que diz respeito ao centro da defesa, estão convocados Maurício, Sarr e Paulo Oliveira. A comunicação social tem dado eco a uma eventual aposta de Marco Silva na continuidade de Maurício e Sarr. Não sei se é boa ideia. Maurício tem revelado um enorme nervosismo desde que Rojo saiu, e isso tem-se traduzido em demasiados erros para um jogador que deveria ser, pela maior experiência que tem, uma espécie de ponto de estabilidade naquela dupla.

Consigo no entanto encontrar três razões para a manutenção de Maurício e Sarr no onze:

  • Aproximam-se os jogos com Porto e Chelsea e não há tempo para trabalhar uma nova dupla que dê melhores garantias;
  • Defrontamos hoje o último classificado da liga, pelo que poderá ser uma boa oportunidade de recuperar psicologicamente o jogador;
  • Com Cédric ainda a recuperar o melhor ritmo, e com Jefferson lesionado, mexer também nos centrais poderá ser um risco ainda maior.


Não há volta a dar. A questão central de logo é que temos que sair de Barcelos com uma vitória ou com uma vitória. Já não peço uma vitória confortável nem que Montero volte aos golos. Precisamos de ganhar, ponto. Haja confiança para continuar a fazer o que de bom tem sido feito - a qualidade de jogo é inegável - e que se acenda uma vela aos santinhos para que a nossa sorte no momento de apontar à baliza melhore só um bocadinho. Se isso acontecer será suficiente para conquistarmos os três pontos.