quinta-feira, 18 de setembro de 2014

André Martins e João Mário contra o Maribor

                                                                                                                                       
Não tenho nada contra André Martins, que é um jogador de que gosto bastante, mas João Mário demonstrou ontem que merece algumas oportunidades no onze para mostrar o que pode fazer.

Ontem contra o Maribor, João Mário entrou muito bem, esteve muito em jogo, procurando constantemente a bola e entregando-a quase sempre bem, ao contrário de André Martins, que esteve bastante mais apagado - apesar de ter sido, como de costume, muito lutador.

Há duas estatísticas que ajudam a suportar a superioridade do rendimento de João Mário no jogo de ontem. A primeira é a distância percorrida:

Fonte: uefa.com
Incrível o que correu João Mário. Como é evidente, é diferente um jogador saber que só tem que gerir esforço durante 45 minutos, mas:
  • João Mário não só correu bastante mais que André Martins, mas correu mais do que qualquer outro jogador que tenha alinhado 45 minutos na jornada inaugural da Liga dos Campeões
  • Reparem que os dois jogadores do CSKA correram quase o mesmo entre si, os dois do Zenit correram quase o mesmo entre si, os do Dortmund correram quase o mesmo entre si, e os do Ajax correram quase o mesmo entre si; apenas no Sporting a diferença foi notória - não vejam isto como uma crítica a André Martins, mas sim como um elogio a João Mário

Podem dizer-me que o facto de correr muito não quer dizer nada em termos de qualidade de jogo, mas ninguém pode negar que quer dizer muito em termos de empenho e vontade de mostrar serviço.

O outro indicador é a estatística de passes:

Fonte: uefa.com

João Mário fez um total de 38 passes acertados e 3 errados (vejam isto também como 41 ocasiões em que teve a bola nos pés) contra apenas um total de 12 de André Martins. Ou seja, é indiscutível que João Mário esteve muito mais em jogo do que André Martins. Não só porque as bolas lhe foram parar aos pés, mas também porque procurou muito mais ativamente estar envolvido nas ações ofensivas da equipa.

Mais uma vez, o facto de acertar quase todos os passes não quer dizer muito em termos de qualidade e dificuldade das execuções. As estatísticas, isoladamente, não querem dizer muito - mas neste caso ajudam a confirmar a sensação com que fiquei (e a maior parte das pessoas que viram o jogo) sobre o bom jogo realizado por João Mário.

André Martins fez uma excelente pré-temporada mas não tem estado bem desde que as competições oficiais começaram. É altura de Marco Silva experimentar alternativas. João Mário, pelo jogo que fez ontem, merece ser titular em Barcelos.

20 comentários :

  1. O André Martins fez uma excelente pré-temporada contra os clubes amadores que o Sporting defrontou e contra o belém e o beifica ainda à procura da melhor forma. À medida em que o grau de dificuldade dos jogos foi subindo, o André Martins acabou, porque não tem físico para se impor! Será difícil entender que o futebol é um jogo físico, em que os jogadores não se superiorizam uns aos outros apenas pela técnica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maradona, Messi, Xavi e Iniesta riram-se!

      Eliminar
    2. A sério? Eles iam ao chão com qualquer toquezinho, como vai o anão lingrinhas do Sporting?

      Eliminar
    3. De nada serve a técnica, quando não consegues protege-la dos adversários. Mas nem é esse o caso, porque Martins não tem grande técnica e raramente arrisca no 1 para 1. Falta-lhe tanta coisa, que nem saberia bem por onde começar.
      O maior elogio que podemos fazer a João Mário é que recuperámos o meio-campo na 2ª parte (terminámos a 1ª com o coração na boca) e o jogo ofensivo melhorou claramente, com a bola no pé do JM (o martins passa sempre a bola, com medo de a perder).

      Coletivamente nunca mais deixámos de ser superior. Mas os erros individuais....

      Eliminar
    4. "Falta-lhe tanta coisa, que nem saberia bem por onde começar."

      Pronto, não é preciso dizer mais.

      Eliminar
  2. Seria mais interessante um comparativo entre o MauVício e o NabiÇa para se perceber qual deles é o pior.
    Volta Jardel, estás perdoado!

    ResponderEliminar
  3. Mais um dos costumeiros exercicios feitos por aqui: metem-se uns ingredientes, que podem ser imagens ou estatisticas, agitam-se em 2 ou 3 parágrafos para chegar à conclusão que a ideia inicial pretendia. O sucesso é óbvio, sobretudo em quem partilha da mesma forma superficial de analise.

    O presente artigo é uma visão parcial das funções e qualidades que qualquer um dos jogadores pode desempenhar e oferecer à equipa e só estão aqui porque dão jeito à conclusão pretendida. É-me indiferente que jogue um ou outro mas também não é por estes juízos primários que vou formar opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, deve ser difícil nesse caso alguém poder sustentar uma opinião sobre o quer que seja.

      Prefere que eu dê a minha opinião de adepto sem recorrer a estatísticas? Ou prefere que eu não dê opinião de todo? Sinceramente não percebo qual o seu problema com aquilo que escrevi.

      Eliminar
  4. Mestre, no post anterior, tive a oportunidade de dizer desta mudança, e acho que o J. Mário, quando entrou viu-se a diferença. Já li, que o J. Mário, não é um 10, não sei se é um 10, um 20 ou um 30, o que eu sei é que jogou e fez a equipe jogar. Para mim, acho que ganhou lugar na equipe. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, F. Pais. Também não vejo João Mário com características de 10, mas a verdade é que rendeu mais, e como tal merece mais oportunidades. Um abraço.

      Eliminar
  5. O maior problema do André Martins, para além dos "desaparecimentos" constantes, é mesmo o nº de bolas perdidas. Divididas então, sempre que é preciso usar o corpo, é para esquecer... Gosto dele, mas numa equipa como o Sporting não pode ser mais do que um suplente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O André Martins tem muitas oscilações, mas em forma é um jogador muito útil. Infelizmente neste início de época tem andado por baixo... Um abraço.

      Eliminar
  6. Qualquer um faz melhor que André Martins, não percebo como quem ve os jogos do Sporting não percebe logo que é um jogador a menos com ele em campo

    ResponderEliminar
  7. Um dado muito importante pode ser a analise do numero de passes feito pelo Andre Martins para o Slimani e vice-versa e entre João Mário e o mesmo Slimani. A.Martins recebeu e fez um passe para o Slimani ( muito pouco para um médio ofensivo ) enquanto j Mário fez e recebeu 3 (ainda pouco , mas melhor).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O heat map que a UEFA disponibiliza com a posição dos jogadores em campo mostra também que João Mário pisou terrenos mais laterais e adiantados que André Martins - daí tantos passes para Cédric. Se calhar porque Mané também fugiu mais vezes para o meio do que Carrillo, e João Mário acabou por servir de apoio mais próximo ao lateral.

      Eliminar
  8. É pena q seja preciso disputar quase meia dúzia de jogos oficiais para se constatar o que alguns (como eu) andam fartinhos de dizer: este Martins não serve tanto o JMário, o Mané (q até era avançado nos juniores), ou o Nani fazem melhor figura a 10.
    Somar este problema à falta de centrais de qualidade e a outras insistências parvas (montero a avançado é uma delas) dá para perceber pq a equipa atual não cumpre os minimos exigiveis (4 empates? Já não bastou lázio e gijon)

    O tripeiro do MST fazia uma critica recorrente aos ultimos treinadores do porto, segundo a qual estes preferiam jogadores disciplinados e certinhos em termos taticos em detrimemto de talentosos (ex: varela e defour em vez de atsu, quintero) por serem treinadores limitados q preferem ser coerentes com as suas ideias em vez de arriscar, mesmo que a equipa não fosse bem sucedida (pois o jogador talentoso podia alterar o esquema definido e ter sucesso, pondo em causa as ideias do treinador). Penso que este MSilva sofre deste problema e o diagnóstico do MST se aplica ao SCP este ano: o Carrillo pode continuar a jogar 20 mins por jogo, o Martins a falhar passes, o Montero a falhar golos e por ai fora que os Gaulds, JSilvas, jMários, chabys, esgaios, iuris e afins vão sempre marcar passo e vamos continuar com a mesma mediocridade e a empatar mais do qu ganhar.
    O SCP e o liverpool devem ser no mundo os eternos candidatos que mais empatam por época... E por isso não passam disso mesmo: Candidatos
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que Marco Silva não caia nessa tentação de apostar no que é mais fácil, Eric. Um abraço.

      Eliminar
  9. Informação adicional:

    http://www.fourfourtwo.com/statszone/5-2014/matches/782710/player-stats/60006/OVERALL_02#tabs-wrapper-anchor

    vs

    http://www.fourfourtwo.com/statszone/5-2014/matches/782710/player-stats/109788/OVERALL_02#tabs-wrapper-anchor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente, Pawn, obrigado! (este post foi iniciado com base nos dados que enviou, mas esqueci-me de fazer a referência - não falhará da próxima vez) Um abraço.

      Eliminar
    2. Ora essa, não havia necessidade :p Eu sou adepto das estatisticas, apesar de nem tudo poder ser baseado em estatisticas, neste caso há factos contra os quais é dificil de argumentar!!

      Eliminar