quinta-feira, 18 de setembro de 2014

André Martins e João Mário contra o Maribor

                                                                                                                                       
Não tenho nada contra André Martins, que é um jogador de que gosto bastante, mas João Mário demonstrou ontem que merece algumas oportunidades no onze para mostrar o que pode fazer.

Ontem contra o Maribor, João Mário entrou muito bem, esteve muito em jogo, procurando constantemente a bola e entregando-a quase sempre bem, ao contrário de André Martins, que esteve bastante mais apagado - apesar de ter sido, como de costume, muito lutador.

Há duas estatísticas que ajudam a suportar a superioridade do rendimento de João Mário no jogo de ontem. A primeira é a distância percorrida:

Fonte: uefa.com
Incrível o que correu João Mário. Como é evidente, é diferente um jogador saber que só tem que gerir esforço durante 45 minutos, mas:
  • João Mário não só correu bastante mais que André Martins, mas correu mais do que qualquer outro jogador que tenha alinhado 45 minutos na jornada inaugural da Liga dos Campeões
  • Reparem que os dois jogadores do CSKA correram quase o mesmo entre si, os dois do Zenit correram quase o mesmo entre si, os do Dortmund correram quase o mesmo entre si, e os do Ajax correram quase o mesmo entre si; apenas no Sporting a diferença foi notória - não vejam isto como uma crítica a André Martins, mas sim como um elogio a João Mário

Podem dizer-me que o facto de correr muito não quer dizer nada em termos de qualidade de jogo, mas ninguém pode negar que quer dizer muito em termos de empenho e vontade de mostrar serviço.

O outro indicador é a estatística de passes:

Fonte: uefa.com

João Mário fez um total de 38 passes acertados e 3 errados (vejam isto também como 41 ocasiões em que teve a bola nos pés) contra apenas um total de 12 de André Martins. Ou seja, é indiscutível que João Mário esteve muito mais em jogo do que André Martins. Não só porque as bolas lhe foram parar aos pés, mas também porque procurou muito mais ativamente estar envolvido nas ações ofensivas da equipa.

Mais uma vez, o facto de acertar quase todos os passes não quer dizer muito em termos de qualidade e dificuldade das execuções. As estatísticas, isoladamente, não querem dizer muito - mas neste caso ajudam a confirmar a sensação com que fiquei (e a maior parte das pessoas que viram o jogo) sobre o bom jogo realizado por João Mário.

André Martins fez uma excelente pré-temporada mas não tem estado bem desde que as competições oficiais começaram. É altura de Marco Silva experimentar alternativas. João Mário, pelo jogo que fez ontem, merece ser titular em Barcelos.