terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dona Lídia

                                                                                                                                     
Toma...


... e embrulha.


42 comentários :

  1. Quem manda em casa é a Dona Lídia e mai nada !....

    ResponderEliminar
  2. "Sporting, 60 anos a rugir na Europa"

    Vamos lá ver os grandes rugidos do Sporting na Europa.

    Participam na primeira edição da TCE, em 55/56, por convite sendo o campeão o Benfica. Se foram convidados, é porque consideraram que eram a equipa mais adequada para representar Portugal. O resultado foi brilhante! Eliminados na 1ª eliminatória pelo Partizan, sem alcançarem qualquer triunfo.

    Começava assim, a anedota Sporting na maior prova do mundo. A azelhice e a patetice já não eram apenas um exclusivo português. Agora o Sporting podia exportar a sua incompetência, para gáudio dos adeptos de futebol por essa Europa fora.

    A sua segunda participação, foi em 58/59, e voltaram a ser eliminados na 1ª eliminatória pelo Standard com duas derrotas. Ainda não foi desta que se sentiu o rugido.

    Em 61/62, foram eliminados pelo Partizan nas pré-eliminatórias, sem qualquer vitória. Outra vez os jugoslavos a derrotar a maior potência desportiva nacional.

    Em 62/63, o Sporting consegue finalmente a sua primeira vitória na TCE, embora tenha sido eliminado na 1ª eliminatória. Sporting venceu o colosso Dundee por 1-0, embora na segunda mão tenha perdido por 4-1. Entretanto, um clube português já era bi-campeão europeu.

    Em 66/67, a maior potência desportiva nacional, jogou na 1ª eliminatória com o Vasas. Mas acabou eliminada com um agregado de 7-0. Continuava difícil o rugido do leão.

    Em 70/71, o Sporting finalmente ruge. Eliminam o grande Floriana de Malta na 1ª eliminatória, e na 2º eliminatória perdem os dois jogos com o Carl Zeiss Jena.

    Timidamente, o leão ia começando a rugir!

    Na inolvidável época de 74/75, o brilhante Sporting aparece em grande forma na 1ª eliminatória da TCE. Frente ao Saint-Étienne, o colosso do reino da selva, esteve em grande forma, mas acabou eliminado. 2-0 em França e 1-1 em Lisboa, ditavam a eliminação do leão na primeira fase da prova.

    Passaram mais 5 anos e em 80/81, o colossal Sporting, campeão nacional, defronta o Honved da Hungria na 1ª eliminatória da TCE. Como sempre... perdeu. 3-0 foi o resultado agregado. 2 derrotas afastaram o campeão português.

    Em 82/83, o Sporting faz história. Passa a 1ª e a 2ª eliminatória e é eliminado nos quartos pela Real Sociedad. O 1-0 em Lisboa não chegou aos bravos leões. Aumentavam para 4 os clubes que perderam um jogo com o Sporting na TCE.

    Toda a Europa estava rendida a este bravo leão, que atingira os quartos-de-final da TCE. Uma bela equipa que tinha aparecido e que captou a atenção de todos... Toda a Europa estava ansiosa por ver mais deste tal de "Desportivo". (continua...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (continuação)
      A Europa esperou, esperou, esperou e esperou...mas... o simpático clube de camisola às riscas, que chegou aos quartos em 1983, só voltaria a aparecer na melhor prova do Mundo, 14 anos depois em 1997...

      A Europa tinha esquecido o Sporting, e poucos conheciam aquela equipa verde como a esperança que apareceu em 97/98 na fase de grupos da Champions. Vitórias? Só uma em casa com o Mónaco. O número de clubes a perderem jogos com o Sporting, aumentava assim para 5.

      Em 2000/2001, o Sporting com aura de campeão, entra destemido na fase de grupos da Champions. Infelizmente, não ganhou qualquer jogo. 4 derrotas e 2 empates, afastaram a maior potência desportiva nacional.

      Em 02/03, Portugal pela primeira e única vez, não teve ninguém na fase de grupos da Champions. A proeza foi cometida pelo Sporting, eliminado na pré-eliminatória. Em 05/06, o Sporting também não conseguira atingir a fase de grupos, tendo sido eliminado pela Udinese.

      Em 06/07 e 07/08, o colosso esteve na fase de grupos, infelizmente sem sucesso. Ainda assim o número de clubes a quem ganharam jogos, aumentou para 7. Vitória sobre o Inter, com golo de Caneira e vitórias sobre o D.Kiev no ano seguinte, mostravam um leão assanhado.

      Em 08/09, o maior rugido de todos. Vitórias sobre Basel e Shakhtar, aumentavam o números de clubes a quem eles já ganharam jogos na Champions/TCE para 9. A proeza valia a classificação no grupo. Nos oitavos, os inexperientes leões foram um alvo fácil para um esfomeado Bayern de Munique. 12-1, foi o resultado agregado, o mais desnivelado de sempre da Champions.

      Este ano o Sporting está de volta à maior prova do mundo, e é este o passado que carrega às costas. Felizmente tudo começou bem com um empate no terreno do eterno campeão esloveno, Maribor. Será que é este ano que ganham ao 10º clube? Veremos.

      Eliminar
    2. A dona Lídia pede-me para te dizer para te limitares a grunhir na tua pocilga...

      Eliminar
    3. Levamos de facto 7 a 1 do Bayern, foi uma noite negra sem dúvida, há outros que sabem bem o que é levar 7 golos numa tarde do SCP.

      Também temos vários records positivos como 16 golos num jogo entre outros.

      Creio que é mais prestigiante levar 7 a 0 de um Celta que luta para não descer na liga espanhola.

      SL

      Eliminar
    4. Ah e nesse ano calhamos com o campeão Europeu Barcelona e o vencedor da Uefa o Schaktar.

      Sim porque mamar 3 dos Hapoels de Televive não está ao alcance de muitos.

      SL

      Eliminar
    5. 9 vitórias? Só?!?
      LLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

      Eliminar
    6. O teu testamento é a prova do teu ódio, e o teu ódio comprova a nossa grandeza. Quanto mais os rivais nos odiarem, mais contente fico. Agora imagina o Sporting a ganhar regularmente. Cagavas-te TODO! Somos MUITOS, somos GRANDES, somos SPOOOOORTIIIING!!!

      Eliminar
    7. Um estudioso do nosso passado desportivo. Boa compilação histórica.

      A propósito, a nossa história é o que é, e os sportinguistas orgulham-se dela. Sem acrescentar campeonatos ao currículo e sem mudar datas de fundação.

      Eliminar
    8. Este resumo de "factos históricos" está cheio de omissões e imprecisões, nem vale a pena comentar.

      Eliminar
    9. O lampiurso anda a postar o mesmo em todos os blogues.
      Face ao detalhe do estudo, diria que é mais um lampião arrependido de ter escolhido o Benfica para apoiar.
      São escolhas animal, são escolhas...

      Eliminar
  3. Caro Anonimo, a sua vida deve infelizmente ser uma grande infelicidade.
    Repare que não é o Sporting que habitualmente se intitula de "colosso" ou qualquer outra figura de estilo ridícula habitual em quem tem uma grande necessidade se por em bicos de pés.
    Temo honestamente que o tamanho do seu ##$#$ seja inversamente proporcional ao tamanho do texto, e permita-me um conselho, use toda essa energia em torná-lo competente em vez de destilar ódio desta forma que estou certa, quando cair em si o envergonhará.
    VF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "qualquer outra figura de estilo ridícula habitual em quem tem uma grande necessidade se por em bicos de pés."
      Nem precisam de figuras de estilo, vão logo para algo ainda mais ridículo, a auto-nomeação, "o clube com mais títulos a seguir ao Barcelona"! Isso não é por em bicos de pés...é mesmo andar de saltos altos!!!

      LOLOLOLOLOLOL

      Eliminar
    2. Então quer dizer que o direito de citar factos, é exclusivamente seu ?
      Mas gostei do reconhecimento da bondadade da frase, quando ingenuamente utiliza a expressão "ainda mais ridículo". Eu avisei que o ódio empedrenido não era bom conselheiro. :) VF

      Eliminar
    3. Dou-lhe crédito por reconhecer que tem um ódio empedernido (não é "empedrenido" que se escreve), afinal foi você o primeiro a adjectivar os seus rivais com a expressão "ridículo". Parece-me ser um método de diagnóstico bastante limitado, eu usaria outros critérios mas provavelmente não terá outras ferramentas ao seu alcance. Mas adiante... há esperança para você, afinal reconhecer que tem um problema é o primeiro passo no sentido de resolvê-lo. Dou-lhe toda a força e votos de melhorias rápidas!

      Só para seu esclarecimento, talvez o ajude no futuro a melhor diagnosticar "ódio", não tenho ódio nenhum. Se tivesse ódio nem andaria por blogs de rivais, só ando por aqui porque as gargalhadas são garantidas!

      Saudações!

      Eliminar
  4. Caso tenhas uma cor mais azul não te esqueças das traumatizantes viagens a Inglaterra, vê lá que na última mamaste 4 do City que nos fomos eliminar.

    E sempre que vais ao Arsenal que também não ganha nada vens de saco cheio.

    Mas continua a olhar para o Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente quando a Dona Lídia era jovem não havia internet.

    Eis um futuro aviso para as mães:

    http://www.youtube.com/watch?v=pqyEZxayDD4

    ResponderEliminar
  6. Nesta semana os sportinguistas falaram da arbitragem do Benfica-Moreirense. Contribuiram para uma percepção pública de o Porto, coitadinho, estar a ser prejudicado pela arbitragem. E assim se chegou às nomeações dos árbitros dos jogos desta semana. Acredito que na próxima semana o portistas dirão que ninguém deve criticar a arbitragem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde é que denunciar o roubo que foi objecto o Moreirense significa dizer que o porto foi prejudicado.
      Não vi isso dito por nenhum sportinguista.
      Maicon foi bem expulso, ponto final.

      Eliminar
  7. Conseguiram estragar o tópico... É o que dá dar vida a galinhas. Em minha casa só à mesa... SL d. Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Galinhas à mesa? Que pardieiro que deve ser...

      Eliminar
  8. O Wilson não disse isso na entrevista, não sei onde foram buscar essa frase para chamada de capa. É um orgulho ver os nossos talentos chegar à primeira equipa.
    Quanto à dor de corno dos lampiões, é normal. Não produzem um grande jogador desde, desde...espera, não sei. não me lembro!
    Ah Leoa! Pura classe. Essa frase devia ser colocada nas paredes da academia.
    Zé Nagas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desde, desde....a última vez que o Sporting foi campeão?

      Eliminar
    2. não, fomos campeões em 2001/2002. O último talento digno desse nome a sair desses lados foi o rui costa em 1991!!! E mesmo esse ficou muito longe de ser um Bola de Ouro.

      Eliminar
    3. É mesmo uma frase brutal, Zé. Um abraço.

      Eliminar
  9. Mestre, se foi verdade, o que o Wilson Eduardo disse: «Que o irmão devia ser mais egoísta». Se calhar, por causa dele pensar assim (mais nele que na equipa) é que foi emprestado. Já tive oportunidade de elogiar a opção do J. Mário no 4.º golo, jogador de equipa (para mim mais importante de que quem encostou para o golo). J. Mário, põe a tua criatividade, ao serviço do colectivo, e verás que serás elogiado por todos nós. O teu irmão está errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, F. Pais. Se João Mário, com a visão de jogo que tem, conseguir ver um colega em melhor posição que ele para dar sequência à jogada, então é sempre de passar. Um abraço.

      Eliminar
  10. Já agora, aqui vai uma cópia de um Post de 14 de Maio (5 meses atrás):
    "O que compreendo e o que não compreendo na pré-convocatória de Paulo Bento: ... não compreendo...Que Adrien fique de fora, mas se convoque João Mário e André Gomes."

    Nota: O João Mário agora joga no Sporting, mas há 5 meses não jogava.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a perceber onde que chegar, caro anónimo. Escrevi isso e continuo a achar que Adrien merecia mais a convocatória do que André Gomes e João Mário.

      Eliminar
    2. anormalecos, estamos a falar de posições diferentes!
      O Adrien iria em vez dum Ruben rubrim (de rubro e só vou à selecção porque jogo nos rubros) ou do moicano tatuado

      Eliminar
  11. Não deixa de ser irónico, mas estes ursos andam sempre à volta do grande Sporting Clube de Portugal. Tanto acham que gozam, que dedicam mais tempo ao nosso clube, em vez de olharem para a m*rda do clube deles. Não há quem lhes dê um brinquedo, não há quem lhes diga o que se passa dentro do lampiódromo e têm que andar sempre a marrar nos outros... Só é pena que estejam sempre a arruinar as caixas de comentários dos grandes blogs Sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O clube deles deve ser mesmo desinteressante para passarem a vida a comentar aqui.

      Eliminar
    2. Jorge, se isso os torna mais felizes, que seja... há os benfiquistas e portistas que passam por aqui e deixam comentários pertinentes, que contestam com o seu ponto de vista o que se vai escrevendo por aqui, de uma forma correta, e por mim isso é excelente - gosto de debater com outras pessoas com visões diferentes.

      Depois há os que vêm só para provocar, por não aceitarem uma visão diferente da deles, e aí acho que o melhor é ignorar. Ou conseguimos responder sem nos irritarmos, ou então mais vale deixá-los a falar sozinhos. É meio caminho andado para deixarem de provocar.

      Um abraço.

      Eliminar
  12. A capa de hoje do rascord é de bradar aos céus.

    Após absolvição de um caso podre do futebol português, e ao invés de um verdadeiro trabalho de pesquisa a demonstrar tudo tim tim por tim tim, nada melhor q pegar no caso de um jogador do Sporting como quem afirma "esses gajos são mesmo desorganizados".

    PS: Nota para o "espacinho" relacionado com o Benfica. Adoro estes levantamentos de moral ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. P.S: Caro JP, "espacinho" esse que, na sua essência, em nada difere do "levantamento de moral" feito na edição anterior ao João Mário com uma chamada de capa a referir que "até o presidente e o treinador lhe foram dar os parabéns" (importante de facto).

      O problema não é só a qualidade média do jornalismo desportivo (e das suas capas). É também a qualidade média da "indignação selectiva" de cada um de nós.

      Bem haja,

      Eliminar
    2. Anónimo, não sou fanático parcial.
      Sei ver onde está palha e, tal como esse, foi palha até cair do tractor!

      Agora diga-me, após absolvição no caso da fruta e com um Scp - Fcp tão perto, tem alguma lógica:
      1 - Deixar tal caso fora da capa?
      2 - Ir buscar um "gajo" desaparecido, problema da direcção?

      PS: Esteja descansado, amanhã há mais.
      Saudações desportivas!

      Eliminar
    3. O que é o contrário de fanático parcial? É um fanático total?

      Eliminar
    4. Seria um Rui Gomes da Silva.

      Sabe, daqueles que zurram e com palas!

      Eliminar
  13. Se há coisa que o vencedor em título de todos os títulos nacionais e líder isolado do campeonato precisa é de levantamentos de moral pela comunicação social.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. A CS não ganha jogos.

      Eliminar
    2. Claro que não, só precisa de um Capela ou de um Luís Ferreira.

      Eliminar
  14. Estava a fazer zapping e passei pelo canal da CNN, em que a notícia era o Fernando Santos. Deixe ficar um bocado, e o comentário da jornalista foi "parece que para a Federação portuguesa, até um treinador castigado pro 8 jogos é melhor do que ter Paulo Bento".

    Isto é mais um argumento que sustenta a teoria do Superleão.

    ResponderEliminar