quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O regresso das noites europeias


Após uma ausência demasiado longa, o Sporting está finalmente de regresso às noites europeias e, em particular, à Liga dos Campeões.

Como é evidente, nos momentos que antecedem o apito inicial, não deve haver nenhum sportinguista que não sonhe com o apuramento para a 2ª fase. É claro que objetivamente aquilo que podemos e devemos exigir será o 3º lugar, pois o Chelsea está num nível à parte, e o Schalke, apesar de um início desapontante na Bundesliga, é uma equipa com muito talento e experiência que tem a obrigação teórica de assegurar o 2º lugar. Resta-nos procurar surpreender os adversários mais fortes para tentarmos fazer uma gracinha e aproveitar a competição para reforçar a experiência do grupo de jogadores que compõem o nosso plantel.

Claro que antes de tentarmos fazer quaisquer brilharetes que sejam, convém primeiro que conquistemos os três pontos no jogo de logo com o Maribor. Não acredito que seja um adversário fácil - a eliminação do Celtic é aviso suficiente para os levarmos bastante a sério - mas é uma equipa que não tem experiência nestes palcos (a última presença na LC foi há 15 anos) e vem de um campeonato bastante menos competitivo que o nosso. É verdade também que do onze do Sporting não há muitos jogadores com experiência europeia - apenas Rui Patrício, Adrien e Nani já jogaram na Champions, sendo que Cédric, André Martins e Carrillo já acumularam bastantes partidas na Liga Europa.

Daí que a obtenção da vitória no jogo de hoje seja um marco importantíssimo na carreira do Sporting nesta fase de grupos: pode ser um passo de gigante para a obtenção do objetivo mínimo (3º lugar) e permitirá que a equipa não se sinta tão pressionada para conseguir um resultado positivo com o Chelsea  - para pressão basta o facto de estar a defrontar um gigante do futebol europeu que quererá arrumar a questão da qualificação o mais rapidamente possível.

Não creio que seja o melhor jogo para Marco Silva fazer grandes alterações. Em função da quantidade de jogo ofensivo que a equipa conseguiu criar no último fim-de-semana, creio que será de tentar consolidar rotinas e esperar que o poder de concretização não se mantenha no nível do passado mais recente. 

Assim, a única alteração que faria seria colocar Cédric, caso esteja totalmente recuperado, no lugar de Esgaio.


Esperemos que a equipa entre sem grandes nervosismos, seja pelo peso do hino que ouvirão ao entrarem em campo, seja pelos empates acumulados no campeonato, e que aproveitem a oportunidade para honrarem o clube, para se valorizarem numa competição que é uma das maiores montras do futebol mundial e, porque não?, desfrutarem de uma ocasião com que certamente sempre sonharam e, ainda mais importante, proporcionarem algumas alegrias a todos nós que estamos e estaremos a sofrer sempre com eles.

10 comentários :

  1. Vai ser um jogo dificil,esta equipas tipo maribor,bate borisov sao equipas muito combativas,nao tem grandes atributos tecnicos mas dao muita luta.Penso que o sporting terá algo a dizer neste grupo lutando ate pelo 2º lugar mesmo sabendo do enterro publico que se tem feito ao sporting nesta champions,mas depois outros nomeadamente aqueles que vestem de vermelho e que se borraram todos como ontem.Mas enfim este pais esta tao minado de vermes que ontem de uma derrota clara sem margem para duvidas conseguiram virar o contexto parecedo que tinham ganho 5-0.Ate dá repulsa.
    Espero que o sporting entre bem e que faça um bom jogo para levantar os niveis de confiança.

    ResponderEliminar
  2. Espero que a equipa jogue com a garra toda e que dedique a vitória, em especial, ao sportinguista que perdeu a vida no último jogo em Alvalade.

    Discordo de si MdC e de todos os sportinguistas que afirmam que o 3.º lugar seria o "normal" neste grupo.
    Muito honestamente, quem pensa assim em relação à CL, para manter a coerência, deve afirmar o mesmo em relação à Liga Portuguesa, pois o porto e o benfica parecem-me superiores ao Schalke.

    Um candidato ao título em Portugal não pode pensar outra coisa senão passar este grupo.
    Ou não seremos merecedores de constar no pote 1 na próxima época.

    Porque a tua força é brutal, FORÇA SPORTING...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que, de um ponto de vista teórico, também FCP e SLB têm "obrigação teórica" (nas palavras do MdC) para serem 1º e 2º em Portugal.
      Não há mal nisso, nem isso significa que tal seja inveitável.

      Saudações,

      Eliminar
    2. Migas, a questão é que neste grupo só há uma equipa mais acessível, enquanto que no campeonato existem 15. Ou seja, não é tanto uma questão de regularidade (que é o que conta no campeonato, mas sim o confronto direto com os nossos adversários). Se dependesse do confronto direto, no ano passado não teríamos ficado em 2º no campeonato. Um abraço.

      Eliminar
  3. Patricio
    Jefferson, Sarr, William, Cedric
    Martins, Adrien
    Mane, Nani, Carrillo
    Montero

    ResponderEliminar
  4. a falta de soluções é tal que toda a gente sabe qual a equipa que vai ser titular... nao muda nada

    ResponderEliminar
  5. Primeiro de tudo queria destacar a íncrivel noite do Fifica para a champions,como seria de esperar os taliscas desta vida só metem 3 golos contra "colossos" como o Setúbal e quando defrontam equipas tipo o Zenit até perdem a vontade de jogar ou melhor até são substituidos !...

    Foi sem dúvida uma noite memorável ou melhor incrível como se destaca no Record,foi de tal forma memorável que depois de terem levado um festival de bola e só terem apanhado 2 porque poderiam ter levado 4 ou 5 acabaram a noite a bater palmas .

    Gostei da declaração do Cretino Jesus pois o que foi fundamental foram as palmas porque ao fim ao cabo também faz parte do festival que levaram.Essas palmas vão-lhes dar muita força para o resto do campeonato,eu não diria as palmas ,seriam mais os Capelas.

    De resto logo o Sporting tem possivelmente o jogo mais importante porque é fundamental ganhar.É bom ter a noção de que se vão jogar da mesma forma que o tem feito a derrota vai ser certinha.Os jogadores que tenham a noção ou alguém os faça perceber que estão a jogar na competição a nível de clubes mais importante do mundo e que os erros pagam-se caro.

    Estou muito céptico em relação ao Sporting ,tenho muitas dúvidas sobre aquilo que vai ser a época do Sporting.Os sportinguistas que não me levem a mal pela minha opinião,oxalá o Sporting me cale e ganhe por duas ou três batatas.Isso era o que eu mais queria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me leve a mal, mas será que não dá para um pouquinho mais que "isto"?
      Capelas, "Fifica", Capelas, Cretino, Capelas...

      Não acha que o nível médio de posts do blog merece um pouco mais do que esse monte de banalidades?

      Saudações desportivas,

      Eliminar
  6. Esperamos que o Sporting traga os tao dejesados 3 pontos.
    No que diz respeito ao 11, como é habitual, trocaria o André Martins por Montero.
    É importante também dar minutos ao João Mário e ao Tanaka principalmente, acredito que podem ser mais valias, mas sem jogar vai ser complicado.
    Não gosto também da mecanização nas substituições do Marco Silva, sempre os mesmos a entrar e a jogar, o plantel não são 14 jogadores.

    ResponderEliminar
  7. Mestre, no sábado, em Alvalade, vi o que a televisão não mostra, quando perdíamos a bola, o A. Martins, regressava ao nosso meio campo a passo, por isso hoje trocava-o pelo J. Mário. Se ganharmos, seria um bom tónico para os jogos a seguir. Um abraço.

    ResponderEliminar