quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O tempo de jogo dos portugueses à 3ª jornada

                                                                                                                                                      
À semelhança do que fiz na época passada, durante as paragens do campeonato irei apresentar um quadro com o tempo de utilização de jogadores portugueses pelas várias equipas.

A ideia deste quadro não é marcar nenhuma posição pelo facto de o Sporting ter mais jogadores portugueses no onze do que Benfica e Porto. Simplesmente é uma estatística que me interessa - e creio que a maior parte das pessoas que acompanham o futebol nacional também lhe achará algum interesse. Continuaria a fazer esta estatística mesmo se o Sporting optasse por alinhar com um número superior de futebolistas estrangeiros.

Como é evidente, a bem da seleção nacional, tenho gostado genuinamente de ver o Porto apostar num miúdo de 17 anos das suas escolas - apesar de isso não alterar o meu desejo de que o rapaz perca 32 dos 34 jogos que disputará na liga (os outros 2 dependem da conjuntura em que são disputados), tal como gostaria que existissem mais casos desses de uma forma generalizada.

Como normalmente foco a minha atenção no que se passa no Sporting e, como é evidente, nos nossos rivais, acabo por aprender algumas coisas ao fazer este quadro. Por exemplo, descobri (não vi grande destaque dado a este facto na comunicação social, certamente por desatenção minha) que o Penafiel, na 1ª jornada, foi a jogo com 11 titulares e 7 suplentes portugueses - o pleno -, coisa que não me lembro que tenha acontecido nos últimos tempos. Na época passada posso garantir-vos que não aconteceu de certeza.

Uma última nota: apesar de qualquer software com estatísticas de futebol poder extrair esta informação numa questão de segundos, eu faço isto à boa velha maneira: lambendo as fichas de jogo no zerozero.pt e registando os valores numa folha de Excel. Como tal, é possível que exista um ou outro erro provocado por algum erro de digitação ou de cálculo mental nas somas dos minutos. Se alguém se aperceber de algum erro, esteja à vontade para avisar!