sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Delírios godinhescos


Não estava à espera que Godinho Lopes me conseguisse convencer que é uma injustiça o clube estar a pô-lo em tribunal por gestão danosa. Não estava à espera, mas Godinho conseguiu. Fiquei efetivamente convencido que é um erro colocar Godinho Lopes em tribunal. Godinho Lopes tem é que ser posto num manicómio, após uma hora de entrevista em que demonstrou um total alheamento da realidade e um festival de delírios e alucinações que fariam as delícias de Egas Moniz no desenvolvimento da lobotomia como técnica a aplicar em casos psiquiátricos graves.

Ou então Godinho Lopes não sofre de delírios e alucinações: é apenas desonesto e pensa que os sportinguistas comem gelados com a testa.

Aqui ficam alguns exemplos que Godinho Lopes usou para defender a sua gestão, seguidos do meu comentário:
  • As 29 contratações são um detalhe, foram feitas numa ótica de investimento e não de custo - é falso, muitos dos jogadores contratados vieram por valores de aquisição (que corresponde ao investimento) razoáveis, mas com salários (que corresponde ao custo) incomportáveis. Jogadores como Bouhlarouz, Jeffren, Labyad, Bojinov, Onyewu, Schaars foram um enorme peso para o clube sobretudo graças aos seus salários - e se analisarmos a relação custo - benefício, o panorama ainda é mais assustador.
  • De 2012/13 (último ano de GL) para 2013/14 (1º ano de BdC) não houve aumento de receitas - depois da pior classificação da história, que implicou o afastamento das competições europeias, e com um clube à beira da bancarrota, com que margem de manobra é que o novo presidente ficou para vender gameboxes, realizar mais-valias com jogadores e renegociar contratos de patrocínio?
  • Não renega responsabilidades pelo 7º lugar, mas Bruno de Carvalho também tem a sua quota-parte na pior classificação da história do clube - outra piada de mau gosto. O presidente que tomou posse estava de mãos atadas e não podia fazer muito para inverter o desastre em que a época já se tinha transformado. Mas como um pé-frio é sempre um pé-frio, então entremos no jogo de Godinho Lopes:
Com Godinho Lopes: 23 jogos, 6 vitórias, 9 empates e 8 derrotas, 27 pontos, 10º lugar. Com Bruno de Carvalho: 7 jogos, 5 vitórias, 0 empates e 2 derrotas, 15 pontos, 7º lugar. Se a proporção de pontos destes 7 jogos tivesse sido mantida nos primeiros 23, o Sporting teria conseguido o 3º lugar de forma muito folgada.
  • Kléber (que segundo GL está a fazer uma grande época no Estoril) não veio para o Sporting por causa de umas declarações públicas da mesa da AG, que assustaram uma entidade brasileira que detinha parte do passe; com o Porto já estava tudo acertado - se isso é verdade, então Eduardo Barroso merece os meus sinceros agradecimentos pela oportunidade das suas palavras.
  • Mostrou-se revoltado por não terem deixado que terminasse a presidência apenas no final de 2012/13, para que pudesse ser avaliado pela época toda; segundo GL, já tinha em marcha uma série de medidas cujos efeitos se veriam em junho - outra anedota, em duas épocas o Sporting teve €90M de prejuízo, e quer convencer-nos que o cenário seria muito diferente se ele tivesse ficado à frente do clube mais 3 meses? 
  • Diz que fez um programa para 3 anos e que cumpriria os seus desígnios se levasse o mandato até ao fim - só se o programa consistia em fechar definitivamente as portas do clube.
  • Diz que vendeu Insua pelo triplo que custou e Van Wolfswinkel pelo dobro que custou, e mais tarde confirmou que deixou o clube com um mês de salários em atraso; segundo GL isso era prática corrente - isso apenas demonstra que foram vendas em desespero. E ainda queria ficar mais 3 meses na presidência? Imagino o rombo que teria sido no plantel.
  • Congratulou-se por não ter vendido Bruma e Ilori - bom, bom, teria sido renovar com eles antes de os lançar como titulares na equipa principal.
  • E a pièce de résistance: diz que renovou com Izmailov com base em critérios racionais, nomeadamente em função do potencial que o russo tinha para gerar uma grande venda - só mesmo Godinho para ver potencial num jogador de 29 anos, indisciplinado e coxo.

Houve mais, muito mais, mas infelizmente não tive capacidade para absorver tudo o que Godinho Lopes disse. Não só não tomei notas que me poderiam ajudar a escrever este resumo, como posso ter ficado momentaneamente atordoado em algumas alturas da entrevista por exposição excessiva à bactéria faltadevergonhacilus.

Ponto positivo desta entrevista: faz-me apreciar ainda mais a liderança que agora temos.

42 comentários :

  1. Devo dizer que fiquei extremamente surpreendido quando ao fazer zapping dei com o Godinho Lopes na RTP Informação. Primeiro ainda pensei que fosse alguma repetição mas quando vi que era em directo não resisti em ver o programa.

    Primeiro dizer que este não foi o Godinho Lopes que participou nos debates eleitorais na altura que foi nomeado presidente do SCP. A falta de que faz a agência de comunicação e o ipad a ser utilizado em directo...

    Segundo dizer que estou totalmente de acordo com o Meste, esta personagem demonstra que ou vive noutra realidade, ou pensa que comemos todos gelados com a testa. As respostas que deu não fazem nenhum sentido em nenhum ponto que me recorde. Apresentou dados que são simplesmente falsos, e fê-lo com toda a convicção. Não aguentei ver todo o programa, e acho que fiz bem.

    Por fim, e considerando a parte do programa que vi, o jornalista este a altura, insistindo nas repostas às perguntas colocadas. Não cheguei a ver nenhuma intervenção do José Nunes, nem do Jorge Andrade, o terceiro elemento não consegui reconhecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, o 3º elemento é o Rui Miguel Tovar. O resto do programa não trouxe nada de novo, na minha opinião. Cada um deu os seus destaques da semana pela positiva e negativa, falaram na seleção e no clássico de sábado, mas no registo normal deste tipo de programas.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Mestre, sobre o Godinho Lopes só tenho a dizer que espero que que a justiça portuguesa o trate da mesma maneira que tem tratado o Vale e Azevedo. Da mesma maneira que o "lobby" lampião nunca esqueceu o que o "lucky me" fez ao carnide, nós nunca podemos esquecer o que este traste fez ao Sporting, e o que iria fazer se lá continuasse, que ainda é mais grave. Eu quero que a justiça portuguesa trate o Vale e Azevedo do Sporting do mesmo modo como tratou o de vermelho, ponto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, até agora só está a ser acusado de incompetência. Se por acaso descobrirem mais do que isso (ou seja, gente que prejudicou o clube tirando proveitos pessoais) aí não se poderá descansar enquanto essas pessoas não estiverem na Carregueira a fazerem companhia ao Vale e Azevedo. Um abraço.

      Eliminar
    2. É claro que tiraram proveitos pessoais, Mestre. Eu ouvi pela boca de um membro da lista do José Couceiro na altura das eleições que o passivo total do grupo Sporting eram 450 milhões de euros (valor muito próximo do que foi revelado há pouco tempo) e que a "gestão" de Godinho Lopes era um caso de polícia. Portanto, nem sequer estamos a falar de pessoas da actual direcção, era mesmo do conhecimento geral de quem estava por dentro da realidade do clube. As mesmas pessoas que inclusive admitiram que o GL nem sequer ganhou as eleições em 2011, portanto o Vale e Azevedo do Sporting nem sequer chegou a ter a maioria dos votos por ele, o que ainda é mais grave. Sobre esta matéria das eleições de 2011, creio que é melhor voltarmos a isso quando a recuperação do clube estiver mais consolidada, especialmente depois de estar tudo fechado com a reestruturação financeira. Para bom entendedor...

      Eliminar
  3. "...como posso ter ficado momentaneamente atordoado em algumas alturas da entrevista por exposição excessiva à bactéria faltadevergonhacilus."

    Presumo que já estejas atordoado desde que saiu o R&C do Sporting sad desde o dia 8 de Outubro e ainda não escreveste nenhum post sobre isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E cá vem o Luís Miguel misturar alhos com bugalhos e espicaçar só porque... Sobre o teu presidente, tens alguma coisa a comentar? E sobre o tópico?

      Eliminar
    2. Kerouac, e porque não escreves sobre a pré-falência do teu clube? Vê lá se para a próxima a penhora é do estádio, e não só da "retrete"...

      Eliminar
    3. Luís Miguel, ontem posso ter ficado atordoado mas isso não me acontece muitas vezes. O R&C da SAD do Sporting foi divulgado a 9 de setembro e fiz algumas observações no dia a seguir.

      Guardei uma análise mais detalhada para quando Benfica e Porto divulgarem os seus, mas está difícil...

      Eliminar
    4. O luis Miguel é uma minhoca de estrume....oportuno com sempre quando o tema é trampa ( Godinho Lopes )

      Eliminar
    5. "oportuno com sempre quando o tema é trampa"

      Dia 22 de Novembro de 2014 é a data da maturidade do empréstimo obrigacionista de 20 M€ à taxa de 9,25%.

      O atordoamento pode ser o menor dos problemas do Bruninho, poderá haver uma valente diarreia geral.

      Eliminar
    6. SuperLorpa,

      Preocupa-te com os empréstimos obrigacionistas que o teu Clube tem a vencer proximamente:

      - Verão de 2014: 10+23+2,24+1,89+10 = 47,13 milhões de euros + 11,5 (resto do empréstimo do BES que se liquida automaticamente com as vendas do Jackon e Mangala = 58,63 milhões de euros
      - Setembro 2014 – Janeiro de 2015: 7+5,5+2,24 = 14,74 milhões de euros
      - Fevereiro – Maio de 2015: 30+2,1 = 32,10 milhões de euros

      É muita fruta!

      E o relatório e contas 13/14 da tua agremiação? Está difícil de sair, hein?

      Eliminar
  4. Este gajo (GL) bate tão mal que até dói. Agora percebe-se que forças externas levaram esta marioneta vergonhosa ser presidente do SCP. Para recordar...

    http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1816336

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xusso, como se costuma dizer, o que nasce torto dificilmente se endireita... :) Um abraço.

      Eliminar
  5. O ponto positivo está a mais, já és um dos maiores brunecos há muito tempo. Força Mestre!

    ResponderEliminar
  6. Não vi (e não vou ver) a entrevista, mas tenho de discordar do último ponto (ou melhor, não concordar completamente). Marat Izmailov foi dos melhores jogadores que o SCP teve na última década e mais um exemplo de um património (de jogadores e de métodos) que as direcções JEB e Godinho Lopes, em vez de melhorar, delapidaram. Sendo um jogador "complicado" (e só por isso é que não estava no Zenit ou nos grandes de Moscovo, mas no Sporting) houve quem conseguisse aproveitá-lo. Aliás, estou persuadido que "miná-lo" e destruir a sua relação com os sócios era parte da missão que trouxe Costinha a Alvalade. Nada atesta melhor que apostar em Izmailov era "razoável" (no sentido em que as possíveis vantagens compensavam o riscos), do que o facto de o FC Porto (que era o seu melhor "freguês") tê-lo vindo buscar a Alvalade. É um clube que acerta mais do que falha. E, claro, nada atesta melhor que apostas razoáveis podem falhar rotundamente do que o que aconteceu a seguir. SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JPT, de facto discordamos. Com o historial clínico e disciplinar de Izmailov (aos 29 anos) não havia nada que justificasse que se gastasse tanto dinheiro na sua renovação.

      Se o Sporting tivesse dinheiro para esbanjar, vá que não vá. Mas o panorama financeiro já na altura era negro.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Senão me engano o Izma tinha +2 anos de contrato quando terminasse teria 31 anos ... porque renovar até aos 33 !?

      Eliminar
    3. Sérgio, foi de facto uma decisão de génio. Mas pelos vistos o Porto identifica-se com isso, porque ainda este verão renovaram mais um ano com Izmailov, que passou a ter contrato até ao final de 2015/16. Um abraço.

      Eliminar
    4. Parece tudo muito esquisito não parece? Como é que o Mestre costuma fazer?

      Eliminar
  7. Só não concordo que o Bruno estava de mãos atadas senão como é que conseguiu contar 20 Milhões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se tinha 20 milhões para contar ou não, mas mesmo que os tivesse não tinha condições para os meter. Iriam direitinhos para a banca.

      Eliminar
    2. Tinha, tinha e é mesmo isso.

      Eliminar
  8. Presumo que estava atordoado na fase em que ele explicou como o Bruno conseguiu "negociar" o milagre da reestruturação financeira .


    ResponderEliminar
  9. Para quem descobriu o timing ontem não está nada mal não senhor.

    ResponderEliminar
  10. Entrevista alucinada de um alucinado.

    Segundo ele deixou guidelines para a direcção seguinte, logo o mérito da recuperação do SCP é dele.

    Diz que deixou jogadores da formação, ah ah ah

    Foi convidado por presidentes para a liga de clubes e devem ter aparecido num sonho e chamavam-se Manuel de Arriaga, Craveiro Lopes, Kennedy e Lincon. Obama, Cavaco e Putin também eram para o ter convocado mas não deu porque ainda estavam vivos.

    A serio comédia.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, essa das linhas orientadoras também só dá para rir... e quando disse que ao ter sido convidado para presidente da Liga por uma série de presidentes (quem seriam?) só revela que é um grande gestor e que é um elogio ao trabalho que fez no Sporting, é para rebolar às gargalhadas... Um abraço.

      Eliminar
    2. Não é alucinação. O Vale e Azevedo era alucinado? O GL é um vigarista, e como qualquer vigarista, mente, deturpa, vitimiza-se, faz os outros de parvos, com o maior desplante.

      Eliminar
  11. MdC

    Conforme pode verificar já neste blog sobre Godinho Lopes apliquei a palavra lunático.Acho que na sua crónica é essa a palavra que faltava para adjectivar a gestão de Godinho Lopes em duas épocas e meia no Sporting.

    Não haverá muito mais a dizer a não ser que o entrevistador também não passou da medíocridade,foi uma entrevista chata,cansativa.Aliás fartei-me de esperar pela entrevista para ouvir meia dúzia de banalidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, ao menos fizeram algum contraditório, podia ter sido pior... Um abraço.

      Eliminar
  12. Será que a estratégia de Godinho é alegar insanidade mental e safar-se por inimputabilidade? Ou estará a preparar uma carreira no mundo da comédia?

    Só mais um acrescento em relação ao ponto das receitas e as minhas tiradas favoritas:

    - «De 2012/13 (último ano de GL) para 2013/14 (1º ano de BdC) não houve aumento de receitas».
    Mais uma mentira. É só consultar o relatório e contas de 2013/14: «Os rendimentos operacionais da Sporting SAD evoluíram positivamente entre as épocas de 2012/13 e 2013/14, registando um aumento de 3,3 milhões de euros. »
    Só nas receitas de bilheteira e mesmo numa época sem competições europeias as receitas aumentaram 1,5M€.

    -«Fui bandarilhado por PdC»... Se tu o dizes...

    -«BdC segue a minha cartilha» Ahahaha

    -«Deixei tudo preparado para a recuperação do Sporting. Foi só seguir as minhas guidelines» Ehehehe

    -«O Sporting apresentou resultados porque eu deixei 3 dossiers que explicavam, número por número, o que o Sporting devia fazer» Sempre as guidelines! Um génio!

    -«Fui eu que contratei Bruma, Illori e Dier» o_o

    -«Fez uma boa gestão?... - Fiz» E escangalha-se a rir...

    -«O 7º lugar foi conquistado em conjunto com a actual direcção.»

    -«Mas esses três jogadores foram aprovados nos exames médicos? - ...S... Si... Sim... eu confiava no Luís Duque e Carlos Freitas, eles disseram que estava tudo bem, eu deleguei, confiei....» Ahahah, já começou o jogo do empurra!

    -Logo no princípio acusou BdC de enquanto oposição ter estado sempre nas assembleias gerais para o importunar... Um verdadeiro democrata!

    -«Deixei um legado.» Começando nos 90M€ NEGATIVOS em dois anos...

    -«Mas deixou um grande prejuízo e salários em atraso? - Falso, quando entrei já havia prejuízo e salários em atraso!» o_o

    -«Fui convidado para presidente da liga» Por quem? o Bufas & Nádegas? Para quê? Escrevias umas "guidelines", eles punham lá outro fantoche qq e resolviam-se todos os problemas do futebol Português!

    A do Fair Play financeiro também foi boa. Diz o mitómano que quando entrou em 2011 o SCP já estava a ser investigado. Mas o Fair Play financeiro não começou só em 2011?!?!? E a ajuda dele para resolver o problema foi acrescentar 90M€ NEGATIVOS aos exercícios do Sporting?

    Ahhhh e ver aqui a trampionagem a defender com unhas e dentes o pequeno Godo é impagável!!! Eu já vi o seboso do pedro guerra quase a chorar com "a injustiça que se está a fazer ao pobre Eng. Godinho"!

    ResponderEliminar
  13. Hoje há doces no jardim.

    ResponderEliminar
  14. Epah e o Guilherme "condições psicológicas" Aguiar, o boneco que quando fala do Sporting Clube de Portugal e do seu Presidente começa a arfar com evidente nervosismo e que, qual Maia das Devesas, previa que devido às palavras de BdC, os adeptos do Sporting iam comparecer em pequeno número no Ladrão.

    Guilherme, só vai ser a maior deslocação de Sportinguistas DE SEMPRE ao antro de corrupção!

    ResponderEliminar
  15. Caro Mestre,

    Depois disto
    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=2956163

    fiquei com a certeza que o homem não é apenas incompetente e um idiota mas um incompetente e idiota com graves problemas psiquiátricos, uma espécie de complexo messiânico. O problema é que seguramente se safa em tribunal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porra, querem ver que também foi o homem que escreveu as "guidelines" da Bíblia!

      SL

      Eliminar
    2. Infelizmente acredito que não seja condenado em tribunal. Pode sempre alegar que no futebol há sempre lugar ao risco nas contratações, que depois das contratações / renovação todos os jogadores voltaram a jogar com alguma regularidade (pelo menos durante algum tempo), e isso deixa em aberto a questão da incompetência...

      Numa justiça que se regulasse um pouco mais pelo senso comum, seria culpado de caras. Mas estamos em Portugal...

      Um abraço.

      Eliminar
  16. Pouco se pode acrescentar, mas que é inacreditável o argumento de que estava a preparar o Sporting para a reestruturação depois dos contratos milionários efectuados...

    Estou mesmo a ver o G.L virar-se para os jogadores que tinha contratado à um ano e dizer. Bom agora a música que quero por a tocar já não é a do esbanjamento mas a de contenção. Lembras-te o contrato que assinámos, dá cá que quero alterar uns valores.

    Jogadores que fossem reais (o reais já não me lembro se utilizou) mais valias...Sim claro o Elias mal chegou já estávamos a facturar... Afinal não foi logo vendido uma parte do passe por um valor superior ao que pagámos....Sou eu que estou confuso certamente!!!

    Os passes, ou partes significativas, vendidos de jogadores das formações!!!

    A seguir à Tempestade vem a bonança!!! assim o espero pelo menos!

    ResponderEliminar