terça-feira, 14 de outubro de 2014

Há coisas que não consigo compreender

                                                                                                                                                     
O Sporting foi à Luz empatar 1-1. Passou 10 a 15 minutos bastante complicados, mas conseguiu acabar o jogo por cima e o resultado acabou por ser justo.

O Sporting recebeu o Porto e empatou 1-1. Sufocou o adversário nos primeiros 45 minutos mas o Porto teve mais oportunidades de golo na 2ª parte. O resultado aceita-se perfeitamente.

O Sporting recebeu o Chelsea, que provavelmente será neste momento uma das 5 melhores equipas do mundo, e perdeu por 1-0. Apesar de os ingleses terem desperdiçado várias oportunidades para marcar, em parte devido ao risco que o Sporting correu ao procurar o empate, o jogo esteve em aberto até ao fim.

O Sporting, dos três grandes, é o que está pior classificado. Está a 2 pontos do Porto e a 6 do Benfica. Tem problemas visíveis no centro da defesa, mas fora isso está progressivamente a jogar um futebol cada vez melhor e a demonstrar uma profundidade de plantel superior à que tinha no ano passado. Apesar de os nossos rivais estarem melhor que nós na tabela classificativa, a verdade é que não têm sido sempre convincentes e também têm revelado pontos fracos que estão a ser cada vez mais explorados pelos adversários.

O Sporting está nitidamente a evoluir. As alterações que Marco Silva está a construir uma equipa com muito mais soluções ofensivas, Nani chegou ao clube há menos de dois meses e o entendimento com os colegas está cada vez melhor. Mesmo assim, a produção ofensiva tem sido assinalável e apenas um nível de finalização anormalmente baixo fez com que o Sporting não ganhasse alguns jogos que merecia vencer.

O Braga foi ao Dragão e conseguiu discutir o jogo pelo jogo, teve várias oportunidades para marcar e podia ter conseguido arrancar um empate com um pouco mais de sorte. Fora isso não se pode dizer que tenha tido outras provas de fogo, tendo como resultado mais notável uma vitória por 3-0 contra o Rio Ave, que jogou reduzido a 10 durante 80 minutos.

O Braga ainda não jogou nem com o Sporting nem com o Benfica. Está 2 pontos atrás do Sporting, a 4 do Porto e a 8 do Benfica. Em 4 jogos realizados fora de casa para o campeonato, perdeu 2 e empatou os outros 2.

Atendendo a tudo isto, por alma de quem é que alguém que deveria fazer análises informadas e equilibradas se lembra de dizer uma coisa destas?


43 comentários :

  1. O Braga só está perto do Sporting na pontuação, tal como está perto do clube dele, o FêCêPê.

    Um comentário ao nível dos fatos que o menino veste, ridículos.

    A RTP serve actualmete de poiso a programas trampiões, veja-se este painel, 2 tripeiros e 1 lampião.

    Ontem, caso caricato, no jornal da tarde sob liderança dos jornalistas da RTP Porto onde se inclui o trampião Carlos Daniel, foi feita reportagem com a ginasta portuguesa que ficou em 16º lugar no mundial.

    O João Costa, 2º classificado na Taça da Europa em Tiro, ou a Joana Ramos, medalha de ouro no Grande Prémio de Astana, no Cazaquistão, não mereceram qualquer reportagem ou sequer referência.

    Não são notícia porque representam o Sporting.

    Mas se a Joana se chamasse Telma, e equipasse de vermelho, talvez fizesse diferença...

    SL Mestre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há dúvida, José. A RTP é um antro de trampiões. E o pior de todos é Paulo Sérgio, uma nódoa de locutor que consegue ser ainda mais trágico quando se lembra de fazer qualquer tipo de análise. Um abraço.

      Eliminar
    2. Concordo, destesto o Paulo Sérgio, mas a sua preferência clubística, está muito afastada do vermelho, aliás..verique bem pois vai ter uma desilusão.

      Alexandre

      Eliminar
  2. Bruno Prata sofre do síndrome de "exposição demasiada" e de "paineleiro de referência". Aquele que toda a gente vai ter, qual oráculo, para saber o tempo que fará amanhã. Diria quase que é Deus no céu, António Tadeia em Lisboa e Bruno Prata no Porto. É certinho...
    Mas, cada vez mais, temos de saber que é no campo que temos de ganhar e calar a boca a muita gente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, LdM, se respondermos dentro do campo vai haver muita gente a ter curto-circuitos cerebrais. :) Um abraço.

      Eliminar
  3. P-A-R-A-S-I-T-A-S e C-O-M-P-L-E-X-A-D-O-S. Quanto mais tentam desqualificar o Sporting, mais demonstram o quanto somos GRANDES. SPOOOORTING!!!

    ResponderEliminar
  4. Mestre, entretanto os adversários continuam a "facilitar" e o Talisca vai abrindo auto-estradas em direcção à baliza. Desta vez, o esquema de "facilitismo" envolveu a selecção de sub23 dos EUA: http://www.youtube.com/watch?v=prk-ICjg4y4

    Saudações,
    Sic transit gloria mundi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stgm, a verdade é que desta vez alguém se lembrou de lhe tocar com o braço - e foi o suficiente para não marcar. Um abraço.

      Eliminar
    2. Aqui está a prova que é possível atrapalhar um jogador que leva a bola sem recorrer à violência - isto é para quem me acusava de defender entradas violentas para parar o rapaz.

      Eliminar
    3. Grande jogada? Não vi. Meteu o vídeo certo?

      Eliminar
    4. Mestre, nem sequer é esse o tema do post por isso as minhas desculpas pelo off topic. O que se quis salientar é a facilidade com que, face ao seu estilo de jogo, o jogador em causa cria desequilíbrios deste tipo (obviamente havia ironia no uso do termo "facilitismo"...simplesmente a relembrar as teorias que se criam cá em Portugal).
      Não concordo que não tenha resultado em golo apenas por isso (não é o mais relevante) mas antes porque apesar de bem colocada a bola bate num opositor em zona frontal, porque ela ia para golo.

      Saudações,
      sic transit gloria mundi

      Eliminar
    5. Não tem problema pelo off-topic, Stgm - é uma coisa que não me incomoda nada (até porque as probabilidades de eu escrever um post sobre uma grande jogada do Talisca andam perto do zero :) ).

      Não estou a dizer que ele não tenha valor para ser um bom jogador, tem de facto características que podem ser muito úteis. Na minha opinião falta ver como reagirá quando for confrontado sistematicamente pelo tipo de oposição que os bons jogadores invariavelmente têm. De qualquer forma é muito novo, tem muito tempo e espaço para evoluir.

      Um abraço.

      Eliminar
    6. Achar que os adversários, facilitam e não se percebe que o jogador , como prova o vídeo não faz estas jogadas por acaso, só prova que o Talisca...está a incomodar, quem é intelectualmente verde!

      Eliminar
  5. Estes programas só servem para enervar. Gastar energia para quê? Só dizem merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Di, este programa em concreto veste a pele de sério, carregado de especialistas "isentos"...

      Eliminar
  6. Caríssimos,

    A recorrência deste tipo de situações recorda-nos que algo tem que ser feito em relação à RTP e ao seu exército de lampiões e eunucos. Nos primeiros estão os Carlos Danieis ou os Paulos Sérgios desta vida, fiéis caixas de ressonância (de forma mais dissimulada, ou mais bronca) da agenda anti-leonina que lhes vai anunciando o anjo Gabriel. Nos segundos os comentadores “pseudo-independentes” – alguns deles supostamente sportinguistas – a fazerem o papel de idiotas úteis do sistema.

    A RTP é paga por todos nós. Se os deveres de isenção são (ou deviam ser) inerentes à atividade de jornalista, ainda o deviam ser mais, por maioria de razão, na televisão pública. Mas não é assim, bem pelo contrário. Se tiverem dúvidas, basta ir recordando nos últimos anos as pseudo-análises, reportagens ou mesmo comentários em registo jocoso sobre o Sporting ou os seus atletas efetuados pela grande maioria dos “jornaleiros” de serviço da RTP. Se tiverem dúvidas, o episódio da “morte” do Gobern “pseudo-jornalista isento” (depois do festejo do golo do Benfica contra o Braga) e sua pronta ressurreição em Gobern “Comentador Pró-Lampião” revela-nos tudo o que se passa na RTP (afastando, pelo meio, de forma vergonhosa, um Senhor como o Júlio Machado Vaz, que tem o enorme defeito de pensar pela sua cabeça). Se tiverem dúvidas, ouçam as entrevistas insidiosas depois de jogos da seleção do Hugo Gilberto ao Rui Patrício ou ao William. Se tiverem dúvidas, ouçam o à vontade dos comentários anti-leoninos dos Costinhas desta vida, conhecido pela qualidade dos seus fatos, pela sua notável prestação enquanto diretor desportivo do Sporting (alô Pongolle!) e por quase ter batido o record do “Luís Campas” ao afundar o Beira-mar e depois (quase, não o tivessem tirado dos comandos) o Paços de Ferreira em épocas seguidas. Se ainda tiverem dúvidas, basta ver qual o género de comentador “pró-Sporting” que gostam de ter no Trio de Ataque (ROCs ou Jorge Gabrieis).

    Podemos ir combatendo os Correios da Manha, os Rascords, as Borlas, ou as SIC desta vida, não comprando, não assistindo aos programas, ou não acedendo aos seus sites (mesmo nesses casos, temos provavelmente que ir mais longe). Mas a RTP é imune a essa coisa das audiências. Por isso, para acabar com esta bandalheira pró-lampiã na RTP, é preciso adotar outro tipo de abordagem, chamando os bois pelos nomes, ou, preferencialmente, ridicularizando as suas intervenções. Para não nos queixarmos depois que Bruno de Carvalho anda sempre a falar, temos, todos nós, contribuintes leoninos, de tomar a palavra!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo.
      O João Gobern sempre se asumiu como benfiquista. Em público e em privado e há muito tempo. Há anos que o faz e nunca o escondeu.

      Trata-se de uma pessoa culta, educada e que continuará a mostrar isso regularmente como no bom do Hotel Babilónia (a meias com o Pedro Rolo Duarte).
      É benfiquista e expressa-o tendo, por isso, posições que se aproximam mais vezes das do clube (como é normal em qualquer cidadão). TOmara nós que todos os comentadores tivesse o nível do indíviduo em causa.

      Chega a ser sintomático que a maioria das ofensas que lhe fazem se foquem no seu peso (!). Sinais dos tempos e de falta de argumentos.

      Se quiser criticar personagens como um Rui Gomes da Silva, um Pedro Guerra ou até um Seara, terá certamente muito mais substância.

      Saudações,
      Sic transit gloria mundi

      Eliminar
    2. Sim é tudo uma conspiração anti-sportinguista

      Eliminar
    3. Anónimo,

      parei de ler quando disse que o Gobern é uma pessoa educada.

      Eliminar
    4. Stgm, nada contra o benfiquismo de Gobern, mas é preciso lembrar que vestia o fato de "imparcial" quando estava no zona mista. Achei mal mandarem-no embora por causa daquele festejo contido (perfeitamente razoável atendendo às circunstâncias - quem de nós não o faria), mas a verdade é que os comentários dele e de Bruno Prata não enganavam ninguém. Cada um defendia 90% das vezes a dama que estavam ali para defender, apesar de aquilo não ser um programa em teoria de adeptos de clubes.

      Acho que fica melhor a João Gobern um programa como o Trio de Ataque, apesar de o achar um mau paineleiro - o nível da lógica de muita argumentação que usa é fraquinha. Prefiro ouvi-lo noutro tipo de programas.

      Um abraço.

      Eliminar
    5. Esqueci-me de o dizer. Com muita pena acho que jamais veremos alguém com o nível do professor Júlio Machado Vaz num programa deste teor.
      E lamento constatar que ele saiu (e é esta a minha visão, embora admita outras) não porque não se adapte "ao que se passa na RTP", mas porque o nível e o saber que colocava no programa o afastavam do público alvo do mesmo, o qual na sua maioria prefere as acusações rudimentares e as guerrinhas de alecrim e manjerona.


      Aliás, a forma educada, culta, sabedora como ele arrasa a teoria do clube do regime é dos momentos mais notávies destes programinhas de trazer por casa.

      Chego a ter pena do vocalista dos Blind zero quando aquilo acaba:
      http://www.youtube.com/watch?v=vwBhBmUOY2A

      Saudações,
      Sic transit gloria mundi

      Eliminar
    6. Júlio Machado Vaz é enorme. Era um prazer ouvi-lo, mesmo estando a defender o Benfica, mas tinha classe e elevação a mais para aquele tipo de programas.

      Eliminar
    7. Epá, estive agora a ver o vídeo e aquela última frase de JMV arrumou-o completamente. Vitória por KO.

      Eliminar
  7. Foi este banana na RTP com esta pérola (é mesmo uma pérola para dar aos porcos) e ao mesmo tempo o rui Gosma da silva diz que o Adrien "ou existe o milagre da multiplicação ou nunca na vida vai tirar o lugar ao Tiago ou ao André Gomes".

    Portugal é mesmo um país fabuloso: receber balúrdios para dizer parvoíces/imbecilidades na TV é transversal a todos os canais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é mentira por acaso? Adrien, esse jogador fantástico

      Eliminar
    2. Se o Adrien vestisse de vermelho ou azul já teria sido internacional há muito.

      Eliminar
    3. André Gomes, esse jogador fantástico:

      https://www.youtube.com/watch?v=qzNYCg8d2Sc

      Eliminar
    4. É pah a serio o adrien claro que não é mau jogador tens as suas qualidades mas dizer que é bom jogador... isso é tabelar a qualidade por baixo é mediano nada mais deixem-se de o sobrevalorizar (tem o seu valor claro) assim como o cedric, nunca vao ser grandes jogadores é facil de ver

      Eliminar
    5. ahaha, o Adrien é mediano, já o André Gomes é um bom jogador com possibilidades de ser um grande jogador (deve ter sido devido à magnífica exibição contra a França...)!!! O ano passado a trampionagem tinha a mesma conversa em relação ao Josué "cospe-cospe"! ehehe, onde é que anda a escarrar esse "bom jogador"? ehehe

      Força Huguinho e restante trampionagem! Daqui a pouco estão a exaltar o Ivan Cavaleiro ou o Lord Licá em detrimento do banal Nani! lol
      No passado mundial o André Almeida também já era melhor que o "flop" William Carvalho e sentava o Cédric a brincar...
      Ahh e o Cédric também não passa da mediania, bom bom é o verrugas, o Sílvio, ou o super mega polivalente, não é? LOL

      Eliminar
    6. Falta nessa lista o Nélson Oliveira, que inclusivamente esteve (e jogou) no Euro 2012. Outro craque feito!

      Eliminar
    7. Têm duvidas que o Sílvio, quando estiver bem...vai de caras à selecção...ai tão verdinhos..

      Eliminar
  8. o fantasma do braga de volta à cabeça dos lagartos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há fantasmas nenhuns caro Anónimo.
      Há sim muitos interesses no Braga. E acredite que quem fica a ganhar com isso...certamente não será o clube...

      Eliminar
  9. MdC

    Então os ladrões do Fifica precisam da APAF para empatar com o Sporting em iniciados ?.Afinal a ladroagem está espalhada em todos os secotres do futebol nacional.

    O Bruno Prata falou ?,naquela vara da RTP fala-se ou debita-se merda em grandes quantidades ?,tirando o Vitor Pereira possivelmente nem o cameraman se safa !...

    Grande jogada de Talisca..quase, quase,quase como o Maradona !...e os burros a enfardarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, já o comparam com o Maradona? :o

      Eliminar
    2. É verdade Loladas da Comunicação Social lampiona !...

      Eliminar
  10. Tem de se falar no Braga...e muitas vezes, que o Mendes investiu lá muitos sacos de euros, e isso têm de render no final da época. Ou rende ou o leite azeda. No mínimo vão tentar ir á liga dos campeões !!!! e se para isso tiverem de lixar algum clube, será de certeza o que estiver em 3º lugar. E nesse caso poderá ser o Sporting. Para isso convém já começar a enaltecer as "qualidades " do Braga como forma de justificar o que quer que seja que tenha de acontecer.... o Sporting tem de se cuidar.
    AF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que seja isso, AF. Nada daria mais prazer a muitos desses comentadores verem o Sporting a cair na classificação. Um abraço.

      Eliminar
  11. "Há coisas que não consigo compreender"

    Essencialmente os clubes pagarem aos jogadores e depois deixarem irem brincar nas selecções.

    ResponderEliminar
  12. Acho que o que se têm de aferir destas declarações é que o Braga está a poucos furos da melhor equipa Nacional.

    ResponderEliminar
  13. Eu não vejo à muito tempo essa porcaria de programa, assim como deixei de ver o canal rtp i. Gostaria de saber a audiência desse fraco programa ( esse ninho de lampiões e andrades chegará a ter 300 ou 400 telespectadores?..). A rtp desde à muito é o canal mais anti-Sporting que existe. Um canal, também pago pelos sportinguistas e que tem atitudes inadmissíveis. Não é só BdC que tem que lutar contra as injustiças e verdade desportiva, nós sportinguistas também temos de lutar pela isenção da CS. É que alguma CS promove e valoriza jogadores e clubes que lhes interessa e desvaloriza outros, isso salta à vista basta apenas ler as capas dos jornais!..E em certos programas de tv, basta ver quem são os paineleiros. Os sportinguistas não podem amolecer e deixar de denunciar certas práticas. Por isso actualmente só vejo o programa sobre desporto "Prolongamento" da TVI. Aí o Sporting não é maltratado ou amesquinhado. Nem o Dr. Alfredo Barroso deixava!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo, caro anónimo. A RTP e a SIC Notícias estão inundados de gente que destila ódio pelo Sporting. Um abraço.

      Eliminar