quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Mourinho, as declarações sobre o Sporting, e o episódio da camisola rasgada

                                                                                                                                     
Mourinho e as declarações sobre o Sporting
                                                                                                                                           
Nos últimos dias, entre entrevistas e conferências de imprensa, Mourinho teve uma atitude bastante respeitadora para com o Sporting. 

Mourinho é um treinador que faz lembrar um pouco os lutadores de wrestling: existem os face (os bons da fita) e os heel (os vilões), sendo normal que os lutadores transitem de um estado para outro de forma a manter o interesse do público nas suas carreiras e nas histórias idealizadas pelos argumentistas.

Mourinho tem assumido nos últimos tempos o papel de face em relação ao futebol português - não só nestas declarações sobre o Sporting, mas também no recente elogio ao Benfica pela contratação de Talisca, que Jesus preferiu entender como um insulto -, provavelmente na sequência de algum desgaste que a sua imagem terá acumulado após o conflito com Cristiano Ronaldo. 

Não ficaria surpreendido se no futuro Mourinho decidisse arrasar o futebol português ou qualquer um dos grandes, a bem de algum interesse conjuntural. Porque Mourinho é assim, utiliza como ninguém o discurso para canalizar a discussão pública da forma que melhor servir a sua estratégia. Só não me parece provável porque Mourinho há muito que está vários patamares acima do nosso futebol, pelo que será difícil nos próximos tempos que possam haver choques entre Mourinho e qualquer clube português.

De qualquer forma, não há dúvida que Mourinho respeitou (e até valorizou) o Sporting enquanto adversário, e relembrou de forma orgulhosa o seu passado no clube enquanto parte da equipa técnica de Bobby Robson - e não posso negar que fiquei satisfeito por ouvir essas palavras.


O episódio da camisola rasgada

Um dos temas que o treinador do Chelsea referiu nas suas declarações foi o episódio em que rasgou a camisola de Rui Jorge, admitindo que os sportinguistas lhe pudessem reservar uma má receção daquilo que ocorreu há cerca de 10 anos em Alvalade, quando Mourinho ainda era treinador do Porto. Uma admissão do que se passou, portanto.

in maisfutebol.pt

Curiosamente, na semana passada o processo Apito Dourado foi definitivamente enterrado com a anulação de todas as decisões disciplinares tomadas pelas instâncias federativas. Uma das escutas era precisamente sobre o esforço de Pinto da Costa & Cª tentarem influenciar o delegado ao jogo a alterar o conteúdo do seu relatório, de forma a evitarem um mais que provável castigo ao seu treinador.

Aqui ficam (obrigado, @baavin), para reavivar a memória de todos, as conversas gravadas entre aqueles pobres inocentes, injustiçados por serem acusados de crimes como corrupção e tráfico de influências, mas que na realidade nunca fizeram nada de condenável no futebol português.

23 comentários :

  1. Mourinho, o coitadinho...

    Mourinho é isto (há 2 dias atrás):

    http://espn.uol.com.br/noticia/443712_mourinho-critica-arbitragem-da-uefa-a-meu-favor-nunca-na-duvida-e-contra-mim

    E a UEFA lá lhe deu uma prenda...

    ResponderEliminar
  2. MdC,

    Passou-nos a mão no pêlo, mas nós não fomos em cantigas e fizémos o nosso trabalho.

    Sobre o PdC, nada mais que não estejamos habituados em Portugal, os formalismos valem sempre mais que a substância. E o pior é que isto não é só nos futebois.!

    SL
    António

    ResponderEliminar
  3. Eu não perdoo ao Mourinho o episódio da camisola. Mas também, passados 10 anos, já não o insulto por isso.

    O Mourinho e toda esta sua simpatia pelo Sporting deu-me a impressão que ele já "adivinhava" (ou já sabia mesmo) que o xelsi iria ser levado ao colo.

    Se o fdgp do árbitro tivesse marcado aquele penálti escandoloso e o jogo acabasse empatado, teria o Mourinho no final sido tão cortês com o Rui e com o Paulinho? I doubt it.

    Também fiquei surpreendido com Bruno de Carvalho. Ele que por vezes tanto fala, deveria ter dito alguma coisa sobre o que se passou em Alvalade ao nível da arbitragem. Já o ouvi falar por menos a nível nacional.

    Já agora, alguém me sabe informar se está acessível ao público as notas dos jogos dos árbitros que apitam nas provas da uefa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a obsessão do Bruno é com o Porto

      Eliminar
    2. "a obsessão do Bruno é com o Porto"

      E a tua é com o Bruno.

      Eliminar
    3. A obsessão é com a máfia do futebol.

      Ora, sendo o pinto da costa o padrinho (ou pelo menos foi durante décadas), é natural que seja ele o principal alvo. Mas atenção que há um novo "clã na cidade" a reclamar o poder, pelo que a paz podre que existe entre benfica e porto só é possível graças ao sindicato mafioso estabelecido entre ambos, conhecido como trampião syndicate, cujo objectivo é a luta comum contra o Sporting, principal concorrente do trampião syndicate na luta pelos milhões da Champions.

      Sobre as declarações do Mourinho, a "teoria do charme" tendo em vista futuros negócios de jogadores também faz sentido.

      Eliminar
    4. Migas, a arbitragem foi péssima, mas Bruno de Carvalho faz bem em não dizer nada. O favorecimento dos grandes clubes nas competições europeias não é nada de novo, e precisamos de nos concentrar nas batalhas que podemos efetivamente ganhar.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Mestre, este súbito "enternecimento" do Mourinho com o Sporting, quando durante tantos anos foi claramente hostil, dá que pensar. Pode não ser nada de especial, pode ser que passou a respeitar mais o clube, à medida em que o Sporting foi melhorando. É preciso ver que durante anos o nosso futebol foi patético, indigno de um clube grande. Na mentalidade "mourinhista", que é competitiva até ao tutano, os incompetentes (que foi claramente o nosso caso) são desprezados.

    Inclino-me mais para ele estar a seguir com interesse alguns jogadores do Sporting e quer começar a abrir "portas". Algo que durante anos não se verificou, pois ele colocava sempre o Sporting num patamar competitivo abaixo dos nossos rivais, não lhe interessando nenhum jogador do Sporting, ao invés dos jogadores dos outros. E na realidade, se olharmos para os plantéis que o Sporting teve desde 2002 a 2013, com a excepção do Nani, também não havia muito jogador que se evidenciasse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez pretenda um ou outro jogador de Alvalade.

      Um operação de charme para receber uma comissão numa futura trasferência para o Chelsea?

      É verdade segundo o Nélio (o Robin Hood moderno), não era atráves dos fundos que os clubes médios iam conseguir competir na Europa com o Real Madrid, Barcelona, Chelsea e Bayern?

      É que ontem vi uma esquipa recheada de jogadores estrangeiros detidos por fundos e não vi qualquer mais valia em relação à banal equipa do Leverkussen que não utiliza fundos.

      Talisca, Cristante, Samaris (este custou 10 milhões convém não esquecer) não fizeram qualquer diferença, nem o Gaitan, o Salvio marcou um golo no unico remate à baliza que o benfica fez.

      O mestre da táctica não soube reagir contra 11?

      Gostaria de perceber esta situação.

      SL

      Eliminar
    2. É possível de facto que possa estar interessado em algum jogador para o futuro. Também pode ser apenas para melhorar a imagem no país para efeitos de contratos de patrocínio. Uma coisa é certa, Mourinho tem um passado de calculismo que levam qualquer um a desconfiar de tanta palavra simpática... :)

      Um abraço.

      Eliminar
  5. Artista já o disse andou a lamber-nos o pelo e passar manteiga desde o sorteio, só quem tem palas não vê isso. Qual é o interesse? Passar a fase de grupos, irmos todos moles a Londres pra levarmos no pacote se bem lhe apetecer ou precisar, porque como diz e bem o que lhe interessa é cumprir os seus objectivos.
    Pergunto se tivesse acabado 0-5 como preconizou na flash interview ou tivesse perdido ou empatado o jogo 1-1 como tambem o disse, teria tido a mesma atitude benevolente? Seria vista da mesma forma pelos sportinguistas este afagar do ego do "mejor del mundo"?
    O que fez o Mourinho pelo Sporting para merecer esta consideração e este retorno emocional? Foi tradutor de uma equipa que acabou em 3º em 92/93, veio da Luz e das "Antas" sempre ressabiado pra nos ganhar em todas as frentes, fora o dinheiro que já deu a ganhar a esses dois clubes pelo Mendes. Nem falo do episódio da camisola, mas muitos querem esquecer que este foi treinador no pico da corrupção e do caso apito dourado. Tanto conviveu bem com "as vitórias" no calor da noite de há 10 anos pelo foculporto como conviveu esta terça feira com a arbitragem manhosa que nos podia ter dado um valioso ponto. Mas alguem ouviu o sr tecer algum comentário sobre esta mesma arbitragem ou sobre o apito?
    Já nós vivemos todos encantados, "ilusionados" com as suas palavras, quiça adormecidos e esperançados, que até nos vai dar os pontos necessarios em Londres. Deixem-se de coisas, o Sporting não é um brinquedo e este senhor como pessoa vale 0! Como Lampião vale -1 e como treinador, valeu-lhe todo este psyco-mindo-games os 3pts que bem precisava.
    Vamos agora equilibrar isso em Londres a nosso favor!! Era esse o melhor reconhecimento que o Sporting podia dar ao Mourinho pra esquecer esta necessidade de se justificar e a benevolencia e compaixão da massa adepta leonina. Não sei sinceramente, o que move o gut interno deste homem. Estar de bem com a vida e com o mundo? Quiça.. ambiciona a selecção e sabe o quanto é fundamental ter este apoio de alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, é um homem calculista que não costuma dar ponto sem nó, mas por outro lado nada do que disse pareceu particularmente forçado.

      Conforme escrevi, não ficaria surpreendido se num futuro próximo desancasse no Sporting se isso lhe fosse útil de alguma forma. Portanto, tem o valor que tem.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Disto não falam eles, menos derrotas e no top3 das vitórias.

      http://www.ionline.pt/artigos/desporto/bruno-carvalho-terceira-melhor-media-revolucao-abril

      Quanto ao Mourinho outra prespectiva http://sporting.blogs.sapo.pt/a-sobranceria-de-mourinho-1675167

      Eliminar
  6. O Mourinho está no topo de um pedestal e mostrar alguma simpatia pelo Sporting tem de ser entendido como um sinal generoso e mais nada do que isso !...afinal de contas o Zé também é humilde e não esqueçe as suas raízes !....lindo, lindo .

    Os outros ainda não vieram cá hoje ? !...ninguém foi entrevistar o Orelhas depois de baterem tantas palmas ? hahahahaha

    ResponderEliminar
  7. Cá vos esperamos. E o Vale e Azevedo verde que não se esqueça das tarjas.

    ResponderEliminar
  8. não te esqueças do relógio cãorrupto

    ResponderEliminar
  9. Mestre, atente nesta VERGONHA: a PROVA em como o sorteio da Taça foi MANIPULADO. Não há justificação alguma para que o Sporting tenha ficado quase meia hora sem conhecer onde ia jogar enquanto decorriam os outros emparelhamentos, a não ser para forçar um determinado jogo. É por demais EVIDENTE que o sorteio da Taça de Portugal é uma VIGARICE.

    http://cantinhodomorais.blogspot.pt/2014/10/penafiel-ou-o-zandiga-voltou.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já estás a chorar calimero?

      Eliminar
    2. "já estás a chorar calimero?"

      És um fruteiro corrupto, mas vais levar na pá na mesma.

      Eliminar
    3. Não sei como se procedeu o sorteio, caro anónimo. Suponho que retirassem primeiro um clube e depois um número com a posição no quadro. Só assim se explica - de qualquer forma parece-me demasiado complexo para um sorteio puro de taça.

      É para irmos lá ganhar e acabou-se.

      Um abraço.

      Eliminar
    4. Mas o que é que no link que é colocado pelo anónimo das 13:50 prova que houve maniulação do sorteio??!

      Havia 1 número para cada clube que atribuia uma posição numa grelha (pares e impares), daí saber-se que o SCP ia jogar fora desde muito cedo.

      Repito: O que é que ali prova que o sorteio foi manipulado?
      "Não há justificação alguma para que o Sporting tenha ficado quase meia hora sem conhecer onde ia jogar enquanto decorriam os outros emparelhamento"

      Há sim e é até algo normal e estatisticamente provável.
      Experimente repetir em sua casa um sorteio nos moldes daquele e vai ver que isto acontecerá inevitavelmente (haver equipas cujo número sai "cedo" e só conhecem o rival perto do final do sorteio).




      Eliminar
    5. Não sei se eles têm capacidade para simular o sorteio em casa. Agora imagina se também ficassem à espera. Ainda desconfiavam deles próprios.

      O Porto manipulou esta merda toda e escolheu o Sporting. Vê lá a lógica. Foi mais o medo que os deixou transtornados que outra coisa qualquer. Amanhã ainda vão pensar que foi o Benfica que os tramou.

      Eliminar
  10. Honestamente só acho que é bom para nós. Sabe muito melhor uma taça quando ela é ganha aos melhores. Esta Equipa precisa de jogos de grande intensidade para crescer. Não é a jogar contra autocarros que têm todo o espaço para pensar e executar que é a melhor forma de evoluirem.

    Neste jogo com o chelsea nalguns momentos, nomeadamente o sar e o william, acho que arriscaram demais com algumas "brincadeiras" se estiverem habituados a jogar contra equipas mais fortes mais facilmente percebem que algumas brincadeiras podem custar caro. O então também podem evoluir e fazer essas brincadeiras com mais segurança...

    Contra 11, não temos de ter medo de ninguém.

    Vamos a eles, até os comemos!!!

    ResponderEliminar