quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O longo braço da injustiça

                                                                                                                                                             
Até podíamos ter perdido por 3-1, mas teria ficado satisfeito com o comportamento da equipa. Enquanto jogámos 11 contra 11 fomos claramente superiores: empurrámos o Schalke para o seu meio-campo e caímos em cima deles forçando erros atrás de erros, numa demonstração de personalidade, classe e alegria de jogar que apenas uma grande equipa consegue proporcionar.


Até podíamos ter perdido por 3-1. Mas não perdemos. Os 10 indomáveis leões recusaram-se a baixar os braços e continuaram a desmultiplicar-se em campo, fazendo com que qualquer bola que repousasse uns segundos nos pés de um alemão se arriscasse a ser roubada. Procurando sempre o golo. E então Carrillo teimou em atirar-se para cima de três alemães para ser pisado de forma clara, e Adrien bateu o consequente penálti de forma irrepreensível.

Até podíamos ter perdido por 3-2, que já era suficiente para me sentir com mais motivos para acreditar nesta equipa como já não acreditava há muito. Mas os rapazes já não se sentiam em desvantagem numérica. Parecia que estavam em campo 13 ou 14 jogadores de amarelo que sabiam que iam conseguir aquilo que poucos minutos antes era impensável. E então Cédric vislumbrou Adrien do outro lado do campo e colocou-lhe a bola mesmo a jeito de fazer o empate.

O Sporting não fez um jogo perfeito, claro que não. A expulsão de Maurício foi forçada, mas o central devia saber que não pode gastar os créditos da paciência dos árbitros ao fazer faltas duras e escusadas a meio-campo. Neste caso, teve o azar de apanhar um árbitro em modo de tolerância zero para os nossos, e foi expulso ao fim de duas faltas. Teve azar ele, e acabou por ser a equipa a sofrer com isso.

O primeiro golo surge imediatamente a seguir, num lance em que o grande Rui Patrício podia ter feito certamente melhor - mas não é por isso que deixo de ter total confiança nele. Não fomos capazes de travar o Schalke nas bolas paradas, e Sarr foi batido por Howedes no lance do 3º golo - apesar de a bola ter sido cruzada de uma forma que seria difícil de intercetar sem fazer falta.

Mas de resto era impossível fazer melhor, e só não conseguimos um resultado melhor graças a uma desastrosa arbitragem que tem todos os condimentos para reavivar toda a desconfiança que existe sobre o protecionismo que determinados clubes têm sobre outros nas competições da UEFA.

Schalke --> sponsor Gazprom <-- Liga dos Campeões --> UEFA --> nomeação de árbitro russo

Uma expulsão forçada, o segundo golo do Schalke em fora-de-jogo (difícil de ajuizar, é verdade), uma diferença de critérios gritante na amostragem de cartões e marcação de faltas, e para terminar aquele penálti. 10 contra 16 foi uma luta demasiado desigual para que pudesse ter havido outro desfecho.


Como é evidente, a história das competições da UEFA está carregada de casos destes - não só de situações em que clubes de países mais pequenos como o nosso são prejudicados para além do razoável, mas também de polémicas que envolveram duas equipas da elite europeia (quem não se lembra das queixas do Chelsea numas meias-finais com o Barcelona?). Como tal, é uma daquelas lutas que não merece o nosso esforço. O foco tem que centrado estar nas batalhas que podemos ganhar.

Prefiro olhar para o jogo magnífico que os nossos jogadores nos proporcionaram. Até me parece injusto fazer destaques, mas Adrien, William e João Mário foram uns gigantes no meio-campo, Nani e Carrillo semearam inúmeras vezes o pânico na defesa adversária sem regatearem esforços a defender, e Cédric e Jonathan fizerem piscinas atrás de piscinas nos respetivos flancos sempre numa rotação elevadíssima. Uma exibição de luxo, cheia de alma, que me deixa com um orgulho imenso.

Uma última palavra para Marco Silva: está a levar a equipa a um nível que eu julgava impossível. Ter um jogador como Nani ajuda muito, mas isso está longe de ser a única explicação. Só posso desejar que fique connosco durante muitos e bons anos. 

Obrigado, rapazes!

34 comentários :

  1. São os 4 golos roubados. No 3º não há falta nenhuma do Sarr e o golo acontece nesse livre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 1o foi roubado pelo Patrício?

      Eliminar
    2. Patetinha, o 1º golo foi roubado pela expulsão do Mauricio, claramente exagerada. Não tivesse sido o Mauricio expulso e as chances daquele lance ter dado golo seriam muito menores.
      Sobre GRs que roubam golos à própria equipa é mais assunto para discutires com o rei Artur e o imperador Julio Cesar.

      Eliminar
    3. E o 2o? Na duvida deixou jogar "a lá montero".

      Eliminar
    4. No 2º, o Huntelaar parecia o Lima.
      No 3º, o tipo que cavou a falta parecia o Gaitan.
      No 4º, o Jonhatan fez um corte à André Almeida mas ao contrário.

      Eliminar
    5. Caro Tiago, algum tento sob pena de o que faz sentido (razões de queixa óbvias do SCP) passar a ser quase um circo (4 golos roubados).

      Parabéns ao SCP pela brilhante capacidade de superação de ontem.
      Mereciam mais, muito mais que aquela sorte madrasta. Desconfio que ainda vão a tempo apesar deste passo atrás. O schalke não me pareceu sequer uma equipa forte nesta fase. Nem sei se ganham na Eslovénia. É ter fé.

      Saudações,
      sic transit gloria mundi

      Eliminar
    6. Para um adepto dum clube que ganiu como ganiu pelos passos do Beto nos penalties da final da Liga Europa, ou que fez a fita que fez pela possível suspensão do Enzo Pérez para esse mesmo jogo (tendo mesmo feito uma birra a ameaçar (LOL) não deixar que a final da Liga dos Campeões se jogasse no estádio da luz), vir falar em "tento" é ser mais que ridículo, é ser lampião.

      Eliminar
    7. Tiaguinho ganir gane a tua mãe... Quando o teu ídolo bdc vai a tua casa. Já agora compara as capas de hj com as do dia seguinte à final da liga Europa (3 penaltis não assinalados).

      Eliminar
    8. Olha olha, o Anónimo é o FDP.
      Um lampião a chorar sobre capas de jornais é de chorar a rir:
      https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcStM-uM94T-Casi2cCF60Zp4T5elVqoQO_NaAKDjXEvJxCFiWi8
      https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT3wt0e0pMwarHv1SYj2YNSQXRsK-DgF33KDSLULL926TY7iITt
      https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTbjsjWI2D7s_1cxlURhEImgI4rZv6YaScYGWV0b7k6tShLP59fcg
      https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQePPNUw9USTjycZu4QPTW9U3j2a793jBh9Sw_EFNsRt9xnmmMM

      TEM VERGONHA NA CARA E DESAPARECE PARA A BARBEARIA

      Eliminar
    9. Realmente falta vergonha. Benfiquistas em choradinho porque os jornais dizem que fomos roubados ontem?

      Eliminar
  2. O William fez um mau jogo, na minha opinião. Esteve uns bons furos abaixo do jogo que fez contra o Porto. SL

    ResponderEliminar
  3. Ninguém no Sporting fez um mau jogo.
    Foram todos ENORMES.
    Destaco, no entanto, três jogadores: Paulo Oliveira, Adrien e Carrillo. Para mim foram os melhores em campo. Os laterais, Cedric e Jonathan, também estiveram muito bem.

    Estou muito orgulhoso da equipa, mas ainda não consegui expurgar a revolta que me invadiu a alma.

    O Sporting não pode ficar quieto.

    Até digo mais: é na fifa e na uefa que o Sporting tem que lutar por aquilo que defende, nomeadamente a introdução de tecnologia a auxiliar o árbitro.

    Façamos lobbying e tentemos unir vários clubes no mesmo sentido.

    A ser adoptada, acredito que limparemos metade da fruta podre que existe no futebol, incluindo, e sobretudo, no português.
    É na uefa e na fifa que o Sporting deve lutar, e assim derrotar os duques, vieiras e pintos da costa cá do burgo e do mundo do futebol.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o duque não é adepto do seu clube? Não foi dirigente do seu clube?
      Quer dizer o Gomes da FPF continua a ser ex porko... O duque é anti Sporting (coisa que nem existe pq só vocês é que se preocupam com esse clube)? O Sporting não foi a reunião e não vetou o nome porque não quis.

      Eliminar
    2. Migas, se nem em Portugal conseguimos limpar a trampa que por aí anda, como queres consegui lo na Uefa ??? Isto está tudo a funcionar à base de milhões...não de tostões.
      Olha para as camisolas do Shalke e tira daí as conclusões necessárias. Quanto vale a publicidade da Gazprom nas camisolas dos alemães ?? Vale a pena um arbitro russo num jogo destes ? quanto vale as vitorias de jogos na fase de grupos? Quanto vale a passagem á fase das eliminatórias a doer ?? É só pegar na calculadora e ver os zeros a aparecer!!!!
      AF

      Eliminar
    3. Anónimo 9.18,

      O Gomes está em litígio aberto com o porto? Não.
      Há poder de veto? Desconhecia...

      Anónimo 9.23,

      Quero consegui-lo junto com clubes sérios. Acho que não será impossível juntar alguns colossos.
      Quero dizer, a lutar pela introdução de tecnologia, façámo-lo na europa e não percamos tempo na fossa que é o futebol português.
      A unanimidade na escolha de duque é demonstrativa do grau de podridão.
      Na Europa, acredito que consigamos alguns aliados, coisa que tentámos há pouco tempo em Portugal mas não conseguimos.

      Eliminar
  4. Um grande jogo de uma grande equipa, que não merecia um arbitro assim.....nem um Maurício "assado". O ano passado tínhamos o Rojo a saltar lhe a mola, este ano temos o Maurício... Se na primeira falta o amarelo é bem dado ( uma falta daquelas, mesmo no meio campo, é sempre arriscada), na segunda, sabendo que já tem um amarelo, ir disputar a bola daquela maneira, não tem explicação, a não ser o descontrolo emocional. Com 11, o Shalke nunca nos ganharia.
    Agora temos vários problemas na próxima eliminatória....éles já sabem o que é ganhar-nos, não temos Mauricio, e vamos a ver se Slimani recupera até lá.
    AF

    ResponderEliminar
  5. Com essa novel teoria da Gazprom podiam fazer um trabalho de investigação e ver que clube é prioridade da empresa (propriedade não apenas patrocinado por)... Dou uma ajuda: está no grupo de outra equipa portuguesa. Mas isso não interessa (aí já é melhor dizer que é a apaf e tal).
    Também acho que a Adidas (patrocinador oficial do shalke e da champions) fez uma boa especial para fugir das mãos do Patrício evitando assim que o Sporting ganhe mais um jogo de champions (ao ritmo de um por década).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se te fosse empalar, anormal? Só um infeliz se dá ao trabalho que tu te destes. És mesmo um def.

      Eliminar
    2. Esperemos para ver que árbitro russo é que vai ser nomeado para um jogo do Zenit... :)

      Eliminar
  6. Roubei a última parte do post e fiz um post no fb. Espero que não te importes de fazer minhas as tuas palavras :D O último parágrafo está bom demais ;)

    SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING

    ResponderEliminar
  7. Não deixem de expressar a vossa indignação no Facebook da UEFA.

    https://www.facebook.com/uefachampionsleague

    ResponderEliminar
  8. "Não fomos capazes de travar o Schalke nas bolas paradas". Pois, foram as bolas paradas. Até porque o Sporting fartou-se de marcar em lances de bola corrida.
    Ah, é a Gazprom! Claro, patrocina a Champions e o Schalke. Agora já percebo o impressionante palmarés internacional do Schalke. Gatunos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu caro sabe distinguir bolas paradas defensivas das ofensivas?

      Eliminar
  9. O palmarés do Scalke está ao nivel do palmarés do Bayer esse colosso. Espetou-vos três e a vossa super equipa a ver. Já a equipa do SCP foi guerreira e virou o resultado e ainda pode obter a qualificação.

    Quanto aos morcões grupo de merda o Bate é forte como eu sei lá o quê ontem foram seis em casa. Espero que se fodam assim que passarem a eliminatória é que a seguir vem as equipas a sério e qq Sevilha lhes espeta 4 em ritmo de treino.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levaram três e podiam ter sido 5 ou 6, os do bayer até golos em cima da linha de golo falharam. Na primeira parte nem um remate fizeram. Do bayer, esse colosso de inexcedível palmarés ao nível de um celta de vigo ou de um olympiakos...
      Trampiões miseráveis, ide chorar no ombro amigo do bufas corrupto.

      Eliminar
    2. O Bate perdeu 7-0 em casa, Green Lantern. É giro ver benfiquistas a compararem o nosso jogo com os que eles fizeram com o Zenit e com o Bayer, em que foram claramente subjugados em jogo jogado...

      Um abraço.

      Eliminar
  10. Tanta gentinha contente com a fabulosa arbitragem de ontem. Sim senhor. Estou espantado com os valores que defendem.

    ResponderEliminar
  11. Olá, só para partilhar algo que encontrei na secção de comentários de outro blog:

    http://worldreferee.com/site/copy.php?linkID=4195&linkType=referee&contextType=stats

    Em 9 jogos na Champions, este artista apitou 3 vezes o Schalke. Num dos outros dois jogos, na Alemanha contra o Montpellier, expulsou um francês e assinalou um penati a favor dos alemães. O outro foi em Madrid contra o Real, nem a Gazprom lhes valeria, nada a assinalar.

    SL
    Pedro Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para acrescentar que, se repararem, é um árbitro que tendencialmente dá poucos vermelhos, apenas 9 em 44 encontros listados, o que torna ainda mais incompreensível o vermelho a Maurício...

      SL
      Pedro Marques

      Eliminar
    2. Aliás, nos 9 jogos da Champions mostrou apenas 3 vermelhos, dois deles a adversários do Schalke (o terceiro, curiosamente, ao Braga)...

      SL
      Pedro Marques

      Eliminar
    3. Exato, nem se pode dizer que seja daqueles árbitros mais disciplinadores. Ontem era cada tiro cada melro.

      Eliminar
  12. Um outro artigo interessante partilhado noutro blog:

    http://blogs.lancenet.com.br/fastfut/tag/schalke-04/

    SL
    Pedro Marques

    ResponderEliminar